5.3.18

MARINGÁ - PROVA RÚSTICA TIRADENTES

- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 5 / MARÇO / 2018 – SEGUNDA-FEIRA -
MARINGÁ - PROVA RÚSTICA TIRADENTES
Inscrições, gratuitas, começam no dia 5 de março
INSCRIÇÕES, GRATUITAS, COMEÇAM HOJE - DIA 5 DE MARÇO
- A Secretaria de Esportes e Lazer definiu para hoje - segunda-feira, dia 5 de março, o início do prazo de inscrição para a 44ª edição da Prova Rústica Tiradentes, a ser realizada no domingo, dia 22 de abril, pelas vias centrais de Maringá.
- As inscrições gratuitas vão até o dia 2 de abril de 2018 e poderão ser feitas pelo site www.maringa.pr.gov.br/provatiradentes.
- A novidade deste ano é a gratuidade das inscrições para todas as categorias de participantes.
“Todos poderão se inscrever de graça, desde crianças até os adultos. A única exigência que fazemos é que no momento da retirada do chip cada participante deverá levar um quilo de alimento não perecível. Pode ser arroz, feijão, açúcar ou óleo de cozinha, que será doado ao Provopar-Maringá”, assegura o secretário de Esportes e Lazer, Valmir Fassina.
- Também para este ano foi criada a categoria Baby, para crianças com idade até sete anos. “Não é uma categoria competitiva e tem apenas o objetivo de estimular a participação das crianças, que também deverão fazer suas inscrições”, observa o secretário, acrescentando que “nessa categoria o responsável poderá acompanhar a criança durante a prova”.
De acordo com o regulamento, a largada da prova será organizada por setores, que deverão ser apontados no momento da inscrição.
- Às 8 horas será a largada da prova principal e às 10h30 largarão as categorias menores.
- A prova terá capacidade para seis mil participantes, sendo cinco mil adultos e mil menores inscritos.
- No dia da prova não haverá inscrição e nem entrega de chip.
- Todos os inscritos receberão medalhas de participação.
44ª EDIÇÃO
- A Prova Rústica Tiradentes é disputada desde 1975 em comemoração ao Dia de Tiradentes, apelido recebido pelo mártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier, que se tornou patrono dos policiais militares do Brasil.
- A corrida tem percurso de 10 mil metros. As categorias de disputa, para homens e mulheres, são a Baby (até 7 anos), Juvenil (16 a 19 anos), Categoria A (20 a 24 anos), Categoria B (25 a 29 anos), Categoria C (30 a 34 anos), Categoria D (35 a 39 anos), Categoria E (40 a 44 anos), Categoria F (45 a 49 anos), Categoria G (50 a 54 anos), Categoria H (55 a 59 anos), Categoria I (60 a 64 anos), Categoria J (65 a 69 anos) e Categoria K (70 anos e acima).
- O evento teve até hoje 33 vencedores diferentes na categoria masculina, sendo 25 brasileiros e 8 estrangeiros. Na categoria feminina, foram 26 ganhadoras, sendo 19 brasileiras e 7 estrangeiras.
RECORDE EM 2017
- No ano passado a prova bateu o recorde de participantes, com 3.685 atletas inscritos e teve como vencedor o atleta do Cruzeiro Esporte Clube, de Belo Horizonte-MG, Gilmar Silvestre Lopes, que completou os 10 quilômetros de percurso com tempo cravado em 30 minutos de corrida.
- O vice-campeão da prova foi o atleta da Associação Maringaense de Atletismo, Cezídio Neto, que completou o trajeto 30 segundos atrás do vencedor.
Na terceira colocação ficou o atleta da Etiópia, Daniel Kiprotich, com o tempo de 30′33”.
Entre as mulheres, a campeã foi a queniana Leah Jerotich, de 30 anos, com o tempo de 34′30”. Atrás dela chegou a atleta do Cruzeiro, de Belo Horizonte, Marcela Cordeiro (34”41”) e, em terceiro, Felismina Cavela (34′51”).
- Na categoria Policial Masculino venceu o atleta Valdinei Costa da Silva e, no Feminino, a vencedora foi Patrícia Fernando Lobo.
- Além do vice-campeão, Cezídio Neto, o maringaense melhor classificado na prova foi Fernando Alex Fernandes, da Acorremar. (CP/PMM)
Mais informações: (44) 3221-5756 (SESP)
Fonte: SESP - Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá