1.12.17

FUTEBOL - SORTEIO DA COPA DO MUNDO DE 2018 NA RUSSIA




Sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018 acontece nesta sexta-feira, em Moscou, na Rússia
- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 1º / DEZEMBRO / 2017 - SEXTA-FEIRA - 
SORTEIO DOS GRUPOS SERÁ HOJE - DIA 1º /12 ÁS 13h
- A partir das 13h desta sexta-feira (horário de Brasília), sua imaginação estará liberada para voar. A edição de 2018 da Copa do Mundo, esse torneio que os amantes do futebol aguardam ansiosamente por quatro anos, ganhará uma cara. O sorteio dos grupos vai revelar quem joga contra quem, quando e onde. Jogadores, técnicos e torcedores de 32 seleções conhecerão caminhos diferentes que levara á apenas uma delas ao destino final: erguer o troféu mais cobiçado.
- O sorteio terá início às 13h (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com. O site acompanha tudo direto de Moscou a partir das 12h, com as participações de Marcos Uchôa, Victor Canedo e Daniel Cardoso.
- Em Moscou, capital da Rússia, país-sede do próximo Mundial, a tabela será definida num evento que deve provocar fortes reações: a Espanha, uma das favoritas, enfrentará qual cabeça-de-chave? Vem daí um grupo da morte? Argentina e Portugal, dos supercraques Messi e Cristiano Ronaldo, vão precisar superar que adversários para avançar?
- E, logicamente, o Brasil? Quem estará no caminho de Neymar, Tite e companhia, na busca pelo hexacampeonato? Quais serão os dias em que o país vai se reunir para torcer pela Seleção?
- Com performances musicais, apresentação da jornalista russa Maria Komandnaya e do ex-jogador inglês Gary Lineker, e o auxílio de oito ícones do futebol mundial, além da presença de Miroslav Klose, atacante alemão aposentado que bateu o recorde de gols das Copas na edição do Brasil, em 2014, o sorteio terá, essencialmente, o procedimento de sempre. Mas com algumas novidades.
- No palco, estarão 12 potes: de um lado, oito deles representarão os grupos, de A a H; do outro, mais quatro, onde estarão as bolinhas com os nomes das seleções.
- A Fifa dividiu as 32 classificadas pela posição que elas ocupavam em seu ranking, em outubro. Os potes, então, ficaram assim:

  •   (Foto: Infoesporte)

- As seleções do pote 1 são as cabeças-de-chave, e apenas a Rússia, anfitriã, já tem um grupo estabelecido. Ela ficará no A. Portanto, o primeiro ato do sorteio será direcionado: separar o país-sede em sua respectiva chave. Depois, todas as outras seleções do pote 1 serão sorteadas e vão encabeçar cada um dos grupos seguintes: B, C, D, E, F, G, até o H.
Pelé, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho estarão no sorteio
No evento, o tricampeão mundial terá a companhia do ex-lateral Cafu
PELÉ ESTARÁ NO SORTEIO DA COPA 2018
- A Fifa divulgou os nomes de ex-jogadores, jogadoras e atuais atletas convidados que estarão no sorteio da Copa do Mundo, nesta sexta-feira, em Moscou. Entre eles, os brasileiros Pelé, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. Juntos, eles estiveram nos cinco títulos mundiais da Seleção: Pelé em 1958, 62 e 70, Ronaldo em 94 e 2002, e Ronaldinho apenas no pentacampeonato, na Ásia.
- Eles passarão pelo mesmo tapete vermelho que receberá técnicos e dirigentes das 32 seleções classificadas. A cerimônia será no Kremlin Palace, casa de espetáculos que fica no complexo mais famoso do país, sede do Mundial em 2018.
- Além do trio brasileiro, também constam na lista da Fifa nomes como os do mexicano Jorge Campos, o camaronês Samuel Eto'o, o marfinense Didier Drogba, o holandês Clarence Seedorf e o alemão Lothar Matthaus, entre muitos outros.
- O Brasil conhecerá seu grupo, seus adversários, locais, datas e horários de jogos na Copa do Mundo na próxima sexta-feira. O sorteio terá início às 13h (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, que também vai acompanhar tudo em Tempo Real, a partir das 12h.
- Veja abaixo a lista completa de convidados da FIFA:
Pelé, Ronaldo e Ronaldinho (Brasil)
Sami Al-Jaber (Arábia Saudita)
Thomas Berthold, Lothar Matthaus e Celia Sasic (Alemanha)
Tomas Brolin (Suécia)
Emilio Butragueño (Espanha)
Jorge Campos e Hugo Sánchez (México)
Ali Daei e Mehdi Mahdavikia (Irã)
Julio Dely Valdes (Panamá)
Marcel Desailly e Corinne Diacre (França)
Didier Drogba (Costa do Marfim)
Samuel Eto'o (Camarões)
Sergio Goycochea (Argentina)
Hossam Hassan (Egito)
Andres Higuita (Colômbia)
Nwankwo Kanu e Jay Jay Okocha (Nigéria)
Dmitry Alenichev, Rinat Dasaev, Aleksandr Kerzhakov, Alexei Smertin, Dmitri Sennikov (Rússia)
Karina LeBlanc (Canadá)
Kazu Miura (Japão)
Paolo Montero (Uruguai)
Cha Bum Kun e Park Ji Sung (Coreia do Sul)
David Seaman e Alex Scott (Inglaterra)
Clarence Seedorf (Holanda)
Peter Schmeichel (Dinamarca)
Paulo Wanchope (Costa Rica)
Fonte: FIFA