29.12.10

FUTSAL BRASILEIRO - EMPATE DA SELEÇÃO EM SP

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 29 de DEZEMBRO de 2010 * QUARTA-FEIRA


SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL

DESAFIO DAS ESTRELAS É ENCERRADO COM EMPATE EM SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
- São Bernardo do Campo (SP) - A temporada 2010 do futsal do Brasil foi encerrada em grande estilo. O segundo jogo do Desafio das Estrelas, realizado na noite desta terça-feira (28/12), no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP), terminou empatado por 3 a 3, entre as Seleções de Estrelas que atuam no Brasil e atletas que jogam no exterior.
- Na partida que abriu a série de dois confrontos, os astros que atuam no salonismo nacional já haviam vencido por 3 a 2, de virada, após estarem sendo superados por 2 a 0. Na ocasião, Thiaguinho marcou duas vezes, enquanto Lenísio completou o placar para o time vitorioso, enquanto Indião e Pula anotaram para os astros que atuam fora do País.
- No confronto desta noite, a seleção de estrelas nacionais começaram pressionando, mas em um contragolpe, Pula avançou pela ala esquerda e chutou entre as pernas do goleiro Djony, aos 3min39. O jogo seguiu equilibrado, e após várias chances de gol de ambos lados, Leco arriscou de longe e venceu Rogério, aos 12min29, empatando o desafio.
- Ainda no primeiro tempo, ocorreu a virada no marcador. Lenísio fez boa jogada pela ala direita e deu uma assistência para Gadeia, que chutou forte, no ângulo, sem chances para o goleiro campeão mundial, Rogério, aos 18min14, dando números finais à metade inicial da partida.
- No segundo tempo, o goleiro Léo Oliveira teve trabalho para segurar as ações ofensivas da seleção de estrelas do exterior. Aos 28min26, Pixote recebeu na área e com um toque sutil encobriu Greuto, fazendo 3 a 1. Índio descontou para a seleção ‘estrangeira’, após receber uma assistência de Indião, aos 34min01.
- A persistência da seleção de atletas que atuam no exterior rendeu o empate. Aos 37min11, Robinho tabelou com Anderson e chutou forte, no canto inferior direito de Léo Oliveira. Faltando 35 segundos para o final do confronto Neto ainda teve a oportunidade de dar a vitória para o time ‘brasileiro’, mas a cobrança do tiro livre direto da marca dos dez metros foi cobrado para fora.
- “Quem ganha mesmo é o futsal, reunir tantos jogadores vencedores com a camisa da Seleção Brasileira foi bom. No final o resultado foi justo e o público gostou do que viu”, destacou o pivô Lenísio. “Ninguém queria perder, mas o que vale é o esporte, que viu um grande espetáculo. Nem sempre um jogo precisa ser uma guerra”, destacou o fixo Índio, autor de um dos gols de sua equipe.
PIXOTE SE DESTACA COM GOLAÇO PELO TIME DAS ESTRELAS NACIONAIS
- São Bernardo do Campo (SP) - O segundo confronto do Desafio das Estrelas de Futsal foi cheio de emoções e o resultado final de empate por 3 a 3 foi justo pelo que as duas seleções apresentaram no confronto. Mas um atleta se destacou entre os outros por conseguir marcar um golaço no jogo.
- Pela esquerda de ataque o atleta da V&M Minas recebeu passe e, na saída do goleiro Greuto, com extrema habilidade, ele tocou por cobertura. A bola ainda bateu no travessão, perto do ângulo direito da meta do Selecionado de Estrelas Internacionais, antes de estufar as redes.
- Para ele foi uma bela forma de terminar o ano. Os dois jogos, na opinião do jogador pernambucano, foi de muita valia para os jogadores. “É saudável para o jogador, pois sempre que somos lembrados, mesmo que seja para um jogo festivo como esse, buscamos defender as cores da melhor forma possível. Nesse ponto é importante para nós, atletas”, disse.
- A expectativa de 2011 ser um jogo pré-Copa do Mundo de Futsal mexe com a ansiedade dos jogadores brasileiro, confidencia Pixote. “Todo jogador espera e quer disputar uma Copa do Mundo de Futsal. Comigo não é diferente. Por isso temos que atuar da melhor forma possível quando somos chamados e nesse final de ano foi o que tentei fazer”, finaliza o jogador.
SELEÇÃO SE PREPARA PARA 2011 COM BOAS PERSPECTIVAS
- São Bernardo do Campo (SP) - O técnico Marcos Sorato terá um ano de muita importância em 2011. O período será de decisões, já que é o ano anterior ao da Copa do Mundo de Futsal, que em 2012 será disputada na Tailândia. As perspectivas apontam para definições em relação ao time que disputará a mais importante competição do salonismo mundial.
- Por conta disso o técnico e seu selecionado terão um ano cheio pela frente. As tarefas são árduas e muitos percalços são esperados, em sua maioria por conta de entraves na marcação de amistosos ou na liberação de atletas que atuam fora do país por conta do conflito de datas entre os calendários sul-americano e europeu.
- Em 2010, juntamente de sua comissão técnica, Marcos Sorato planejou um ano cheio de desafios para ele e seus comandados. Entre os desafios estão partidas contra os selecionados mais fortes do mundo; viagens à Europa e à Ásia e muita preparação técnica e tática para os atletas.
- O ano de 2011 é pré-Mundial e, portanto, é muito importante para nós. Sabendo disso já pedimos à Confederação Brasileira de Futsal para que marcasse jogos contra as principais seleções do mundo neste próximo ano, já que começaremos a fechar o grupo de jogadores para a disputa do Mundial da Tailândia?, explica Sorato.
- Estão marcados jogos contra adversários da estirpe de Rússia, Itália, Irã e Espanha. ?A série começa com jogos contra a Rússia e também contra o Irã, nos dois primeiros meses do ano. Enfrentaremos ainda Portugal, Itália e Espanha. Com isso queremos nos preparar da melhor forma possível para 2012?, revela.
- O empecilho maior no caminho da seleção continua sendo o encontro de datas para jogos e convocações. ?A maior dificuldade, inclusive na marcação de amistosos e convocação de atletas, é de datas. As datas UEFA para amistosos são escassas e muitas vezes ficamos sem contar com o time absoluto para uma preparação mais bem elaborada. Mas sabemos disso e trabalhamos como é possível?, disse.
DESAFIO DAS ESTRELAS: SELEÇÃO DAS ESTRELAS NACIONAIS x SELEÇÃO DAS ESTRELAS DO EXTERIOR
PRIMEIRO JOGO - DIA 26 de DEZEMBRO de 2010 - DOMINGO – EM SANTOS (SP)
SELEÇÃO DAS ESTRELAS NACIONAIS 3x2 SELEÇÃO DAS ESTRELAS DO EXTERIOR
SEGUNDO JOGO - DIA 28 de DEZEMBRO de 2010 – TERÇA-FEIRA - EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)
SELEÇÃO DAS ESTRELAS NACIONAIS 3x3 SELEÇÃO DAS ESTRELAS DO EXTERIOR
CONVOCAÇÕES DA SELEÇÃO DAS ESTRELAS NACIONAIS
DJONY (FLORIANÓPOLIS FUTSAL-SC)
LÉO OLIVEIRA (COPAGRIL/FAVILLE/DALPONTE-PR)
NETO (MALWEE/CIMED-SC)
LECO (MALWEE/CIMED-SC)
GADEIA (COPAGRIL/FAVILLE/DALPONTE-PR)
PIXOTE (V&M MINAS-MG)
GUINA (KRONA/JOINVILLE/DALPONTE-SC)
MURILO (KRONA/JOINVILLE/DALPONTE-SC)
THIAGUINHO (CARLOS BARBOSA-RS)
DIEGUINHO (V&M MINAS-MG)
LENÍSIO (MALWEE/CIMED-SC)
VALDIN (MALWEE/CIMED-SC)
TÉCNICO
MARCOS SORATO
CONVOCAÇÕES DA SELEÇÃO DAS ESTRELAS DO EXTERIOR
GREUTO (TYUMEN-RÚSSIA)
ROGÉRIO (NEFTCI-AZERBAIJÃO)
ÍNDIO (MALWEE/CIMED-BRASIL)
ROBINHO (GAZPROM/UGRA-RÚSSIA)
PULA (DINAMO MOSCOU-RÚSSIA)
JOAN (SIBIRYAK-RÚSSIA)
ÉDER (GAZPROM/UGRA-RÚSSIA)
PELÉ (GAZPROM/UGRA-RÚSSIA)
ANDERSON (KAIRAT ALMATY-CAZAQUISTÃO)
MAICKY (KAIRAT ALMATY-CAZAQUISTÃO)
ÍNDIO (SUZANO-BRASIL)
TÉCNICO
VANDER IACOVINO
Fonte: CBFS