* MATÉRIA ATÉ DIA 29 / MARÇO /
2021 * SEGUNDA * FALTAM 277 DIA PARA CABAR O ANO *
FÓRMULA 1 -
PRIMEIRO GP
REALIZADO ONTEM - DOMINGO - DIA 28/3 O 1º GP NO
BAREIN
L.HAMILTON VENCEU A CORRIDA
PODIUM DO GP DO BARIEN
2º GP SERÁ DIA 18/4 EM IMOLA-ITÁLIA
- Foi uma corrida daquelas, de tirar o fôlego. O GP do Barein, abertura da temporada 2021 da Fórmula 1, correspondeu a todas as expectativas criadas desde a pré-temporada da categoria, com uma disputa ferrenha pelo topo, com RBR e Mercedes na briga, e um equilíbrio muito forte para saber quem é a terceira força do ano - inclusive com um começo de reação da Ferrari após um ano terrível em 2020. Só uma coisa não mudou nesta primeira prova: o vencedor. Sir Lewis Hamilton foi ao alto do pódio pela 96ª vez na carreira. Mas as circunstâncias foram outras: com uma Mercedes ainda inferior à RBR, ele teve de segurar no braço o ataque de Max Verstappen nas voltas finais da corrida, mesmo com pneus 11 voltas mais velhos que os do holandês. Uma vitória daquelas.
- Com uma RBR forte como há anos não se via,
Verstappen marcou a pole com tranquilidade e dominou a primeira parte da
corrida. Só que a Mercedes resolveu fazer o primeiro movimento estratégico da
prova: chamou Hamilton para fazer seu pit stop já na 13ª volta, talvez tentando
induzir a rival austríaca a adiantar a parada do holandês. Pensando no desgaste
dos pneus e na tática para o restante da prova, a RBR manteve Verstappen na
pista por mais quatro voltas e só fez a parada na volta seguinte à de Valtteri
Bottas, companheiro do inglês, para evitar um duplo undercut (quando a equipe
tenta ganhar a posição nos boxes chamando seu piloto antes do rival à frente
para o pit stop). Com isso, a liderança acabou nas mãos de Hamilton.
ERRO
DA RBR ?
- Para mim, foi mais um acerto daqueles da
Mercedes, confiando no talento do líder da equipe na pista. O carro de
Verstappen talvez não conseguisse chegar ao fim da prova com um bom desempenho
se fizesse uma parada tão precoce. Mas a equipe alemã corria o mesmo risco e
apostou na enorme capacidade de Hamilton para gerir o desgaste dos pneus. Na
segunda rodada de pit stops, o raciocínio foi o mesmo: o inglês foi chamado na
volta 28, enquanto Verstappen alongou a janela até a 39, para ter condições de
usar um jogo de duros novos em ritmo de classificação para tentar o último
ataque pela vitória.
- Deu certo. Em menos de dez voltas, Verstappen
chegou em Hamilton. E se colocou a menos de um segundo do inglês, para poder
acionar a asa móvel nas três zonas de DRS do circuito de Sakhir. Então chegamos
à polêmica da corrida: na 53ª, o holandês colocou por fora na curva 4,
completou a ultrapassagem por fora da linha branca que limita a pista e teve de
devolver a posição em seguida, orientado pela RBR após uma ordem da direção de
prova. Com isso, Verstappen perdeu o momento e, com os pneus mais desgastados e
com a necessidade de recarregar a bateria para ter mais potência, não conseguiu
um novo ataque. Vitória de Hamilton por apenas 745 milésimos. Uma grande corrida
dos dois pilotos, prenúncio de um duelo que deve durar toda a temporada.
- Para terminar a polêmica: muita gente reclamou
que os carros da Mercedes estavam abusando dos limites de pista na curva 4
durante toda a corrida. Inclusive a RBR chegou a reclamar com a direção de
prova, a Mercedes foi advertida e o engenheiro Peter Bonnington teve de avisar
a Hamilton para não passar ali, sob risco de punição. São duas coisas
diferentes. Primeiro: não dá para comparar a ultrapassagem de Verstappen a essa
situação. O regulamento é bem claro: você não pode passar com as quatro rodas
fora da pista e ganhar uma vantagem duradoura. Além disso, é praxe que, quando
uma ultrapassagem acontece dessa forma, com o piloto saindo da pista, ele devolva
a posição. Segundo: sobre a questão dos limites de pista, as Race Notes do
diretor de provas Michael Masi permitiam que os pilotos usassem aquela área na
curva 4 apenas durante a corrida. A questão aqui é que o entendimento da
questão mudou no meio da prova, após a reclamação da RBR. Por isso sou a favor
dos limites de pista físicos, com grama ou brita. Evita essas polêmicas chatas
após uma grande corrida.
- Analisando a disputa, alguns destaques aqui.
Impressionante o que Hamilton fez com os pneus desgastados. Ele estava
claramente andando acima do limite do carro: a escapadinha na entrada da reta
oposta na volta 52 mostrou isso. Foi mais uma amostra do talento do inglês, o
maior piloto da história da Fórmula 1. E que bateu mais um recorde neste domingo:
ele é agora o piloto a mais liderar voltas em GPs: 5.126, superando o antigo
recordista, Michael Schumacher, que tem 5.111 no currículo. Max Verstappen fez
um grande fim de semana, mostrando muita velocidade. Mas faltou um pouquinho de
paciência e frieza na disputa com Hamilton: se ele aguardasse mais quatro
curvas, faria a ultrapassagem em uma zona de DRS, sem tantos riscos. E por
último: a RBR confirmou que tem o melhor carro neste momento do campeonato, mas
a Mercedes mostrou seu habitual poder de reação: o W12 evoluiu absurdamente em
duas semanas, após os problemas nos testes de pré-temporada. A disputa entre
Mercedes e RBR promete muito para 2021.
Fonte: ge/globoesporte
RESULTADOS DO
GP DO BAHRIEN
POS PILOTO EQUIPE TEMPO PTS
1 L. HAMILTON MERCEDES·#44 1:32:03.897 25
2 M. VERSTAPPEN RED BULL·#33 +0.745S 18
3 V. BOTTAS MERCEDES·#77 +37.383S 16
4 L. NORRIS MCLAREN·#4 +46.466S 12
5 S. PEREZ RED
BULL·#11 +52.047S 10
6 C. LECLERC FERRARI·#16 +59.090S 8
7 D. RICCIARDO MCLAREN·#3 +66.004S 6
8 C. SAINZ JR. FERRARI·#55 +67.100S 4
9 Y. TSUNODA ALPHATAURI·#22 +85.692S 2
10 L. STROLL ASTON
MARTIN·#18 +86.713S 1
11 K. RAIKKONEN ALFA ROMEO·#7 +88.864S 0
12 A. GIOVINAZZI ALFA
ROMEO·#99 MAIS 1 VOLTA 0
13 E. OCON ALPINE
F1 TEAM·#31 MAIS 1 VOLTA 0
14 G. RUSSELL WILLIAMS·#63 MAIS
1 VOLTA 0
15 S. VETTEL ASTON
MARTIN·#5 MAIS 1 VOLTA 0
16 M. SCHUMACHER HAAS·#47 MAIS
1 VOLTA 0
17 P. GASLY ALPHATAURI·#10 NÃO CONCLUIU 0
18 N. LATIFI WILLIAMS·#6 NÃO
CONCLUIU 0
19 F. ALONSO ALPINE
F1 TEAM·#14 NÃO CONCLUIU 0
20 N. MAZEPIN HAAS·#9 NÃO
CONCLUIU 0
CALENDÁRIO
PROVISÓRIO DA FÓRMULA 1 EM 2021
GP REAL,IZADO GP CIRCUITO
1- DIA 28 DE MARÇO BAREIN SAKHIR
PRÓXIMOS GP GP CIRCUITO
2- DIA 18 DE ABRIL ITÁLIA
ÍMOLA
3- DIA 2 DE MAIO PORTUGAL PORTIMÃO
4- DIA 09 DE MAIO ESPANHA BARCELONA
5- DIA 23 DE MAIO MÔNACO MONTE CARLO
6- DIA 06 DE JUNHO AZERBAIJÃO BAKU
7- DIA 13 DE JUNHO CANADÁ MONTREAL
8- DIA 27 DE JUNHO FRANÇA PAUL RICARD
9- DIA 04 DE JULHO ÁUSTRIA SPIELBERG
10- DIA 18 DE JULHO GRÃ-BRETANHA SILVERSTONE
11- DIA 1º DE AGOSTO HUNGRIA HUNGARORING
12- DIA 29 DE AGOSTO BÉLGICA SPA-FRANCORCHAMPS
13- DIA 05 DE SETEMBRO HOLANDA ZANDVOORT
14- DIA 12 DE SETEMBRO ITÁLIA MONZA
15- DIA 26 DE SETEMBRO RÚSSIA SOCHI
16- DIA 03 DE OUTUBRO SINGAPURA MARINA BAY
17- DIA 10 DE OUTUBRO JAPÃO SUZUKA
18- DIA 24 DE OUTUBRO ESTADOS UNIDOS AUSTIN
19- DIA 31 DE OUTUBRO MÉXICO HERMANOS RODRÍGUEZ
20- DIA 07 DE NOVEMBRO BRASIL INTERLAGOS
21- DIA 21 DE NOVEMBRO AUSTRÁLIA MELBOURNE
22- DIA 05 DE DEZEMBRO ARÁBIA SAUDITA GIDÁ
23- DIA 12 DE DEZEMBRO ARÁBIA SAUDITA ABU DHABI GIDÁ
Fonte: FIA -
Federação Internacional de Automobilismo