11.11.15

BRASILEIRO DE PESCA AMADORA ESPORTIVA

anepe

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 11 DE NOVEMBRO DE 2015 – QUARTA-FEIRA – DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO
BRASILEIRO DE PESCA AMADORA ESPORTIVA
 PRIMEIRA ETAPA SERPÁ EM PRESIDENTE EPITACIO - SP NO DIA 21
- A cidade de Presidente Epitácio-SP, sediará a 1° etapa do Campeonato Brasileiro de Pesca Amadora Esportiva, organizado pela ANEPE (Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva), no dia 21 de novembro de 2015. Serão aguardadas equipes de todo o Brasil.

- As inscritas serão limitadas à 300 embarcações, compostas de no máximo três integrantes, que deverão buscar, exclusivamente com iscas artificiais, os seis maiores tucunarés, que deverão ser medidos e soltos na Represa Sérgio Motta. O campeão e o vice-campeão desta etapa disputarão a grande final em 2016



COB - JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 11 DE NOVEMBRO DE 2015 – QUARTA-FEIRA – DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO

COB - JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE

LONDRINA E MARINGÁ (PR) ACERTAM ÚLTIMOS DETALHES

- Etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares 2015 terá a participação de mais de 3.700 atletas de todo país

- Os Jogos Escolares da Juventude 2015, etapa para jovens com idade entre 15 e 17 anos, têm números grandiosos. O evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, realizadas pelos municípios e estados, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades de todo o país. A fase nacional, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, acontece a partir desta quinta-feira, dia 12, em Londrina e Maringá (PR) e reúne aproximadamente 6 mil participantes. Nesta edição, são mais de 3,7 mil estudantes atletas, 995 treinadores, além de oficiais, médicos, árbitros, voluntários, organizadores, entre outros.

- No Centro de Eventos de Londrina, o COB está finalizando a montagem de uma área de convivência, que terá uma série de atrações educativas e culturais para os jovens se divertirem no intervalo das competições. Além disso, o local terá um grande refeitório, onde serão servidas quase 57 mil refeições até o fim do evento. Na hora do descanso, 25 hotéis – 21 em Londrina e quatro em Maringá – recebem os participantes dos Jogos Escolares, que já estão chegando às cidades. No total, serão mais de 27 mil diárias movimentando a rede hoteleira local. Para o deslocamento de todos, cerca de 160 veículos serão utilizados, sendo 66 ônibus, 62 carros e 33 vans apenas em Londrina.

- Para o sucesso do evento, centenas de pessoas trabalham para que tudo ocorra dentro do planejado, como lembra o diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner. "A cada ano, temos novos desafios porque as cidades mudam e os quadros econômicos e sociais também. Para que tudo dê certo, o nível de exigência das áreas técnicas e operacionais é enorme. Todos pretendem realizar o trabalho da melhor forma e isso demanda cuidadoso controle de gestão financeira e operacional, para que não possamos correr o risco de diminuir a qualidade dos Jogos Escolares. É um empenho conjunto", destaca Hubner. Apenas para esta edição, por exemplo, 90 toneladas de equipamentos serão utilizadas.

- Entre os mais de 500 itens da lista, estão 9 mil camisetas, 225 lixeiras recicláveis, 115 celulares, 14 rádios comunicadores, além de todo material de competição: placares eletrônicos, traves, redes, pisos esportivos, tatames e bolas. Apenas nos torneios masculino e feminino de tênis de mesa serão utilizadas 12 mesas e 150 bolinhas. Tudo está sendo montado com a participação de trabalhadores locais nos ambientes de competição e nas áreas de convivência dos Jogos espalhados por diversos pontos.

- As disputas das nove modalidades individuais serão realizadas em sete locais de Londrina com a presença de 2,1 mil participantes entre os dias 13 e 15 de novembro. As praças esportivas são Autódromo Ayrton Senna (ciclismo), Ginásio Fioravante Pedro Scolari (ginástica rítmica), Centro de Eventos (judô e luta olímpica), Arel (natação), UEL (tênis de mesa), aterro do Lago Igapó (voleibol de praia) e Sesi (xadrez). As provas de atletismo serão no Estádio Willye Davids, em Maringá.

- Pelas modalidades coletivas, mais de 300 partidas serão realizadas em 16 locais de competição: Bandeirantes, Sesi, Ginásio José Ajala – Cambé e Sest/Senat (basquetebol); Ginásio Pedro Dias, Ginásio Fioravante Pedro Scolari, Ginásio Edilson Carlos Marigo e UEL (futsal); Centro de Eventos de Londrina, Moringão, Anália Franco e Unopar (handebol); e KEC, Banestado, AABB e Arel (voleibol). Esses quatro esportes contam com a participação de 2,5 mil representantes das delegações de todo o Brasil com jogos entre 17 e 21 de novembro.

- Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

REUNIÕES TÉCNICAS – DIA 12 / NOVEMBRO / 2015

MODALIDADE                                     HORÁRIO                    LOCAL

GIN. RÍTMICA                           09h00                           CENTRO DE EVENTOS DE LONDRINA

NATAÇÃO                                09h00                           HOTEL BRISTOL

JUDO                                       09h45                           CENTRO DE EVENTOS DE LONDRINA

CICLISMO                                10h30                           HOTEL BRISTOL

LUTA OLÍMPICA                       11h00                           CENTRO DE EVENTOS DE LONDRINA

XADREZ                                   13h30                           CENTRO DE EVENTOS DE LONDRINA

ATLETISMO                             14h00                           HOTEL DEVILLE  DE MARINGA

VOLEI DE PRAIA                      14h15                           CENTRO DE EVENTOS DE LONDRINA

TENIS DE MESA                      15h00                           CENTRO DE EVENTOS DE LONDRINA

REUNIÕES TÉCNICAS – DIA 16 / NOVEMBRO / 2015

MODALIDADE                                     HORÁRIO                    LOCAL

BASQUETE E FUTSAL             18h00                           C. EVENTOS C.DISCIPLINAR

HANDEBOL E VOLEIBOL         18h00                           C. EVENTOS REUNIÕES

CERIMÔNIA DE ABERTURA

DATA:                                      DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2015 (QUINTA-FEIRA)

LOCAL:                                    GINÁSIO DE ESPORTES MORINGÃO

ENDEREÇO:                            RUA GOMES CARNEIRO, 315, JD. HIGIENÓPOLIS – LONDRINA - PR

CONCENTRAÇÃO::                  17H00

HORÁRIO DE INÍCIO:                18H00

INFORMAÇÕES GERAIS

1. Cada Delegação deverá selecionar 11 atletas para participar do desfile de abertura, sendo que

um deles desfilará com a bandeira da Delegação;

2. Os atletas deverão estar devidamente uniformizados e calçando tênis, não sendo permitida a

entrada com bandeiras, bonés ou mochilas, mascar chicletes, nem o porte de objetos em geral,

durante a realização do desfile;

3. Na chegada ao ginásio, os atletas que participarão do desfile serão direcionados para o local

de concentração;

4. Os demais componentes da Delegação deverão se acomodar nas arquibancadas;

5. Os Chefes de Delegação deverão sentar na área de convidados;

6. Solicitamos que as Delegações estejam prontas no hall de seus hotéis, no horário estabelecido

pela Coordenação de Transporte;

7. Ao final da cerimônia de abertura as delegações serão deslocadas para o jantar.

Fonte: COB – Comite Olimpico Brasileiro

RIO 2016 – FUTEBOL DOS JOGOS OLIMPICOS



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 11 DE NOVEMBRO DE 2015 – QUARTA-FEIRA – DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO

RIO 2016 – FUTEBOL DOS JOGOS OLIMPICOS

(Divulgação)DIVULGADO O CALENDÁRIO DE PARTIDAS DO FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS

- Além do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo serão sede. Modalidade estreia no dia 3 de agosto, com jogo válido pelo torneio feminino no Engenhão

- O calendário de jogos dos torneios masculino e feminino de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi divulgado nesta terça-feira (10.11) pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Cinco cidades, além do Rio de Janeiro, foram confirmadas como sede de partidas: Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo.

 - O Maracanã, no Rio, vai receber as finais de ambos os torneios, nos dias 19 (feminino) e 20 de agosto (masculino). A partida de abertura do futebol feminino, que também marcará a estreia da modalidade nos Jogos Rio 2016 e que está marcada para as 13h do dia 3 de agosto, uma quarta-feira, será disputada no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, o Engenhão. O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, vai receber o primeiro jogo do torneio masculino, no dia 4 de agosto, também às 13h. 

 - Ao todo, sete estádios receberão jogos do futebol durante as Olimpíadas: Engenhão e Maracanã, no Rio; Mané Garrincha, em Brasília; Mineirão, em Belo Horizonte; Arena da Amazônia, em Manaus; Arena Fonte Nova, em Salvador; e Arena Corinthians, em São Paulo. 

 - Como nos Jogos de Londres 2012, o país anfitrião ocupa a posição A1 no sorteio das chaves do masculino e E1 no sorteio feminino. Com isso, a Seleção Brasileira masculina vai jogar em Brasília e Salvador durante a fase de grupos, enquanto a feminina vai jogar no Rio de Janeiro e em Manaus.

GRUPOS

- O torneio masculino terá 16 países, que serão divididos em quatro grupos: A, B, C e D. O Brasil é o cabeça de chave do Grupo A. A estreia da Seleção Brasileira masculina está prevista para o dia 4 de agosto, às 16h, em Brasília. A equipe nacional volta a campo no dia 7 de agosto, também em Brasília, em jogo marcado para as 22h. A Seleção masculina encerra a fase de grupos em Salvador, no dia 10 de agosto, às 22h.

 - O torneio feminino contará com 12 equipes em três grupos: E, F e G. A Seleção Brasileira, cabeça de chave do Grupo E, estreia no dia 3 de agosto, no Rio de Janeiro, a partir das 13h. As meninas brasileiras voltam a campo no dia 6 de agosto, também no Rio, às 22h. No dia 9 de agosto, a Seleção Brasileira feminina encerra a participação na fase de grupos com um jogo em Manaus, às 22h. 

 - Além da partida de abertura do torneio masculino, Brasília também vai receber um jogo válido pelas quartas de final do masculino e outro válido pelas quartas de final do feminino. A capital brasileira será sede de 10 partidas olímpicas.

 - São Paulo, Belo Horizonte e Salvador também receberão dois jogos de quartas de final: um do masculino e outro do feminino. Cada uma dessas cidades será sede de 10 jogos durante as Olimpíadas. Manaus, que receberá apenas partidas válidas pela fase de grupos, terá seis jogos. O Rio receberá 12 partidas: oito no Engenhão e quatro no Maracanã, que além das finais terá dois jogos válidos pelas semifinais (um do feminino e outro do masculino).

 - As semifinais masculinas estão marcadas para Rio e São Paulo e as do feminino, para Rio e Belo Horizonte. A capital de Minas Gerais ainda verá a disputa pela medalha de bronze no masculino, enquanto São Paulo receberá a disputa do terceiro lugar no feminino.

TORNEIO  DE FUTEBOL MASCULINO

PARTIDA DE ABERTURA (TERÇA, 4 DE AGOSTO): BRASÍLIA

QUARTAS DE FINAL (SÁBADO, 13 DE AGOSTO): BRASÍLIA, SALVADOR, BELO HORIZONTE, SÃO PAULO

SEMIFINAIS (QUARTA, 17 DE AGOSTO): SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO (MARACANÃ)

DISPUTA DO BRONZE (SÁBADO, 20 DE AGOSTO): BELO HORIZONTE

FINAL (SÁBADO, 20 DE AGOSTO): RIO DE JANEIRO (MARACANÃ)

TORNEIO  DE FUTEBOL FEMININO

PARTIDA DE ABERTURA (QUARTA, 3 DE AGOSTO): RIO DE JANEIRO (ENGENHÃO)

QUARTAS DE FINAL (SEXTA, 12 DE AGOSTO): BRASÍLIA, SALVADOR, SÃO PAULO, BELO HORIZONTE

SEMIFINAIS (TERÇA, 16 DE AGOSTO): BELO HORIZONTE, RIO DE JANEIRO (MARACANÃ)

DISPUTA DO BRONZE (SEXTA, 19 DE AGOSTO): SÃO PAULO

FINAL (SEXTA, 19 DE AGOSTO): RIO DE JANEIRO (MARACANÃ)
Foibte: Ministerio do Esporte