21.5.13

LIGA DE HANDEBOL 2013 - MARINGÁ FORA




Ministério do Esporte garante apoio para realização da Liga de Handebol 2013Ponta Grossa/Águia Sistemas perde na estreia do Paranaense de Handebol
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 21 DE MAIO DE 2013 * TERÇA-FEIRA
LIGA DE HANDEBOL 2013

MINISTÉRIO DO ESPORTE GARANTE APOIO AO EVENTO – MARINGÁ FORA DA DISPUTA


- Umuarama(PR) - A Confederação Brasileira de Handebol ratificou o compromisso do Ministério do Esporte em patrocinar parte das despesas das 24 equipes que vão participar da Liga Nacional 2013, nos naipes masculino e feminino. Houve atraso na aprovação do Orçamento Geral da União (OGU) o que, em consequência, levou os ministérios ao contingenciamento de verbas. A liberação de recursos para a confederação realizar o torneio acabou atrasando e a entidade se viu forçada a alterar o calendário de jogos da Liga de Handebol deste ano.

- Com a sinalização positiva do ministério, a competição foi confirmada. As equipes terão ajuda de custo para despesas com transporte, hospedagem, alimentação dos atletas e comissões técnicas, pagamento de arbitragem e premiação – troféus e medalhas.

- “Em nossa última visita a Brasília, no dia 6/05, tivemos a confirmação do apoio do Ministério do Esporte para a execução do projeto. Em breve teremos uma reunião com os representantes das equipes participantes para discutir um novo cronograma de realização da Liga Nacional”, informou o presidente da confederação, Manoel Luiz Oliveira.

Umuarama participa pela primeira vez da Liga de Handebol com uma equipe feminina, ao lado de agremiações tradicionais da categoria.

-  A chave feminina é composta por Metodista/ São Bernardo (SP), Santo André (SP), Itapevi (SP), Força Jovem (ES), Cascavel (PR), Blumenau/ Furp (SC), Concórdia (SC), UCS (RS), Santa/Feevale (RS), Força Atlética (GO) e FAB (RJ), além da Coca-Cola/ Copel/ Unipar/ Umuarama(PR).

- No masculino, a disputa será entre as equipes Metodista/São Bernardo (SP), EC Pinheiros (SP), São Carlos (SP), Taubaté (SP), FM Campos (RJ), Força Jovem (ES), Unopar Londrina (PR), AACEU/Univali (SC), Juiz de Fora (MG), Ulbra Santa Maria (RS) e FAB (RJ).

Umuarama - A equipe local é composta por um grupo de 30 atletas de alto rendimento, nas categorias adulto, juvenil e escolar. O projeto “Handebol Social e Competição/ A grande jogada” veio para Umuarama graças ao apoio do município, através do prefeito Moacir Silva e do secretário municipal de Esporte e Lazer, Gentil Soares de Lima, que colocaram toda a estrutura esportiva à disposição da equipe para inserir o esporte no contexto local.

- Estão sendo estruturadas seis equipes femininas para competição em eventos esportivos estaduais e nacionais, além da implantação de cinco núcleos de iniciação (escolinhas) na modalidade, em vários bairros da cidade. A parceria envolve, além da Prefeitura, a Associação de Handebol de Umuarama, a Liga de Handebol do Paraná, Universidade Paranaense (Unipar), Coca-Cola, Copel, Curso e Colégio Alfa entre outros parceiros.

- “O ponto alto é a participação na Liga Nacional de Handebol, com chance de brigar entre as três melhores equipes do país. O time também entra como favorito no Campeonato Estadual de Handebol, nas categorias juvenil e adulta”, lembrou Gentil.

Fonte: Federação Paranaense de Handebol