7.4.23

O QUE SE COMEMORA NESTA DATA - DIA 7 / ABRIL

 

O QUE SE COMEMORA NESTA DATA

DIA 7 / ABRIL / 2023 - SEXTA-FEIRA


DIA DO CORRETOR



- O Dia do Corretor é celebrado no Brasil em 7 de abril.

- Esta data homenageia o profissional que se dedica em ajudar as pessoas durante os processos de aquisições e negociações de determinados bens e serviços.

- Existem diversos tipos diferentes de corretores - corretor de imóveis, corretor de seguros, corretor de valores, corretores de frete, corretores de mercadorias, entre outros.


DIA DO JORNALISTA

- No dia 7 de abril, comemora-se, no Brasil, o Dia do Jornalista. O profissional bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, apura, informa e ajuda a analisar fatos.

- Para marcar a data, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), os sindicatos dos jornalistas do Brasil e profissionais da área costumam fazer reflexões importantes sobre a carreira, o mercado de trabalho, os salários e o futuro da profissão.

- Alguns jornalistas aproveitam a ocasião para externar a insatisfação em relação à decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009, que extinguiu a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão no Brasil.

- Com o objetivo de mostrar esse descontentamento, profissionais da área de jornalismo realizam, no Dia do Jornalista, atos ou passeatas a favor da campanha em defesa do diploma.

DIA DO MÉDICO LEGISTA


- O Dia do Médico Legista é comemorado anualmente em 7 de abril.

- Esta data homenageia uma das áreas mais importantes dentro da medicina: a medicina legal, ou seja, a atividade exercida pelos médicos legistas.

- Estes profissionais são responsáveis em realizar a necrópsia em corpos humanos, com o objetivo de analisar a estrutura orgânica do corpo, na tentativa de encontrar e explicar o motivo que teria levado aquela pessoa a morrer.

- Os médicos legistas atuam quando as circunstâncias da morte não são naturais, ou seja, um assassinato, acidente ou suicídio.

- Para estar apto a ser um médico legista, os interessados deverão concluir o curso de ensino superior em Medicina, sendo também possuir conhecimentos básicos de direito, biologia, química, balística.


DIA MUNDIAL DA SAÚDE

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.


DIA NACIONAL DE COMBATE AO BULLYING E À VIOLÊNCIA NA ESCOLA

- O dia 7 de abril é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Para refletir sobre esse problema recorrente, principalmente no ambiente escolar, o Nacional Jovem conversou com Benjamim Horta, especialista em prevenção ao bullying, criador do Programa Escola Sem Bullying e diretor-geral da Abrace - Programas Preventivos.

"Muitas vezes o bullying pode ser confundido com outros comportamentos que acontecem na escola, tais como: conflitos e desentendimentos. Porém, o bullying é um comportamento repetitivo, agressivo e intencional. E nessa dinâmica, o estudante que a sofre apresenta dificuldades de se defender. Não é brincadeira, é um apelido negativo que expõe algo no outro", ressalta ele, que é também filósofo, pedagogo e escritor.

- Outra coisa que o especialista destaca é que o bullying raramente é provocado por uma só pessoa e sim como um fenômeno grupal. E que este é um problema que ninguém resolve sozinho. "É preciso recorrer a um adulto, um professor ou alguém que possa nos ajudar nessa intervenção", esclarece o professor.


DIA 7 DE ABRIL - SEXTA-FEIRA SANTA - BOM DIA