MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 26 DE NOVEMBRO DE 2011 * SÁBADO
BRASIL ENFRENTA ESPANHA EM AMISTOSO ANTES DO MUNDIAL DE HANDEBOL
- A Seleção Brasileira de handebol encara seu primeiro amistoso antes do início do Campeonato Mundial da categoria. Neste sábado, as meninas do Brasil enfrentam a Holanda, às 21 horas, no Ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Será o primeiro jogo depois da conquista do ouro nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México.
- A comissão técnica e o elenco estão reunidos em Santo André, no ABC paulista, desde o último sábado, para os treinamentos antes da competição que será realizada pela primeira vez no Brasil.
- Contra a Espanha, o técnico dinamarquês Morten Soubak pretende testar as jogadoras e observar algumas formações táticas. "Vamos fazer alguns testes, mas, principalmente, ganhar ritmo de jogo e ver como funciona os tipos de defesa que treinamos", explicou. "A Espanha utiliza uma forma mais aberta de defesa. Será bom enfrentar uma equipe assim.", acrescentou o treinador.
- A armadora Deonise e a pivô Dara conhecem bem algumas adversárias de sábado, ambas jogam profissionalmente na Espanha e já atuaram ao lado das atletas que enfrentaram em breve.
- "Elas não querem perder, e a gente também não. Jogamos juntas e conhecemos praticamente todas as atletas, mas agora é cada uma por seu país", comentou a capitã da equipe brasileira, Dara. A jogadora não espera um jogo fácil, principalmente por se tratar de uma estreia. "Como primeira partida, vamos encontrar muita dificuldade, porque a carga física vai pesar um pouco. O estilo espanhol nos oferecerá um bom teste, e o Morten poderá avaliar o trabalho", completou.
- O Brasil está no Grupo C da competição, ao lado de Cuba, Romênia, França, Tunísia e Japão. Já a Espanha preenche a Chave B, junto com Rússia, Holanda, Cazaquistão, Coreia do Sul e Austrália.
- A estreia da Seleção no Campeonato Mundial será contra Cuba e está marcada para o dia dois de dezembro no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. No domingo, o Brasil tem mais um amistoso, contra a Holanda, às 19 horas.
SANTA CATARINA NÃO ATENDE ÀS EXIGÊNCIAS E MUNDIAL SERÁ EM SÃO PAULO
- Após reviravoltas, a Federação Internacional de Handebol (IHF) decidiu transferir a sede do Mundial de Handebol Feminino de Santa Catarina para São Paulo. As cidades catarinenses, reprovadas na vistoria, não cumpriram o prazo para adequação e acabaram vetadas.
- Leon Kalin, presidente da Comissão de Organização de Competições, declarou que os ginásios do Sul não ofereceram garantias fortes para a realização do torneio, que terá início em dezembro.
- "Infelizmente tivemos que retirar o Mundial do estado de Santa Catarina, pois não foram dadas as garantias necessárias de adequações e montagem das arenas provisórias", explicou.
- Após o veto de Santa Catarina, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) procurou São Paulo e teve o convite aceito prontamente. Manoel de Oliveira, presidente da entidade, lamentou a conjuntura.
- "Quero agradecer o empenho das autoridades de Santa Catarina, porém não será possível realizar o evento neste estado, já que as arenas necessitavam de muitas adequações e não podemos fazer um evento da importância do Mundial dessa forma", afirmou.
- A própria cidade de São Paulo, São Bernardo do Campo, Barueri e Santos foram as sedes escolhidas (a confirmação, no entanto, dependerá da vistoria da IHF).
- Herdeiro do torneio, inédito no continente americano, o secretário de Estado da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Jorge Pagura, enalteceu a oportunidade.
- "A nossa política atual é trazer grandes eventos esportivos para São Paulo e, dessa forma, acolhemos o evento com todas as garantias para a realização em nosso estado. As nossas arenas precisarão apenas de pequenos ajustes técnicos para atender as exigências da Federação Internacional", disse.
GRUPOS DE DISPUTA DO MUNDIAL
GRUPO A - NORUEGA, MONTENEGRO, ANGOLA, ALEMANHA, CHINA E ISLÂNDIA.
GRUPO B – RÚSSIA, CAZAQUISTÃO, HOLANDA, COREIA, ESPANHA E AUSTRÁLIA.
GRUPO C – ROMÊNIA, FRANÇA, BRASIL, TUNÍSIA, CUBA E JAPÃO.
GRUPO D – SUÉCIA, DINAMARCA, CROÁCIA, ARGENTINA, COSTA DO MARFIM E URUGUAI.
Fonte: A Gazeta Esportiva