23.3.20

CBF – BRASILEIRÃO – SEM MUDANÇAS


Resultado de imagem para HOMENS N JOGANDO FUTEBOL - DESENHOS  Resultado de imagem para CBF FUTEBOL LOGOS

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *
CBFS – BRASILEIRÃO –
SEM MUDANÇAS ?
CBF RECHAÇA MUDAR FÓRMULA DO BRASILEIRÃO
E ADEQUAR CALENDÁRIO AO EUROPEU

- No final de semana, o Secretário Geral da CBF, Walter Feldman, voltou a falar sobre as mudanças no futebol brasileiro por conta da pandemia do Covid-19.
Resultado de imagem para Walter Feldman CBF  - FOTO- Em entrevista à Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, o dirigente rechaçou mudar a fórmula do Campeonato Brasileiro de 2020 e adequar o calendário ao europeu.
- Com os jogos suspensos por tempo indeterminado, os estaduais podem ocupar datas e inviabilizar o Brasileirão de pontos corridos com 38 rodadas quando a bola voltar a rolar. Ainda assim, Feldman nega que a fórmula da competição será alterada.
“A mudança de fórmula do Campeonato Brasileiro está descartada”, pontou. “O desejo nosso, expresso pelo presidente Carlos Caboclo, é que a gente possa encontrar datas para os estaduais serem encerrados”, complementou o Secretário Geral.
- Para solucionar o problema de datas, há quem sugira adequar o calendário brasileiro com o europeu. Walter Feldman, entretanto, também mostra que a CBF é contra esta medida.
 “Não existe a possibilidade do calendário do futebol brasileiro ser adequado ao do futebol europeu”, declarou.
- Ainda na mesma entrevista, Walter Feldman afirmou que a previsão da entidade máxima do futebol brasileiro é que as atividades retornem entre maio e junho. Segundo ele, entretanto, trata-se de um prognóstico, que pode mudar, dependendo de como a epidemia do Covid-19 se propague no país.
PARA ESPECIALISTA, POSIÇÃO DE FELDMAN SOBRE CALENDÁRIO É PREMATURA
- Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-Santos, Dr. Rafael Cobra analisou a declaração do secretário-geral da CBF.
- O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, declarou em entrevista exclusiva ao “Esporte Interativo” que não mudará o formato do Campeonato Brasileiro, tampouco adequará o calendário do futebol nacional ao europeu, devido ao surto mundial de coronavírus.
- No entanto, o advogado especialista em Direito Desportivo, Rafael Cobra, avaliou a declaração como prematura, diante da falta de perspectiva quanto ao término da pandemia.
- Talvez tenha sido uma declaração que não possa corresponder com a realidade um pouco à frente. Acho que pela falta de noção exata do tempo que ficará suspenso as competições esportivas, é absolutamente prematuro afirmar que não adotará nenhuma outra medida – afirmou.
Walter Feldman, secretário-geral da CBF e presidente do Comitê de Reformas
Dr. RAFAEL COBRA - Advogado
- O especialista tirou como base a China, local onde foram registrados os primeiros casos da doença. Lá, o pico da enfermidade chegou ao fim nos últimos dias e o país começou, de forma lenta, a retomar as suas atividades, após cerca de quatro meses de paralisação geral para erradicação do COVID-19. Segundo Rafael, caso o prazo a nível nacional seja o mesmo, não haveria forma de adequar o calendário a não ser modificando o formato do Brasileirão ou estendendo a competição a 2021.
- Se formos usar como parâmetro China e Coreia, onde iniciou a disseminação do vírus, lá para o final de novembro, início de dezembro, agora que eles estão iniciando o controle e fazendo os primeiros movimentos para reativar as atividades esportivas. A gente tá falando de um período de aproximadamente quatro meses de suspensão de atividades. Se a gente usar essa mesma referência aqui pro Brasil, as competições esportivas voltariam em data que seria absolutamente impossível a manutenção de um Campeonato Brasileiro de turno e returno, pontos corridos, não haveriam datas pra isso. Então, obrigatoriamente uma das duas medidas precisarão ser adotadas: ou mudar a fórmula do campeonato ou, como última e única alternativa, restaria a adequação do calendário, terminando a competição no ano que vem – disse.
- Para Cobra, os estaduais foram os mais atingidos com a pandemia. O advogado crê que a possibilidade de cancelamento das competições é grande. No momento, todos os 27 campeonatos estão suspensos.
- Caso haja a continuidade dos campeonatos estaduais, o que eu acho de pouca probabilidade, eles não se encerrarão nas datas anteriormente previstas. Este conflito terá que ser analisado de forma muito contundente pelas entidades que administram as competições esportivas e talvez até com alguma alteração legislativa com vigência momentânea – pontuou.
- De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, o Brasil registrou 1.546 casos e 25 mortes devido o coronavírus.

Fonte: CBF – Confederação Brasileira de Futebol

FIFA - MUDANÇAS NO FUTEBOL MUNDIAL


Resultado de imagem para FIFA FUTEBOL - LOGOSResultado de imagem para HOMENS N JOGANDO FUTEBOL - DESENHOS

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *
FIFA - MUDANÇAS NO
FUTEBOL MUNDIAL
PRESIDENTE DA FIFA PENSA EM REFORMAR FUTEBOL APÓS CRISE DO CORONAVÍRUS

- Em entrevista para jornal italiano, Gianni Infantino - presidente da FIFA não garantiu quando o futebol poderá voltar a ser jogado e colocou a saúde em primeiro lugar. Mundial de Clubes segue sem data.
Resultado de imagem para Gianni Infantino - presidente da FIFA - FOTO- Gianni Infantino, presidente da Fifa, não descartou uma profunda mudança no futebol após a crise que atingiu o esporte, devido a pandemia do novo coronavírus, passar. Além de comentar que este momento pode servir para "dar um passo" atrás e fazer menos jogos com mais qualidades, o italiano garantiu que os jogos só serão retomados quando a emergência da COVID-19 terminar, em entrevista para o "La Gazzetta dello Sport".
- É necessário estudar o impacto global desta crise. Não sabemos quando voltaremos ao normal, mas vamos olhar para as oportunidades.
- Talvez possamos reformar o futebol, com diferentes formatos. Menos torneios, mas mais interessantes.
- Além de pensar em novas maneiras para que o futebol prossiga a partir desta situação, Gianni Infantino acredita que o momento é de focar na saúde de quem está envolvido no esporte.
- Primeiro vem a saúde e depois todo o resto. E o resto para os dirigentes é esperar o melhor, mas se preparar para o pior.
- Vamos jogar quando for possível, sem colocar em risco as saúde de ninguém. Federações e Ligas devem seguir as recomendações dos governos.
-  O presidente da entidade máxima do futebol também comentou sobre o novo Mundial de Clubes que estava marcado para 2021, mas que agora não se sabe quando vai poder acontecer, devido aos adiamentos da Eurocopa e Copa América.
- O novo Mundial de Clubes é necessário para desenvolver o futebol. Todos os clubes queriam, incluindo o 'top' europeu. Logo decidiremos se a primeira edição será jogada em 2021, 2022 ou 2023.
- Devido ao coronavírus, todos os principais campeonatos da Europa estão parados e ainda sem perspectiva de serem retomados. Enquanto algumas ligas especulam voltar o futebol em maio, outras acreditam que só em junho será possível, mas a unanimidade é que todos os jogos desta temporada sejam terminados com portões fechados.
Fonte: FIFA – Federação Internacional de Futebol

VOLEI - SUPERLIGA “B” MASCULINO e FEMININO


Resultado de imagem para VOLEI - SUPERLIGA “B”  MASCULINO e FEMININO LOGOS

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *
VOLEI - SUPERLIGA B
MASCULINO e FEMININO
Academia do Vôlei conquista acesso inédito à elite da Superliga Masculina de vôlei — Foto: Vinicius Serra/JF Vôlei
DIRIGENTES DECIDEM ENCERRAR O EVENTO

Resultado de imagem para ATLETAS JOGANDO VOLEI - DESENHOS- A Superliga Masculina B 2020 está oficialmente encerrada. Em reunião por videoconferência nesta semana, entre a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e os oito clubes participantes, ficou decidido pelo fim da edição 2020 do campeonato em virtude do risco gerado pelo coronavírus. Foram cinco votos a favor e três contra.
- Com isso a classificação final fica como terminou a primeira fase, da seguinte forma: Vôlei Guarulhos, Academia do Vôlei, Anápolis Vôlei, Brasília, JF Vôlei, Canoas, Lavras e São José.
Resultado de imagem para ATLETAS JOGANDO VOLEI - DESENHOS- A Superliga Feminina B terminou da mesma forma, com a classificação de momento.
- Passamos por esta mesma situação mais cedo, com o fim da Superliga B feminina, e agora com a masculina. Estamos tristes pela situação, por ter que finalizar a competição desta forma, sem a oportunidade de ver a final depois de uma temporada tão equilibrada. Estamos privados de ver o que aconteceria no playoff, com uma disputa bonita e decidida na quadra, mas foi preciso ser decidido na mesa.
- Com a decisão, a Superliga Feminina 2019/2020 ficará sem campeão definido. As equipes se preparavam para as disputas das quartas de final. O Praia liderou a primeira fase, com 58 pontos, seguido muito perto por Sesc (57) e Minas (57). No masculino, ainda falta uma rodada para fechar a primeira fase, com Taubaté liderando com 54 pontos e o Cruzeiro logo atrás, com 53.

- Esta será a primeira vez na história que a Superliga terminará sem um campeão. Desde 1976, com a organização do primeiro campeonato nacional, em todas as temporadas uma equipe levantou o troféu.
Resultado de imagem para CBV, Renato D'Avila.FOTO
Renato D'Avila - Superintendente da CBV
- É para o bem de todos – declarou o superintendente de competições de quadra da CBV, Renato D'Avila.
- Autora da proposta de encerramento da competição, a CBV justificou a preocupação com a saúde e recomendou que todos os clubes liberem seus atletas de treinamento e que os mesmos permaneçam em casa, seguindo as recomendações das autoridades da saúde.
Fonte: CBV - Confederação Brasileira de Volei

CORONAVÍRUS: COMO MELHORAR A IMUNIDADE

advertisement

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *

CORONAVÍRUS: COMO
MELHORAR A IMUNIDADE
CORONAVÍRUS: SAIBA QUE ALIMENTOS FORTALECEM A IMUNIDADE


- Alimentação não evita o contágio, mas um sistema imunológico reforçado pode ter mais armas para combater a doença. Atletas precisam redobrar os cuidados.
- Em época de coronavírus, é importante ter atenção com a proteção do sistema imunológico. É fundamental manter boa hidratação, ingestão de alimentos com propriedades antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, vitamina A, licopeno, resveratrol...) e anti-inflamatórias, ômega 3 e probióticos. É claro que alimentação não evita o contágio com a doença. Mas um sistema imunológico fortalecido pode ter mais armas para combatê-la, e por isso vamos listar alguns alimentos que podem ajudar nesse reforço.  
- E atletas profissionais ou amadores que seguem em treinamento, mesmo que seja em casa, precisam do cuidado nutricional para reduzir os efeitos negativos que o exercício em alta intensidade ou de longa duração podem causar ao sistema imunológico. Isso inclui redobrar a atenção com a ingestão energética, com maior consumo de alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios.
HIDRATAÇÃO
- A defesa do organismo contra microrganismos que entram através do trato gastrintestinal e respiratório é realizada por anticorpos, principalmente pelas Imunoglobulinas tipo A (IgA), que estão presentes principalmente na saliva. A redução do fluxo salivar pode diminuir a quantidade de IgA.
- Beba de 35 a 40 ml água/kg peso diariamente. Durante a prática esportiva, de 400 a 800 ml água/ hora.
PROBIÓTICOS
- Bifidobacterium e Lactobacillos, microrganismos vivos, são “bactérias do bem”, que administradas em quantidades adequadas acarretam benefícios à saúde. Estimulam a multiplicação de bactérias benéficas. Podem estar na fórmula de cápsulas, sachês e adicionadas em alimentos como alguns iogurtes.
- Alimentação Colorida e Variada e diversidade alimentar promovem maior ingestão de vitaminas, minerais, ômega 3 e fitoquímicos:
- VEGETAIS VERDE ESCUROS: (espinafre, bertalha, brócolis, agrião, couve...): fontes de fibras, betacaroteno, ferro, ácido fólico.
- FRUTAS E LEGUMES AVERMELHADOS: (morango, tomate, cereja, berrys, goiaba): excelentes fontes de vitamina C, licopeno, antocianinas e ácido elágico, têm propriedades antioxidantes, cardioprotetoras e estimulantes do sistema imunológico.
- FRUTAS E LEGUMES ALARANJADOS: (mamão, cenoura, damasco): ricos em pigmento carotenoide, vitamina A e vitamina C. Atuam na manutenção dos tecidos, pele e cabelos, aumentam a imunidade e a defesa antioxidante e melhoram a acuidade visual e a visão noturna.
- ALIMENTOS ARROXEADOS: (uva roxa, ameixa, mirtilo, jabuticaba): fontes de antocianina e resveratrol. Possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antifúngicas e cardioprotetoras.
- CASTANHA DO PARÁ E NOZES: Fontes de selênio, vitamina E, ômega 3.
- IOGURTES NATURAIS: fontes de vitamina A e enriquecidos com probióticos.
- LINHAÇA: fonte de ômega 3, isoflavonas e fibras.
- ALHO: fonte do fitoquímico alicina. Possui ação antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante e hipotensora.
- MEL: anti-inflamatório, melhora a imunologia, expectorante, fonte de energia e prebióticos que favorecem o funcionamento intestinal e estimulam proliferação de bactérias benéficas intestinais.
- GENGIBRE: fonte de vitamina C e B6 (piridoxina), possui propriedade anti-inflamatória e antioxidante.
* SE ESTIVER DOENTE, NÃO MALHE: REPOUSO É FUNDAMENTAL
Fonte: Euatleta / globo.com

MMA - UFC - O RETORNO


Resultado de imagem para UFC 249 MMA LOGOS

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *
MMA - UFC - O RETORNO
VAMOS ESTAR DE VOLTA ANTES DE QUALQUER OUTRO ESPORTE

- A pandemia global do coronavírus forçou o adiamento e cancelamento de campeonatos esportivos ao redor do mundo, incluindo três eventos do UFC, programados para os dias 21 e 28 de março e 11 de abril de 2020.
- O cenário que se apresenta é de meses sem a disputa das principais ligas do mundo, e até a realização das Olimpíadas em julho está ameaçada.
- O presidente do Ultimate, Dana White, entretanto, permanece confiante que o UFC 249, programado para 18 de abril de 2020, vai ser mantido, apesar de já ter determinado que o torneio não acontecerá em Nova York como planejado anteriormente.
- Mais do que isso: Dana acredita que as operações do UFC vão retornar ao normal em breve, e desafia qualquer um que duvide disso.
- Aqui está a realidade: nós vamos estar de volta e funcionando antes de qualquer outro esporte. Nosso esporte é diferente. Nós temos nossa própria arena aqui do lado (o UFC Apex). Então vamos cumprir todas as lutas para todos os lutadores este ano, e vamos fazer nosso trabalho - garantiu White, durante chat com o campeão dos pesos-meio-médios, Kamaru Usman, no Instagram, de acordo com transcrição do site "MMA Junkie".
- Há mais obstáculos para a retomada de operações do UFC do que a existência de uma arena e o cumprimento dos protocolos de segurança para conter a proliferação do coronavírus.
- A Comissão Atlética de Nevada, responsável pela regulação de eventos de combate em Las Vegas, baniu a realização de lutas no estado até a reunião da próxima quarta-feira, dia 25 de março de 2020, quando discutirá novas medidas.
- Os Estados Unidos impuseram restrições para a entrada de estrangeiros oriundos de uma série de países afetados pelo vírus, incluindo toda a Europa.
- No Brasil, o consulado americano só está atendendo casos emergenciais de cidadãos americanos.
DANA WHITE ESBRAVEJOU
Resultado de imagem para UFC 249 MMA LOGOS
DANA WHITE - Presidente UFC
- Dana White, no entanto, não se pronunciou sobre essas dificuldades. O presidente mirou a imprensa especializada, que o criticou por insistir na manutenção dos eventos em meio a uma pandemia global.
- A mídia pode falar quanta m*** quiser. Eles não alimentam famílias. Eles não cuidam de pessoas. Não têm pessoas que contam com eles. Não têm pessoas para apoiar. Estamos fazendo a coisa certa quanto a exames médicos e tudo isso. É o que sempre fazemos. Não é nada de novo. Estamos fazendo essa m*** muito antes do coronavírus. Nós estamos cuidando das pessoas e garantindo que todos estejam saudáveis, e todo lutador que está comigo nesta estrada recebe atenção médica muito melhor do que quando estão em casa - quando estão comigo. Disse ao nosso elenco todo: se você e seus amados estiverem em qualquer situação ou algo errado, ligue para mim. Farei de tudo em meu poder para que cuidemos disso - declarou White.
- Os ataques do dirigente não pararam por aí. Dana White questionou a coragem e força dos jornalistas que cobrem o UFC.
- Pense a respeito. Vá online e olhe para alguns desses caras - e isso não é uma provocação, é um fato: as pessoas mais fracas e bananas na Terra cobrem o maior e mais forte esporte da Terra. O que você espera que eles digam? O que você acha que vão dizer? Eu tenho mais de 350 funcionários que trabalham para mim. Companhias multi-bilionárias estão demitindo todos os seus funcionários agora. Nós não demitimos ninguém no UFC. E todo lutador que luta para mim vai lutar três vezes este ano. Nossa programação vai seguir. Todo mundo vai ser pago, nós vamos resolver isso, e vamos ser o primeiro esporte a voltar. F***-se essa m***. Tudo vai seguir adiante - disparou o presidente.
PRÓXIMOS EVENTOS PREVISTOS SUJEITOS A MUDANÇAS
- UFC 249 -
DIA 18 DE ABRIL DE 2020 - EM LOCAL A SER ANUNCIADO
CARD DO EVENTO (até o momento)
Peso-leve:                    KHABIB NURMAGOMEDOV X TONY FERGUSON
Peso-palha:                 JÉSSICA BATE-ESTACA X ROSE NAMAJUNAS
Peso-médio:                RONALDO JACARÉ X URIAH HALL
Peso-pesado:              BEN ROTHWELL X GIAN VILLANTE
Peso-meio-médio:      KHAMA WORTHY X OTTMAN AZAITAR
Peso-pena:                  JEREMY STEPHENS X CALVIN KATTAR
Peso-pesado:              SHAMIL ABDURAKHIMOV X ADVERSÁRIO A SER DEFINIDO
Peso-galo:                   SIJARA EUBANKS X SARAH MORAS
Peso-leve:                    ISLAM MAKHACHEV X ALEXANDER HERNANDEZ
Peso-meio-médio:      LYMAN GOOD X BELAL MUHAMMAD
Peso-médio:                MAKHMUD MURADOV X KARL ROBERSON
Peso-galo:                   UMAR NURMAGOMEDOV X HUNTER AZURE
Peso-meio-pesado:    ION CUTELABA X MAGOMED ANKALAEV
- UFC LINCOLN -
DIA 25 DE ABRIL DE 2020 - EM NEBRASKA (EUA)
CARD DO EVENTO (até o momento)
Peso-meio-pesado:    ANTHONY SMITH X GLOVER TEIXEIRA
Peso-mosca:               ANTONINA SHEVCHENKO X CYNTHIA CALVILLO
Peso-leve:                    MICHAEL JOHNSON X EVAN DUNHAM
Peso-meio-médio:      DAVID ZAWADA X ANTHONY ROCCO MARTIN
Peso-médio:                ZAK CUMMINGS X ANDREW SANCHEZ
Peso-palha:                 MACKENZIE DERN X ARIANE SORRISO
Peso-leve:                    ALAN NUGUETTE X FRANK CAMACHO
Peso-meio-pesado:    OVINCE ST. PREUX X SHAMIL GAMZATOV
Peso-leve:                    ROOSEVELT ROBERTS X MATT FREVOLA
Peso-pesado:              RAPHAEL BEBEZÃO X ALEXANDER ROMANOV
Peso-pena:                  DANNY HENRY X PETER BARRETT
Peso-pena:                  BILLY QUARANTILLO X GAVIN TUCKER
Peso-galo:                   BRETT JOHNS X MONTEL JACKSON
Fonte: UFC - Ultimate Fighting Championship

JOGOS OLIMPICOS 2020 - ADIAMENTO



* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *
JOGOS OLIMPICOS 2020
OS JOGOS OLÍMPICOS SERÃO ADIADOS ?

- Os Jogos Olímpicos de Tóquio vão mesmo ser adiados. Depois da Europa, da Copa América e de várias outras competições esportivas e culturais terem sido adiadas, agora é a vez do maior evento do planeta ser alvo de um adiamento devido à pandemia da Covid-19. 
- O Comité Olímpico Internacional (COI), por sua vez, não confirma a informação e garantiu estar avaliando a situação, mas a informação é dada como certa pela agência Reuters e ainda pela imprensa italiana, citando uma fonte ligada à própria entidade.
- Os jogos estão previstos para começar no dia 24 de julho e durar até o dia 9 de agosto de 2020, mas não acontecerá, segundo especialistas.
- No momento, não se sabe a nova data que será escolhida para a realização das Olimpíadas e é esperado que o COI faça esse anuncio dentro de 4 semanas.
Fonte: ogol.com.br
COMITÊ EXECUTIVO SE REUNE ÀS PRESSAS E DÁ 4 SEMANAS PARA DECIDIR
- O COI (Comitê Olímpico Internacional) promoveu neste domingo (dia 22/3) uma reunião de emergência de seu comitê executivo e descartou um cancelamento dos Jogos Olímpico de Tóquio.
- A entidade, que tem sede na cidade suíça de Lausanne, definiu uma data-limite de quatro semanas para apreciar um adiamento do megaevento esportivo, marcado inicialmente para ser realizado entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020.
- Em nota, o COI afirmou que "um cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio não resolveria qualquer problema nem ajudaria ninguém. Portanto, um cancelamento não está na agenda".
- É a primeira vez que o comitê olímpico aventa o adiamento das Olimpíadas de Tóquio. Existem cenários que trabalham com a remarcação do evento para o final deste ano ou para 2021 ou 2022.
- A entidade disse que tem analisado possibilidades para determinar o adiamento do evento. Ressaltou que confia nos organizadores japoneses e que ambos conseguiriam, "com certas restrições de segurança, realizar os Jogos no país enquanto respeita as salvaguardas para a saúde de todos os envolvidos".
- Por outro lado, continuou o comunicado, "existe um dramático aumento no número de casos e novos surtos de Covid-19 em diferentes países de diferentes continentes. Isso levou o comitê executivo a concluir que o COI tem de tomar o próximo passo no planejamento de diferentes cenários".
- O COI prosseguiu e disse que, por causa da escalada do novo coronavírus, instalações essenciais para as Olimpíadas poderiam não estão mais disponíveis e manejar "milhões de noites" reservadas de hotéis será difícil, assim como adaptar os calendários de ao menos 33 esportes olímpicos.
- Estes são apenas alguns de muitos, muitos outros desafios - escreveu o COI, que complementou e disse que o esforço de mudar a data dos Jogos exigiria enorme esforço de seus patrocinadores, detentores de direitos de transmissão, federações internacionais e autoridades japonesas.
- O COI sofreu grande pressão de atletas, comitês olímpicos nacionais e federações esportivas mundo afora nesta semana pelo adiamento dos Jogos. O seu presidente, o alemão Thomas Bach, reiterou seguidas vezes nos últimos dias que a data de realização estava mantida, o que gerou críticas.
- Nos últimos dois dias, por exemplo, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a federação norte-americana de natação (USA Swimming) e o Comitê Olímpico Espanhol pediram pelo adiamento da competição.
COMITÊ PARALÍMPICO INTERNACIONAL APOIA DECISÃO
- Após o anúncio feito pelo COI, o presidente do IPC (Comitê Paralímpico Internacional), o brasileiro Andrew Parsons, declarou em nota que a entidade e todo o movimento paralímpico apoiam a decisão de analisar os possíveis cenários para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio nas próximas semanas, incluindo o adiamento.
- Em relação aos jogos, a saúde e o bem-estar de todas as pessoas presentes são a prioridade número um e tomar essa decisão é absolutamente a coisa certa a se fazer, considerando a situação sem precedentes que atualmente enfrentamos.- Parsons afirmou que a vida humana é muito mais importante do que qualquer outra coisa. O brasileiro ainda pediu para que todos os atletas fiquem em casa para ajudar a evitar a propagação da COVID-19.
"Estamos na mesma situação que vocês e o resto do mundo. É uma situação excepcional e única, que exige soluções excepcionais", completou ele.
Fonte: globo.com