14.4.23

DIA 14 DE ABRIL - O QUE SE COMEMORA HOJE

 

O QUE SE COMEMORA NESTA DATA

DIA 14 / ABRIL / 2023 - SEXTA-FEIRA


DIA MUNDIAL DO CAFÉ

* Data homenageia o CAFÉ, bebida mais popular para o brasileiro

* O café é uma bebida tão querida que para comemorar o seu dia existem 3 datas: duas internacionais e uma nacional. Uma delas é nesta sexta-feira, 14 de abril, Dia Mundial do Café. Outras duas são: 24 de maio, Dia Nacional do Café, e 1º de outubro, Dia Internacional do Café. Para celebrar, nada melhor que preparar uma xícara dessa deliciosa bebida, que é a segunda mais consumida pelos brasileiros, segundo a Abic (Associação Brasileira das Indústrias de Café) e considerada uma das mais populares do mundo.

* As variações são muitas: puro, pingado com leite, coado, filtrado, expresso, em cápsulas, combinado com outros ingredientes, cappuccinos, com ou sem creme. O que não pode faltar é um café de qualidade.

* Além de produzir uma saborosa bebida, o grão também conquistou seu espaço na gastronomia e já figura como um interessante ingrediente para a composição de receitas. 

DIA PAN-AMERICANO

- Historicamente, em especial desde o século XIX, vêm sendo levados à frente movimentos em prol do Pan-Americanismo, ideal de integração e solidariedade entre os países do continente americano, defendido inicialmente pelo revolucionário venezuelano Simon Bolívar (1783-1830).

- Um dos resultados desse movimento foi a instituição do Dia Pan-Americano, em 14 de abril de 1890, derivado da Primeira Conferência Internacional dos Estados Americanos, realizada naquele ano, em Washington, Estados Unidos.

- O evento visou a incentivar a união e a cooperação no continente, mas esse objetivo deu-se na vertente do Monroismo, visão norte-americana do Pan-Americanismo. Essa visão divergia do Bolivarismo, voltado ao fortalecimento dos países que haviam sido colonizados pela Espanha, face a uma possível contra-ofensiva espanhola à sua independência.

DIA DO TÉCNICO EM

SERVIÇO DE SAÚDE


- Os profissionais que dominam a arte de cuidar das pessoas são homenageados no dia 14 de abril, com o Dia do Técnico em Serviço de Saúde

- A função, desde a antiguidade, está intimamente ligada à atuação do médico, atuando de forma complementar.

DIA NACIONAL DO NEUROCIRURGIÃO

- Hoje é comemorado o dia do neurocirurgião! Dia de celebrar a profissão desse responsável pelo cérebro humano, que trabalha incansavelmente em busca de respostas quando algum paciente apresenta determinado problema neurológico.

- É desafiador e constante, é um trabalho minucioso e delicado. Parabéns, profissionais! Nunca deixem de se dedicar no que fazem.

DIA 14 DE ABRIL DE 2023 - SEXTA-FEIRA - BOM DIA

 



FUTEBOL – BRASILEIRÃO – GUIA DAS EQUIPES - 2023

 

FUTEBOL – BRASILEIRÃO – GUIA DAS EQUIPES

CONFIRA A ANÁLISE DOS 20 CLUBES DA ELITE


EQUIPE DE oGOL DÁ OPINIÃO SOBRE CADA TIME

ATUALIZADA ATÉ DIA 14-ABRIL-2023 – SEXTA-FEIRA – DIA DO BEIJO

 


- Os estaduais foram o aquecimento para a temporada. Agora chegou a hora do pontapé inicial para a maior competição nacional no Brasil. Neste fim de semana, os 20 clubes da elite vão a campo na estreia do Brasileirão de 2023.

- A disputa promete ser das mais quentes de todos os tempos. Afinal, quatro campeões nacionais retornaram à Série A, e nenhum fez o caminho inverso. Fora isso, vivemos um momento de investimentos altos com a transformação do novo modelo de clubes-empresas, com as novas SAFs.

- A equipe oGol tratou de preparar um guia para o início da disputa. A seguir o leitor poderá saber um pouco mais de cada um dos clubes, quem são os técnicos, o "craque", e sempre com um jogador para "ficar de olho", seja ele um jovem promissor ou um nome mais experiente fora do radar e que pode surpreender em 2023.

AMÉRICA MINEIRO - MG

- Finalista do Mineiro e um dos últimos clubes da elite nacional a perder a invencibilidade na temporada, o América está cada vez mais consolidado no Brasileirão. A política para 2023 é a mesma dos anos anteriores, manutenção da base e contratações pontuais, como o argentino Benítez e o lateral Nicolas, ambos ex-Grêmio, que chegaram e assumiram a titularidade.

- Apesar do horizonte mostrar uma evolução constante do time de Vágner Mancini, o Coelho ainda luta contra o rótulo de candidato ao rebaixamento. O clube contrariou expectativas nas últimas temporadas e chegou na Libertadores e na Copa Sul-Americana, mas agora tem um desafio ainda maior no "Brasileirão de Gigantes". Apenas cinco clubes nunca foram campeões do Brasileiro, e o América é um deles.

Técnico: VÁGNER MANCINI

- Mancini vai para seu terceiro Brasileirão pelo América, onde se tornou parte importante da mudança de patamar do clube no passado recente. A primeira passagem foi interrompida pelo próprio técnico, em meio a uma campanha histórica que levou o clube à Libertadores - Mancini optou por se juntar ao Grêmio, numa tentativa frustrada de evitar o rebaixamento. De volta desde o início do ano passado, ele é um dos mais longevos no cargo no país, atrás apenas de Abel Ferreira, Rogério Ceni e Vojvoda.

Craque: JUNINHO

- Há oito anos no América, Juninho tem mais de 300 jogos pelo clube, é um dos jogadores que mais defendeu o Coelho na história e, mesmo aos 35 anos, segue com protagonismo. Motor que faz a transição da defesa para o ataque americano, o meia tem uma contribuição em gol a cada dois jogos na temporada, com cinco assistências e duas bolas na rede.

Fique de olho: ARTHUR

 Já é fato conhecido que Arthur não terá longa sequência no América. O jovem lateral, campeão do Sul-Americano Sub-20 e já convocado para a seleção principal, está negociado com o Bayer Leverkusen, para onde se transfere no meio do ano. Até lá, porém, o público brasileiro terá a oportunidade de acompanhar uma das principais promessas do país para a lateral direita.

ATLÉTICO MINEIRO - MG

- Apoiado na força de Hulk, o Atlético Mineiro chega ao Brasileirão como campeão estadual e classificado para a fase de grupos da Libertadores. Os principais objetivos dos primeiros meses do ano foram alcançados e, apesar disso, o clube conseguiu se ver em uma crise interna, em razão uma bombástica entrevista do técnico Eduardo Coudet após derrota para o Libertad na Liberta. O argentino cobrou publicamente reforços e demonstrou insatisfação por promessas da diretoria não terem sido cumpridas.

- O problema técnico, por enquanto, parece ter sido superado e o Galo segue comandado por Coudet. O Brasileirão é uma das três competições que o time tem pela frente como inevitável candidato ao título, ainda que existam outros clubes mais favoritos neste momento.

Técnico: EDUARDO COUDET

- O Atlético ainda mantém boa parte da base campeã de 2021 e tem a terceira maior folha salarial do país. Coudet ganhou projeção após um trabalho de sucesso no Racing, já trabalhou anteriormente no Brasil (Internacional) e, antes do Atlético, estava na Espanha, no Celta de Vigo.

- O treinador, apesar das limitações financeiras, conseguiu montar um time à sua feição, com meias que alavancaram seu trabalho no Colorado (Patrick e Edenílson), além de trabalhar mais uma vez com Zaracho, peça-chave daquele sucesso no Racing. Apesar disso, o técnico argentino está pressionado e, mesmo com bom aproveitamento no ano, conseguiu extrair poucas atuações convincentes de seu time.

Craque: HULK

- A idade não pesa para Hulk. O atacante, que completa 37 anos em julho, segue tão decisivo quanto há dois anos, quando desembarcou em Belo Horizonte. O início de temporada é dos melhores da carreira do craque, e já são 14 gols e duas assistências em 15 jogos. É o cara do Atlético, para o bem e para o mal.

- Dependente do camisa 7, o Atlético se regula conforme suas atuações.

Fique de olho: MAURICIO LEMOS

- O zagueiro uruguaio chegou ao Atlético cercado de desconfiança. Lemos era reserva pouco utilizado no Fenerbahçe e teve passagens de pouco destaque por clubes modestos na Espanha, Bélgica e Itália. O zagueiro sequer era a primeira opção para a posição na lista de desejos do clube, o próprio Coudet revelou que o sonho seria Felipe, ex-Corinthians.

- A realidade, porém, é que até aqui Mauricio Lemos vem sendo uma grata surpresa, conquistou a titularidade com atuações consistentes a nível defensivo, além de ter mostrado boa contribuição na construção ofensiva.

ATHLETICO PARANAENSE - PR

- Com um projeto consistente e resultados recentes impressionantes, o Athletico chega ao Brasileirão 2023 após título invicto do Campeonato Paranaense neste início de temporada.

- Finalista da última Copa Libertadores, o Furacão manteve a base da equipe de 2022 perdendo apenas o lateral-esquerdo Abner, que foi negociado com o Betis em janeiro. 

- Ao contrário dos últimos anos, o Athletico já utilizou boa parte de seus principais jogadores durante todo o Campeonato Estadual. Protagonizaram inclusive um duelo de oito expulsões no único confronto diante do rival Coritiba, que não chegou na grande final. Após conciliar grande campanha na Libertadores com um sexto lugar no Brasileirão em 2022, a ideia do Furacão é se estabilizar como um time que está sempre entre as primeiras colocações aproveitando principalmente o fator casa na Arena da Baixada. 

Técnico: PAULO TURRA

- Promovido após Felipão anunciar aposentadoria das suas obrigações como treinador, Paulo Turra foi auxiliar técnico durante toda a temporada de 2022 no Athletico. A diretoria depositou confiança no profissional de 49 anos e o início não poderia ser melhor: 15 vitórias em 19 partidas até aqui.

- A pulga que fica atrás da orelha dos torcedores do Furacão é justamente pelos adversários em que os tropeços aconteceram: 1 a 1 com o Coritiba na primeira fase do estadual e 0 a 0 com o Alianza Lima na estreia da Libertadores. Último invicto entre os times da Série A, o Furacão foi surpreendido e derrotado pelo CRB na Copa do Brasil.

- Após curtas passagens por times como Avaí, Caxias e Cianorte entre 2013 e 2016, Paulo Turra estava focado mais no trabalho como auxiliar desde 2017. Passou por Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio antes de chegar no Athletico.

- A expectativa é pela manutenção da ideia de jogo que tanto deu certo nos últimos anos dentro das intenções do clube. 

Craque: FERNANDINHO

- Mesmo aos 37 anos de idade, Fernandinho voltou ao Brasil após longa carreira de sucesso na Europa para mostrar o seu melhor futebol. Capitão e responsável pela solidez defensiva do Athletico, o meio-campista ainda faz muito bem a distribuição de bola desde o campo de defesa e funciona como o primeiro armador da equipe. Já disputou 16 partidas em 2023, marcando um gol e dando três assistências. Com uma capacidade física invejável mesmo com a idade avançada, Fernandinho será peça chave para uma eventual campanha de sucesso do Furacão até por sua disponibilidade de estar sempre em campo. 

Fique de olho: VITOR ROQUE

- Já até convocado para a Seleção Brasileira, falar sobre Vitor Roque pode parecer chover no molhado, mas essa deve ser sua primeira edição de Brasileirão mais estabilizado como titular do Athletico. Após marcar cinco gols na edição passada, o atacante de 18 anos será a grande esperança do clube paranaense de colocar a bola na rede e, com um sistema ofensivo que o ajude, pode tentar pelo menos se manter próximo dos grandes nomes do ataque do futebol brasileiro.

- Além dele, os jovens Bento e Khelven também chamam a atenção no Athletico.

BAHIA - BA

- Já sob o comando do Grupo City desde o final de 2022, o Bahia chega como incerteza para o Brasileirão 2023. O Tricolor fez o maior investimento da sua história, com dezenas de milhões gastos para o elenco, mas ainda não empolga em meio a pouca consistência defensiva da equipe montada por Renato Paiva. 

- Se por um lado foi campeão baiano sem muitos sustos, o Bahia deixou a desejar sempre que o nível dos adversários subiu um pouco. A grande frustração desse início da temporada foi na Copa do Nordeste, quando o Tricolor caiu na primeira fase e sofreu goleadas para Fortaleza e Sport.

- A mudança de sistema para um 3-5-2 deu mais equilíbrio ao time e um pouco de alívio a torcida. 

Treinador: RENATO PAIVA

- Conhecido por revelar grandes jogadores na base do Benfica, onde permaneceu por mais de 15 anos, o treinador português chegou ao Bahia com a missão de fazer um time propositivo e comandar os jovens, de acordo com o projeto do Grupo City.

- Algumas partidas foram animadoras, mas a fragilidade defensiva, mesmo contra times mais fracos, acendeu um grande sinal de alerta.  Se não estivesse em uma SAF, o treinador provavelmente seria demitido após sofrer uma goleada sofrida por 6 a 0 para o Sport.

- O Grupo City não o demitiu. Paiva então buscou soluções, recebeu reforços e contou com a volta de alguns jogadores para implementar um esquema de três zagueiros. Por enquanto foi suficiente para vencer o Campeonato Baiano e se aproximar da quarta fase da Copa do Brasil. Até aqui, o português soma 13 vitórias, 4 empates e 5 derrotas pelo Tricolor. 

Craque: BIEL

- Contratado por pouco mais de R$ 10 milhões junto ao Fluminense, Biel é o jogador mais regular da equipe de Renato Paiva, com boas atuações mesmo nos momentos ruins da equipe.

- O atacante de 22 anos tem se destacado por sua velocidade, dribles e personalidade. Até aqui, em 20 jogos pelo Tricolor, ele soma 6 gols e 6 assistências.

Fique de olho: CAULY OLIVEIRA

- Desconhecido no Brasil, o baiano era destaque no Ludogorets, da Bulgária, quando foi contratado pelo Bahia. As primeiras respostas foram de desconfiança, mas Cauly logo garantiu sua vaga no time titular. Com a 8 nas costas, mas atuando como camisa 10, o meia agradou por sua intensidade, poder de criação e boa finalização. Em 10 jogos, ele soma 4 gols e uma assistência. Pode surpreender no Brasileirão. 

BOTAFOGO - RJ

- Eliminado nas semifinais do Campeonato Carioca, o Botafogo deu indícios de que não terá um ano dos mais confortáveis no Campeonato Brasileiro. Sem grandes investimentos de John Textor em 2023 (diferente do que foi na temporada passada), o Glorioso, de Luís Castro, sofre com a falta de consistência do seu elenco.

- Apesar da desconfiança da torcida, o Alvinegro conta com a volta do Estádio Nilton Santos, que teve o gramado reformado, como um grande trunfo para emplacar mais um ano longe da briga pelo rebaixamento.

Técnico: LUIS CASTRO

- Escolhido por John Textor para conduzir a equipe alvinegra no ambicioso projeto da SAF no Botafogo, Luís Castro chegou com respaldo pelo belo e inteligente trabalho desenvolvido nas categorias de base do Porto, mas não encontrou o melhor dos cenários em General Severiano. Defensor do estilo de jogo impetuoso e dominante, Castro precisou se adaptar à realidade estrutural do clube e técnica do elenco. Ainda assim, dentro do que foi projetado a médio e longo prazo, o português conduziu o Fogão à uma vaga na Copa Sul-Americana através do Brasileirão do ano passado e, nesta temporada, apesar de não ter avançado às semis do Carioca, faturou a Taça Rio como prêmio de consolação.

Craque: TIQUINHO SOARES

- Principal contratação da "Era SAF", o experiente Tiquinho Soares é, de fato, o grande nome do Botafogo na temporada. Contratado no ano passado, após construir grande parte da carreira no futebol europeu, o centroavante passou rápido pelo período de adaptação e rapidamente se tornou a principal referência ofensiva do Glorioso. E neste Brasileirão não será diferente. Fique de olho: Lucas Perri Lucas Perri chegou ao Fogão em agosto de 2022 para compor o elenco e terminou a temporada como titular da meta alvinegra. No início deste ano, ainda sem poder contar com o lesionado Gatito, Luís Castro teve a comprovação: Perri é o dono da posição. Com grandes atuações, o goleiro trouxe a segurança necessária para meta botafoguense e, mesmo com o retorno de Gatito, Perri deve seguir como titular e destaque da equipe.

CORINTHIANS - SP

- O Corinthians é mais uma das equipes que chegam ao Brasileirão como incógnita. No Campeonato Paulista foi um time competitivo, mas com ataque pouco produtivo e fã dos empates. Acabou eliminado ainda nas quartas de final, em jogo que foi superior ao Ituano, mas caiu nos pênaltis.

- Já na Libertadores, uma estreia tranquila contra o Liverpool, do Uruguai. Comparado a outros times, o Timão pouco entrou em campo no ano, com 15 jogos disputados. Até aqui foram 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, sendo a última delas na Copa do Brasil diante do Remo, atualmente na Série C, deixando uma impressão pouco animadora antes da estreia no Brasileirão.

Técnico: FERNANDO LÁZARO

- Aos 41 anos, Fernando Lázaro assumiu o comando do Corinthians em meio a pressão e expectativas por um treinador de renome. A escolha pegou a torcida de surpresa e o técnico ainda convive com a desconfiança. O ex-auxiliar e analista soma apenas três derrotas na primeira experiência como técnico principal, mas ainda não fez do Timão um time sólido. Prestes a começar o seu primeiro Brasileirão, Lázaro ainda chega como uma incógnita.  

Craque: RENATO AUGUSTO

- O veterano 35 anos ainda é a balança do Corinthians. O nível de atuação da equipe com a sua presença e a sua ausência são completamente diferentes, o que faz a torcida lamentar bastante as suas frequentes lesões. Em 2023, Renato Augusto disputou 11 das 14 partidas do Timão, mas sofreu uma lesão no último jogo e já será desfalque na reta inicial do Brasileirão. É craque, mas a equipe precisará aprender a não contar sempre com ele em campo. 

Fique de olho: FAUSTO VERA

- Contratado no segundo semestre do ano passado com o status de grande jogador, Fausto Vera já terminou a temporada mostrando sua qualidade. Em 2023, o volante argentino está em viés de alta e cada vez mais é uma peça importante do time titular. Nesse ritmo fica a expectativa para ver Fausto Vera no Brasileirão.

CORITIBA - PR

- Após escapar do rebaixamento nas rodadas finais da temporada passada, a expectativa do Coritiba é de tentar uma campanha mais tranquila no Brasileirão 2023. O clima no Alto da Glória não é de otimismo após eliminação nas quartas de final do Campeonato Paranaense para o Cascavel, mas após esse revés o Coxa pelo menos conseguiu classificação na Copa do Brasil diante do Criciúma. 

- O Coritiba conta com alguns jogadores bem conhecidos do futebol brasileiro. Repatriou Junior Urso, contratou o experiente meia Régis e ainda conta com Liziero e Boschilia para o meio-campo. Bruno Viana e Jamerson chegaram para tentar resolver os problemas do centro da defesa da equipe, Victor Luís é o nome da lateral-esquerda, enquanto William Pottker é uma das esperanças de gol na campanha que deve ser complicada. 

Técnico: ANTÓNIO OLIVEIRA

- O Coritiba é mais uma equipe do futebol brasileiro que está apostando em um técnico com nacionalidade portuguesa. António Oliveira trabalha como auxiliar técnico desde 2012 e teve sua primeira experiência como treinador no rival Athletico em 2021. Na última temporada, assumiu o comando do Cuiabá na 11ª rodada e conseguiu evitar o rebaixamento da equipe mesmo com apenas sete vitórias em 28 jogos. No Coxa, a campanha e futebol apresentado no estadual foi motivo de críticas e sua demissão chegou a entrar em pauta durante o mês de março, mas acabou ganhando mais tempo para trabalhar. 

Craque: ALEF MANGA

- Grande destaque do Coritiba no Brasileirão 2022, Alef Manga agora é do clube em definitivo e será a grande esperança da equipe do Alto da Glória para se manter na elite do futebol brasileiro. Em 54 jogos na última temporada, o atacante marcou 16 gols e deu seis assistências e já vem coletando bons números em 2023: nove gols em 14 partidas. Sempre aberto pelos lados do campo, Alef Manga é quem busca ser objetivo e levar o Coritiba a ser perigoso contra seus adversários. Se vai lhe faltar companhia para agitar o ataque coxa-branca, só saberemos em breve. 

Fique de olho: ANDREY

- O meio-campista Andrey sofreu lesão ainda no início da edição passada do Brasileirão e apenas agora está voltando aos poucos aos gramados. Após anos no Vasco, o jogador chegou ao Coritiba em 2022 e estava deixando ótimas impressões antes de se machucar. Neste ano também ainda fez poucas aparições, mas já surgiu entre os titulares no duelo contra o Sport pela Copa do Brasil e, em condições normais, deve ser o nome mais importante do meio-campo do Coxa em 2023.

CRUZEIRO - MG

- De volta à Série A após três anos na segunda divisão, o Cruzeiro perdeu antes do início do Brasileiro seu principal nome. Para muitos, a força da Raposa não residia em um jogador, mas no técnico Paulo Pezzolano, que optou por deixar o clube e assumir outra equipe de Ronaldo Fenômeno, o Valladolid, da Espanha.

- O início de temporada do Cruzeiro foi feito todo sob comando do ex-treinador uruguaio, que saiu após eliminação na semifinal do Mineiro para o América. O desempenho não era bom, com mais derrotas (4) do que vitórias (3).

- O clube conta com um elenco modesto para os padrões que está acostumado, com as principais contratações sendo Gilberto (ex-Bahia), Nikão (ex-São Paulo), Ramiro (ex-Corinthians) e Marlon (ex-Fluminense). Outros nomes chegaram sob grande rejeição, como o veterano Luciano Castán, zagueiro que estava no Guarani.

Técnico: PEPA

- O português Pepa foi o escolhido para substituir Pezzolano no Cruzeiro. Conhecido em seu país por entregar trabalhos acima das capacidades dos elencos que contava, o treinador parece ser uma escolha com perfil escolhido a dedo por Ronaldo. A seu favor, Pepa pode dizer que ganhou um confronto contra um adversário de Série A, o Red Bull Bragantino - ainda que em amistoso, tal fato tem peso importante no clube, já que Pezzolano havia falhado em todos os testes deste nível aos quais havia sido submetido.

Craque: GILBERTO

- Em um time sem grandes estrelas, o nome de maior peso, sem dúvidas, é o de Gilberto. O atacante tem três gols no ano, todos marcado no mesmo jogo, em dia de hat-trick contra o Villa Nova no estadual. Outro nome que pode ser considerado um destaque no Cruzeiro é o de Bruno Rodrigues, companheiro de Gilberto no ataque, e que foi importante no ano passado para o acesso. Bruno Rodrigues tem melhores números, quatro gols (um deles no clássico com o Atlético) e duas assistências. 

Fique de olho: WESLEY

- Cria do Palmeiras, Wesley foi destaque na base do clube, recebeu a primeira oportunidade como profissional no Vitória, e era um 12º jogador de confiança de Abel Ferreira. No Cruzeiro, o atacante tenta saltar de vez de nível e mostrar que pode ser também um protagonista. Por enquanto, o atacante ainda não decolou, mas o sucesso do ataque cruzeirense parece depender também de suas boas atuações, já que pela ponta é uma das poucas opções com mais experiência.

CUIABÁ - MT

- O ano do Cuiabá começa verdadeiramente agora. No estadual do Mato Grosso, o Dourado conquistou seu 10º título nas últimas 13 edições da disputa e nadou mais uma vez de braçada - a campanha foi de 12 vitórias e um empate. No entanto, o real nível da equipe só pode ser medido em competições com rivais de maior qualidade.

- No primeiro teste, o Cuiabá caiu na Copa do Brasil para o São Raimundo de Roraima. Pela Copa Verde, deixou a disputa nas semifinais ao perder para o Goiás. Em resumo, ambos figuram entre as equipes que lutam contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Técnico: IVO VIEIRA

- Depois de se manter na elite com António Oliveira, que rumou ao Coritiba, a diretoria do Cuiabá decidiu manter a receita e apostou em outro técnico português, Ivo Vieira. Com passagens por equipes médias em seu país, bem como pelo futebol árabe, o treinador precisa se adaptar rapidamente a um novo contexto. Com um estilo predominantemente de pressão alta e com a ideia de ter posse de bola, o Cuiabá pode sofrer justamente por encarar equipes de qualidade muito mais elevada no Brasileirão. A aposta pelas bolas paradas, importante até aqui na temporada, pode ser um diferencial.

Craque: PABLO CEPPELINI

- O meia uruguaio Pablo Ceppelini foi uma das contratações do Cuiabá para a temporada 2023. Ele soma passagens por Cagliari, Atlético Nacional, Cruz Azul, e estava no Peñarol nos dois últimos anos. Rapidamente, o jogador de 31 anos se tornou a referência técnica da equipe. Responsável pelas bolas paradas, Ceppelini já contabiliza nove assistências no ano e ainda marcou quatro gols. ,

Fique de olho: ISIDRO PITTA

- O centroavante Isidro Pitta é um jogador de força física e bom faro de gol. No ano passado, o paraguaio foi o artilheiro e um dos poucos destaques do rebaixado Juventude. Até aqui, com a camisa do Cuiabá, Pitta soma sete gols e seis assistências em 17 partidas disputadas. Com apenas 23 anos, o centroavante ainda tem espaço para evolução.

FLAMENGO - RJ

- Atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, o Flamengo iniciou a temporada apostando na troca de comando: saiu Dorival Júnior e entrou Vitor Pereira. A chegada do português, entretanto, culminou no pior momento rubro-negro desde 2019. Sem identidade sob o comando de VP, o Fla sofreu com a eliminação nas semifinais do Mundial de Clubes para o Al-Hilal e acumulou três vices consecutivos: Supercopa (Palmeiras), Recopa Sul-Americana (Independiente Del Valle) e Carioca (Fluminense). Os resultados negativos custaram o fim da passagem de Vitor pelo Flamengo, que agora recalcula rota para sequência da temporada. 

Técnico: MÁRIO JORGE (Interino)

- Até a publicação deste guia, o Flamengo ainda não tinha chegado a acordo pelo substituto de Vítor Pereira. Jorge Jesus é o favorito, mas será difícil o retirar do Fenerbahçe antes do fim do Campeonato Turco, dentro de um mês e meio. Jorge Sampaoli é o plano B.

- Enquanto isso, o Flamengo iniciará o Campeonato Brasileiro com o interino Mário Jorge. No Flamengo desde 2016, o técnico já passou por todas as categorias de base do Rubro-Negro, atualmente comanda a equipe sub-20 e já fez o mesmo papel na transição de Paulo Sousa para Dorival Júnior; tendo estreado na 3ª fase da Copa do Brasil,quando ontem perdeu de 2x0 para o Maringá e agora terá de vencer por 3 gols de diferença no |Maracanã.

Craque: PEDRO

- Com Arrascaeta lesionado e Gabigol oscilante, coube a Pedro assumir o posto de grande protagonista do Flamengo neste início de temporada. Apesar da instabilidade e dos péssimos resultados sob o comando de VP, o centroavante conseguiu se tornar um ponto fora dessa curva. Artilheiro do Mundial de Clubes, com quatro gols em dois jogos, e goleador do Fla no Carioca, Pedro já soma 14 gols em 15 jogos no ano e espera manter a fase artilheira para virar a chave rubro-negra no Campeonato Brasileiro.

Fique de olho: AYRTON LUCAS

- Se por um lado a opção de Vitor Pereira de atuar com três zagueiros escancarou os problemas defensivos do Fla, por outro revelou uma opção e tanto para o setor de ataque. Aberto pelo lado esquerdo, Ayrton Lucas foi um dos únicos pontos positivos da passagem de VP pelo Ninho do Urubu.  Insinuante na hora de atacar espaço, sem abrir mão de suas obrigações na defesa, o lateral-esquerdo assumiu a posição do experiente Filipe Luís e tem sido o jogador mais regular do Flamengo na temporada.

FLUMINENSE - RJ

- Bicampeão carioca, o Fluminense é o time que mais "encantou" no primeiro trimestre de futebol no Brasil. A forma como venceu o Flamengo na final estadual fez as expectativas para o restante da temporada atingirem níveis não vistos desde os tempos da opulência da parceria com a Unimed.

- Contra o Flu pesa a maratona de competições em 2023, com um elenco forte, mas não tão largo como os principais concorrentes no topo da tabela. Ainda assim, o Tricolor terminou com a terceira posição ano passado, quando parecia menos sólido e com mais limitações em todas as posições. Ir além disso será um grande desafio.

Técnico: FERNANDO DINIZ

- Muito questionado pela falta de títulos de expressão ao longo da carreira, Fernando Diniz deu um salto de patamar com o troféu do Carioca. Mais importante que isso, pela forma como foi campeão. Com seu estilo inconfundível, o Flu de Diniz fez o elenco mais caro do país parecer um time banal.

- O "Dinizismo" se tornou uma seita pelo país, com adoradores e críticos, e vem ganhando destaque até fora do país.

Craque: GERMÁN CANO

- Artilheiro do Brasileirão de 2022 com sobras, com 26 gols, Cano é também o artilheiro do Brasil em 2023. O argentino é a principal arma ofensiva do Fluminense e tem ainda um trunfo: parece não se cansar. Participou de 70 dos 71 jogos do Tricolor no ano passado e vai mantendo o ritmo nesta temporada sem sentir o desgaste.

Fique de Olho: ALEXSANDER

- Improvisado na lateral esquerda ou em sua posição natural, como volante, o jovem de 19 anos mostra evolução a cada dia. Campeão sul-americano sub-20, o jogador é mais uma joia de Xerém e pode formar com André uma das duplas de volantes mais jovens e talentosas do Brasil.

FORTALEZA - CE

- Após duas boas campanhas no Brasileirão, a expectativa para o Fortaleza na competição segue como uma crescente. Apesar disso, o ano de 2023 foi até aqui marcado por instabilidade.

- Se no geral não vacilou contra equipes mais fracas, o Tricolor de Aço não deu a resposta esperada nos momentos mais tensos. Foi assim que perdeu três clássicos no ano, foi eliminado na semifinal da Copa do Nordeste pelo rival Ceará e também caiu para o Cerro Porteño na Libertadores, antes mesmo de chegar até a fase de grupos. 

- Mas nem tudo é ruim para o Fortaleza, que segue com uma equipe bastante competitiva e com bons valores. Ainda conseguiu se vingar do Ceará para ficar com título do Campeonato Cearense e venceu com sobras na estreia pela Copa Sul-Americana. No ano, a equipe soma 25 jogos, com 16 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. São 57 gols marcados e 20 sofridos. 

Técnico: JUAN PABLO VOJVODA

- O treinador de 47 anos está no seu terceiro ano como comandante do Fortaleza. Maior técnico da história do clube, ele atingiu um patamar de confiança em que turbulências já não abalam o clima para uma possível demissão. O ano de 2023 é instável, apesar dos bons momentos, e ninguém melhor que Vojvoda para levar o Tricolor a uma grande campanha no Brasileirão. Pelo clube, ele foi tricampeão cearense, conquistou uma Copa do Nordeste se classificou para duas Libertadores.

Craque: LUCERO

- Não necessariamente o artilheiro é o craque de um time, mas é inegável a contribuição de Juan Martín Lucero para o Fortaleza. Contratado para esta temporada, o argentino não teve problemas para se adaptar e já marcou 12 gols e deu 6 assistências em 20 jogos pelo Tricolor. Hoje ele é titular na briga com Silvio Romero e Galhardo (que foi vilão em jogos importantes do ano). Em um Brasileirão com grandes nomes vestindo a 9, Lucero é mais um que pode brilhar. 

Fique de olho: HÉRCULES

- Grande parte do meio de campo do Fortaleza poderia se encaixar nessa lista, como o pegador Lucas Sasha, os talentosos Caio Alexandre e Calebe ou o argentino Pochettino. Mas o jovem Hércules, que já foi surpresa no ano passado, é o nome da vez. Segundo volante de bom passe, aproximação e chegada ao ataque para finalizar, ele tem chamado atenção e já foi até mesmo procurado pelo Flamengo.

GOIÁS - GO

- O início de ano do Goiás foi confuso, para dizer o mínimo. A campanha no Campeonato Goiano foi boa em números, mas o desempenho não agradou e a derrota nos pênaltis para o Atlético Goianiense na final já foi o suficiente para tirar Guto Ferreira do cargo.

- O Esmeraldino também foi eliminado pelo Águia de Marabá na Copa do Brasil, sacramentando o início ruim da atual temporada mesmo com um aproveitamento alto - no estadual foram 13 vitórias em 17 compromissos.

- Em 2022 o Goiás conseguiu escapar sem sustos do rebaixamento, ficando na 13ª posição com 46 pontos - nove a mais do que o primeiro rebaixado. Com um elenco de qualidade muito questionável a intenção do Esmeraldino é tentar repetir esse desempenho, mesmo sabendo que será mais difícil se adaptar com essa troca de treinador em momento crucial da preparação para o início da competição. O fato de ter sido uma das defesas menos vazadas do país nesse início de temporada é o fator que dá esperanças. 

Técnico: EMERSON ÁVILA (Interino)

- Com a demissão de Guto Ferreira, o Goiás deve começar o Brasileirão com o Auxiliar Técnico Emerson Ávila no comando. Ele chegou ao clube junto de Jair Ventura no ano passado, teve seu trabalho avaliado pela diretoria e permaneceu no Esmeraldino de forma permanente. A carreira de Emerson foi praticamente inteira como auxiliar, começando no Cruzeiro lá em 2005.

- Um novo treinador deve ser contratado em breve, mas o interino não deve promover grandes mudanças em relação ao que vinha sendo apresentado no Estadual, já que a consistência defensiva era o ponto mais forte do Goiás até aqui em 2023.  

Craque: VINÍCIUS

- O grande destaque do Goiás é o atacante Vinícius. Contratado em 2022 por empréstimo e com a permanência garantida para a atual temporada, o jogador já soma cinco gols e duas assistências em 2023. Além de sua capacidade de finalização, Vinícius também se destaca por seu jogo fora da área, aparecendo na troca de passes e em conduções decisivas para acionar companheiros de ataque. Com a falta de reforços, ainda deve ser o destaque dos goianos na competição. 

Fique de olho: SANDER

- Após seis temporadas no Sport, Sander foi anunciado em janeiro como reforço para a lateral-esquerda do Goiás. O jogador se destaca também por sua disponibilidade, atuando pelo menos 36 vezes em todos os anos desde 2018. Nessa temporada no Goiás já foram 19 jogos e já mostrou os seus atributos como garçom: além de um gol marcado, já serviu os companheiros oito vezes com assistências. Seus 32 anos de idade também podem significar uma experiência importante nessa campanha do Esmeraldino.

GRÊMIO - RS

- De volta à elite do futebol brasileiro, o Grêmio começou o ano de 2023 com uma notícia que "quebrou" o mercado de transferências: Luis Suárez, depois de curta passagem pelo Nacional, do Uruguai, assinou como novo reforço do Imortal.

- A empolgação inicial foi justificada com o título da Recopa Gaúcha e do estadual, onde o Grêmio sofreu apenas uma derrota e ainda viu o maior rival cair nas semifinais.

- Agora, o sarrafo aumenta consideravelmente no Brasileirão e vai ser preciso provar que o início de ano foi apenas um prenúncio de uma temporada bem-sucedida.

Técnico: RENATO GAÚCHO

- A parceria entre Grêmio e Renato Gaúcho chegou ao fim após seis anos de títulos, bons momentos, e um ciclo que gerou, obviamente, algum desgaste. O treinador passou sem deixar saudade pelo Flamengo e retornou ao Grêmio no ano passado. Onde se sente mais em casa, Renato Portaluppi já soma 14 vitórias, três empates e somente uma derrota no ano.

- Se muitas vezes o Grêmio de Renato optou por priorizar a Copa Libertadores em detrimento ao Brasileiro, neste ano, depois de voltar da Série B, o Grêmio tem a oportunidade de dar tudo no nacional. E ele promete ser um dos mais equilibrados da história.

Craque: LUIS SUÁREZ

- O que dizer de Luisito Suárez? Aos 36 anos, o uruguaio estreou no Grêmio com hat-trick e o troféu da Recopa Gaúcha. Em 15 jogos, o ex-Barcelona e Liverpool totaliza 11 gols marcados e quatro assistências. A esperança gremista em fazer um belo Campeonato Brasileiro reside nos gols do centroavante.

- Será possível para o Grêmio sair da segunda divisão para brigar na parte de cima da tabela na elite? Certamente, a chegada do matador, mais conhecido como El Pistolero, dá mais peso a essa possibilidade.

Fique de olho: FRANCO CRISTALDO SUÁREZ

- Luis Suárez tem se entendido muito bem com os companheiros mas, em especial, com um deles. O argentino Franco Cristaldo chegou do Huracán, da Argentina, e caiu como uma luva no esquema do Grêmio. Meia com grande capacidade de marcar gols, Cristaldo já marcou três com a camisa do Tricolor Gaúcho e ainda distribuiu seis assistências.

INTERNACIONAL - RS

- Depois do para muitos inesperado vice-campeonato brasileiro em 2022, o Internacional entra na nova disputa cercado de expectativas. No entanto, o desempenho instável no estadual gerou questionamentos sobre a capacidade do Colorado se manter na parte da cima da tabela na atual temporada.

- O sistema ofensivo foi alvo de críticas no início de trajetória e a diretoria do Inter trouxe ídolos de volta ao clube. O meia chileno Charles Aránguiz e o centroavante Luiz Adriano prometem ser duas opções interessantes para Mano Menezes, bem como os reforços de jogadores que se destacaram no estadual do Rio Grande do Sul.

Técnico: MANO MENEZES

- A bela campanha do Internacional em em 2022 não eximiu o comandante Mano Menezes de críticas no início do ano novo. A maior dificuldade tem sido na criação e no comando de ataque. Nos últimos cinco jogos, o Inter empatou três jogos, venceu um e perdeu outro. A experiência de Mano Menezes, no entanto, deve ser um fator importante para a equipe do Inter se reencontrar com o melhor desempenho na disputa do Brasileirão. Conhecido por montar equipes sólidas e que sofrem poucos gols, o Inter de Mano deve novamente ser um duro adversário.

Craque: ALAN PATRICK

- Depois de passagem de cinco anos pelo futebol ucraniano, Alan Patrick voltou ao Brasil no ano passado e foi a referência criativa do Internacional. O meio-campista mostrou capacidade de ditar o ritmo do jogo, dar passes decisivos e ainda marcou sete gols. Na nova temporada, Alan tem aparecido mais marcando gols do que como assistente, e já balançou as redes novamente sete vezes, mas com a metade dos jogos disputados. 

Fique de olho: MAURÍCIO

- Com apenas 21 anos, Maurício já vai para a sua quinta temporada como profissional. O meia ofensivo revelado pelo Cruzeiro tem mostrado boa evolução em sua carreira e, depois de um bom ano de 2022, começou o novo ano com o pé no acelerador. Já são quatro gols e três assistências em 14 jogos, e a capacidade de construir o jogo tanto pelas alas, quanto pelo meio, tem sido um diferencial do jovem jogador até aqui.

PALMEIRAS - SP

- Atual campeão brasileiro, o Palmeiras segue a equipe mais regular e competitiva do país, mesmo que não seja a mais brilhante. Começou 2023 sob desconfiança, já que perdeu peças importantes e foi modesto no mercado. No entanto, a recuperação de jogadores que já estavam no elenco, como Gabriel Menino e Flaco López foi importante.

- Até aqui são 18 jogos na temporada e já dois títulos conquistados, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Paulista. Para o Brasileirão, entra como favorito. 

Técnico: ABEL FERREIRA

- No Palmeiras desde 2020, Abel Ferreira poder ser considerado o maior treinador da história do clube. As conquistas são: 2 Libertadores, 1 Copa do Brasil, 1 Campeonato Brasileiro, 1 Supercopa do Brasil, 1 Recopa Sul-Americana e 2 Campeonatso Paulista (ufa).

- Na atual temporada são 12 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Em um time com o coletivo tão forte, dá até para dizer que o treinador é o craque.

Craque: RAPHAEL VEIGA

- É necessário citar uma referência dentro do campo. Entre tantos jogadores que se destacam em um coletivo forte, como Dudu, Rony, Zé Rafael, Gómez... o meia Raphael Veiga aparece como peça central em 2023. Vindo de ótimas temporadas pelo Verdão, até aqui ele soma 5 gols e 5 assistências em 15 jogos. De quebra, fez sua estreia pela Seleção Brasileira. 

Fique de olho: ENDRICK

- Considerado a maior joia atual do futebol brasileiro, Endrick tem ganhado, aos 16 anos, a sua primeira sequência como titular do Palmeiras. O início não foi tão animador, com a demora para balançar as redes, o que gerou certa ansiedade. No entanto, ele foi providencial na final do Campeonato Paulista, com dois gols marcados. Os números de 2023 são tímidos, mas o talento é inegável. Pode brilhar no Brasileirão.

RED BULL BRAGANTINO - SP

- O 2022 do Red Bull Bragantino não foi nada positivo. Após vice-campeonato da Copa Sul-Americana e classificação à Libertadores em 2021, o time do interior paulista viu o seu desempenho cair drasticamente durante a temporada passada e o resultado foi um resultado decepcionante no Brasileiro 2022: apenas o 14º lugar e um retrocesso em relação aos anos anteriores. Com isso, Maurício Barbieri se despediu do clube e um novo ciclo se iniciou em 2023. 

- A campanha no Campeonato Paulista não foi das mais convincentes, apesar da chegada nas semifinais. Em 14 jogos, o Red Bull Bragantino venceu apenas sete, empatou três e perdeu quatro. Ficou entre os quatro melhores da competição, mas foi eliminado pelo Água Santa nos pênaltis quando teve a oportunidade de disputar mais uma decisão desse projeto. Agora, a expectativa é por uma campanha mais positiva que a do ano passado. Porém, o Braga Bull não pode vacilar pois, do contrário, pode se ver na luta contra a degola.

Técnico: PEDRO CAIXINHA

- Aqui temos mais um clube que aderiu a febre de treinadores portugueses em solo brasileiro. Pedro Caixinha, aos 52 anos de idade, é o técnico do Red Bull Bragantino após passagens recentes por Santos Laguna e Talleres no futebol latino. O esquema de jogo do técnico na atual temporada se baseia bastante em utilizar a velocidade de seus jogadores de lado de campo para atacar por fora e tentar garantir maior estabilidade defensiva com laterais por dentro, ajudando o meio-campo na marcação. 

Craque: ALERRANDRO

- Após negociar Artur com o Palmeiras, o grande destaque do Red Bull Bragantino na temporada fica sendo o atacante Alerrandro. Ele já acumula 10 participações em gols na temporada e é a referência da equipe no momento ofensivo, realizando bem o pivô com a intenção de dar sequência aos lances de ataque da equipe. Além de suas qualidades com a bola para registrar tais números, Alerrandro ainda conta com um porte físico importante no momento de pressionar a defesa adversária e se movimentar para abrir espaço para seus companheiros. 

Fique de olho: BRUNINHO

- Sempre buscando jogadores jovens como alternativa, o Red Bull Bragantino tem em Bruninho uma alta expectativa para essa temporada. O jogador, inclusive, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 e se destaca muito por sua característica de partir para cima dos adversários em busca de dribles objetivos. Partindo normalmente do lado esquerdo, Bruninho já marcou quatro gols em 2023 e deve receber cada vez mais oportunidades de Pedro Caixinha.

SANTOS - SP

- O Santos vive momentos delicados enquanto tenta ajustar as contas. A crise financeira tem se manifestado em campo com desempenho assustador nos últimos anos, com direito a brigas contra o rebaixamento no Campeonato Paulista. Sem dinheiro para contratações de peso, o Santos conta com a sua inesgotável fonte de talento de "Meninos da Vila" para ser competitivo na elite. O clube ainda apostou em reforços de baixo custo e até no retorno de Lucas Lima, que viveu seu auge individual no time.

Técnico: ODAIR HELLMANN

- Com trabalhos sólidos por Internacional e Fluminense, Odair Hellmann foi a aposta da diretoria para a desafiante missão em 2023. Conhecido por organizar times fortes defensivamente, o treinador tem convivido com críticas neste início de temporada e não tem conseguido a solidez no setor de outros trabalhos anteriores.

Craque: MARCOS LEONARDO

- Com apenas 19 anos, Marcos Leonardo já é um veterano no Santos. No ano passado o atacante foi responsável por 21 gols e cinco assistências. Um número respeitável para um jogador em franca evolução.

Fique de Olho: MIGUELITO

- A base santista é uma das mais renomadas do mundo e a necessidade financeira faz com que muitos deles ganhem titularidade antes mesmo de estarem preparados para as exigências do futebol profissional. Miguelito ainda não ganhou o posto no Santos, mas já atua como titular na seleção boliviana. Talento o atleta tem de sobra, embora ainda falte físico e experiência, e devemos o ver cada vez mais em campo.

SÃO PAULO - SP

- Depois de campanha apenas mediana na última edição do Campeonato Brasileiro, o São Paulo chega para 2023 apostando na continuidade.

- O desempenho no Campeonato Paulista não foi dos melhores, onde o Tricolor Paulista acabou eliminado pelo vice-campeão Água Santa. Com dificuldade de se impor sobre os adversários, o São Paulo ainda perdeu seu jogador com melhor desempenho na temporada. O argentino Giuliano Galoppo tem oito gols no ano, mais do dobro do vice-artilheiro da equipe, mas sofreu grave lesão no joelho. Mesmo com semanas para trabalhar após a eliminação no estadual, a equipe não mostrou evolução e empatou sem gols pela Copa do Brasil, diante do Ituano, no estádio do Morumbi.

Técnico: ROGÉRIO CENI

- Depois de uma temporada completa no comando do clube no último ano, o ídolo Rogério Ceni segue à frente do São Paulo e a pressão por melhores resultados começa a aumentar. A vaga para a Libertadores não veio e a expectativa era de evolução na nova temporada. Mesmo sem realizar grandes investimentos, a diretoria tricolor trouxe diversos reforços para 2023 e em todos os setores. Rafael, para o gol, Alan Franco, na zaga, bem como Méndez, Rato, David, Erison, entre outros.

- Assim como nos últimos anos o departamento médico cheio também tem sido uma dor de cabeça para o clube e para o técnico.

Craque: JONATHAN CALLERI

- Toca no Calleri que é gol? Até aqui na temporada, o argentino está longe do nível de atuações apresentado no último ano. Em nove jogos, Jonathan Calleri soma dois gols e duas assistências. Apesar de ter a capacidade de fazer o pivô, Calleri não é tão eficaz para encontrar bons passes para os companheiros e atuar longe da área.

- Com as dificuldades de criação do São Paulo, o argentino é um dos jogadores que mais têm sofrido no elenco para se encontrar em 2023. Autor de 18 gols no último Brasileirão, Calleri é a maior esperança de dias melhores para o torcedor tricolor.

Fique de olho: JHEGSON MÉNDEZ

- O volante equatoriano esteve na Copa do Mundo do Catar e se mostrou um jogador interessante nesses primeiros meses de São Paulo. Primeiro volante com boa saída de bola, Jhegson auxilia os zagueiros e também consegue avançar com a bola na primeira fase de construção. Bom defensivamente, Méndez tem sido importante para dar sustentação ao meio-campo do São Paulo que, muitas vezes, carece de intensidade.

VASCO DA GAMA - RJ

- O retorno à Série A não foi conquistado de forma convincente. Mas do time que terminou com sofrimento na quarta posição da segundona, pouco restou. Com elenco renovado e sob nova direção, agora como SAF, o Vasco respira novos ares muito mais esperançosos para o futuro.

- Com reforços que caíram nas graças rapidamente do torcedor, como Jair e Pumita Rodríguez, além do retorno de Andrey Santos, emprestado pelo Chelsea, e da contratação do vice-artilheiro do Brasileirão, Pedro Raul, o Cruz-Maltino montou um elenco para não passar aperto na volta à elite. O desempenho no Carioca já foi acima do esperado, com o time causando problemas à dupla Fla-Flu, hoje dois dos candidatos ao título no Brasileirão.

Técnico: MAURÍCIO BARBIERI

- O escolhido para liderar o novo projeto do Vasco da Gama foi o jovem Maurício Barbieri. Apesar dos seus 42 anos, o técnico tem larga experiência, com passagem pelo arquirrival Flamengo, e depois de quase três anos dedicados a outro clube-empresa, o Red Bull Bragantino.

Craque: ANDREY SANTOS

- Negociado com o Chelsea, Andrey Santos tem apenas 18 anos, mas começou o ano como campeão sul-americano sub-20 e convocado para a seleção principal. Foi inegavelmente o grande nome do Vasco na Série B de 2022, apesar da idade. O único problema para o Gigante da Colina é que o empréstimo dos Blues é válido apenas até o meio do ano e dificilmente haverá margem para prolongar a estada até o fim do Brasileirão.

Fique de Olho: PUMITA RODRÍGUEZ

- Destaque do Nacional, do Uruguai, em 2022, Pumita era pouco conhecido por aqui. Mas a sua contratação se mostrou um grande acerto da nova gestão. O lateral direito ganhou rapidamente espaço como titular e já conquistou o torcedor, ainda mais depois do golaço na vitória sobre o Flamengo no Carioca.

Fonte: ogol.com.br