10.4.23

DIA 10 DE ABRIL - O QUE SE COMEMORA NESTA DATA

 

O QUE SE COMEMORA NESTA DATA

DIA 10 / ABRIL / 2023 - SEGUNDA-FEIRA


DIA DA ENGENHARIA


Hoje comemoramos o Dia da Engenharia 

- A data é comemorada desde 1934 e faz homenagem à memória do Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita um dos grandes responsáveis pela vitória na Guerra do Paraguai, por comandar mais de 3 mil engenheiros combatentes que em 4 dias fizeram manobras e ações para a vitória do país. O Coronel morreu por uma bala de canhão durante a batalha nessa data.

- Além da homenagem, a data também destaca a importância de todas as engenharias para a sociedade. Desde a antiguidade a engenharia uniu Ciência e Matemática para a resolução de problemas e construir estruturas. Atualmente a engenharia divide-se em diversas áreas que vão da construção civil até a preservação ambiental sempre visando melhorar a qualidade de vida humana.

- Parabéns a todos os engenheiros


DIA DO ENGENHEIRO MILITAR


- Dia 10 de abril o Exército Brasileiro comemorar o dia da Engenharia no Brasil, devido ao desempenho do Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita a frente do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai.

- Ele faleceu durante o conflito, mas seus conhecimentos em Engenharia Militar e proteção de território foram essenciais para desenvolver essas áreas no Brasil.

DIA DO ENGENHEIRO METALURGISTA


- O Dia do Engenheiro Metalurgista, comemorado em 10 de abril, celebra os mais de 4 mil profissionais da modalidade em todo Brasil, dedicados ao desenvolvimento industrial, executando desde projetos de estruturas à estudos e documentação técnica de materiais e até mesmo assessoria na área.

DIA MUNDIAL DA HOMEOPATIA


- Neste dia 10 de abril a Homeopatia comemora  o legado deixado por seu fundador Cristiano Frederico Samuel Hahnemann (1755- 1843).

- Nos 88 anos de existência não hesitou em defender que a nobre e única missão do médico é curar, ato que consiste em restabelecer a saúde ao doente.

- Seus últimos anos de vida são em Paris e após ter curado uma criança com a “nova medicina” provoca discussão na academia para proibição da homeopatia. 

- O ministro negou o pedido com estas considerações: “Hahnemann é um sábio de grande mérito. A ciência deve ser para todos. Se a homeopatia é uma quimera ou um sistema sem valor próprio, cairá por si mesma. Se for, ao contrário, um progresso, se difundirá apesar de todas as nossas medidas de preservação; e a academia, antes que ninguém, deve desejá-lo, pois tem a missão de fazer progredir a ciência e de alentar seus descobrimentos”. Ghizot