7.12.16

FUTEBOL - COPA LIBERTADORES



CONMEBOL logo
– MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 7 DE DEZEMBRO DE 2016 – QUARTA-FEIRA –
FUTEBOL - COPA LIBERTADORES
VEJA QUEM JÁ ESTÁ LÁ E COMO ESTÁ A BRIGA PELAS VAGAS

- A Copa Libertadores da América passará em 2017 por sua maior mudança de formato neste século. A Conmebol mexeu no calendário para que o torneio ocupe os dois semestres e aumentou o número de participantes. Seriam 44, mas a desistência do México em razão do conflito de calendários motivou uma nova mudança. Agora, serão 47 equipes envolvidas, 28 delas já garantidas na fase de grupos.
- Os outros 19 times participarão de uma etapa preliminar dividida em três fases. Na primeira, ainda em janeiro, entram em campo seis equipes, de Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os três vencedores avançam à segunda fase, juntando-se a outros 13 times. Então, serão duas fases eliminatórias que definirão quatro classificados para os grupos.
- Ainda faltam vagas a definir antes do sorteio do dia 21 de dezembro, mas a maioria dos participantes já é conhecida.
CONFIRA AS VAGAS JÁ CONQUISTADAS E COMO ESTÁ A CORRIDA PELAS VAGAS RESTANTES
ARGENTINA (6 vagas)
- São cinco vagas diretas. Pelo campeonato, classificaram-se o campeão Lanús, o vice San Lorenzo, Estudiantes e Godoy Cruz. A outra irá para o vencedor da Copa Argentina, decidida entre River Plate e Rosario Central.
- Na segunda fase preliminar entra o estreante Atlético Tucumán, quinto colocado no campeonato.
BOLÍVIA (4 vagas)
- Os dois campeões da temporada 2015/16 vão direto aos grupos: Sport Boys, do Apertura, e Jorge Wilstermann, do Clausura.
- Pela pontuação geral, The Strongest fica com a vaga na segunda fase preliminar, enquanto o Universitario de Sucre entra na primeira fase.
BRASIL (7 vagas + campeão da Sul-Americana)
- A Chapecoense, declarada campeã da Copa Sul-Americana pela Conmebol, fará sua estreia na Libertadores entrando diretamente na fase de grupos.
- O Campeonato Brasileiro dá seis vagas, sendo quatro diretas e duas na segunda fase preliminar. O outro lugar nos grupos é destinado ao vencedor da Copa do Brasil, decidida nesta quarta-feira entre Grêmio e Atlético-MG (na ida, 3 a 1 para os gaúchos).
- Os quatro primeiros colocados do Brasileirão já são conhecidos e estarão nos grupos: Palmeiras (campeão), Flamengo, Santos e Atlético-MG.
- Faltando uma rodada, as duas vagas na preliminar hoje são de Atlético-PR (56 pontos) e Botafogo (56). O Corinthians, com 55, aparece a seguir.
- Caso o Atlético-MG conquiste a Copa do Brasil, Atlético-PR e Botafogo estariam automaticamente classificados, abrindo uma vaga para o sétimo colocado. Neste caso, o Grêmio (53) ainda poderia alcançar o Corinthians. Este cenário ainda garantiria o quinto do Brasileiro direto nos grupos.
CHILE (4 vagas)
- A Universidad Católica foi campeã do Clausura no primeiro semestre e garantiu uma das vagas diretas na fase de grupos. A outra será do vencedor do Apertura, a não ser que o título também fique com a Católica, líder a uma rodada do final. Neste caso, o posto nos grupos ficaria com o segundo colocado.
- Em caso de título para a Universidad Católica, que tem 28 pontos e só precisa de um empate na última rodada, disputam a vaga nos grupos Deportes Iquique (25), Unión Española (24) e O'Higgins (23).
- Uma das duas vagas na segunda fase preliminar irá para o campeão da Copa Chile, que tem Colo Colo e Everton na final. Se perder, o Colo Colo ainda terá outra chance por ter sido o vice do Clausura, pois a última vaga está reservada para um duelo com o vice do Apertura (ou o terceiro, por causa da colocação da Católica).
COLÔMBIA (4 vagas + atual campeão)
- O Atlético Nacional tem a vaga garantida como atual campeão. Ao seu lado na fase de grupos estarão o Independiente Medellín, vencedor do Apertura no primeiro semestre, e o campeão do Finalización, que está nas semifinais. Santa Fe x Atlético Nacional e Tolima x Bucaramanga são os confrontos.
- As duas vagas na segunda fase preliminar são definidas pela pontuação geral: Santa Fe e Millonarios. No entanto, caso o campeão seja o Santa Fe ou o Atlético Nacional, abre-se vaga para o melhor colocado a seguir: Junior de Barranquilla.
EQUADOR (4 vagas)
- O campeão Barcelona de Guayaquil e o rival Emelec, segundo colocado na tabela geral, estão na fase de grupos. Entre as demais equipes, a de melhor pontuação entrará na segunda fase preliminar, e a segunda melhor na primeira fase.
- Três equipes disputam estas duas vagas, a uma rodada do fim: El Nacional (64 pontos), Independiente del Valle (61) e LDU de Quito (61).
PARAGUAI (4 vagas)
- São duas vagas diretas: uma do Libertad, vencedor do Apertura, uma do campeão do Clausura. Faltando duas rodadas, o Guaraní tem quatro pontos de vantagem para o Olimpia. Entre os dois postulantes ao título, quem ficar sem ele terá o consolo da vaga na segunda fase preliminar pela pontuação geral.
- Três equipes disputam o acesso à primeira fase preliminar: Deportivo Capiatá (63 pontos), Cerro Porteño (62) e Sol de América (60).
PERU (4 vagas)
- Os dois finalistas do campeonato nacional, Melgar e Sporting Cristal, estarão na fase de grupos. A vaga na segunda fase preliminar será disputada entre os perdedores das semifinais, Universitario e Deportivo Municipal.
- O classificado para a primeira fase preliminar será o time de melhor campanha no Torneio Apertura entre os que ainda não se classificaram. Se o Universitario perder para o Municipal, ficará com esta vaga. Vencendo, dá o direito ao Alianza Lima.
URUGUAI (4 vagas)
- Peñarol, campeão da temporada 2015/16, e Nacional, pela tabela geral, vão à fase de grupos. A pontuação total colocou o Cerro na segunda fase preliminar.
- Para a primeira fase preliminar irá o melhor time do Torneio de Transição entre os que não tinham garantido a vaga antes. Falta uma rodada e estão na briga Montevideo Wanderers (28 pontos) e Danubio (26).
VENEZUELA (4 vagas)
- Zamora e Zulia, finalistas do campeonato por terem vencido Apertura e Clausura, respectivamente, estão na fase de grupos.
- Pela pontuação de 2016, o Carabobo entrará na segunda fase preliminar, e o Deportivo Táchira na primeira.
Fonte: globo.com

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR 2017



Copa São Paulo 2017
– MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 7 DE DEZEMBRO DE 2016 – QUARTA-FEIRA –
COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR 2017
COMPETIÇÃO VAI COMEÇAR DIA 2 DE JANEIRO
- A edição de 2017 contará com um recorde de participantes: serão 120 times distribuídos em 30 grupos de quatro cada, em 29 sedes - a capitão São Paulo é a única a receber duas chaves. Única equipe estrangeira, o Pérolas Negras, do Haiti, participará pelo segundo ano seguido.
- Segundo o regulamento, avançam para a próxima fase os dois melhores de cada grupo após turno único. A partir de então, com os cruzamentos estabelecidos, a disputa torna-se eliminatória, em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, a definição vai para os pênaltis.
- Outra novidade é que cada técnico poderá fazer até seis trocas durante as partidas. Para que não haja impacto no tempo de bola rolando, as substituições deverão ser feitas em até três paradas. A mudança foi adotada pela FPF após conversas com profissionais das categorias de base e com o MFFB (Movimento de Formação do Futebol Brasileiro).
PROGRAMAÇÃO DA 1ª RODADA  - 1ª FASE CLASSIFICATÓRIA
SEGUNDA-FEIRA - DIA 2 / JANEIRO / 2017
02/01 - 18H45 - FERROVIÁRIA                         X VILLA NOVA-MG
02/01 - 21H00 - PALMEIRAS                            X PARANOÁ-DF
TERÇA-FEIRA - DIA 3 / JANEIRO / 2017
03/01 - 14H - VOTUPORANGUENSE                X AUTO ESPORTE-PB
03/01 - 14H - TANABI                                       X MIRASSOL
03/01 - 14H - COMERCIAL-SP                          X RIO CLARO
03/01 - 14H - PAULISTA                                   X RB BRASIL
03/01 - 14H - ATIBAIA                                      X ABC
03/01 - 14H - DESPORTIVO BRASIL-SP           X SAMPAIO CORRÊA-MA
03/01 - 14H - PRIMAVERA-SP                          X UNIÃO-MT
03/01 - 14H - ITUANO                                      X GUARANI
03/01 - 16H - GRÊMIO                                     X BRASÍLIA
03/01 - 16H - NÁUTICO                                    X VILA NOVA
03/01 - 16H - BOTAFOGO                                X ALECRIM
03/01 - 16H - ATLÉTICO-MG                            X NOVOPERÁRIO-MS
03/01 - 16H - SPORT                                       X BATATAIS
03/01 - 16H - CHAPECOENSE                          X NOVA IGUAÇU
03/01 - 16H - ATLÉTICO-PR                             X CRB-AL
03/01 - 16H - SANTA CRUZ                              X XV DE PIRACICABA
03/01 - 16H - JOINVILLE                                  X VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
03/01 - 16H - VITÓRIA                                      X ATLÉTICO-GO
03/01 - 16H45 - SÃO CARLOS                         X RIO BRANCO-ES
03/01 - 17H - INDEPENDENTE                         X BOTAFOGO-SP
03/01 - 18H - PENAPOLENSE                          X VOLTA REDONDA
03/01 - 18H45 - VASCO                                    X BOTAFOGO-PB
03/01 - 19H - RIO PRETO                                X SERGIPE
03/01 - 19H - GRÊMIO NOVORIZONTINO        X SÃO RAIMUNDO-RR
03/01 - 19H - MARÍLIA                                     X ALAGOINHAS-BA
03/01 - 19H - FORTALEZA                               X RIO BRANCO-SP
03/01 - 19H - CAPIVARIANO                            X UNIÃO BARBARENSE
03/01 - 20H - PARANÁ                                     X PAYSANDU
03/01 - 21H - AMÉRICA-MG                             X PONTE PRETA
03/01 - 21H - SÃO PAULO                               X GENUS-RO
QUARTA-FEIRA - DIA 4 / JANEIRO / 2017
04/01 - 14H - MANTHIQUEIRA-SP                     X OLÍMPICA DE ITABAIANA-SE
04/01 - 14H - TABOÃO DA SERRA                    X LUVERDENSE-MT
04/01 - 14H - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS           X MOGI MIRIM
04/01 - 14H - NACIONAL-SP                             X CORISABBÁ-PI
04/01 - 14H - GUARULHOS                              X FLAMENGO-SP
04/01 - 14H - JUVENTUS                                  X PORTUGUESA
04/01 - 14H - GUARATINGUETÁ                       X ESTANCIANO-SE
04/01 - 14H - ÁGUA SANTA                              X SANTO ANDRÉ
04/01 - 16H - CORITIBA                                   X BOAVISTA-RJ
04/01 - 16H - CEARÁ                                        X MADUREIRA
04/01 - 16H - INTERNACIONAL                         X AIMORÉ-RS
04/01 - 16H - BAHIA                                         X TRINDADE-GO
04/01 - 16H - PÉROLAS NEGRAS                    X GOIÁS
04/01 - 16H - AVAÍ                                           X DESPORTIVA PARAENSE
04/01 - 16H - FIGUEIRENSE                            X SETE DE SETEMBRO-AL
04/01 - 16H - LONDRINA                                  X JUVENTUDE
04/01 - 16H - CRICIÚMA                                   X PORTO-PE
04/01 - 16H - CRUZEIRO                                   X RIVER-PI
04/01 - 18H - SÃO BERNARDO                         X FAST-AM
04/01 - 18H - UNIÃO FC-SP                              X BRAGANTINO
04/01 - 18H - GRÊMIO OSASCO                       X INTERPORTO-TO
04/01 - 16H45 - TAUBATÉ                                 X OPERÁRIO-MS
04/01 - 18H45 - CORINTHIANS                          X PINHEIRO-MA
04/01 - 19H - SÃO CAETANO                            X SÃO BENTO
04/01 - 19H - AUDAX-SP                                   X RIO BRANCO-AC
04/01 - 20H - FLUMINENSE                               X REAL NOROESTE-ES
04/01 - 21H - FLAMENGO                                 X CENTRAL-PE
04/01 - 21H - SANTOS                                      X FLORESTA-CE
Fonte: Federação Paulista de Futebol

FUTEBOL FEMININO - TORNEIO EM MANAUS




– MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 7 DE DEZEMBRO DE 2016 – QUARTA-FEIRA –
FUTEBOL FEMININO -
 TORNEIO EM MANAUS
Arena da Amazônia, Manaus-AM (Foto: Matheus Castro)EVENTO COMEÇA HOJE - QUARTA – DIA 7 EM MANAUS
- A Seleção Brasileira Feminina está em Manaus, onde disputará seu último compromisso do ano: o Torneio Internacional. A estreia na competição será hoje - quarta-feira (7), às 20h15 (22h15 de Brasília), contra a Costa Rica. Rússia e Itália fazem o primeiro jogo do dia. Todas as partidas serão na Arena da Amazônia.
- Algumas jogadoras do Brasil já tiveram a oportunidade de estar nos gramados da Arena: Bárbara, Rafaelle, Bruna Benites, Tamires, Fabiana, Poliana, Camila, Formiga, Thaisa. Andressinha, Debinha e Bia Zaneratto representaram a Seleção nos Jogos Olímpicos.
- A técnica, Emily Lima, fará sua estreia à frente da Seleção, mas também já comandou uma equipe na Arena da Amazônia: este ano, pelo São José, enfrentou o Iranduba, time de Manaus, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro.
- Após a estreia hoje - quarta (7), o Brasil enfrenta a Rússia no domingo (11) e a Itália na quarta (14). As duas seleções com mais pontos no quadrangular disputam a final
PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DO EVENTO
DIA 7 DE DEZEMBRO DE 2016 -  QUARTA-FEIRA
17H30 – ITÁLIA                                               X RÚSSIA
20H15 – BRASIL                                              X COSTA RICA
DIA 11 DE DEZEMBRO – DOMINGO
17H30 – COSTA RICA                                     X ITÁLIA
20H15 – RÚSSIA                                             X BRASIL
DIA 14 DE DEZEMBRO DE 2016 - QUARTA-FEIRA
17H30 – COSTA RICA                                      X RÚSSIA
20H15 – BRASIL                                              X ITÁLIA
DOMINGO - DIA 18 / DEZEMBRO / 2016
14H30 - DISPUTA PELO TERCEIRO LUGAR
16H45 - FINAL
Fonte: CBF – Confederação Brasileira de Futebol