29.12.15

ANO NOVO – PERDER A BARRIGA



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2015 – TERÇA-FEIRA
ANO NOVO – PERDER A BARRIGA
COMECE O ANO EM FORMA
- Perder barriga, se exercitar, reduzir o colesterol... Comece o ano em forma
Homem e mulher correndo euatleta  (Foto: Getty Images)- De olho em 2016, trace seus objetivos e metas com bom planejamento, para que o programa de atividade física te proporcione qualidade de vida e bom desempenho
- Esta época do ano é sempre um momento para as reflexões, a elaboração de novos projetos e tomada de decisões para a temporada que vai se iniciar. Para quem corre ou pratica qualquer outra forma de atividade física é oportuno para fazer um balanço dos últimos erros e acertos.
- Dez promessas de Ano Novo que você deveria fazer...a(o) seu nutricionista
- Com o propósito de estimular esta reflexão, podemos fazer algumas considerações que possam ajudar a atingir os objetivos propostos. Inicialmente, nós vamos estabelecer alguns critérios que possam orientar estas recomendações:
A ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DE SAÚDE
- Se o objetivo principal do programa é promoção de saúde avalie se o programa realizado virou um hábito, ingrediente fundamental para os benefícios propostos. Valorize mais os indicadores de saúde do que os eventuais benefícios estéticos. Não se esqueça que a redução do colesterol, controle da glicemia, prevenção da hipertensão, não se mede na fita métrica nem na balança e também não se percebe no espelho.
A ATIVIDADE FÍSICA E DESEMPENHO
- Se o objetivo da prática de exercícios for um pouco além do simples prazer de praticar e também incluir a melhora do desempenho visando resultados em provas esportivas é importante seguir algumas recomendações.
Trace seus objetivos e suas metas com um bom planejamento, tanto para que o programa de exercício te proporcione mais dias à sua vida, como principalmente melhore a qualidade de vida dos seus dias!
- Procure prevenir lesões, tanto adotando programas de fortalecimento muscular na sua rotina de treinos, como também buscando orientações para corrigir eventuais erros biomecânicos na execução do gesto esportivo. Mesmo na corrida, que é um movimento que podemos considerar natural, independente de aprendizado, é comum o diagnóstico de incorreções biomecânicas que certamente causarão lesões.
- Procure fazer uma avaliação física, que vai proporcionar esta prevenção e servirá para adequar e individualizar o seu programa de treinamento. Procure orientação sobre o uso de suplementos nutricionais. Estes nutrientes, quando corretamente prescritos e utilizados, serão de grande valia para a melhora de desempenho e recuperação mais rápida.
*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com
TURÍBIO BARROS
EuAtleta Turibio Barros Fisiologia Especialista (Foto: EuAtleta)- Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Foi membro do American College of Sports Medicine, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva  da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros www.drturibio.com
Fonte: globoesporte.com / euatleta