19.8.20

CICLISMO - BENEFÍCIOS EM PEDALARA

 O ciclismo é uma prática esportiva indicada pela OMS nesse momento de pandemia — Foto: Istock Getty Images

* MATÉRIA ATUALIZADA * ATÉ DIA 19-AGOSTO-2020 * QUARTA-FEIRA * DIA NACIONAL DO CICLISTA*

CICLISMO - BENEFÍCIOS

EM PEDALARA

VEJA A LISTA DE BENEFICIOS E PREPARE A BICICLETA

 

 

- Pedalar é uma prática que traz diversos benefícios para a saúde física e mental, seja a bicicleta usada para lazer, locomoção ou como instrumento de um esporte organizado. Essa prática esportiva é tão popular entre os brasileiros que ganhou uma data especial: nesta quarta-feira, dia 19 de agosto, é comemorado o Dia Nacional dos Ciclistas. Pensando nisso, o EU Atleta preparou uma lista de benefícios físicos e psicológicos proporcionados pela modalidade. E para quem deseja iniciar a prática e usar mais a bike, nem que seja para se locomover pela cidade em tempos de coronavírus, o profissional de educação física e treinador de ciclismo Vinícius Arnoudo orienta como inserir a "pedalada" na rotina.

- Neste momento de pandemia de Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda atividades como caminhar e andar de bicicleta como meios de exercício e de locomoção. Em um guia sobre como transitar na cidade durante a pandemia, a OMS sugere: "Sempre que possível, considere andar de bicicleta ou caminhar: isso proporciona distanciamento físico, ajudando a cumprir o requisito mínimo para a atividade física diária, que pode ser mais difícil devido ao aumento do teletrabalho e acesso limitado ao esporte e outras atividades recreativas". Contudo, é necessário fazer algumas adaptações na pedalada ao ar livre para prevenir o contágio pelo novo coronavírus, como utilizar máscara e manter o distanciamento mínimo.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL

- De acordo com o treinador de ciclismo, as investigações sobre os benefícios da atividade física para saúde indicam uma relação fortemente apoiada na prática esportiva consciente e contínua. Dessa forma, é possível relacionar diversos benefícios de pedalar de acordo com o púbico ou a faixa etária.

NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

- Resistência cardiorrespiratória.

- Aptidão muscular.

- Composição corporal.

- Melhoria da saúde óssea.

- Melhoria no desenvolvimento do sistema cardiovascular e biomarcadores de saúde metabólicos.

NOS ADULTOS

- Menor risco de morte precoce por AVC, diabetes tipo 2, pressão arterial elevada, perfis lipídicos adversos no sangue, síndrome metabólica, cólon e cancro do peito;

- Prevenção de peso.

- Perda de peso quando combinado com dieta.

- Melhoria do sistema cardiorrespiratório.

- Melhoria da circulação sanguínea.

- Aptidão muscular.

- Prevenção de quedas.

OUTROSBENEFÍCIOS

* Além dos benefícios físicos citados acima, o ciclismo demonstrou estar associado a benefícios psicológicos, cognitivos e de funcionamento social, como:

- Menor risco de depressão, angústia e estresse;

- Melhor tempo de reação, atenção, coordenação e precisão durante as tarefas diárias;

- Um nível mais alto de interação social percebida e real, respectivamente.

- Além disso, os resultados de uma pesquisa publicada na revista Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports mostram que a atividade física inerente à participação no esporte está ligada ao envelhecimento multidimensional bem-sucedido. Se houver participação em competições na prática escolhida, cumprindo e aplicando regras e habilidades específicas e promovendo interação com outras pessoas, melhor ainda.

MELHOR ENVELHECIMENTO

- Os estudiosos levantaram a hipótese de que fatores específicos da competição, como esses citados, podem promover um envelhecimento multidimensional bem-sucedido acima do que é alcançado apenas por meio do exercício físico. Para os autores, fica claro que a atividade física tem inúmeros benefícios, mas, dentro de uma competição, a prática esportiva demostrou benefícios mais elevados para fatores cognitivos e psicológicos - aponta Vinícius Arnoudo.

- De acordo com um estudo da Universidade Yale, dos Estados Unidos, ao analisar dados de 1,2 milhões de pessoas com 18 anos ou mais entre 2011 e 2015, foi constatado que, de um mês para o outro, os indivíduos que se exercitaram passaram 43,2% dos dias com a saúde mental menos fragilizada do que indivíduos que não se exercitaram. Todos os tipos de exercício foram associados a uma melhora da saúde mental, e o ciclismo foi a segunda atividade física com maior associação de redução de carga mental.

COMO INSERIR O CICLISMO NA ROTINA

- Dentro do ciclismo, existem especificidades que podem causar alguns estresses no início da experiência, assim como em qualquer esporte. Por isso, Vinícius recomenda, principalmente nesse momento de pandemia, pedalar em horários em que os parques estão mais vazios ou em outros locais que favoreçam a condição para a prática.

- Mesmo que o esporte favoreça os passeios ou treinos em grupos, não recomendo a aglomeração nesse momento devido ao risco de contaminação e ao fato da pessoa estar começando. Por isso, é indicado que ela espere um pouco para andar com a turma. O início de uma atividade tem que ser regada de boas orientações, as quais são essenciais para não errar, por exemplo, na hora de adquirir um equipamento que possa dar o suporte necessário para o ciclista durante sua jornada. Recomendo que o praticante atente-se para o tamanho da bicicleta, os equipamentos de segurança (capacete e luvas), os trajes e os óculos com proteção aos raios ultravioleta (UV). Caso a pessoa esteja iniciando a prática do ciclismo, ainda não é hora de se preocupar com as sapatilhas, e se mesmo com todas recomendações houver insegurança, existem diversas opções indoor para pedalar sem sair de casa. Com os recursos tecnológicos em software que existem hoje, o passeio fica muito mais interativo dentro da sala de casa, além de evitar a aglomeração - destaca o treinador.

- Vinícius ainda ressalta que não existe uma receita pronta de como começar, quantas vezes na semana praticar ou quantos quilômetros percorrer. Afinal, o começo de uma prática esportiva é cercada de uma grande dose de motivação, a qual poderá virar uma frustração caso não seja bem planejada com um profissional especializado.

- O meu conselho é sempre construir pequenos degraus: se vai começar com o ciclismo e nunca pedalou, não compre a melhor bicicleta nem os melhores equipamentos e não planeje 100 km de treino na primeira semana. A minha dica para quem já faz a prática de alguma atividade física e tem treinos regulares durante a semana é acrescentar os treinos de ciclismo dentro da sua rotina de exercícios. Mesmo que o tempo seja curto, começar com as atividades indoor é uma boa opção até mesmo para os praticantes de atividade física mais experientes. Caso você queira começar uma atividade física do zero e escolheu o ciclismo como esporte, recomendo uma longa conversa com um treinador experiente, pois só ele poderá te ajudar a compreender o processo de crescimento dentro do esporte - orienta o profissional de educação física.

- Além disso, Vinícius Arnoudo explica que no início é importante esquecer os quilômetros rodados e contabilizar as horas treinadas, entendendo que não é o momento de se preocupar com as competições de aplicativos e recordes dos amigos. Segundo ele, a inclusão do hábito e da consistência é o primeiro passo para o próximo objetivo pessoal do praticante.

Fpnte: EU ATLETA