16.12.17

BASQUETE FEMININO - LIGA NACIONAL



jogador cesta feminino
- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 16 / DEZEMBRO / 2017 - SÁBADO - 
BASQUETE FEMININO - LIGA NACIONAL
LBF APRESENTA NOVA TEMPORADA COM “RESGATE MORAL”
- Mais equipes, mais jogadoras, mais visibilidade. É assim que a Liga de Basquete Feminino pretende retomar os tempos de glória do esporte entre as mulheres, um pouco esquecido nos últimos tempos. Em cerimônia realizada no centro de São Paulo nesta terça-feira, a LBF apresentou a nova edição do torneio, que começa já em janeiro do ano que vem com nove times, três a mais que a última temporada, e a promessa de um crescimento gradativo.
- A grande novidade da nova temporada da Liga de Basquete Feminino é a transmissão de 100% dos jogos pela internet. Além disso, os fãs de basquete também poderão acompanhar as disputas aos domingos, às 15h (de Brasília), na TV Gazeta, emissora oficial da competição.
“Eu vejo hoje um momento muito importante para o basquete feminino. Estamos aqui com uma emissora oficial, que é a Gazeta, o que me deixa extremamente feliz. Eu lutei muito para que isso acontecesse. Estamos com nove equipes disputando o campeonato, mesmo com jogadoras fora do país. Tenho certeza que isso nas próximas temporadas irá mudar. O que eu posso dizer da liga é o resgaste do basquete feminino no sentido moral, não no sentido técnico, operacional, no sentido de dizer: ‘Cara, existe basquete feminino no Brasil e é muito grande’”, disse o presidente da LBF, Ricardo Molina, à Gazeta Esportiva.
- Das nove equipes que participarão da temporada 2018, quatro são estreantes: Campinas, Catanduva, Ituano e São Bernardo. O time de Itu conta com nomes de peso, como o técnico Antônio Carlos Barbosa e a pivô Kelly, ambos medalhistas de bronze nas Olimpíadas de Sydney, em 2000. Além da dupla, a armadora Joice, que disputou a Rio 2016 e a última Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, também faz parte do elenco rubro-negro.
- Mas não é apenas o Ituano que ostenta o status de estreante com um time estrelado. O Campinas também contará com atletas importantes e um treinador que também é referência: Antônio Carlos Vendramini. Karla Costa, ex-Corinthians/Americana e atual campeã da LBF, é um dos pilares do time.
- O formato do torneio será composto por turno e returno, com todas as equipes se enfrentando na temporada regular. Os oito times mais bem colocados garantem vaga nos playoffs. As quartas e semifinais serão disputadas em até três jogos, enquanto a grande decisão poderá ter até cinco confrontos. No próximo dia 12 de janeiro, a bola sobe pela primeira vez para o clássico do ABC entre Santo André e São Bernardo, às 20h, no ginásio Pedro Dell’Antonia. Já no dia 3 de junho será conhecido o grande campeão da LBF de 2018.
- Foi divulgada também a data do Jogo das Estrelas. No ano que vem, as melhores jogadoras da LBF entrarão em quadra nos dias 7 e 8 de abril, em Santo André, para um possível duelo contra a seleção da Liga Argentina. Além da partida, campeonato de enterradas e outras atrações também estão previstas para o fim de semana.
- Confira todas as equipes da nova temporada da LBF
BLUMENAU (SC)
FUNVIC/ITUANO (SP)
POTY/BAX/CATANDUVA (SP)
PRESIDENTE VENCESLAU (SP)
SAMPAIO BASQUETE (MA)
SANTO ANDRÉ/APABA (SP)
SÃO BERNARDO DO CAMPO/BRAZOLIN/UNIP (SP)
UNINASSAU BASQUETE (PE)
VERA CRUZ CAMPINAS (SP)
CAMPEONATO
- O lançamento da LBF CAIXA 2018 aconteceu em 12 de dezembro, na CAIXA Cultural, em São Paulo (SP). A bola subirá em janeiro para a primeira fase do campeonato, que terá 18 rodadas em dois turnos para definir quem avança para as quartas de final. Cada série desta primeira etapa dos playoffs será decidida em até três confrontos, assim como nas semifinais. A grande decisão, por sua vez, terá série “melhor de cinco”.
- O Jogo das Estrelas acontecerá ao final da primeira fase e será na casa do primeiro campeão da LBF, Santo André. A quarta edição do ‘JdE’, em 8 de abril, terá como grande atração o primeiro torneio de enterradas da história da LBF CAIXA.
- Presidida por Ricardo Molina Dias e baseada nos pilares de transparência, planejamento e contrapartidas, a LBF terá diversas novidades para 2018. Entre elas, estão a transmissão 100% via web de todas as partidas do campeonato, incluindo fase de classificação e playoffs (haverá também transmissão em TV aberta e fechada), o primeiro torneio de enterradas no Jogo das Estrelas, que será realizado em abril, além de apoio em capacitação aos clubes e atletas com o LBF Academy e o LBF Financeiro.
JOGO DAS ESTRELAS LBF 2017
- O Jogo das Estrelas, que teve sua última edição em Americana, será na casa do 1º campeão da LBF, Santo André
- A Liga também oferecerá subsídios às equipes, como o pagamento integral das taxas de arbitragem, o auxílio parcial da logística, além do fornecimento total de bolas para o campeonato. A Wilson NCAA Gameball, anunciada em outubro, será a Bola Oficial da Liga. Com o objetivo de ampliar a visibilidade da competição, cada clube deverá cumprir uma série de medidas que também deverão elevar o nível da LBF CAIXA 2018.
CONFIRA ABAIXO A LISTA COMPLETA DAS EQUIPES
BLUMENAU
– O atual campeão catarinense retorna para sua segunda participação consecutiva no nacional, a terceira desde 2010. Em 2011/2012, a equipe chegou até as quartas de final do torneio, já com João Camargo Neto no comando.
FUNVIC/ITUANO
– Mais um estreante, a equipe terá sede em Itu (SP) e contará com o comando de um velho conhecido da modalidade, o medalhista olímpico Antonio Carlos Barbosa, bronze em Sydney-2000, duas vezes finalista da LBF e com passagens na Liga por Ourinhos e Maranhão Basquete.
POTY/BAX/CATANDUVA
– A equipe fundada neste ano já conquistou os Jogos Regionais e alcançou as semifinais do Campeonato Paulista, treinada por Fernanda Hartwig. A cidade-feitiço volta ao nacional após seis anos, quando teve uma representante que chegou às semis da LBF em 2011 e 2012. A cidade foi campeã Brasileira em 2009/2010.
PRESIDENTE VENCESLAU
– A equipe do oeste paulista, comandada pelo técnico Flavio Prado, está na LBF CAIXA desde a temporada 2014/2015. Atual vice-campeão paulista, buscará reviver a boa campanha da temporada inicial, quando alcançou as quartas-de-final do torneio.
SAMPAIO BASQUETE
– O representante do Maranhão vem para sua terceira participação seguida. Campeão logo na temporada de estreia, o tubarão ficou na fase semifinal da LBF CAIXA 16/17. A ídolo Iziane, melhor jogadora das finais em 2015/16, assumiu a diretoria técnica da equipe e tem a missão de montar o novo elenco e comissão técnica da Bolívia querida.
SANTO ANDRÉ/APABA
– O primeiro campeão da LBF é também a única equipe a participar de todas as edições desde 2010. Atual campeão e de novo finalista do Campeonato Paulista, a equipe do técnico Bruno Guidorizzi se reforçou bem em 2017, com destaque para a ‘repatriação’ da cubana Ariadna, campeã pela equipe em 2010 e que estava no Uninassau.
SÃO BERNARDO/INSTITUTO BRAZOLIN/UNIP
– A equipe do ABC paulista faz sua estreia no LBF CAIXA, sob o comando do técnico Marcio Bellicieri. Fundado em 2015, o projeto trouxe a modalidade de volta à cidade após sete anos e, desde então, já conquistou o título da série A-2 e obteve bons resultados na elite do Campeonato Paulista.
UNINASSAU BASQUETE
– A equipe pernambucana vem para sua quarta temporada, tendo sido finalista em 2014/2015 e terceira colocada na temporada seguinte, sob o nome Uninassau/América. No comando, segue o campeão Roberto Dornelas, que venceu a Liga em 2013 ainda pelo Sport e que conduziu a equipe a mais uma final na temporada passada.
VERA CRUZ CAMPINAS
– Apesar de estreante, a equipe traz uma direção já vitoriosa na competição. No comando, está o atual campeão do LBF CAIXA, Antonio Carlos Vendramini, que ao todo tem três troféus da Liga. A ala tetracampeã Karla será a responsável pela liderança em quadra.
PATROCINADORA
- A CAIXA é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, organizadora da LBF CAIXA. A competição tem a bola oficial da Wilson, a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o apoio do Ministério do Esporte.
Fonte: CBB – Confederação Brasileira de Basquete