21.4.14

CURSO DE ARBITRAGEM EM VOLEIBOL



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 21 DE ABRIL DE 2014 * SEGUNDA-FEIRA - DIA DE TIRADENTES
CURSO DE ARBITRAGEM EM VOLEIBOL
APÓS MARATONA DE FORMAÇÃO, 200 NOVOS ASPIRANTES ESTARÃO EM QUADRA
curso-4-abril-2014- Curitiba (PR) – O mês de março não foi só de voleibol. Apesar de a bola ter rolado muito pelas quadras de todo o Paraná, por outro lado, a formação de novos árbitros também esteve em pauta. A Federação Paranaense de Voleibol (FPV) juntamente com a Escola de Arbitragem, promoveram o Curso de Arbitragem em Voleibol, com o principal objetivo de formar novos profissionais do apito. Além da capital, mais quatro municípios do interior do Estado receberam a capacitação.
- Na primeira etapa, Curitiba, Francisco Beltrão e Ivaiporã receberem o curso. Londrina e Cascavel fecharam essa maratona. Durante as aulas foram apresentadas para os participantes ambas as modalidades de voleibol, preparando os futuros árbitros para atuarem tanto na quadra quanto na praia. No total 200 aspirantes passaram pelo processo e já começam a atuar este ano, durante as fases regionais dos Jogos Escolares do Paraná.
- Guilherme Mendonça, diretor da Escola de Arbitragem, também ministrou a capacitação junto com Valdomiro Guandeline e Fernando Misturini, árbitros do quadro nacional da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), explicou mais sobre a inciativa. “Os cursos fazem parte de um projeto mais amplo que visa renovar o quadro paranaense e qualificar os árbitros do Paraná para atuarem em competições nacionais como a Superliga e até mesmo internacionais como a Liga Mundial [que acontecerá em maio em Maringá]”, disse.
= Guilherme, iniciou o projeto em 2013, juntamente com o presidente da FPV, Neuri Barbieri. Desde então, mais de 20 árbitros paranaense ingressaram no quadro da CBV e outros 10 foram promovidos, mudando de categoria dentro do quadro da Confederação.
- Ana Ribas, é um das arbitras recém-formada e segundo ela participar do curso foi muito gratificante. “Tivemos a oportunidade de conhecer a fundo as regras do voleibol e tudo apresentado de forma clara e interativa. Uma pena que o curso seja realmente muito intenso, em apenas um final de semana. Mas gostei muito de participar”, afirmou.
PROCURA
- Apesar da grande procura mais cursos ainda não estão previstos. Segundo Guilherme Mendoça, essa é uma preocupação da Escola de Arbitragem. “Primeiro temos que pensar em inserir os recém-formados, para depois iniciarmos mais uma etapa de formação. Isso nos permite o acompanhamento desses novos profissionais”, finalizou.
- Cidades como Ponta Grossa e Guaratuba já demostraram interesse. Para saber mais sobre os cursos basta entrar em contato através do e-mail cursos@voleiparana.com .
Fonte: Assessoria de Imprensa FPV