11.4.23

- DIA 11 DE ABRIL - O QUE SE COMEMORA NESTA DATA

 

O QUE SE COMEMORA NESTA DATA

DIA 11 / ABRIL / 2023 - TERÇA-FEIRA


DIA DO INFECTOLOGISTA


- O Dia do Infectologista é comemorado em 11 de abril, data em que se homenageia o médico especialista em doenças infecciosas e parasitárias, que estuda os problemas causados por patógenos, quando invadem o corpo humano causando danos ao organismo (bactérias, vírus, parasitas ou fungos). 

- A importância dessa especialidade médica é reconhecida há muitos anos, desde o final do século 19, quando graves epidemias assolavam o Brasil.

- Atualmente, as doenças infecciosas são uma das principais causas da grande afluência de pessoas aos prontos-socorros.

DIA DA ESCOLA DE SAMBA


- O Dia da Escola de Samba é comemorado anualmente em 11 de abril.

- Esta data celebra e homenageia os grupos que são caracterizados por animar o carnaval brasileiro: as escolas de samba.

- Estes grupos carnavalescos são baseados na dança, na música e nas fantasias típicas do carnaval, uma das marcas registradas da cultura brasileira.

- Atualmente, quando se fala em Carnaval, a primeira coisa que vem a mente das pessoas são os Desfiles das Escolas de Samba, comuns em todo o país.

- Porém, os Desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro são os mais populares. Nessas competições, cada Escola escolhe um tema central, construindo um enredo, as fantasias e coreografia ao redor do assunto escolhido. Por norma, os temas debatidos pelas Escolas de Samba são de cunho social, cultural ou econômico.

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO

DA DOENÇA DE PARKINSON


- O dia 11 de abril é comemorado o Dia Mundial do Parkinson. Foi nessa data, em 1755, que nasceu o médico inglês James Parkinson, o primeiro a pesquisar cientificamente a enfermidade, chamada na época de “paralisia agitante”.

- Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cor verde representa a esperança de cura para os doentes. Já o vermelho faz referência à tulipa vermelha, símbolo mundial da Doença de Parkinson. O uso desse símbolo remonta à década de 80, quando um horticultor holandês que vivia com Parkinson desenvolveu uma nova variedade de tulipa, vermelha e branca, e batizou-a de "tulipa Dr. James Parkinson".

- Essa data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, em 1998, com o propósito de explicar a doença e mostrar as possibilidades de tratamento para os pacientes, familiares e cuidadores.