MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 9 de NOVEMBRO de 2010 – TERÇA-FEIRA
SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL - SUB 20
VANDER COMEMORA 3º TÍTULO SUL-AMERICANO COMO TREINADOR
- Medellín (COL) - O técnico Vander Iacovino garantiu uma importante marca neste sábado (6/11), na Colômbia. Com a vitória da seleção brasileira de futsal Sub 20 na final, 4 a 2 diante do selecionado colombiano, o paulistano se consagrou campeão Sul-Americano como treinador nas categorias: adulta, feminina e agora Sub 20.
- Sobre o mais recente triunfo, Vander fez questão de elogiar o elenco e todos que contribuíram em mais essa conquista. “Quero agradecer a todos: dirigentes, em especial o supervisor Reinaldo Simões que nos ajudou muito, a comissão técnica e principalmente os atletas, que não desistiram em nenhum momento. Nem mesmo após a derrota para a Argentina, quando fomos injustamente acusados pelos paraguaios e peruanos de termos feito corpo mole no jogo. Isso foi de uma irresponsabilidade tremenda, já que buscamos a vitória até o fim e no esporte não se vence sempre. De dez vezes, esse tipo de derrota ocorreria uma única vez e foi o que aconteceu”, comentou o técnico, que durante sua trajetória como atleta (campeão inúmeras vezes) foi um exemplo a ser seguido.
- Satisfeito com o feito, o treinador relembrou o momento mais difícil no decorrer do Sul-Americano 2010. “Foi na semifinal contra o Uruguai, onde eles abriram dois gols logo no começo, mesmo com a gente tomando conta da partida. Em nenhum momento deixei de acreditar na vitória, mas foi preciso raça e superação da nossa parte, até porque nós vínhamos de derrota pra Argentina. Felizmente não entramos no desespero e chegamos à vitória. Marcar o primeiro gol ainda na etapa inicial foi de fundamental importância. O corte dos atletas Franklin e Vinícius, quando iniciamos a preparação em Anápolis (GO), também não foi fácil, ninguém gosta de tomar esse tipo de decisão", disse Iacovino, no aeroporto de Medellín.
- O comandante do selecionado nacional também falou sobre a final da quarta edição da categoria. Segundo ele, o resultado foi justo. "Sem desmerecer o adversário, nunca, mas nós fomos melhores durante quase todo jogo. Nos minutos finais sofremos a pressão, o que é natural, pois atuamos na casa do adversário, com a torcida a favor deles. Praticamente não demos chances à Colômbia. Foi uma vitória convincente", analisou.
- Devido o reverso para a seleção espanhola na final do Grand Prix deste ano, querendo ou não, a seleção Sub 20 chegou ao campeonato Sul-Americano ciente da sua responsabilidade: vencer. "Todos sempre esperam muito do Brasil, o que é normal. Mesmo o GP sendo uma competição de outra categoria, conquistar o tetra na Colômbia se tornou praticamente uma obrigação", finalizou Vander, que também dirige a seleção feminina e exerce a função de auxiliar técnico de Marcos Sorato no elenco adulto.
Argentinos garantem a terceira colocação
- Com a vitória de 3 a 1 diante dos uruguaios, a seleção argentina ficou em terceiro lugar no 4º Campeonato Sul-Americano de futsal Sub 20. A única derrota do técnico Fernando Larrañaga na competição foi para os donos da casa, na semifinal, 3 a 2 - o terceiro tento foi assinalado no último minuto do duelo. Além do vice-campeonato, os colombianos conquistaram o troféu Fair Play, time mais disciplinado do campeonato.
Fonte: CBFS