21.1.11

FUTEBOL DE MARINGÁ É UMA INCÓGNITA

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 21 de JANEIRO de 2011 * SEXTA-FEIRA






Futebol em Maringá ainda é uma incógnita

- A sobrevivência do futebol profissional de Maringá é uma incógnita. Nem o bom desempenho do Grêmio Metropolitano, que se qualificou com relativa facilidade para a Divisão de Acesso deste ano, promete a redenção há tanto esperada. A iniciativa na Terceira Divisão teve êxito, e bem verdade, mas por um custo que recaiu sobre poucos. O empenho dos diretores que aprovaram o projeto do vereador Zebrão deixou todos exauridos, sem fôlego e temerosos de continuarem se envolvendo com o desafio.
- Será preciso, então, que outros se juntem a esses abnegados para que o GMM se torne uma realidade. Não é segredo que uma participação com resultado diferente de acesso para a Elite em 2012 fará desmoronar o projeto. Com a consciência de que uma das vagas para a primeira Divisão será do Londrina (a parceria com o Iraty está consolidada), a ‘pegada’ dos maringaenses tem que ser no sentido de montar uma equipe com chances reais de qualificação, missão que vai exigir um investimento não menor que R$ 100 mil a cada mês já a partir do próximo maio. Existem indicativos interessantes e promissores.
- O técnico Ivair Cenci, especialista nesse tipo de desafio, tem pronto e apresentado um plano que pode devolver ao futebol de Maringá à condição de integrante da Primeirona.
- A torcida, embora tenha se manifestado com timidez na Terceira Divisão, é uma força com a qual historicamente sempre se pode contar.
- A cidade se torna cada vez mais atraente no que concerne à seduzir patrocinadores expressivos. É preciso, então, coragem e determinação. O Grêmio Metropolitano, ao contrário de propostas anteriores, demonstrou ser uma sigla viável.
- Vai precisar da união de todos em torno dela, sem vaidade e com muito ‘maringaísmo’. É o único caminho.
Fonte: Cláudio Viola viola@odiariomaringa.com.br