22.9.14

XADREZ RÁPIDO - JOGOS ABERTOS DO PARANÁ



Jogos Abertos 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 22 DE SETEMBRO DE 2014 * SEGUNDA-FEIRA – DIA DA JUVENTUDE DO BRASIL
XADREZ RÁPIDO - JOGOS ABERTOS DO PARANÁ
DEFINIDOS OS CAMPEÕES DO RÁPIDO
- O xadrez definiu mais campeões neste domingo na fase final dos Jogos Abertos do Paraná, em Toledo. Foram conhecidos os campeões no masculino e feminino na modalidade rápido. O torneio prossegue nesta segunda-feira com a abertura do convencional que prosseguirá até a próxima sexta-feira . A rodada acontece na Unipar, a partir das 9 horas.
21-09 Xadrez- No feminino que teve 7 rodadas, o domínio foi das representantes de Paranavaí e Campo Mourão. No tabuleiro 1 a vencedora foi a mourãoense Elise Yurico Kawabata com 6 pontos, seguida de Jessica Cathcart, de Paranavaí com 5,5 pontos. A terceira colocação foi para Giovana Maiara Sibowicz, de Foz do Iguaçu com 4,5.
- No 2, a paranavaiense Joice Cathcart foi a primeira colocada com 6 pontos seguida de Bianca Santos de Souza, de Piraí do Sul com 5 e da maringaense Kim Garcia de Souza com 4. No 3, Cecília Imyra Tavares, também de Paranavaí ficou em primeiro com 5pontos. A representante de Campo Mourão, Janaine Gusmão Tonette foi a segunda com 4 e em terceiro Jaqueline Gimni, de Piraí do Sul também com 4 (desempate).
- No 4, Tayra Maria Tavares, de Paranavaí faturou a primeira colocação com 5,5 pontos. O segundo lugar foi para Amanda Piveta Schnepper, de Ponta Grossa com 4. O terceiro lugar foi para Maria Veronica Bartmeyer, de Piraí do Sul também com 4 pontos (desempate).
- O masculino com 6 rodadas foi marcado pelo equilíbrio dos participantes. No tabuleiro 1 o melhor classificado foi Vitor Hugo Moreira Borges, de Campo Mourão com 6 pontos, seguido de Lucas Tacconi da Silva, de Foz do Iguaçu com 4,5 e de Bolivar Ribeiro Gonzalez, de Maringá com 4. No 2, o experiente e melhor ranqueado do torneio, o maringaense Jomar Egoroff ficou em primeiro lugar com 5 pontos, seguido de Marcel Heimar Ribeiro Utiyama, de Campo Mourão com a mesma pontuação. O terceiro lugar foi para Marcos Vinicius Torsani Pires, de São José dos Pinhais com 4.
- No tabuleiro 3, Mateus de Camargo, de Paranavaí foi o campeão com 5,5 pontos. Em segundo ficou Hugo Zanotti Mendonça Caetano, de Foz do Iguaçu com 5. A terceira posição foi para Jair Osipi, de Maringá com 4,5. E no 4, o primeiro lugar foi para Willian Ferreira da Cruz, de São José dos Pinhais com 5 pontos. O segundo foi Sidney Nunes Junior, de Foz do Iguaçu com 4,5 e em terceiro Rodrigo Moreira Dropa, de Campo Mourão com 4
- As partidas que estão acontecendo na edição de Toledo dos Jogos Abertos do Paraná podem ser acompanhadas no site da Federação Paranaense de Xadrez. `Lá tem todos os detalhes´,diz o coordenador da modalidade Amauri Redigolo. O site é fexpar.com.br.
Fonte: Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná

TÊNIS - JOGOS ABERTOS DO PARANÁ



Jogos Abertos 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 22 DE SETEMBRO DE 2014 * SEGUNDA-FEIRA – DIA DA JUVENTUDE DO BRASIL
TÊNIS - JOGOS ABERTOS DO PARANÁ
MARINGÁ CONQUISTA O BICAMPEONATO NO MASCULINO

- Depois de já ter confirmado o título no feminino um dia antes, Maringá conquistou nesta segunda-feira, 22, a medalha de ouro no tênis masculino dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), em Toledo. Traçando uma verdadeira batalha contra Cascavel, a cidade garantiu o bicampeonato reforçando a meta de conquistar o título geral dos JAPs.

- Nos compromissos, André Tavares perdeu o primeiro set para Fernando Ristow, considerado um dos melhores atletas do Estado, em1/6, mas se recuperou na partida para vencer o segundo em 7/6 e o tie-break em 10/6 em quase duas horas de partida.

- No outro confronto, Gustavo Junqueira venceu Edésio Semençato no primeiro set em 6/4 e em 7/6 no segundo em 2h20 de partida.

Também atuaram pela equipe maringaense os atletas Edinei Souza e Iverson Barros. Por Cascavel, além dos dois atletas que fizeram a final, também atuaram os atletas Thiago Vinicius e Carlos Eduardo Oliveira.

- Esta foi à quarta medalha conquistada pelo tenista André Tavares em Jogos Abertos do Paraná. Anteriormente ela havia conquistado duas pratas e no ano passado um ouro em Cascavel.

“foi uma partida difícil, sofrida, mas conseguimos essa vitória importante para Maringá”, disse o atleta que é cria da casa.

- A competição de tênis contou com a participação de nove municípios no masculino e cinco no feminino e foram disputadas em três dias nas quadras do Yara Country Clube.

TOLEDO FICA SEM MEDALHA NO TÊNIS

- A participação dos atletas de Toledo em casa na fase final dos Jogos Abertos do Paraná ficou sem medalhas. A equipe perdeu nesta segunda-feira, 22, a decisão da medalha de bronze por 2 a 0 para Ponta Grossa.

- Guilherme Zago que era esperança de levar a decisão para as duplas apenas entrou em quadra, mas com uma lesão no punho esquerdo nem pode jogar a partida contra Anderson Nahome. Já Lucas Dezem, para cumprir tabela perdeu para Valter Mori num duplo 0/6, o chamado “pneu”quando o atleta não ganha nenhum game.
- Também disputaram a competição por Toledo os atletas André Maciel Rodrigues e Cesar Nascimento. Ponta Grossa teve os atletas. Anderson Nahone, Josué Ferreira, Valter Mori.

Fonte: Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná

CICLISMO - MARATHON - JOGOS ABERTOS DO PARANÁ



Jogos Abertos 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 22 DE SETEMBRO DE 2014 * SEGUNDA-FEIRA – DIA DA JUVENTUDE DO BRASIL
CICLISMO - MARATHON - JOGOS ABERTOS DO PARANÁ
MARINGÁ E PONTA GROSSA SÃO OS CAMPEÕES DA MARATHON
- O segundo dia de competições de ciclismo nos 27º Jogos Abertos do Paraná (JAPs) revelou os campeões na prova de mountain bike XCM – marathon neste domingo, no distrito de Novo Sobradinho, em Toledo. O maringaense Rogério Macedo e a ponta-grossense Elizangela Moretto conquistaram o título inédito na prova e na competição.
- Com percurso de 30,240km, a prova de marathon consiste em uma mistura de 15% de pavimentação e o restante estrada de terra, com um trecho de 2km de single track. Foram duas voltas para o masculino e uma no feminino, com participação de 66 ciclistas.
- Rogério Macedo, que já havia conquistado o bronze na prova cross country, desta vez disparou na liderança encerrando o percurso com o tempo de 2h13min58. Em 2013 o ciclista ficou com a segunda colocação nesta prova e em 2011 com ouro na contra relógio. A medalha de prata ficou com o companheiro de equipe Rauny Gonçalves. Já o bronze foi para Elvis Miranda, de Foz do Iguaçu, que já havia vencido a prova cross country.
O CAMPEÃO MARINGAENSE ROGÉRIO MACEDO.
.- O campeão, que vinha se recuperando de uma cirurgia no ombro desde o início do ano, estava há quatro meses sem treinar e teve pouco tempo para se preparar para esta competição. “Tive que voltar aos treinos muito rápido, mas graças a Deus deu tudo certo e pude conquistar esse título”, comentou o ciclista que é também tetracampeão paranaense na prova estrada, vice-campeão brasileiro na prova contra relógio por equipe pista em 2013, medalha de bronze no brasileiro, também em 2013, na prova ominum e quarto lugar no brasileiro de mountain bike em 2012.
- No feminino, a campeã Elizangela já havia conquistado a prata no cross country e encerrou a prova de marathon com o tempo de 1h31min05, conquistando o primeiro ouro desde a sua primeira participação nos Jogos Abertos há três anos. “Hoje foi um pouco mais tranquilo do que ontem o percurso, e depois que entrei na trilha e consegui passar a primeira colocada, me mantendo na ponta depois do quilômetro 15 eu acelerei e fiquei mais confiante”, explicou a campeã.
- Completaram o pódio as irmãs de Foz do Iguaçu Silvana Ramão, que ficou com a medalha de prata e Lucimara Ramão com o bronze.
- Nesta segunda-feira (22.09) acontece a prova de estrada em circuito fechado com largada às 8h30 no parque ecológico Diva Pain Barth, em Toledo.
Fonte: Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná

RUGBY - JOGOS ABERTOS DO PARANÁ



Jogos Abertos 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 22 DE SETEMBRO DE 2014 * SEGUNDA-FEIRA – DIA DA JUVENTUDE DO BRASIL
RUGBY - JOGOS ABERTOS DO PARANÁ
MARINGÁ E SÃO JOSÉ DOS PINHAIS CONQUISTAM O TÍTULO
- Maringá e São José dos Pinhais conquistaram o título da 27ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), em Toledo. No masculino a equipe maringaense conquistou o tricampeonato e no feminino São José dos Pinhais estreou na competição com medalha de ouro neste domingo (21.09). A modalidade foi apresentação em 2012 em Maringá, e no ano seguinte, em Cascavel, se tornou oficial.
- São José dos Pinhais ficou com o título de campeão geral após o ouro feminino e a prata no masculino. Guarapuava ficou com a medalha de bronze no masculino e completaram o pódio, no feminino as equipes de Cascavel com a prata e Toledo com o bronze.
- Foram dois dias de disputas na Vila Industrial com a participação de 11 equipes que competiram em grupamento único. No masculino, Apucarana, Maringá, Guarapuava, São José dos Pinhais, Toledo e Cascavel; no feminino disputaram as cidades de Cascavel, São José dos Pinhais, Guarapuava, Toledo e Maringá.
EQUIPE TRICAMPEÃ DE MARINGÁ.
- No confronto final masculino, Maringá venceu por 31 a 5 a equipe de São José dos Pinhais, demonstrando a supremacia maringaense na modalidade. “Está cada vez mais elevado o nível nesta competição porque os times estão buscando atletas e técnicos com maior qualidade. Para nós foi um esforço maior ainda porque alguns atletas vieram lesionados devido estarem jogando todos os finais de semana, mas o ritmo de jogo foi o diferencial da equipe” analisou o atleta tricampeão Lucas Lippi.
.- Representando a equipe campeã, a atleta Amanda Macedônio, considerou a campanha de São José dos Pinhais excelente. “Para uma estreia foi ótimo um ouro e uma prata. Devemos muito esse resultado às parcerias e apoio especialmente da prefeitura que fez toda a diferença para participarmos desta competição.”
- A campeã de 2013, Toledo, ficou com o bronze após a campanha de duas vitórias, um empate e uma derrota. “Nossa participação foi bem proveitosa, pois temos meninas que começaram a treinar este ano, então não esperávamos vencer, mas acabamos com um resultado muito satisfatório”, comentou a atleta e também presidente do Clube de Rugby Toledo.
RESULTADOS DA RODADA DO DOMINGO - DIA 21
MASCULINO
GUARAPUAVA                                       22X0 APUCARANA
MARINGÁ                                              14X0 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
TOLEDO                                                70X19 CASCAVEL
CASCAVEL                                            12X22 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
GUARAPUAVA                                       0X31 MARINGÁ
TOLEDO                                                38X20 APUCARANA
MARINGÁ                                              31X5 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
FEMININO
GUARAPUAVA                                       5X21 TOLEDO
MARINGÁ                                              0X19 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS                          24X10 GUARAPUAVA
TOLEDO                                                10X10 CASCAVEL
Fonte: Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná