18.3.20

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA 2020


Caminhada é uma atividade simples e acessível que pode fazer toda a diferença na saúde — Foto: Istock

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 18 / MARÇO / 2020 * QUARTA-FEIRA *
DIA MUNDIAL DA
ATIVIDADE FÍSICA 2020
DIA 6 DE ABRIL SERÁ COMEMORADA A DATA

- Continua a preocupação mundial contra o sedentarismo, fator de risco dos mais presente e dos mais simples de se combater; porém, dos mais difíceis de manter como parte das preocupações diárias maioria da população. O dia 6 de abril foi escolhido há anos como o Dia Mundial da Atividade Física para lembrar a todos que a o sedentarismo é de alto risco, tão importante como os níveis elevados de colesterol e o tabagismo. Neste ano, o tema será "Todo Passo Conta", para lembrar a todos que você ninguém precisa de equipamentos especiais, nem pagar uma academia. Basta a disposição de abandonar a inatividade física, um dos principais fatores de risco para morte por doenças no mundo, hoje conhecidas como doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs): as cardiovasculares, o câncer e o diabetes. A OMS considera que 30 minutos de atividade física leve a moderada, cinco vezes por semana (ou 150 minutos semanais) já são um ótimo começo.
- A Organização Mundial da Saúde (OMS) insiste fortemente nesse foco. Considera a atividade física insuficiente um fator de risco essencial para o aumento das doenças e informa que, globalmente, um em cada quatro adultos não é ativo o suficiente para evitar as DCNTs. O surpreendente é que, da população adolescente do mundo, mais de 80% não são suficientemente ativas.
- Ainda segundo os dados estatísticos da OMS, as políticas oficiais para combater o sedentarismo estão operacionais em apenas 56% dos países membros da OMS. Há um esforço em estimular, por meio de campanhas e facilitações esportivas, a redução da inatividade física em 10% até 2025.
- O conceito Atividade Física é definido como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requerem gasto de energia. As formas populares de ser ativo são caminhadas, corrida, ciclismo e qualquer atividade esportiva e evidentemente a recreação, que podem ser realizadas em qualquer nível de habilidade e diversão.
- Consideramos como níveis regulares e adequados de atividade física:
* Aquelas que podem melhorar a aptidão muscular e cardiorrespiratória;
* As que podem melhorar a saúde óssea e funcional;
* As que reduzem o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, derrame, diabetes, vários tipos de câncer (incluindo câncer de mama e câncer de cólon) e depressão;
* As que vão reduzir o risco de quedas, bem como fraturas de quadril ou vertebrais;
* As que são fundamentais para o equilíbrio energético e controle de peso.
* A incapacidade de atingir níveis adequados de atividade física aumenta o risco das DNTs em entre 20% a 30%, diminuindo a vida útil dos sedentários em 3 a 5 anos. Do ponto de vista trabalhista, a inatividade física sobrecarrega a sociedade através do custo oculto e crescente dos cuidados médicos e da perda de produtividade.
Fonte: globo.com

FUTSAL - LIGA NACIONAL - ADULTO MASCULINO - 2020


Resultado de imagem para FUTSAL - LIGA NACIONAL - 2020 - LOGOS

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 18 / MARÇO / 2020 * QUARTA-FEIRA *
FUTSAL - LIGA NACIONAL -
ADULTO MASCULINO - 2020

COMPETIÇÃO TEVE 2 PRIMEIRAS RODADAS ADIADAS


- A Liga Nacional de Futsal (LNF) anunciou a suspensão das duas primeira rodadas da maior competição de futsal do Brasil, marcada entre os dias 27 de março e 4 de abril, em razão da pandemia do novo coronavírus, que tem cancelado e mudado a rotina de diversos eventos esportivos pelo mundo.
- De acordo com nota divulgada pela Liga, o período sem jogos servirá para planejar a sequência da competição. Confira o comunicado abaixo.
EQUIPES PARTICIPANTES
1 ASSOEVA / RS
2 ATLÂNTICO ERECHIM / RS
3 BLUMENAU / SC
4 BRASÍLIA / DF
5 CAMPO MOURÃO / PR
6 CARLOS BARBOSA / RS
7 CASCAVEL / PR
8 CORINTHIANS / SP
9 FOZ DO IGUAÇÚ / PR
10 INTELLI / SP
11 JARAGUÁ / SC
12 JOAÇABA / SC
13 JOINVILLE / SC
14 MARRECO / PR
15 MINAS / MG
16 PATO FUTSAL / PR
17 PRAIA CLUBE / MG
18 SÃO JOSÉ / SP
19 SOROCABA / SP
20 TUBARÃO / SC
21 UMUARAMA / PR
- Foi confirmada também oficialmente a presença do Umuarama na competição, com a vaga do São Paulo. Além dele as novidades para este ano são: Praia Clube e Brasília.
- O Paraná será representado também por Cascavel, Campo Mourão, Pato Futsal, Marreco e Foz, além é claro do Umuarama, somando 6 equipes participantes.
- A tabela oficial com todos os jogos, datas e horários será reprogramada em breve pela LNF.
Fonte: LNF - Liga Nacional de Futsal

FUTSAL FEMININO – SUPERCOPA ADULTA


Resultado de imagem para mulheres jogando futebol - desenhos  Resultado de imagem para FUTSAL FEMININO – SUPERCOPA ADULTA - LOGOS  

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 17 / MARÇO / 2020 * QUARTA-FEIRA-FEIRA *
FUTSAL FEMININO –
SUPERCOPA ADULTA
RESULTADO DO JOGO DE IDA - DIA 14/3
TABOÃO DA SERRA 1x2 LEOAS DA SERRA
JOGO DE VOLTA FOI ADIADO E ESTA SEM DATA
19h - LEOAS DA SERRA X TABOÃO DA SERRA


- De virada, o Leoas da Serra venceu o Taboão da Serra por 2 a 1, pelo jogo de ida da Supercopa de Futsal. A partida foi disputada na noite deste sábado, no ginásio Zé do Feijão, em Taboão da Serra. Pao marcou para o time da casa, e Diana e Tampa fizeram para a equipe de Lages.
- Para conquistar a taça, o time catarinense joga pelo empate em Lages, em data a ser confirmada (devido ao coronavirus), às 19h, no ginásio Jones Minosso. Se o Taboão vencer no tempo normal, a taça será decidida na prorrogação. Novo empate, leva a disputa para os pênaltis.
- O campeão será o representante do país na Copa Libertadores de Futsal, que será disputada em maio (a confirmar) na Bolívia.
- A diretoria do Leoas vive a expectativa de poder contar com o público nas arquibancadas. Há chance da partida seja disputada com portões fechados por conta do Coronavírus. Os ingressos já estão sendo vendidos desde o início do mês na cidade.
RESULTADO DE JOGO DE IDA DO EVENTO
SÁBADO – DIA 14 / MARÇO / 2020
20h - TABOÃO DA SERRA                     1X2 LEOAS DA SERRA
PROGRAMAÇÃO DE JOGO DE VOLTA DO EVENTO
SÁBADO – DIA 28 / MARÇO / 2020 – JOGO ADIADO - CORONAVIRUS
19h - LEOAS DA SERRA                        X TABOÃO DA SERRA
Fonte: Assessoria CBFS