15.12.15

PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO



Prêmio Brasil Olímpico 2013 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2015 – TERÇA-FEIRA – DIA DO ARQUITETO
PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO
PROJETO HOMENAGEIA NESTA TERÇA-FEIRA OS MELHORES ATLETAS DE 2015
- O Comitê Olímpico do Brasil (COB) homenageia nesta terça-feira (15) os melhores atletas do ano, na 17ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro. Na cerimônia serão entregues os troféus Melhor Atleta do Ano, Atleta da Torcida, Troféu Adhemar Ferreira da Silva, Melhores Atletas dos Jogos Escolares da Juventude, entre outras premiações. Os medalhistas nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, realizados em julho, também receberão homenagem especial. Além disso, serão premiados os melhores em cada uma das 49 modalidades esportivas.
- Entre os destaques de 2015 está uma jovem paranaense: a ciclista Amanda Kunkel, de 13 anos, que conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Escolares da Juventude, etapa para estudantes de 12 a 14 anos, realizados pelo COB em Fortaleza, em setembro. Estudante do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, de Maringá, Amanda receberá a homenagem como destaque dos Jogos Escolares ao lado do judoca Leonardo Santana. Na etapa de 15 a 17 anos, os premiados serão Stephany Gonçalves, da ginástica rítmica, e Paulo de Oliveira, do atletismo.
- Os seis atletas mais votados pelo colégio eleitoral do Prêmio Brasil Olímpico 2015 que concorrem ao prêmio de Melhor Atleta do Ano são: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Ágatha e Bárbara (vôlei de praia) e Fabiana Murer (atletismo), no feminino, e Alison e Bruno (vôlei de praia), Isaquias Queiroz (canoagem) e Marcelo Melo (tênis). A escolha dos melhores em cada modalidade, assim como a definição dos dois atletas (ou duplas) que receberão o Troféu Melhor Atleta do Ano, foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.
- Além dos seis mais votados para o troféu Melhor Atleta do Ano, o COB premiará os melhores atletas de 2015 em cada uma das 49 modalidades (ver lista abaixo). Entre eles estão os paranaenses Cassio Rippel, do tiro esportivo, e a canoista Ana Satila. Os três atletas que representam o estado são bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná - TOP 2016. O TOP, criado pelo Governo estadual em 2011, beneficia 1.600 atletas na atual edição, com bolsas que variam de R$ 150 a R$ 4 mil.
- Para o prêmio de Atleta da Torcida, o COB selecionou atletas ou duplas, quatro no masculino e quatro no feminino, que se destacaram durante a temporada, marcando o esporte brasileiro em 2015. O destaque pode ter sido por sua performance esportiva, suas atitudes e condutas, seu exemplo de superação, conquista inédita ou proximidade e identificação com público.
- Concorrem ao prêmio Atleta da Torcida 2015: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Erika Miranda (judô), Fabiana Murer (atletismo - salto com vara), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Marcelo Mello (tênis), Thiago Pereira (natação), Yane Marques (pentatlo moderno) e Alison e Bruno (vôlei de praia). Em 2014, primeiro ano em que se premiou o atleta da torcida, a vencedora foi a ginasta Flávia Saraiva.
- Cada fã pode votar uma vez em seu atleta preferido e participar da campanha compartilhando a enquete com seus amigos. A votação do Atleta da Torcida está sendo feita exclusivamente através do Facebook, em enquete publicada na página facebook.com/timebrasil e no site cob.org.br/pt/pbo, onde os fãs do Time Brasil poderão escolher entre os oito concorrentes ao troféu.
- Quinze anos depois de alcançar o primeiro lugar do ranking mundial do tênis profissional, o catarinense Gustavo Kuerten receberá no Prêmio Brasil Olímpico o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que homenageia atletas que perpetuam os valores do esporte olímpico.
- Para o Prêmio de Melhor técnico do ano, o COB indicou o croata Ratko Rudic (modalidades coletivas), do polo aquático, e Leandro "Brachola" Andreão (individual/ duplas), do vôlei de praia. Técnico mais vitorioso da história do polo aquático mundial, Ratko Rudic comanda a Seleção Brasileira masculina da modalidade, enquanto Brachola é técnico da dupla Alison e Bruno Schmidt, campeões mundiais em 2015.
OS MELHORES DE 2015 EM CADA MODALIDADE
Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Lohaynny Vicente
Basquete - Leandro Barbosa
Boliche - Marcelo Suartz
Boxe - Robson Conceição
Canoagem Slalom - Ana Satila Vargas (de Primavera do Leste-MT, federada pelo Paraná)
Canoagem Velocidade - Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX - Renato Rezende
Ciclismo Estrada - Flavia Paparella
Ciclismo Mountain Bike - Henrique Avancini
Ciclismo Pista - Kacio Freitas
Desportos na Neve - Michel Macedo
Desportos no Gelo - Edson Bindilatti
Esgrima - Renzo Agresta
Esqui Aquático - Marcelo Giardi
Futebol - Lucas Lima
Ginástica Artística - Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim - Camilla Gomes
Ginástica Rítmica - Natália Gáudio
Golfe - Lucas Yu Shin Lee
Handebol - Ana Paula Rodrigues
Hipismo Adestramento - João Victor Oliva
Hipismo CCE - Ruy Leme
Hipismo Saltos - Pedro Veniss
Hóquei sobre Grama - André Luiz Couto
Judô - Érika Miranda
Karatê - Valéria Kumizaki
Levantamento de Peso - Fernando Reis
Lutas - Aline Ferreira da Silva
Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha
Natação - Thiago Pereira
Nado Sincronizado - Luisa Nunes Borges e Maria Eduarda Miccuci
Patinação Artística - Marcel Stürmer
Pentatlo Moderno - Yane Marques
Polo Aquático - Felipe Perrone
Remo - Fabiana Beltrame
Rugby - Paula Ishibashi
Saltos Ornamentais - Giovanna Pedroso e Ingrid de Oliveira
Softbol - Martha Murazawa
Squash - Giovanna Veiga de Almeida
Taekwondo - Iris Silva Tang Sing
Tênis - Marcelo Melo
Tênis de Mesa - Hugo Calderano
Tiro com Arco - Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo - Cassio Rippel (de Ponta Grossa, residente em Campinas-SP)
Triatlo - Manoel Messias
Vela - Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de Praia - Alison Cerutti e Bruno Schmidt
Voleibol - Sérgio Dutra dos Santos
Fonte: Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná