22.3.14

LIGA DAS AMÉRICAS DE BASQUETE


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 22 DE MARÇO DE 2014 * SÁBADO
LIGA DAS AMÉRICAS DE BASQUETE
FLAMENGO SUPERA AGUADA E ESTÁ NA FINA

- Rio de Janeiro, RJ – Com 32 pontos de vantagem, o Flamengo (BRA) ganhou do Atlético Aguada (Uruguai) por 113 a 81 (56 a 39 no primeiro tempo) e garantiu sua presença na final da 7ª Liga das Américas de Clubes. Na disputa do título inédito, o atual campeão brasileiro terá como adversário o Pinheiros/Sky (BRA), campeão da Liga de 2013 e vice-campeão do Mundial Interclubes. A partida será disputada, neste sábado (dia 22), às 21h de Brasília, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O canal Fox Sports transmite ao vivo.

-  “Foi uma vitória importante contra um adversário difícil e o time está de parabéns porque jogou muito bem. A final da Liga das Américas será equilibrada porque as duas equipes chegaram com méritos e em condições de ganhar. Mas posso garantir que o Flamengo está pronto para ser o campeão e contamos com o apoio da nossa torcida”, afirmou o ala-armador Marcelinho Machado, do Flamengo, que foi o cestinha do confronto com 26 pontos, cinco rebotes e quatro assistências.

- Outros destaques da vitória rubro-negra foram o ala Marquinhos de Sousa (23 pontos e uma assistência), o ala-pivô Olivinha (19 pontos, seis rebotes e duas assistências) e o armador Nicolas Laprovittola (12 pontos, quatro rebotes e três assistências). O principal pontuador do Aguada foi Leandro Garcia Morales, com 21 pontos.

OSCAR NA TORCIDA

- Depois de ficar internado por mais de 20 dias e ter alta apenas no último dia 11, o ex-jogador Oscar Schmidt acompanhou a vitória do Flamengo e foi aplaudido de pé pela torcida rubro-negra.

- "Ser recebido com tanto calor por essa grande torcida é de arrepiar. É muito interessante e emocionante ver a torcida do Flamengo. Ela é demais, Ela carrega qualquer time para a vitória. Fiquei feliz para caramba ouvindo a torcida gritar meu nome. Foi lindo”, disse. "E aposto no Flamengo para levar esse título, mas o melhor vai vir depois com o título mundial", afirmou o "Mão Santa".

PINHEIROS VENCE HALCONES E BUSCA O BICAMPEONATO

- Rio de Janeiro, RJ – O Pinheiros/Sky (BRA) é o primeiro finalista da 7ª Liga das Américas de Clubes, que será disputada no sábado (dia 22), às 21h15 de Brasília. Com 27 pontos, sete rebotes e três assistências do ala americano Shamell Stallworth, o atual campeão da Liga venceu o Halcones Xalapa, do México, por 85 a 72 (44 a 43 no primeiro tempo), no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

img-  “A partida começou equilibrada e demoramos um pouco para entrar no ritmo de jogo. Mesmo assim, fizemos um bom primeiro tempo, mas no segundo tempo o time perdeu um pouco a concentração e deixamos eles passarem na frente por várias vezes. Mas o mais importante foi conseguir essa vitória, poder disputar o título pelo segundo ano consecutivo e buscar o inédito bicampeonato”, analisou Shamell.

- Outros destaques da equipe paulista foram o pivô Rafael Babby (16 pontos e quatro rebotes) e Humberto da Silva (dez pontos, quatro rebotes e uma assistência). O principal pontuador do clube mexicano foi George Gilder, com 23 pontos. O campeão da Liga das Américas garante a vaga no Campeonato Mundial de Clubes contra o campeão da Euroliga. O canal Fox Sports transmite ao vivo o Final Four.

OS CAMPEÕES DA LIGA DAS AMÉRICAS

2008 – PEÑAROL DE MAR DEL PLATA (ARGENTINA)

2009 – UNICEUB/BRB/BRASÍLIA (BRASIL)

2010 – PEÑAROL DE MAR DEL PLATA (ARGENTINA)

2011 – REGATAS CORRIENTES (2011)

2012 – PIONEROS DE QUINTANA (MÉXICO)

2013 – PINHEIROS/SKY (BRASIL)

RESULTADOS DOS JOGOS PELA FINAL FOUR

SEXTA-FEIRA – DIA 21/MARÇO/2014 - CRUZAMENTO DA FASE FINAL

PINHEIROS (BRA)                                                 85 X 72 HALCONES (MEX)

FLAMENGO (BRA)                                               113 X 81 AGUADA (URU)

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS PELA FINAL FOUR

SÁBADO – DIA 22/MARÇO/2014 – JOGOS DECISIVOS DA FASE FINAL

19H00 – 3º E 4º- LUGARES - HALCONES                X AGUADA

21H15 – FINAL - PINHEIROS                                 X FLAMENGO

Fonte: Confederação Brasileira de Basquetebol