* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 17 DE ABRIL DE 2020
* SEXTA-FEIRA * DIA MUNDIAL DO HEMOFÍLICO *
FÓRMULA
1 -
ABERTURA
NA AUSTRIA
SUGERIDO 3 GPs NA AUSTRIA PARA REDUZIR CUSTOS
- Dando sequência a uma série de videoconferências os chefes das
equipes, da F1 e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se
encontraram novamente nesta quinta-feira (dia 16/4) numa reunião de quatro
horas a qual taxaram de construtiva ao final do encontro e estudado a abertura
na Áustria, que pretende realizar seu GP de F1 de portões fechados.
- Um dos principais tópicos diz respeito ao calendário da categoria em
2020, que já teve nove etapas canceladas ou adiadas até o momento por causa da
pandemia de coronavírus. Neste último encontro, o GP da Áustria ganhou força
para abrir a temporada, já que a França restringiu ainda mais a realização de
eventos públicos, enquanto o país vizinho, sede do RBring, começou a afrouxar a
quarentena.
- Outro aspecto que foi discutido no tópico calendário foi a realização de três corridas em Silverstone no período de quatro fins de semana. Isso serviria
para reduzir a necessidade de viagens (por causa das restrições de diversos
países e pelos custos envolvidos), já que sete dos dez times tem sedes na
Inglaterra.
- As corridas no circuito inglês seriam realizadas com dois traçados
distintos. Contudo, a sugestão de usar a pista com o traçado reverso não foi
vista com bons olhos em função do alto custo para readequar barreiras de proteção
e áreas de escape para atender padrões de segurança.
LIMITE ORÇAMENTÁRIO
- Em pauta também estava o limite orçamentário previsto para o ano que
vem, que originalmente era de US$ 175 milhões (R$ 920 milhões) e já foi
reduzido para US$ 150 milhões (R$ 785 milhões).
- Alguns times, como a McLaren,
queria ver o valor cair ainda mais até chegar em US$ 100 milhões (R$ 525
milhões). Mas os três times de ponta seguem reticentes à mudança em função dos
cortes de pessoal necessários a não antecipados para se adequar ao valor.
- Diretor da RBR ironiza críticas de outras equipes: "Para
economizar, podiam comprar nosso carro"
- Então o cenário mais provável, ainda que não definido, é de um limite
de US$ 145 milhões (R$ 760 milhões) para 2021 - US$ 30 milhões (R$ 155 milhões)
a menos que o plano original - e uma redução para US$ 130 milhões (R$ 680
milhões) em 2022. Uma mudança gradual permitiria que os times pudessem se
adequar de forma mais suave, além de garantir verba extra no ano que vem para o
desenvolvimento dos novos carros.
- É importante ressaltar que a quantia de US$ 130 milhões foi a primeira
sugerida pela F1 para ser o limite orçamentário, ainda em 2018, no GP do
Barein, quando o novo regulamento foi apresentado às equipes pela primeira vez.
- Há dois anos começamos com US$ 130 milhões, que é uma quantia
substancial de dinheiro. E acho que esse é o nosso objetivo agora. Lutamos
muito para segurar o limite em US$ 175 milhões. É mais alto do que gostaríamos,
mas foi o equilíbrio que conseguimos com os times. Não vou dizer que é ideal,
que é o que gostaríamos, mas era o que era. Essa crise criou uma nova
oportunidade para que refletirmos sobre um limite orçamentário realista -
afirmou Ross Brawn em entrevista à "Sky Sports" na semana passad.
LIMITE DE DESENVOLVIMENTO PARA OS TIMES RICOS
- Outro assunto proposto foi um jeito de reduzir a vantagem dos times
mais ricos limitando o desenvolvimento aerodinâmico que pode ser feito no carro
usando como base a posição dos times na tabela de construtores. De acordo com a
proposta, os times de ponta teriam menos tempo disponível no túnel de vento e
nos programas de desenvolvimento aerodinâmicos do que os rivais menores.
CALENDÁRIO PREJUDICADO
- O calendário da Fórmula 1 em 2020 sofreu impactos severos devido à
pandemia de Covid-19. Os GPs da Austrália e Mônaco foram cancelados, enquanto
as corridas de Barein, Vietnã, China, Holanda, Espanha, Azerbaijão e Canadá
estão adiadas.
- Na semana passada, a direção da Fórmula 1 informou que a temporada
deve começar na Europa, em julho, e com portões fechados nos autódromos. Tudo
para que o objetivo de promover o maior número possível de corridas em 2020
seja alcançado.
Fonte: globoesporte.com