11.12.10

MUNDIAL FEMININO - FINAL - BRASIL x PORTUGAL

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 de DEZEMBRO de 2010 * SEXTA-FEIRA





TORNEIO MUNDIAL DE FUTSAL FEMININO

BRASIL VENCE RÚSSIA E ESTÁ NA FINAL DESTE SÁBADO NO MUNDIAL FEMININO
- Alcobendas (ESP) - O Brasil está na decisão do I Torneio Mundial de Futsal Feminino. Com uma atuação segura, a Seleção Feminina não deu chances à Rússia e venceu por 4 a 0 a semifinal realizada nesta sexta-feira (10/12), no Pavilhão Jorge Garbajosa, na cidade espanhola de Torrejón de Ardoz. O grande trunfo brasileiro no jogo foi o bom toque de bola e a velocidade, necessários para superar a forte defesa russa.
- O adversário do Brasil será Portugal, que derrotou a Espanha por 4 a 3 no ginásio Poliesportivo José Caballero, em Alcobendas. O confronto que decidirá o campeão do torneio será realizado neste sábado (11/12), às 16h30 (horário local – 13h30 no horário de Brasília), também em Alcobendas.
- Autora do segundo gol na vitória, a pivô Lú destacou o bom comportamento da equipe na partida. “Entramos muito concentradas e focadas no jogo, sabendo que seria muito difícil e hoje o time se portou muito bem. Soube atacar quando foi preciso, mas também soube se defender. Não demos muita chance de contra-ataque e fomos muito eficientes lá na frente”, analisou ela.
O JOGO
- Os primeiros minutos foram equilibrados, mas, aos poucos, o Brasil controlou a posse de bola e dominou a partida. No entanto, a defesa russa esteve bem postada e só permitiu arremates de longe. Paciente, o time brasileiro insistiu até que, aos 13min15, a ala Vanessa recebeu bom passe na entrada da área e tocou rasteiro para abrir o placar. No restante da etapa, o time brasileiro administrou e levou a vantagem para o intervalo.
- No segundo tempo, as russas começaram mais ofensivas, mas o Brasil respondeu à pressão adversária com um gol aos 22min38. Em rebote da defesa européia, Vanessa chutou rasteiro e a pivô Lú desviou com o pé, enganando a goleira Rogovskaya e aumentando a vantagem brasileira.
- O gol deixou a Rússia ainda mais no ataque, o que forçou o Brasil a jogar defensivamente. Aos 25min, a goleira Jozi saiu para afastar a bola e chocou-se com uma adversária. A arbitragem viu falta no lance e anotou o pênalti. Antes da cobrança, a arqueira Giga Paraná, que estava no banco, entrou só para tentar a defesa. Tranqüila, ela esperou a batida da russa Tatiana e pulou no canto certo para evitar o gol.
- A defesa de Giga deu novo ânimo ao Brasil, que passou a atacar mais. Aos 27min20, o time verde e amarelo encaixou contra-ataque rápido e chegou ao terceiro gol. Em boa troca de passes, a bola ficou com a fixa Cilene, que deu um toque sutil para vencer a goleira russa e deixar o time bem próximo da final.
- Sem alternativa, a Rússia lançou-se ao ataque. Inteligentemente, o Brasil posicionou-se na defesa e começou a explorar os espaços na defesa adversária. Quando o time russo chegava com perigo, a goleira Jozi, bem posicionada, fazia defesas importantes e segurava o placar.
- Aos 34min42, o Brasil conseguiu encaixar outro contra-ataque rápido, mas a defesa russa parou com falta o time brasileiro. Na cobrança, Vanessa chutou forte, a bola bateu na barreira e sobrou limpa para a fixa Taty, que acertou chute forte de primeira e decretou a vitória brasileira na semifinal.
FICHA TÉCNICA
Brasil 4 x 0 Rússia
Local: Pavilhão Jorge Garbajosa – Torrejón de Ardoz (Espanha)
Horário: 17h30 horas (horário local - 14h30 horário de Brasília)
Árbitro principal: Francisco Gutierrez (Espanha)
Árbitro auxiliar: Roberto Gracia (Espanha)
- Brasil: Jozi, Valéria, Vanessa, Marcela e Lú -Entraram: Cilene, Jessiquinha, Jéssika, Taty, Ju Delgado, Giga Paraná - Técnico: Vander Iacovino
- Rússia: Rogovskaya, Didenko, Filisova, Inavitskaya e Korzhova -Entraram: Kuleshova, Kuznetcova, Salnikova e Karaseva -Técnico: Evgeny Kuzmin
GOLS DO BRASIL: Vanessa (0:45); Lú (5:17), Cilene (22:10) e Taty (34:42)
RESULTADOS DOS JOGOS DA 1ª FASE CLASSIFICATÓRIA – NA ESPANHA
TAILÂNDIA 0X5 PORTUGAL
BRASIL 14X0 VENEZUELA
JAPÃO 2X1 GUATEMALA
ESPANHA 1X3 RÚSSIA
TAILÂNDIA 4X4 VENEZUELA
PORTUGAL 2X2 BRASIL
JAPÃO 1X2 RÚSSIA
GUATEMALA 0X8 ESPANHA
VENEZUELA 1X2 PORTUGAL
BRASIL 14X0 TAILÂNDIA
RÚSSIA 1X0 GUATEMALA
ESPANHA 6X1 JAPÃO
CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS GRUPOS DA 1ª FASE – NA ESPANHA
GRUPO A - EM ALCOBENDAS – NA ESPANHA - PONTOS - SALDO GOLS
BRASIL 07 +22
PORTUGAL 07 +06
VENEZUELA 01 - 15
TAILÂNDIA 01 - 19
GRUPO B – EM TORREJÓN DE ARDOZ – NA ESPANHA - PONTOS - SALDO GOLS
RÚSSIA 09 +04
ESPANHA 06 +11
JAPÃO 03 - 08
GUATEMALA 00 - 09
RESULTADOS DOS JOGOS DAS SEMIFINAIS – NA ESPANHA
BRASIL 4X0 RUSSIA
ESPANHA 3X4 PORTUGAL
PROGRAMAÇÃO DO JOGO DA FINAL – NA ESPANHA
SÁBADO – DIA 11 de DEZEMBRO de 2010 - GINÁSIO JOSÉ CABALLERO – ALCOBENDAS – NA ESPANHA
13H30 - BRASIL X PORTUGAL
CONVOCADAS PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA
GOLEIRAS
Jozi – CD Burela FS (Espanha)
Néia – Unopar/Londrina (PR)
Giga Paraná – UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)
FIXAS
Valéria – UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)
Taty – Unesc/FME (SC)
Cilene – Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP)
ALAS
Gabi – Unesc/FME (SC)
Neguinha – Nacional Gás/Unifor (CE)
Jessiquinha – Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP)
Jéssika – UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)
Vanessa – UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)
Marcela – Kindermann/Uniarp/Unimed (SC)
PIVÔS
Juliana Delgado – Femesala Elche (Espanha)
Luciléia – Kindermann/Uniarp/Unimed (SC
TÉCNICO
Vander Iacovino
Fonte: CBFS