25.9.13

COPA AMÉRICA DE BASQUETE NO MÉXICO



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 25 DE SETEMBRO DE 2013 * QUARTA-FEIRA
COPA AMÉRICA DE BASQUETE NO MÉXICO

BRASIL VENCE A ARGENTINA E ESTÁ CLASSIFICADO PARA SEMIFINAL
- Xalapa, México - A Seleção Brasileira Adulta Feminina conquistou a terceira vitória e segue invicta na Copa América - Pré-Mundial do México, depois de derrotar a Argentina por 69 a 60 (33 a 27 no primeiro tempo). Com o resultado, desta terça-feira (dia 24), o time comandado pelo técnico Luiz Augusto Zanon assegurou antecipadamente a vaga na semifinal e a liderança do grupo "B" da competição, que está sendo realizada no ginásio da Universidade Veracruzana, em Xalapa, no México. Além do Brasil, Cuba e Canadá, na chave "A", também estão classificados para a próxima fase.

- "O que deve ser destacado hoje (terça) é a vitória do Brasil. Esse resultado nos deu a primeira colocação do grupo e também a classificação antecipada para a semifinal. Na partida vários fatores fizeram com que o nosso jogo não fosse tudo o que poderia ser, como a determinação, o posicionamento e o coração das argentinas, que precisavam ganhar e o confronto se transformou no mais importante para elas. Quero destacar também a maturidade das brasileiras em partidas deste nível de exigência, pois acredito que seja na dificuldade que essas meninas mais novas vão ganhar experiência internacional. Pedi muita calma para a equipe e levamos essa disputa no equilíbrio buscando sempre o resultado positivo", analisou o técnico Zanon.

- A principal pontuadora do Brasil foi a pivô Damiris Dantas, que cravou um Duplo-Duplo de 14 pontos e 13 rebotes, além de três assistências e uma recuperação de bola. Outros destaques da partida foram a ala-armadora Karla Costa (13 pontos, dois rebotes e duas assistências e uma recuperação de bola) e as pivôs Clarissa dos Santos (12 pontos, cinco rebotes, duas assistências e três recuperações de bola) e Nádia Colhado, que também anotou um Duplo-Duplo (10 pontos e 12 rebotes).

- "Entramos muito bem na partida, mas deixamos elas encostarem. Depois do terceiro quarto voltamos a aumentar a vantagem e jogando de forma mais coletiva e entrosada conquistamos mais uma vitória e a classificação para a semifinal. A equipe vem defendendo muito bem na competição e esse tem sido um ponto muito forte do time. O Zanon (técnico) sempre brinca que quando marcamos e defendemos forte sai o contra-ataque e acaba ficando mais gostoso o jogo. Meu desempenho é resultado de muito trabalho e ajuda das companheiras, principalmente as mais experientes que estão me passando muita confiança. O Zanon também confia em mim e no meu trabalho. O somatório desses aspectos acabam resultando em coisas boas dentro de quadra", explicou Damiris.

- Nesta quarta-feira (25), às 22h45 de Brasília, o Brasil enfrenta as anfitriãs mexicanas no encerramento da primeira fase. A Copa América irá classificar os três primeiros colocados para a Copa do Mundo da Turquia, em 2014. O diretor técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini Jr., está em Xalapa acompanhando o desempenho da equipe nacional.

- "Mesmo já classificados, vamos focar 100% nesse jogo do México, nosso próximo adversário. Vamos pensar em um adversário de cada vez. Vamos entrar jogando como temos feito desde o início, de forma alegre e decida, consciente e bem trabalhada. Temos que valorizar o México que é uma equipe que luta muito, que tem umas variações defensivas por zona e pressões que podem nos causar preocupação. É importante respeitar todos os adversários. Faremos desse jogo do México uma grande preparação para a semifinal que será de extrema importância", finalizou o comandante.

BRASIL (18 + 15 + 21 + 15 = 69)

- Adrianinha (9pts, 4 rebotes, 5 assistências e 2 recuperações de bola), Patrícia Ribeiro (2pts e 1 assist.), Tatiane Nascimento (5pts, 1 reb. e 1 assist.), Clarissa do Santos (12pts, 5 reb., 2 assist. e 3 rec. cola), Damirirs Dantas (14pts, 13 reb., 3 assist. e 1 rec. bola). Entraram: Karla Costa (13pts, 2 assist., 2 reb. e 1 rec. bola), Patrícia Ferreira 'Chuca' (1 reb. e 1 assist.), Tainá Paixão (4pts e 1 reb.), Nádia Colhado (10pts e 12 reb.), Fabiana de Souza (0) e Débora Costa (2 reb. e 1 assist.). Não jogou: Joice Coelho. Técnico: Luiz Augusto Zanon. Assistente Técnico: Cristiano Cedra.

ARGENTINA (19 + 8 + 18 + 15 = 60)

Copa América / Pré-Mundial do México

- As dez seleções nacionais foram dividias em dois grupos de cinco equipes. No grupo "A" estão Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela. Grupo "B" se enfrentam Argentina, Porto Rico, Brasil, México e República Dominicana. De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si, nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. No dia 28 de setembro, os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.

SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTA FEMININA

Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – Naturalidade

4. Adriana Moisés Pinto – Armadora – 34 anos – 1,65m – Sport Recife (PE) – SP

5. Karla Cristina Martins da Costa – Ala-armadora – 34 anos – 1,73m – Unimed/Americana (SP) – DF

6. Patrícia de Oliveira Ferreira – Ala-armadora – 34 anos – 1,79m – Ourinhos Basquete (SP) – SP

7. Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 22 anos – 1,72m – Ourinhos Basquete (SP) – SP

8. Tainá Mayara da Paixão– Armadora – 21 anos – 1,71m – Ourinhos Basquete (SP) – SP

9. Joice dos Santos Coelho – Ala – 20 anos – 1,81m – Ourinhos Basquete (SP) – RJ

10. Tatiane Pacheco Nascimento – Ala-armadora – 22 anos - 1,80m – Sport Recife (PE) - SP

11. Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 25 anos – 1,84m – Unimed/Americana (SP) – RJ

12. Damiris Dantas do Amaral – Pivô – 20 anos – 1,90m – Unimed/ Americana (SP) – SP

13. Nádia Gomes Colhado – Pivô – 24 anos – 1,92m – Sport Recife (PE) – PR

14. Fabiana Caetano de Souza – Pivô – 22 anos – 1,92m – São José/Colinas Shopping (SP) – SP

15. Débora Fernandes da Costa– Armadora – 21 anos – 1,64m – Unimed/Americana (SP) – SP

COMISSÃO TÉCNICA

Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior

Administrador: Bruno Gomes de Valentin

Técnico: Luiz Augusto Zanon

Assistente Técnico: Cristiano Cedra

Preparador Físico: Clovis Roberto Rossi Haddad ‘Vita’

Médico: Jorge Oliva

Fisioterapeutas: Milena Gomes Perroni Challa e Paula Hensel

Massagista: Jailma Rocha dos Santos Neves

SELEÇÕES PARTICIPANTES

GRUPO "A": CANADÁ, CHILE, CUBA, JAMAICA E VENEZUELA.

GRUPO "B": ARGENTINA, PORTO RICO, BRASIL, MÉXICO E REPÚBLICA DOMINICANA.

RESULTADOS DOS JOGOS DO TORNEIO

1ª RODADA – SÁBADO (21 DE SETEMBRO)

CHILE                                                    74 X 77 VENEZUELA

JAMAICA                                                51 X 75 CUBA

BRASIL                                                   91 X 54 PORTO RICO

ARGENTINA                                            67 X 53 MÉXICO

2ª RODADA – DOMINGO (22 DE SETEMBRO)

CANADÁ                                                 75 X 37 JAMAICA

CUBA                                                     83 X 59 CHILE

PORTO RICO                                           85 X 79 ARGENTINA

REPÚBLICA DOMINICANA                         43 X 107 BRASIL

3ª RODADA – SEGUNDA-FEIRA (23 DE SETEMBRO)

VENEZUELA                                           72 X 82 CUBA

CHILE                                                    51 X 93 CANADÁ

ARGENTINA                                            67 X 44 REPÚBLICA DOMINICANA

MÉXICO                                                  60 X 78 PORTO RICO

4ª RODADA – TERÇA-FEIRA (24 DE SETEMBRO)

JAMAICA                                                56 X 74 CHILE

CANADÁ                                                 89 X 45 VENEZUELA

BRASIL                                                   69 X 60 ARGENTINA

REPÚBLICA DOMINICA                             84 X 77 MÉXICO

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DO TORNEIO

5ª RODADA – QUARTA-FEIRA (25 DE SETEMBRO)

16H00 – VENEZUELA                              X JAMAICA

18H15 – CUBA                                       X CANADÁ

20H30 – PORTO RICO                             X REPÚBLICA DOMINICANA

22H45 – MÉXICO                                    X BRASIL

Fonte: Confederação Brasileira de Basquete

SUL-AMERICANO FEMININO DE VOLEI



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 25 DE SETEMBRO DE 2013 * QUARTA-FEIRA
SUL-AMERICANO FEMININO DE VOLEI
COM TÍTULO JÁ GARANTIDO, BRASIL SE DESPEDE COM VITÓRIA
Foto da notícia- ICA, 22.09.2013 – A seleção brasileira feminina de vôlei entrou em quadra neste DOMINGO (22.09) com o 18º título continental garantido - sendo o 10º consecutivo. Mesmo diante de um ginásio lotado com 6000 pessoas em Ica, no Peru, o Brasil não diminuiu o ritmo, venceu as peruanas por 3 sets a 0 (25/8, 25/17 e 25/8), em 1h02 de jogo, e se despediu do Sul-Americano com vitória. A principal pontuadora da partida foi a central Juciely, com 19 acertos. A ponteira Natália também pontuou bem ao marcar 12 vezes.

- O resultado confirmou uma campanha perfeita das brasileiras, que venceram cinco partidas sem perder sets. O título valeu a classificação para a Copa dos Campeões, em novembro deste ano, no Japão, e para o Mundial de 2014, na Itália. A Argentina ficou com a medalha de prata e as donas da casa com o bronze.

- Após a partida, a capitã Fabiana comemorou o resultado e a conquista das vagas para os campeonatos futuros. “Alcançamos o nosso objetivo maior, que era a nossa classificação. Hoje entramos concentradas desde o início, mesmo sabendo que jogar contra essa torcida não é nada fácil. A equipe está de parabéns pela concentração, pela força e por tudo que fizemos nesse campeonato. Entramos tentando fazer o nosso melhor o tempo todo”, disse Fabiana.

- A líbero Fabi também festejou esta que foi a sexta vez que ganhou o Sul-Americano com a seleção brasileira. “Este é o meu sexto título e quando falamos em números, ainda me surpreendo. Estar aqui sempre foi um sonho e, antes, a hegemonia era peruana. Quando eu comecei a jogar passou a ser brasileira e fico muito feliz por ver que o Brasil continua soberano. Conseguimos demonstrar essa superioridade técnica jogando bem e acho que o mais importante é ter consciência da nossa responsabilidade. Qualquer titulo que o Brasil venha a disputar, entraremos forte”, afirmou Fabi.

- O técnico José Roberto Guimarães fez questão de agradecer a todas as jogadoras que estiveram com a seleção brasileira neste Sul-Americano. “Fomos muito bem recebidos em Ica e preciso agradecer a cidade. Todas as jogadoras do nosso time estão de parabéns. Elas se comprometerem com esse campeonato e jogaram com seriedade até o final. O nosso objetivo era a conquista das vagas para a Copa dos Campeões e do Mundial de 2014 e alcançamos isso. Hoje o time se portou bem”, elogiou o treinador.

- Com a conquista, a seleção brasileira feminina de vôlei acumula 29 participações no torneio e já conquistou a medalha de ouro 18 vezes, além de ter ficado com a prata em outras 11 ocasiões. O Brasil só não disputou a competição em 1964.

- O título sul-americano manteve a campanha brilhante do time verde e amarelo na temporada. Além da conquista continental, o Brasil venceu os torneios de Alassio, Montreux e o Grand Prix.

- A seleção brasileira feminina de vôlei no Sul-Americano foi formada pelas levantadoras Dani Lins e Fabíola, as opostos Sheilla e Monique, as ponteiras Natália, Gabi, Fê Garay e Michelle, as centrais Adenízia, Fabiana, Thaísa e Juciely e as líberos Fabi e Camila Brait.

DESEMBARQUE

- A seleção brasileira feminina de vôlei retornará para o Brasil nesta SEGUNDA-FEIRA (23.09). O time verde e amarelo desembarcará no Brasil no voo LA 2767 às 15h40 desta SEGUNDA-FEIRA (23.09) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

O JOGO

- Brasil começou bem e fez 4/0. Com uma boa sequência de saques de Juciely, as brasileiras abriram dez pontos (11/1). Bem no bloqueio e no ataque, o time verde e amarelo não deu chances para as donas da casa e venceu o set por 25/8.

- As brasileiras seguiram melhores e fizeram 9/5 no início do segundo set. Com Natália bem no ataque, o Brasil foi para a segunda parada técnica com cinco de vantagem (16/11). Com tranquilidade, o time verde e amarelo venceu o segundo set por 25/17.

- O Brasil voltou para o terceiro set disposto a fechar a partida e fez 10/2. Sem dar chances para as peruanas, as brasileiras fecharam o set por 25/8 e o jogo por 3 sets a 0.

EQUIPE

Brasil: Dani Lins, Sheilla, Natália, Gabi, Fabiana e Juciely. Líbero – Fabi

Entraram: Michelle, Adenízia, Fabíola e Monique

Técnico: José Roberto Guimarães

MELHORES DO CAMPEONATO

LEVANTADORA - AHIZAR ZUNIAGA (VENEZUELA)

OPOSTA – SHEILLA (BRASIL)

CENTRAIS – FABIANA (BRASIL) / MIRTHA URIBE (PERU)

PONTEIRAS - KARLA ORTIZ (PERU) / FERNANDA GARAY (BRASIL)

LÍBERO - FABI (BRASIL)

MVP - MONTANO (COLÔMBIA)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º BRASIL

2º ARGENTINA

3º PERU

4º COLÔMBIA

5º VENEZUELA

6º CHILE

Fonte: Confederação Brasileira de Basquete