24.5.17

BASQUETE MASCULINO - LIGA NACIONAL



- MATERIA ATUALIZADA ATÉ DIA 24 DE MAIO DE 2017 - QUARTA-FEIRA -
BASQUETE MASCULINO - LIGA NACIONAL
 
BAURU VENCE E SERÁ O ADVERSÁRIO DO PAULISTANO NA FINAL
- O Gocil/Bauru Basket é o segundo finalista da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA. Depois de perder os dois primeiros jogos da semifinal contra o EC Pinheiros e ficar com a “corda no pescoço”, a equipe do técnico Demétrius Ferracciú decretou a virada impressionante ao vencer o Jogo 5, nesta terça-feira, no Panela de Pressão, por 66 a 60. Em sua terceira decisão de nacional seguida, os bauruenses enfrentarão o Paulistano/Corpore.
- O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
QUE VENHA O CAP
- Depois da heroica classificação à decisão, o Bauru terá seu primeiro compromisso das Finais do NBB CAIXA contra o Paulistano/Corpore já neste sábado (27/05), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais Band e SporTV.
VIRADA ÉPICA
- O Bauru chegou a estar perdendo a série por 2 a 0 e esteve em situação de “vida ou morte” por três oportunidades. No entanto, o time do técnico Demétrius Ferracciú mostrou toda sua experiência e superou todas as adversidades para aplicar a reviravolta histórica sobre o Pinheiros, conhecido como “Time da Virada” por ser responsável por quatro das (agora) seis viradas de 2 a 0 dos playoffs do NBB CAIXA.
 “Foi superação total. Fomos muito guerreiros e marcamos muito o Pinheiros. A gente não se abateu em momento algum, mesmo depois das duas primeiras derrotas. Não podíamos decepcionar essa torcida maravilhosa. Tudo começou naquele segundo tempo daquele Jogo 3, depois jogamos a pressão para eles no Jogo 4 e sabíamos que jogar o Jogo 5 em casa faria toda diferença”, comentou o capitão do Bauru, Alex Garcia.
O CARA
- Jefferson foi o grande destaque da partida da classificação bauruense. Com 17, 11 rebotes e sete assistências (seu recorde pessoal no NBB CAIXA), o camisa 11 do Dragão flertou com o triplo-duplo e teve sua atuação de gala coroada com expressivos 27 de eficiência. O ala/pivô, de 34 anos, vai para sua sexta Final da competição na carreira, a terceira pelo Bauru.
PROTAGONISTAS
- Para sair de quadra com a vitória da vaga, o Bauru ainda contou com atuações cruciais de três atletas vindos do banco de reservas: Gui Deodato, Valtinho e Gabriel Jaú. O “Batman” ajudou com nove pontos, quatro rebotes e uma forte defesa em cima de Holloway, assim como também fez o “Maestro” de 40 anos, autor de dez pontos e quatro assistências. Já o garoto prodígio de 18 anos contribuiu com 11 pontos e quatro rebotes.
MOMENTO CHAVE
- Com a vantagem nas mãos desde o segundo quarto, o Bauru segurou uma perigosa reação do Pinheiros no último quarto, quando chegou a ver a diferença cair para dois pontos restando seis minutos para acabar (55 a 53). No entanto, o Dragão fechou as portas na defesa e contou com as bolas de 3 de Gui Deodato e Valtinho, esta no início do minuto final, para deixar a margem em oito pontos (63 a 55) e garantir o triunfo da classificação.
BEM QUE TENTARAM
- Pelo lado do Pinheiros, Desmond Holloway se viu muito marcado novamente, com dobras no corta-luz e pressão a todo momento. Com isso, o norte-americano fechou a temporada anotando 15 pontos e quatro rebotes. Quem também apareceu bem pela equipe pinheirense foi o ala Gemerson, com 11 pontos, além do pivô Ansaloni, com nove pontos.
BARRADOS
- Responsável por mais da metade dos pontos feitos pelo Pinheiros nos playoffs, o trio Holloway, Bennett e Renan mais uma vez teve seu desempenho prejudicado pela forte defesa do Bauru. Além dos 15 pontos “suados” do cestinha pinheirense, Bennett registrou apenas seis pontos e uma assistências e Renan Lenz deixou a quadra com apenas quatro pontos e volume baixo nos arremessos (2/7 tiros de quadra). Com os 60 pontos nesta partida, o Pinheiros foi limitado à sua pior marca ofensiva em toda a temporada.
PINHEIROS NA FRENTE
- O clube da capital paulista largou na frente no Jogo 5 da semifinal. Achando espaços em meio às dobras em Holloway, o time do técnico César Guidetti chegou a abrir 17 a 9 após bola de 3 longa do garoto Ruivo. Com cesta de Jefferson nos instantes finais, o placar do primeiro quarto foi de 17 a 11 para os pinheirenses.
TUDO MUDOU
- A vantagem dos visitantes chegou a ser de nove pontos no início do segundo período, mas a história foi completamente diferente. Através de sua forte defesa, o Bauru forçou o Pinheiros a precipitar diversos arremessos e com isso diminuiu muito a produção do adversário. Com a torcida inflamada, o time da casa não só virou o placar como ainda abriu oito pontos antes de ir para o vestiário: 34 a 26.
SAI, ZICA!
- Apesar de fechar os dois primeiros quartos com oito pontos de vantagem, o Bauru pecou, e muito, nas bolas de 3 pontos. A equipe do técnico Demétrius Ferracciú não acertou um arremesso longo sequer nas 12 primeiras tentativas e teve seu primeiro tiro convertido somente com um minuto e meio restante para o fim do segundo quarto, com o armador Valtinho.
SEGUROU
- O Pinheiros bem que tentou uma reação através do bom momento de Gemerson no terceiro quarto, mas o máximo que conseguiu foi diminuir a diferença para três pontos (39 a 36). A boa vantagem bauruense foi mantida através das bolas de 3 do garoto Gabriel Jaú, que entrou e incendiou o Panela de Pressão e ajudou o time da casa a caminhar para os dez minutos finais com 49 a 42 de frente.
É FINAL
- Os bauruenses viram o Pinheiros reagir mais uma vez e cortar a diferença para apenas dois pontos restando seis minutos para o fim da partida (55 a 53). Porém, a equipe da casa mostrou força na defesa e contou com aparições cruciais de Gui Deodato, Jaú e Valtinho, este que acertou a bola de 3 que decretou o triunfo da classificação restando um minuto para o fim (63 a 55).
RESULTADOS DOS JOGOS DAS SEMIFINAIS
08.05. 19:30 PINHEIROS                                              98X86 BAURU
09.05. 19:30 UNIVERSO/VITORIA                                84X93 PAULISTANO
12.05. 19:30 PAULISTANO                                          82X72 UNIVERSO/VITORIA
13.05. 14:00 BAURU                                                    93X89 PINHEIROS
14.05. 11:00 PAULISTANO                                          70X67 UNIVERSO/VITORIA
15.05. 19:30 BAURU                                                    94X77 PINHEIROS
20.05. 14:00 BAURU                                                    76X72 PINHEIROS
23.05. 19:30 BAURU                                                    66X60 PINHEIROS
PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DAS FINAIS
SÁBADO – DIA 27 / MAIO / 2017 – 1º JOGO
27.05. 14:00      PAULISTANO                                       X BAURU
SEXTA-FEIRA – DIA 2 / JUNHO / 2017 – 2º JOGO
02.06. 19:30      BAURU                                    X PAULISTANO
DOMINGO – DIA 4 / JUNHO / 2017 – 3º JOGO
04.06. 14:35      BAURU                                    X PAULISTANO


BASQUETE FEMININO - LIGA NACIONAL
RESULTADOS DOS JOGOS DAS SEMIFINAIS
SAMPAIO                                                                   51X74 CORINTHIANS
SANTO ANDRÉ                                                           61X87 UNINASSAU/AMERICA
CORINTHIANS                                                            93X64 SAMPAIO
UNINASSAU/AMERICA                                                108X58 SANTO ANDRÉ
RESULTADOS DOS JOGOS DAS FINAIS
CORINTHIANS                                                            62X73 UNINASSAU/AMERICA
CORINTHIANS                                                            78X57 UNINASSAU/AMERICA
UNINASSAU/AMERICA                                                68X80 CORINTHIANS
UNINASSAU/AMERICA                                                71X64 CORINTHIANS
CORINTHIANS                                                            73X66 UNINASSAU/AMERICA
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Campeão:                                                                  CORINTHIANS
Vice-campeão:                                                           UNINASSAU/AMERICA
Fonte: LBF – Liga Nacional de Basquete