21.12.15

RIO 2016 – LEGADO OLIMPICO



Rio 2016 Logo
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 21 DE DEZEMBRO DE 2015 – SEGUNDA-FEIRA
RIO 2016 – LEGADO OLIMPICO
MUSEU DO AMANHÃ: O LEGADO JÁ É
- Nem só de arenas esportivas são feitos os Jogos Olímpicos. Aproveitar as oportunidades de desenvolvimento e deixar legados são preocupações fundamentais do Rio 2016. Nesta quinta-feira (17), mais que um marco de modernização, a inauguração do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, concretiza: a menos de sete meses do começo do maior evento esportivo do mundo, o futuro já chegou à cidade.
“Tanto o museu quanto o esporte são uma homenagem da humanidade a si própria. São reinvenções que nos dignificam, que exaltam o ser humano e sua origem”
Resultado de imagem para rio 2016 museu do amanhã fotos- O Museu do Amanhã impressiona tanto pela grandiosidade como pela suavidade. As estruturas de ângulos improváveis contrastam com curvas surpreendentes – e a predominância da cor branca confere ao local uma leveza quase que sobrenatural. Autor de renomadas obras pelo mundo – inclusive o estádio Olímpico de Atenas –, o espanhol buscou inspiração em diversos aspectos do Rio de Janeiro. E o esporte, claro, não poderia ter ficado de fora do inspirador DNA da cidade.
 “O esporte é uma inspiração, é uma coisa extraordinária. É algo saudável, educativo, jamais prejudica. É um dos instrumentos mais antigos que existem para educar, sobretudo os jovens. E é também um grande gerador de beleza. Basta ver, por exemplo, os 100m rasos, a ginástica, ou a intensidade e da emoção de ver duas equipes competir”, disse.
- A forma, os ângulos pouco convencionais, a tecnologia sensorial... tudo foi pensado para apontar para o futuro, com objetivo de causar impacto nos visitantes. A proposta do museu é que ninguém saia dali indiferente.
“Quero voltar ao Rio quantas vezes for possível. Sempre saio encantado. Estivemos na Vista Chinesa e, com aquele crepúsculo, pensei: esta é a cidade mais linda do mundo”
- Para Calatrava, é muito importante que todo o entorno esteja integrado ao museu. No Rio, ele encontrou um ambiente com um grande leque de opções para seu projeto. “O Dedo de Deus, a baía de Guanabara, as plantas aqui instaladas, típicas da Mata Atlântica... tudo interage com a cidade como um todo, com seus moradores e sua geografia”, disse.
- Encantado com o Rio e apaixonado por esqui, escalada e ex-praticante de vela, Calatrava afirma que estará no Rio para acompanhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no ano que vem. E já sabe o que quer assistir:
“Quero ver a final dos 100m! É uma grande emoção. Muito curta, pouco mais de 9s, mas extraordinária!”.
- A inauguração do Museu do Amanhã é um marco de revitalização do centro do Rio de Janeiro. Chegando a bordo do novíssimo VLT (veículo leve sobre trilhos) , a presidente da República Dilma Rousseff, o governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes enfatizaram a importância histórica do lolcal e os frutos que serão deixados para o amanhã.
“Os Jogos Olímpicos são uma alavanca de transformação para a cidade, e a Praça Mauá é um grande símbolo disso”, afirmou o prefeito, voltando-se também ao museu do outro lado da praça, o MAR (Museu de Arte do Rio).
- Após uma breve visita à exposição do museu, autoridades políticas e personalidades da cultura carioca (como Fernando Meirelles e Vik Muniz, líderes de cerimônia Rio 2016, e o jornalista Marcelo Tas) se acomodaram no auditório do museu – também moderno, em formato oval e ornamentado com estruturas verticais nas paredes – para os discursos de inauguração. Agradecimentos, bom humor e discursos sobre a importância do legado para a população carioca marcaram as falas da cerimônia.
“O prefeito estava certo quando dizia que o Rio estava de costas para o que tinha de mais bonito”, lembrou a presidente Dilma Rousseff. Ela lamentou não poder ter ficado todo o tempo que queria nas exposições do museu, devido á pressa do prefeito Eduardo Paes. “Vamos logo, vamos embora, temos uma inauguração a fazer”, reproduziu, sorrindo, o que ouviu do prefeito.
 - A cerimônia foi seguida por um breve coquetel para convidados e trabalhadores da construção do museu, realizado no lado externo. Nada mais justo para quem ajudou a erguer uma estrutura de 55 mil toneladas de concreto, 4,3 milhões de kg de metal, 76 mil litros de tinta – em 20m de altura e 338m de comprimento.
“Ver o museu pronto e sendo inaugurado por tanta gente importante é muito gratificante. Pegamos pesado de verdade, mas é uma grande honra ver tudo pronto e tão bonito agora”, disse o operário Evandro Pereira, de 35 anos, um dos responsáveis pelas instalações elétricas do museu. Assim como seu colega Marcos Antônio Natividade, que não vai demorar muito a voltar para a obra que ajudou a erguer: “Vou trazer minha família toda aqui para conhecer nosso trabalho, com certeza”.
Fonte: UOL Esportes

JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016



Rio 2016 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 21 DE DEZEMBRO DE 2015 – SEGUNDA-FEIRA
JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016
402 VAGAS JÁ GARANTIDAS PARA A COMPETIÇÃO
- Veja quem vai defender o Brasil nas 32 modalidades dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
ATLETISMO – 42 VAGAS GARANTIDAS
Adriana Aparecida- Maratona
Aldemir Gomes da Silva - 200 m
Ana Cláudia Silva- 100 m e 200 m
Andressa Oliveira - Lançamento de disco
Augusto Dutra - Salto com vara
Bruno Lins - 200 m
Caio Bonfim - Marcha atlética de 20km e 50km
Cisiane Dutra - Marcha atlética de 20km
Eder Souza - 110 m com barreiras
Erica Sena - Marcha atlética 20 km
Fabiana Murer - Salto com vara
Fernanda Borges - Lançamento de disco
Flávia Lima - 800 m
Geisa Arcanjo - Arremesso de peso
Geisa Coutinho - 400 m
Paulo Roberto de Almeida - Maratona
Hederson Alves - 400 m com barreiras
João Vitor de Oliveira - 110 m com barreiras
Julio Cesar de Oliveira -Lançamento de dardo
Keila Costa - Salto em distância e Salto triplo
Luiz Alberto de Araújo - Decatlo
Mário José dos Santos - Marcha atlética 50 km
Marílson Gomes - Maratona
Marily dos Santos - Maratona
Rosângela Santos - 100 m e 200 m
Solonei Silva - Maratona
Sueli Pereira - Maratona
Thiago Braz - Salto com vara
Thiago do Rosário - 1.500 m
Vitória Cristina 200 m
- São 42 vagas garantidas, incluindo os revezamentos. Os 4x100m e 4x400m masculino e feminino já estão classificados, mas as equipes ainda não foram definidas. Além disso, 28 atletas conseguiram índice para 30 provas (Ana Claudia Siva e Rosângela Santos obtiveram tempo nos 100 m e 200 m). As vagas nominais, no entanto, só serão garantidas se nenhum outro superar essas marcas. A data limite para conseguir índice olímpico é 11 de julho de 2016.
BADMINTON - 2 VAGAS GARANTIDAS
- O Brasil já tem garantida pelo menos uma vaga no masculino e outra no feminino. A lista final sairá pelo ranking mundial da modalidade que será divulgado em maio de 2016.
BASQUETE - 24 VAGAS GARANTIDAS
- O Brasil tem vaga garantida para disputar tanto o torneio masculino quanto o feminino. A lista final de convocados será divulgada em julho de 2016.
BOXE – 1 VAGA GARANTIDA
Robson Conceição
Categoria leve (até 60kg)
- Como país-sede, o Brasil tem direito a pelo menos seis vagas, sendo uma no feminino e cinco no masculino. A definição dos classificados acontecerá até julho de 2016.
CANOAGEM - 11 VAGAS GARANTIDAS
- O Brasil já tem garantidas 5 vagas na canoagem slalom e 6 na canoagem de velocidade.
CICLISMO - 8 VAGAS GARANTIDAS
- O Brasil já tem presença assegurada no BMX (duas vagas), no mountain bike (duas vagas) e no ciclismo de estrada (quatro vagas). Nas provas de pista, o país vai precisar garantir a sua vaga no mesmo processo que os outros competidores.
ESGRIMA - 8 VAGAS GARANTIDAS
- O Brasil já tem oito vagas garantidas, mas o número pode dobrar caso os esgrimistas brasileiros atinjam as exigências da federação internacional da modalidade.
FUTEBOL - 36 VAGAS GARANTIDAS
- As seleções masculina e feminina já estão classificadas. A lista final de convocados tem que ser entregue no dia 18 de julho de 2016.
GINÁSTICA - 36 VAGAS GARANTIDAS
Natália Gaudio - Competição individual de ginástica rítmica
Rafael Andrade - Competição individual da ginástica de trampolim
- São 14 vagas ao todo, sendo que os únicos nomes confirmados são o de Natália Gaudio (rítmica) e Rafael Andrade (trampolim). Além deles, na ginástica rítmica o país tem direito a cinco vagas (por equipe). Na ginástica artística, o Brasil tem direito a dois atletas e ainda conseguiu as cinco vagas da equipe masculina, que classificou-se no Mundial de Glasgow.
GOLFE - 2 VAGAS GARANTIDAS
- Um atleta no masculino e outro no feminino já estão classificados. Mais vagas podem aparecer se algum outro jogador ou jogadora do país estiver entre os 60 primeiros colocados do ranking mundial que será divulgado no dia 11 de julho de 2016.
HANDEBOL - 28 VAGAS GARANTIDAS
- O Brasil está classificado para disputar os torneios masculino e feminino. A lista final de atletas convocados será divulgada no dia 18 de julho de 2016.
HIPISMO - 12 VAGAS GARANTIDAS
- O Brasil tem 12 vagas garantidas, sendo 4 no CCE, 4 no adestramento e 4 nos saltos. A lista de atletas convocados só será conhecida em julho de 2016.
HÓQUEI NA GRAMA - 16 VAGAS GARANTIDAS
- O Brasil só irá disputar o torneio masculino de hóquei na Olimpíada. Os 16 convocados serão divulgados em 18 de julho de 2016.
JUDÔ - 14 VAGAS GARANTIDAS
- Um atleta brasileiro por categoria já está classificado para a Olimpíada. A Confederação Brasileira de Judô promete respeitar o ranking mundial da categoria que será divulgado em 30 de maio de 2016, mas afirma que pode fazer alguma alteração.
LEVANTAMENTO DE PESO - 5 VAGAS GARANTIDAS
- Por ser o país-sede, o Brasil tem direito a cinco vagas. Mas esse número pode dobrar dependendo do desempenho dos atletas do país até a Olimpíada. Os classificados serão definidos pelo ranking olímpico da modalidade que será divulgado no dia 20 de junho de 2016.
LUTA OLÍMPICA - 5 VAGAS GARANTIDAS
Aline Silva - Categoria 75kg
- O Brasil já tem quatro vagas garantidas. Até os Jogos serão quatro eventos pré-olímpicos, que podem dar ao país mais vagas na Olimpíada. Aline Silva conquistou a vaga no Mundial de luta olímpica, nos Estados Unidos, ao terminar na quinta colocação na categoria de 75kg.
NADO SINCRONIZADO - 9 VAGAS GARANTIDAS
- A Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos tem até o dia 18 de julho de 2016 para definir quais são as nove atletas que defenderão o Brasil na Olimpíada.
NATAÇÃO
Allan do Carmo - Maratona aquática - 10km
Ana Marcela Cunha - Maratona aquática - 10km
Poliana Okimoto - Maratona aquática - 10km
Lorrane Ferreira - 50 m livres
Bruno Fratus - 50 m livres
Leonardo de Deus - 200 m costas
- Os representantes do Brasil nas provas de maratona aquática já estão definidos. No Mundial de Kazan, em agosto de 2015, os brasileiros conseguiram classificação (ainda sem nomes definidos) dos revezamentos 4 x 100 m masculino, 4 x 100 m medley masculino e feminino e 4 x 200 m feminino. Para as provas individuais na piscina, os nadadores terão apenas duas seletivas (o Torneio Open, de dezembro, em Santa Catarina, e o Troféu Maria Lenk, de abril, no Rio de Janeiro) para obter o índice olímpico, respeitando sempre o limite de dois atletas por prova.
PENTATLO MODERNO
Yane Marques
- O Brasil também tem uma vaga garantida na disputa masculina do pentatlo.
POLO AQUÁTICO - 26 VAGAS GARANTIDAS
- O Brasil está classificado para disputar os torneios masculino e feminino. O país tem até o dia 18 de julho de 2016 para divulgar os 26 atletas convocados para a Olimpíada.
REMO - 2 VAGAS GARANTIDAS
- Por enquanto o Brasil tem duas vagas garantidas: uma no skiff simples masculino e outra no skiff simples feminino. Outras vagas podem ser conquistadas no Mundial da modalidade, em 2015, ou em torneios pré-olímpicos que serão realizados em 2016.
RÚGBI - 24 VAGAS GARANTIDAS
- As seleções masculina e feminina do Brasil estão classificadas para a Olimpíada. A convocação para os Jogos tem que ser feita até o dia 18 de julho de 2016.
SALTOS ORNAMENTAIS
- Por ser país-sede, o Brasil tem oito vagas garantidas nos Jogos Olímpicos. Além disso, a CBDA ainda espera uma decisão da Fina quanto à situação de César Castro, que pode "herdar" uma das vagas distribuídas no Mundial de Kazan.
TAEKWONDO
Iris Tang Sing - Categoria até 49kg
- O Brasil tem quatro vagas (duas no masculino e duas no feminino). Uma delas é de Iris Tang Sing (categoria até 49kg), que obteve classificação por ranking. Os outros três lutadores serão definidos em seletivas, que serão apenas para pesos específicos (no feminino, até 57kg; no masculino, até 58kg e acima de 80kg).
TÊNIS - 2 VAGAS GARANTIDAS
- O Brasil terá na Olimpíada pelo menos um tenista na chave masculina e uma na chave feminina. As outras vagas serão obtidas pelo ranking mundial do dia 6 de junho de 2016, respeitando o limite de quatro atletas por país em cada chave.
TÊNIS DE MESA
Hugo Calderano - Simples e equipe
- O Brasil tem outras 5 vagas garantidas por ser o país-sede
TIRO ESPORTIVO
Felipe Wu - Pistola de ar (10m) e pistola livre (50m)
Daniela Carraro - Skeet
Janice Teixeira - Fossa olímpica
Cassio Rippel - Carabina deitado
Renato Portela - Skeet Masculino
Roberto Schmits - Fossa olímpica
- As outras três vagas da carabina e pistola só serão anunciadas após o evento-teste do tiro esportivo, em abril de 2016, no Rio de Janeiro.
TIRO COM ARCO - 6 VAGAS GARANTIDAS
- O Brasil já tem garantidas três vagas no masculino e outras três no feminino.
TRIATLO - 2 VAGAS GARANTIDAS
- O Brasil tem pelo menos um atleta garantido no masculino e outro no feminino. O país ainda pode classificar mais quatro atletas, dependendo da posição deles em campeonatos pré-olímpicos e no ranking mundial da modalidade do dia 15 de maio de 2016.
VELA
Ana Barbachan - 470 feminino
Fernanda Decnop - Laser Radial
Fernanda Oliveira - 470 feminino
Jorge Zarif - Finn
Kahena Kunze - 49erFX
Martine Grael - 49erFX
Patricia Freitas - RS:X Feminino
Ricardo Winicki - RS:X Masculino
Robert Scheidt - Laser
Gabriel Borges - 49er
Marco Grael - 49er
- O Brasil ainda tem outras seis vagas garantidas nas classes 470 (duas vagas), 49er (duas vagas) e Nacra 17 (duas vagas)
VÔLEI DE PRAIA
Larissa
Talita
Ágatha
Bárbara
Alison
Bruno Schmidt
Evandro
Pedro Solberg
- Ricardo/Emanuel e Juliana/Maria Elisa foram apontadas como as duplas reservas. As parceiras titulares são: Larissa/Talita, Ágatha/Bárbara, Alison/Bruno Schmidt e Evandro/Pedro Solberg.
VÔLEI - 24 VAGAS GARANTIDAS
- As seleções masculina e feminina estão classificadas para a Olimpíadas. Os convocados serão conhecidos até o dia 18 de julho de 2016.
Fonte: UOL Esportes