16.2.15

CIAGYM MARINGÁ FORA DA CHAVE OURO

Resultado de imagem para CIAGYM MARINGÁ FUTSAL LOGO

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 16 DE FEVEREIRO DE 2015 * SRGUNDA-FEIRA – DIA DO REPORTER
CIAGYM MARINGÁ FORA DA CHAVE OURO
SEM CONDIÇÃO FINANCEIRA A EQUIPE ESTÁ FORA DA CHAVE OURO

- A Federação Paranaense de Futsal (FPFS), por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou que o Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro 2015, terá 15 equipes participantes. Os rumores de que a tradicional equipe do Ciagym Maringá não participaria do certame se confirmaram.
- Outro clube que desistiu da competição foi o Itaipulândia Futsal, vice-campeão da Chave Prata em 2014, que será susbtituido pelo Assaí/Unifil/Colégio Londrinense/Londrina.
- De acordo com o regulamento da competição, equipes ausentes só podem ser substituídas se vierem, no ano anterior, da disputa da Chave Prata. Assim, a vaga do Ciagym fica em aberto e o Itaipulândia será substituído pelo Assaí Futsal, quarto colocado na Chave Prata do ano passado.
ASSAÍ/UNIFIL/COLÉGIO LONDRINENSE.
- O detalhe é que a equipe do norte do estado disputará a competições em conjunto com o Colégio Londrinense, de Londrina, que fica há 50 Km de Assaí. Desta forma, uma equipe que se destacou bastante há alguns anos, chegando às semifinais da Chave Ouro e disputando a Liga Futsal, volta à cena na principal competição estadual. De acordo com as informações da FPFS, a nomenclatura da equipe será Assaí/Unifil/Colégio Londrinense.
EQUIPES CONFIRMADAS                                           MUNICIPIO
1- CAD/GUARAPUAVA FUTSAL                                   GUARPAUVA
2- CASCAVEL FUTSAL                                                CASCAVEL
3- UMUARAMA FUTSAL                                              UMUARAMA
4- CRESOL/MARRECO                                                FRANCISCO BELTRÃO
5- COPAGRIL                                                              MARECHAL CANDIDO RONDON
6- FOZ CATARATAS                                                    FOZ DO IGUAÇÚ
7- AMPÉRE FUTSAL                                                   AMPERE
8- KEIMA FUTSAL                                                       PONTA GROSSA
9- CAMPO MOURÃO FUTSAL                                      CAMPO MOURÃO
10- SÃO LUCAS                                                          PARANAVAÍ
11- ACF / ASSOCIAÇÃO CASCAVELENSE                  CASCAVEL
12- AEC / ASSOCIAÇÃO CLEVELANDENSE                CLEVELANDIA
13- CARAMURU                                                          CASTRO
14- DOIS VIZINHOS FUTSAL.                                       DOIS VIZINHOS
15- ASSAÍ/UNIFIL/COLÉGIO LONDRINENSE.                ASSAI/LONDRINA
REALIDADE DAS EQUIPES
- A exemplo e outros anos teremos equipes com realidades bem diferentes na competição estadual. Enquanto teremos times de alto investimento, como Guarapuava, Cascavel, Umuarama e Copagril (equipes já confirmadas na Liga Futsal), também teremos times semi-profissionais, como Campo Mourão, por exemplo que já confirmou que montará um time com atletas da cidade, que treinarão apenas no período da noite. Assim, é provável que a maioria dos atletas desenvolvam outras funções durante o dia.
- Mesmo assim, a expectativa é de uma competição de alto nível, visto que, além das equipes da Liga Futsal, outros clubes estão fazendo grandes investimentos, como o Keima, que contratou o técnico Baiano (ex-Guarapuava) e o Marreco, que manteve a base e se fortaleceu ainda mais para a competição deste ano. Times como Foz Cataratas, Caramuru e ACF também são fortes candidatos para ir longe na competição.
ITAIPULANDIA DESISTIU
- Segundo o técnico Gelson Lukes, que conduziu a equipe de Itaipulândia ao acesso para a Chave Ouro na temporada passada, a desistência visa manter o projeto vivo. Segundo o treinador, o clube teria muitas dificuldades se entrasse na competição, podendo desistir na metade do campeonato. Por isso, a diretoria optou por retornar à Chave Bronze e reiniciar sua caminhada do zero.
"A gente está deixando de disputar a Chave Ouro por uma previsão de gastos, pois seria mais difícil iniciar a Chave Ouro e, na metade do campeonato, desistir. Acho que isso acabaria com nosso projeto. Podemos ter críticas neste momento, mas pensamos que seria mais viável voltar à Chave Bronze e investir nas categorias de base, para amanhã ter cinco ou seis atletas do município em condições de disputar a Chave Ouro," afirmou.
Recuo estratégico
- Segundo Lunkes, o investimento da 'Ouro' seria muito alto para o município que tem cerca de 10 mil habitantes e poucas indústrias. Com poucas perspectivas de investimento, a desistência acabou sendo a opção escolhida pelo clube.
"Tivemos dificuldades na questão financeira. São muitos clubes que investem muito alto. Infelizmente não conseguimos este recurso e achamos por bem retornar à Chave Bronze e disputar a Taça Paraná Sub 17 ou Sub 20. Às vezes é melhor dar um passo para trás hoje e poder dois à frente amanhã," previu o técnico.
REUNIÃO ARBITRAL NO SÁBADO – DIA 21
- No próximo sábado (21) será realizado o arbitral, quando serão definidos os detalhes sobre a competição. A reunião será realizada na sede da Acig, em Guarapuava (cidade do atual campeão). A expectativa é que a competição inicie no dia 21 de março. Antes do início do estadual será realizado o Torneio dos Campeões da FPFS, também em Guarapuava.
Fonte: Federação Paranaense de Futebol de Salão
A Chave Ouro deste ano teve duas baixas, antes mesmo da reunião de seu arbitral (no próximo dia 21, em Guarapuava). A tradicional equipe do Ciagym Maringá, que sofreu bastante com a falta de patrocínio em 2014, resolveu se licenciar da competição. Outra equipe que ficará de fora, por motivos financeiros, é o Itaipulândia Futsal, atual vice-campeão da Chave Prata. Em sua vaga deverá ser oficializada a equipe do Assaí Futsal/Unifil/Colégio Londrinense, quarto colocado na Chave Prata de 2014.
Fonte: Federação Paranaense de Futebol de Salão

MINISTERIO DO ESPORTE: JOGOS INDIGENAS


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 16 DE FEVEREIRO DE 2015 * SRGUNDA-FEIRA – DIA DO REPORTER

MINISTERIO DO ESPORTE: JOGOS INDIGENAS

MINISTRO FAZ VISTORIA EM PALMAS - TO


- Daqui a 213 dias, a comunidade indígena mundial celebrará em Palmas a tradição e a cultura no maior evento esportivo voltado para as diferentes comunidades tradicionais. Na sexta-feira (13.02), o ministro do Esporte, George Hilton, conferiu o andamento da preparação na capital de Tocantins para a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que vai acolher etnias de 30 países, no mês de setembro. “É um momento histórico receber a primeira edição dos Jogos. A competição é uma grande oportunidade para mostrar a rica diversidade do país.  Ao receber delegações de várias partes do  mundo poderemos mostrar,  além do espetáculo esportivo, a nossa cultura, o lazer e o fomente ao turismo. Tenho certeza que Palmas vai crescer e se desenvolver ainda mais com a realização dos Jogos”, disse o George Hilton.
(Foto: Danilo Borges/ME)- São esperadas cerca de 2 mil atletas indígenas para os Jogos Mundiais. Entre as instalações que estão sendo implantadas na aldeia do mundial está o alojamento das etnias brasileiras, a Oca Digital e dos Saberes, museu do índio e a feira de artesanato.
- Tocantins conta com uma população indígena de cerca de 10 mil pessoas, de sete etnias, com cultura e tradições preservadas. O prefeito de Palmas, Carlos Franco Amasha, ressaltou que a presença do ministro George Hilton nesta fase de preparação é fundamental para mostrar o compromisso do país com o evento de porte mundial. “O ministro conheceu e viu a paixão e a empolgação de toda a cidade com o esporte e com os Jogos Mundiais Indígenas. Estamos falando do maior evento esportivo em 2015 e é um evento organizado por brasileiros para o mundo. Diferente de uma Copa de Mundo e Olimpíada, estamos falando de um evento que Palmas será a primeira sede mundial”, disse Amasha.
- A concepção do projeto dos Jogos levou em consideração a praticidade das obras, mas também a logística da competição.  “Tudo aquilo que mostramos para o ministro em Brasília agora ele está vendo acontecer. As instalações são próximas e a aldeia Brasileira será na outra margem do rio, muito perto das instalações para facilitar a logística dos Jogos”, explicou o secretário da Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas, Hector Franco.
- O secretário acrescenta que o Estádio Nilton Santos, sede das partidas de futebol no evento, passa por uma reforma que segue o padrão exigido pelo Estatuto do Torcedor. “A reforma vai levar qualidade para que não só as pessoas que irão participar dos Jogos Mundiais, mas o fã do esporte do Estado. Boa parte que estamos fazendo ficará para o futuro para que a cidade também faça parte do eixo de desenvolvimento”.
OS JOGOS
- Com o lema “Em 2015, somos todos indígenas”, a primeira edição do evento será a celebração da cultura nativa, diversidade, arte e tradição, em 13 dias de evento, que vai de 18 a 27 de setembro. A programação conta com esportes indígenas, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos e jogos nativos de integração, além dos esportes ocidentais competitivos, que também tem a característica de unificação das etnias e povos indígenas.
- Segundo George Hilton, um evento esportivo mundial na cidade de Palmas mostra que o Brasil tem que continuar fomentando grandes competições em diferentes regiões do país. “Não é somente a região Sudeste que tem que desenvolver grandes eventos. Temos que levar grandes eventos para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Precisamos democratizar a agenda esportiva que hoje se concentra nos grandes centros. Para isso, o trabalho realizado aqui em Palmas de infraestrutura da cidade e de mobilidade – que conta com o apoio dos governos estadual e federal - é fundamental para grandes eventos. O grande legado dos grandes eventos é fazer o país uma potência esportiva de forma sustentável”, acrescenta o ministro.
LEGADO ESPORTIVO
- Durante a agenda na cidade, George Hilton participou também do lançamento do Circuito Virgílio Coelho de Corrida de Rua 2015, que será promovido pela prefeitura de Palmas e contará com 11 corridas, que têm a proposta de incentivar a prática da atividade física no município. O evento de abertura será a Corrida Feminina, no dia 7 de março.
- O ministro lembrou que a cidade conta com um projeto fundamental para a democratização da prática esportiva. “A cidade entra para a histórica como a única que no período curto participou três eventos mundial: legado da Copa do Mundo de futebol, dos Jogos Olímpicos com os Centros de Iniciação ao Esporte – que farão parte da Rede Nacional de Treinamento –e os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Esses eventos estão deixando um legado. Depois de ter entrado no circuito de grandes eventos esportivos não podemos terminar esse período no Brasil sem deixar o legado imaterial, que é despertar nas cidades a promoção da prática esportiva”, disse o ministro George Hilton.
Fonte: Ministerio do Esporte

CBC: COMPETIÇÕES DO CICLISMO


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 16 DE FEVEREIRO DE 2015 * SRGUNDA-FEIRA – DIA DO REPORTER
CBC: COMPETIÇÕES DO CICLISMO
IX CORRIDA CIDADE DE MACAPÁ
LOCAL:                                             RODOVIA NORTE E SUL - MACAPÁ - AP
DATA:                                               DIA 22/FEVEREIRO/2015
HORA:                                               08:00:00
INSCRIÇÕES ATÉ:                               DIA 20/FEVEREIRO/2015

5º DESAFIO SERRA DO RIO DO RASTRO 2015
LOCAL:                                            LAURO MULLER - SC
DATA:                                              DIA 8/MARÇO/2015
HORA:                                              06:40:00
INSCRIÇÕES ATÉ:                              DIA 28/FEVEREIRO/2015
48º CIRCUITO DO BOA VISTA
LOCAL:                                             JOINVILLE - SC
DATA:                                               DIAS 21 E 22/MARÇO/2015
HORA:                                              14h30
INSCRIÇÕES ATÉ:                               DIA 19/MARÇO/2015

COPA DO BRASIL DE FUTEBOL FEMININO


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 16 DE FEVEREIRO DE 2015 * SRGUNDA-FEIRA – DIA DO REPORTER

COPA DO BRASIL DE FUTEBOL FEMININO

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DE IDA DA 2ª FASE

QUARTA-FEIRA – DIA 18/2/2015

10:30 - TUNA LUSO – PA                                                X FERROVIARIA - SP

10:30 - ABELHAS RAINHAS – PI                                      X KINDERMANN - SC

16:00 - BOTAFOGO – RJ                                                 X FOZ CATARATAS - PR

17:00 - JUVENTUS – CE                                                 X SÃO JOSÉ - SP

19:30 - SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE – MG                   X SÃO FRANCISCO - BA

22:00 -  IRANDUBA – AM                                                 X VITÓRIA - PE

QUINTA-FEIRA – DIA 19/2/2015

21:15 -  ESTRELA REAL – TO                                           X RIO PRETO - SP

JOGO DE IDA EM DATA E HORÁRIO A SER DEFINIDO

GENUS – RO                                                                     X UNIÃO DESPORTIVA - AL

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DE VOLTA DA 2ª FASE

QUARTA-FEIRA – DIA 25/2/2015

16:00 - KINDERMANN – SC                                               X ABELHAS RAINHAS - PI

16:00 - FOZ CATARATAS – PR                                         X BOTAFOGO - RJ

16:00 - RIO PRETO – SP                                                   X ESTRELA REAL - TO

17:00 - SÃO FRANCISCO – BA                                          X SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE - MG

17:00 - VITÓRIA – PE                                                       X IRANDUBA - AM

19:00 - FERROVIARIA – SP                                               X TUNA LUSO – PA

19:00 - SÃO JOSÉ – SP                                                    X JUVENTUS - CE

JOGO DE VOLTA EM DATA E HORÁRIO A SER DEFINIDO

UNIÃO DESPORTIVA – AL                                                 X GENUS - RO
Fonte: CBFS - Confederação Brasileira de Futebol de Salão