29.3.21

FÓRMULA 1 - PRIMEIRO GP DO BAREIN

 


* MATÉRIA ATÉ DIA 29 / MARÇO / 2021 * SEGUNDA * FALTAM 277 DIA PARA CABAR O ANO *

FÓRMULA 1 - 

PRIMEIRO GP

REALIZADO ONTEM - DOMINGO - DIA 28/3 O 1º GP NO BAREIN

L.HAMILTON VENCEU A CORRIDA

PODIUM DO GP DO BARIEN

2º GP SERÁ DIA 18/4 EM IMOLA-ITÁLIA


- Foi uma corrida daquelas, de tirar o fôlego. O GP do Barein, abertura da temporada 2021 da Fórmula 1, correspondeu a todas as expectativas criadas desde a pré-temporada da categoria, com uma disputa ferrenha pelo topo, com RBR e Mercedes na briga, e um equilíbrio muito forte para saber quem é a terceira força do ano - inclusive com um começo de reação da Ferrari após um ano terrível em 2020. Só uma coisa não mudou nesta primeira prova: o vencedor. Sir Lewis Hamilton foi ao alto do pódio pela 96ª vez na carreira. Mas as circunstâncias foram outras: com uma Mercedes ainda inferior à RBR, ele teve de segurar no braço o ataque de Max Verstappen nas voltas finais da corrida, mesmo com pneus 11 voltas mais velhos que os do holandês. Uma vitória daquelas.

- Com uma RBR forte como há anos não se via, Verstappen marcou a pole com tranquilidade e dominou a primeira parte da corrida. Só que a Mercedes resolveu fazer o primeiro movimento estratégico da prova: chamou Hamilton para fazer seu pit stop já na 13ª volta, talvez tentando induzir a rival austríaca a adiantar a parada do holandês. Pensando no desgaste dos pneus e na tática para o restante da prova, a RBR manteve Verstappen na pista por mais quatro voltas e só fez a parada na volta seguinte à de Valtteri Bottas, companheiro do inglês, para evitar um duplo undercut (quando a equipe tenta ganhar a posição nos boxes chamando seu piloto antes do rival à frente para o pit stop). Com isso, a liderança acabou nas mãos de Hamilton.

ERRO DA RBR ?

- Para mim, foi mais um acerto daqueles da Mercedes, confiando no talento do líder da equipe na pista. O carro de Verstappen talvez não conseguisse chegar ao fim da prova com um bom desempenho se fizesse uma parada tão precoce. Mas a equipe alemã corria o mesmo risco e apostou na enorme capacidade de Hamilton para gerir o desgaste dos pneus. Na segunda rodada de pit stops, o raciocínio foi o mesmo: o inglês foi chamado na volta 28, enquanto Verstappen alongou a janela até a 39, para ter condições de usar um jogo de duros novos em ritmo de classificação para tentar o último ataque pela vitória.

- Deu certo. Em menos de dez voltas, Verstappen chegou em Hamilton. E se colocou a menos de um segundo do inglês, para poder acionar a asa móvel nas três zonas de DRS do circuito de Sakhir. Então chegamos à polêmica da corrida: na 53ª, o holandês colocou por fora na curva 4, completou a ultrapassagem por fora da linha branca que limita a pista e teve de devolver a posição em seguida, orientado pela RBR após uma ordem da direção de prova. Com isso, Verstappen perdeu o momento e, com os pneus mais desgastados e com a necessidade de recarregar a bateria para ter mais potência, não conseguiu um novo ataque. Vitória de Hamilton por apenas 745 milésimos. Uma grande corrida dos dois pilotos, prenúncio de um duelo que deve durar toda a temporada.

- Para terminar a polêmica: muita gente reclamou que os carros da Mercedes estavam abusando dos limites de pista na curva 4 durante toda a corrida. Inclusive a RBR chegou a reclamar com a direção de prova, a Mercedes foi advertida e o engenheiro Peter Bonnington teve de avisar a Hamilton para não passar ali, sob risco de punição. São duas coisas diferentes. Primeiro: não dá para comparar a ultrapassagem de Verstappen a essa situação. O regulamento é bem claro: você não pode passar com as quatro rodas fora da pista e ganhar uma vantagem duradoura. Além disso, é praxe que, quando uma ultrapassagem acontece dessa forma, com o piloto saindo da pista, ele devolva a posição. Segundo: sobre a questão dos limites de pista, as Race Notes do diretor de provas Michael Masi permitiam que os pilotos usassem aquela área na curva 4 apenas durante a corrida. A questão aqui é que o entendimento da questão mudou no meio da prova, após a reclamação da RBR. Por isso sou a favor dos limites de pista físicos, com grama ou brita. Evita essas polêmicas chatas após uma grande corrida.

- Analisando a disputa, alguns destaques aqui. Impressionante o que Hamilton fez com os pneus desgastados. Ele estava claramente andando acima do limite do carro: a escapadinha na entrada da reta oposta na volta 52 mostrou isso. Foi mais uma amostra do talento do inglês, o maior piloto da história da Fórmula 1. E que bateu mais um recorde neste domingo: ele é agora o piloto a mais liderar voltas em GPs: 5.126, superando o antigo recordista, Michael Schumacher, que tem 5.111 no currículo. Max Verstappen fez um grande fim de semana, mostrando muita velocidade. Mas faltou um pouquinho de paciência e frieza na disputa com Hamilton: se ele aguardasse mais quatro curvas, faria a ultrapassagem em uma zona de DRS, sem tantos riscos. E por último: a RBR confirmou que tem o melhor carro neste momento do campeonato, mas a Mercedes mostrou seu habitual poder de reação: o W12 evoluiu absurdamente em duas semanas, após os problemas nos testes de pré-temporada. A disputa entre Mercedes e RBR promete muito para 2021.

Fonte: ge/globoesporte

RESULTADOS DO GP DO BAHRIEN

POS  PILOTO                         EQUIPE                         TEMPO                PTS

1        L. HAMILTON               MERCEDES·#44            1:32:03.897          25

2        M. VERSTAPPEN        RED BULL·#33              +0.745S                18

3        V. BOTTAS                   MERCEDES·#77            +37.383S              16

4        L. NORRIS                   MCLAREN·#4                +46.466S              12

5        S. PEREZ                     RED BULL·#11              +52.047S              10

6        C. LECLERC                FERRARI·#16                +59.090S              8

7        D. RICCIARDO            MCLAREN·#3                +66.004S              6

8        C. SAINZ JR.               FERRARI·#55                +67.100S              4

9        Y. TSUNODA               ALPHATAURI·#22         +85.692S              2

10      L. STROLL                  ASTON MARTIN·#18     +86.713S             1

11      K. RAIKKONEN          ALFA ROMEO·#7          +88.864S              0

12      A. GIOVINAZZI           ALFA ROMEO·#99         MAIS 1 VOLTA    0

13      E. OCON                     ALPINE F1 TEAM·#31   MAIS 1 VOLTA    0

14      G. RUSSELL               WILLIAMS·#63              MAIS 1 VOLTA     0

15      S. VETTEL                  ASTON MARTIN·#5       MAIS 1 VOLTA     0

16      M. SCHUMACHER      HAAS·#47                     MAIS 1 VOLTA     0

17      P. GASLY                     ALPHATAURI·#10         NÃO CONCLUIU  0

18      N. LATIFI                     WILLIAMS·#6                NÃO CONCLUIU  0

19      F. ALONSO                  ALPINE F1 TEAM·#14   NÃO CONCLUIU  0

20      N. MAZEPIN                HAAS·#9                       NÃO CONCLUIU  0

CALENDÁRIO PROVISÓRIO DA FÓRMULA 1 EM 2021

GP REAL,IZADO                              GP                                 CIRCUITO

1- DIA 28 DE MARÇO                      BAREIN                         SAKHIR

PRÓXIMOS GP                                GP                                 CIRCUITO

2- DIA 18 DE ABRIL                         ITÁLIA                           ÍMOLA

3- DIA 2 DE MAIO                            PORTUGAL                   PORTIMÃO

4- DIA 09 DE MAIO                           ESPANHA                     BARCELONA

5- DIA 23 DE MAIO                           MÔNACO                      MONTE CARLO

6- DIA 06 DE JUNHO                        AZERBAIJÃO                BAKU

7- DIA 13 DE JUNHO                        CANADÁ                       MONTREAL

8- DIA 27 DE JUNHO                        FRANÇA                        PAUL RICARD

9- DIA 04 DE JULHO                        ÁUSTRIA                       SPIELBERG

10- DIA 18 DE JULHO                      GRÃ-BRETANHA          SILVERSTONE

11- DIA 1º DE AGOSTO                    HUNGRIA                      HUNGARORING

12- DIA 29 DE AGOSTO                   BÉLGICA                    SPA-FRANCORCHAMPS

13- DIA 05 DE SETEMBRO              HOLANDA                    ZANDVOORT

14- DIA 12 DE SETEMBRO              ITÁLIA                           MONZA

15- DIA 26 DE SETEMBRO             RÚSSIA                         SOCHI

16- DIA 03 DE OUTUBRO               SINGAPURA                  MARINA BAY

17- DIA 10 DE OUTUBRO               JAPÃO                          SUZUKA

18- DIA 24 DE OUTUBRO               ESTADOS UNIDOS       AUSTIN

19- DIA 31 DE OUTUBRO               MÉXICO                      HERMANOS RODRÍGUEZ

20- DIA 07 DE NOVEMBRO            BRASIL                         INTERLAGOS

21- DIA 21 DE NOVEMBRO            AUSTRÁLIA                  MELBOURNE

22- DIA 05 DE DEZEMBRO            ARÁBIA SAUDITA         GIDÁ

23- DIA 12 DE DEZEMBRO            ARÁBIA SAUDITA         ABU DHABI GIDÁ

Fonte: FIA - Federação Internacional de Automobilismo