MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 DE DEZEMBRO DE 2011 * SEXTA-FEIRA
COPA SUL-AMERICANA DE FUTEBOL FEMININO
CATEGORIA SUB 20 ANOS
DEFINIDO OS GRUPOS DE DISPUTA QUE COMEÇARÁ EM JANEIRO EM CURITIBA
- Nesta quinta-feira (22.12) às 17h00min no Salão Maragogipe no Hotel Bourbon aconteceu o sorteio das chaves da Copa Sul-Americano de Futebol Feminino Sub-20 que acontece em Curitiba de 20 de janeiro a 05 de fevereiro de 2012.
Segundo o Secretário do Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, o evento em Curitiba servirá para preparar primeiramente os gestores para a Copa do Mundo em 2014: “O Governo do Estado do Paraná se integra ao Comitê Gestor dando suporte para a realização da Copa Sul-Americana. Temos a oportunidade de mostrar que estamos preparados para receber a Copa do Mundo e quem sabe no futuro levar esta ou outras competições desta importância para o interior do Estado.”
- O Secretário Especial de Estado para Assuntos da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha fez menção do trabalho desenvolvido no esporte paranaense: “O Secretário Evandro Roman se mostrou a revelação deste primeiro ano de Governo Beto Richa. Foi uma escolha de sensibilidade que congregou vontade e competência em prol do esporte do Paraná.” Sobre o evento, Cunha comentou que será um evento teste e que mesmo não utilizando a Arena da Baixada que está fechada para obras, irá mobilizar a Polícia Militar, Guarda Municipal e todas as áreas de movimentam uma competição continental.
- Já o Secretário Municipal Extraordinário para Assuntos da Copa, Luiz de Carvalho destacou o retorno de Curitiba para eventos que contam com chancelas da FIFA e CBF: “A credibilidade alcançada pelo Paraná e Curitiba possibilita colher bons frutos. Desde a candidatura de Curitiba para a Copa até hoje evoluímos muito e temos uma grande chance de confirmarmos as boas condições da capital paranaense para receber eventos
- Paulo Rink, que foi escolhido para ser presidente do COL - Comitê Organizador Local, conduziu o sorteio dos grupos e logo em seguida fez o anúncio oficial de abdicação do cargo: “Foi uma honra pra mim ser escolhido para coordenar esta competição, ainda mais em Curitiba e no Paraná, minha terra natal. Porém, vejo que a condução do COL deve ser feito por profissionais da área e abdico do cargo, mas não abandono o evento.”
- O sistema de disputa da Copa distribuiu as 10 seleções em dois grupos. As cinco equipes se enfrentam dentro do grupo e as duas melhores em cada grupo passam para a próxima fase. As quatro equipes classificadas jogam um quadrangular e as duas que fizerem a melhor campanha garantem vaga no Mundial da categoria que será no Uzbequistão no mês de agosto. A melhor campanha fica com o título, não haverá uma partida final.
- No Grupo A estão Brasil, Paraguai, Peru, Uruguai e Bolívia. No grupo B, Argentina, Venezuela, Equador, Colômbia e Chile. O jogo de abertura será no dia 20 de janeiro entre Uruguai e Peru, na rodada dupla o Brasil estreia contra o Paraguai.
- Esta será a quinta edição do Sul-Americano até agora só deu Brasil. O Brasil também já organizou duas edições: em 2004 (Rio de Janeiro) e 2008 (Rio Grande do Sul). Chile foi sede em 2006, e Colômbia, no ano passado.
A Copa Sul-Americana de Futebol Feminino Sub-20 é uma realização da Conmebol e FIFA, com a chancela da CBF e Federação Paranaense de Futebol, a participação do Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba e o apoio do Hotel Bourbon e dos clubes de futebol da capital.
GRUPOS DE DISPUTA DA 1ª FASE
GRUPO “A”
BRASIL
PARAGUAI
PERU
URUGUAI
BOLÍVIA
GRUPO “B”
ARGENTINA
VENEZUELA
EQUADOR
COLÔMBIA
CHILE
Fonte: SECRETARIA DE ESPORTE DO PARANÁ