27.4.15

CBB - LIGA OURO DE BASQUETE MASCULINO



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 27 DE ABRIL DE 2015 – SEGUNDA-FEIRA – DIA DA EMPREGADA DOMESTICA
CBB - LIGA OURO DE BASQUETE MASCULINO
SPORT VENCE 5º JOGO E GARANTE VAGA NA FINAL CONTRA O CAXIAS DO SUL
- Em mais um confronto emocionante e decidido na prorrogação, o Sport faz valer mando de quadra, vence Jogo 5 contra Campo Mourão e chega à Final da Liga Ouro
- No quinto e decisivo encontro entre Sport Club do Recife (PE) e Campo Mourão (PR), o time nordestino mostrou sua força diante de seu torcedor e eliminou seu rival vencendo a partida por 95 a 89. O duelo aconteceu na manhã deste domingo, no Ginásio Marcelino Lopes, e o Leão da Ilha está classificado para a grande Final da Liga Ouro 2015.
- Na decisão, o Sport terá como adversário o Caxias do Sul (RS), que teve a melhor campanha na fase de classificação e por isso são os gaúchos que tem a vantagem do mando de quadra. A Grande Final começa a ser jogada no dia 1º de maio, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias e todos os jogos da Final serão transmitidos ao vivo na web (http://lnb.com.br/tempo-real).
- No jogo que colocou o Leão na decisão, dois tempos distintos. No primeiro, o Sport liderou, conseguiu segurar uma vantagem de 6 pontos e mostrou que estava mesmo a jogar tudo o que podia. O Campo Mourão, mesmo estando atrás todo o tempo, foi aguerrido e não deixou seu oponente escapar nos 20 primeiros minutos.
Luizinho, do Sport- O Sport esteve muito bem no terceiro quarto, venceu por 24 a 14 e abriu 16 pontos de frente, 66 a 50. O que não estava nos planos nordestinos é que o Campo Mourão estava bem disposto no último período, cresceu muito jogo e venceu por 28 a 12 e empatou a partida em 78 a 78.
- Na prorrogação, o time da casa voltou a se acertar e ainda contou com o cansaço do Campo Mourão, que depois de um excelente quarto período, não teve pernas para segurar o ritmo imposto pelo Sport e a pressão que vinha das arquibancos e acabou derrotado.
- O Leão da Ilha mostrou que mesmo oscilando no fim do jogo, teve coração para se recuperar, inverter uma situação ruim da partida e com maturidade conseguiu fechar o jogo em 95 a 89, chegando a grande final da Liga Ouro 2015.
- O grande destaque da vitória foi o forte jogo coletivo do Sport, onde 10 jogadores pontuaram. Quem puxou a pontuação foi o ala/pivô Luciano Matão com 23 pontos, seguido so armador Victinho, 13 pontos e 7 assistências.
- O cestinha da noite veio do Campo Mourão, o ala Luisinho com 25 pontos, que também teve uma grande atuação do armador Michel Santos, 11 pontos, 9 rebotes e assistências.
- As finais serão disputadas no mês de maio e dois primeiros jogos já tem data marcada, 1 e 3 de maio, no Ginásio Vasco da Gama em Caxias do Sul. O time gaúcho leva vantagem no mando de quadra e por isso pode fazer até três jogos como mandante.
O JOGO
- O primeiro tempo teve o equilíbrio esperado e que foi o tom da série até em seu 5º jogo. Dessa vez, o visitante Campo Mourão foi quem abriu a primeira boa vantagem, 5 a 2, mas logo os times voltaram a ficar próximos no marcador. No fim do período, quem liderava era o time da casa, mas uma diferença pequena, 21 a 15.
- O segundo quarto não as defesas superiores aos ataques e a bola caiu dos dois lados. A vantagem do Sport foi ser regular, sempre tentando equilibrar bem seu jogo. O Campo Mourão marcava forte, mas sentia a pressão do ginásio, chegou a jogar 10 pontos atrás, 38 a 28, mas com muita raça, os paranaenses se reestruturavam e criavam formas de voltara a jogar bem próximo ao adversário. Em um primeiro tempo muito movimentado, o Sport contou com 9 pontos do ala/armador Matias Bernardini para segurar a vantagem construída nos primeiros 10 minutos. No intervalo o placar indicava, 42 a 36.
- Foi no terceiro quarto que o Sport começou a firmar sua vitória. Com seu característico jogo coletivo, sete jogadores chegaram a cesta e isso deu mais estabilidade e confiança para o Leão, destaque para o ala Rafael Castellon que liderou seu esquadra com 5 pontos. Sentindo o crescimento do adversário, o Campo Mourão, diferentes de outras situação, se mostrou abatido e seu potente ataque não se encaixou somando apenas 14 pontos, contra 24 dos donos da casa. Com a classificação bem próxima, a equipe rubro-negra liderava o jogo por 66ª 50.
- Dentro do minuto final, depois de estar 16 pontos atrás, o Campo Mourão, com uma bola de três do ala Lusinho, ficou um ponto atrás, 78 a 77, deixando o jogo aberto. O empate veio nas mãos do armador Michel Santos, em um acerto de lance livre faltando 31 segundos para o fim, deixando tudo igual em 78 a 78.
- Na prorrogação, o ala/pivô Luciano Matão, resolveu os problemas do Sport com 10 pontos. Depois de correr muito para torar a grande diferença no marcador, o Campo Mourão sentiu a bagagem que a série criou e aos poucos foi diminuindo seu aproveita, foi ficando pra traz, até que o armador rubro-negro Victinho, com quatro lances livres seguidos, sacramentou a classificação do Leão por 95 a 89,
RESULTADOS DOS CONFRONTOS MELHOR DE 5 JOGOS
JOGO 1 – SPORT CLUBE RECIFE (PE)                      71 X 65 CAMPO MOURÃO (PR)
JOGO 2 – SPORT CLUBE RECIFE (PE)                      67 X 62 CAMPO MOURÃO (PR)
JOGO 3 – CAMPO MOURÃO (PR)                               86×69 SPORT CLUBE RECIFE (PE)
JOGO 4 – CAMPO MOURÃO (PR)                               83×78 SPORT CLUBE RECIFE (PE)
JOGO 5 – SPORT – PE                                                95X89 CAMPO MOURÃO
PROGRAMAÇÃO DO 1º JOGO DA FINAL – PLAYOFFS – MELHOR DE 5 JOGOS
SEXTA-FEIRA – DIA 1º/MAIO/2015 – EM CAXIAS DO SUL - RS
JOGO 1 – CAXIAS DO SUL - RS                                     X SPORT – PE
Fonte: CBB - Confederação Brasileira de Basquetebol