17.2.15

FIBA: MUNDIAL SUB-18 DE BASQUETE 3X3



File:FIBA Americas logo.jpg 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 17 DE FEVEREIRO DE 2015 * TERÇA-FEIRA – DIA DE CARNAVAL
FIBA: MUNDIAL SUB-18 DE BASQUETE 3X3
DIVULGADOS OS PAÍSES QUE VÃO DISPUTAR O EVENTO
- Debrecen, Hungria - A Federação Internacional de Basquete (FIBA) divulgou a lista dos 24 países que vão disputar o Campeonato Mundial Sub-18 Masculino e Feminino de Basquete 3x3, em Debrecen, na Hungria, entre os dias 4 e 7 de junho deste ano. O Brasil foi confirmado para a disputa nos dois naipes.
- Além do Brasil, competem no masculino Andorra, Argentina, Egito, Estônia, França, Geórgia, Alemanha, Guatemala, Hungria, Indonésia, Cazaquistão, Lituânia, Nova Zelândia, Filipinas, Polônia, Porto Rico, Romênia, Rússia, Espanha, Turquia, Uruguai, Estados Unidos e Vietnã.
- No feminino, vão participar da disputa Andorra, Bélgica, Canadá, China, República Tcheca, Egito, Estônia, França, Alemanha, Guam, Hungria, Indonésia, Israel, Itália, México, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Espanha, Suíça, Síria, Estados Unidos e Venezuela.
- Os 24 países serão divididos em quatro grupos com seis equipes cada. Eles se enfrentam dentro de cada chave e os quatro melhores de cada um se classificam para as oitavas de final. A partir daí os jogos serão eliminatórios até a final. A divisão dos grupos não será determinada por sorteio, e sim de acordo com o ranking da FIBA de basquete 3x3 no dia 4 de maio.
- Além da disputa por equipes, o Mundial terá também competições individuais: enterradas (masculino), habilidades (feminino) e arremessos (mista). Apenas um atleta por país poderá disputar os campeonatos de enterrada e habilidades, enquanto dois estarão aptos para a disputa de arremessos.
- Segundo o Departamento Técnico da CBB, a Seleção Brasileira deverá ser convocada de acordo com os critérios da Federação Internacional de Basketball (FIBA): dois jogadores entre os dez primeiros do ranking nacional e que os quatro atletas tenham disputado pelo menos duas competições homologadas pela FIBA nos últimos doze meses antes do início do Mundial Sub-18 da Hungria.
Fonte: FIBA