28.12.14

SEET - O "NOVO" ESPORTE NO PARANÁ



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2014 * DOMINGO – DIA DO SALVA-VIDAS
SEET - O "NOVO" ESPORTE NO PARANÁ
CONQUISTAS QUE RECOLOCARAM O ESTADO NOVAMENTE NA ROTA DO CRESCIMENTO
.- Nos últimos quatro anos à Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo conquistou grandes avanços para o esporte paranaense, conquistas que recolocaram o estado novamente na rota do crescimento esportivo, mas que principalmente, valorizaram e beneficiaram inúmeros paranaenses que vivem do esporte e para o esporte. Dentre os avanços um em especial merece ser exaltado, os Jogos Paradesportivos, os PARAJAPs.
- Em 2014 a competição chegou a sua terceira edição, com uma organização criteriosa recebeu o reconhecimento daqueles que são o real objetivo do evento, os atletas. Em depoimento aberto em uma rede social o atleta Gilson de Souza Daniel mostrou toda sua gratidão pela competição e agradeceu a cada um que contribuiu na organização dos PARAJAPs.
- “Deficientes são tratados e respeitados como pessoas, cidadãos, independentes de sua forma de ser. Registro nosso agradecimento especial ao governador Beto Richa e também aos coordenadores, através da pessoa do Sr. Mario (Mario Sergio), que não medem esforços para levar qualidade de vida a todas as pessoas com mobilidade reduzida no Estado do Paraná, e proporcionando respeito, dignidade as pessoas com deficiência”, comentou Gilson de Souza Daniel.
- Os Jogos Paradesportivos são o exemplo do resgate esportivo paranaense, uma competição especial e que durante anos foi esquecida. Retomada pelo governador Beto Richa em 2012, ele continuou o trabalho de seu pai, o ex-governador José Richa, que na década de 80 foi o primeiro a apoiar os esportes adaptados no estado do Paraná.
- O que o paratleta Gilson não sabia, ou melhor, não imaginava, é que sua pequena mensagem de agradecimento atingiria um grande número de profissionais, que durante esses últimos anos trabalharam duro para que essa e outras competições e ações se realizassem. O trabalho não foi em vão, o Paraná hoje é grande no esporte, mas o Governo do Estado e a Secretaria do Esporte e do Turismo sabem que ainda a muito que fazer e por isso preparam muito mais para os próximos quatro anos.
Fonte: Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná

FPFS – ELEIÇÃO ESTÁ SUSPENSA



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2014 * DOMINGO – DIA DO SALVA-VIDAS
FPFS – ELEIÇÃO ESTÁ SUSPENSA
JUSTIÇA SUSPENDE ELEIÇÕES NA FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL DE SALÃO

- As eleições na Federação Paranaense de Futebol de Salão, marcadas para o próximo dia 29 de dezembro, foram suspensas em razão de uma Ação Cautelar com Pedido de Liminar, impetrada pela Liga Parananguara de Futsal, protocolada sob o nº 29.134-27, que requeria a concessão da liminar com a suspensão das eleições marcada, de forma irregular, deixando de observar as normas estatutárias da entidade que administra o futebol de salão no Paraná.

JESUEL, atual presidente
- Na petição assinada pelo advogado Glaucio Antonio Pereira, consta que: “O atual presidente da FPFS Jesuel Laureano de Souza, convocou eleições para a nova diretoria/presidência que administrará a primeira ré (FPFS) entre 2015 e 2018. Ocorre que tal convocação, bem como a definição das regras eleitorais, feriu as normas e princípios diversos, entre os quais se destaca a publicidade, isonomia e boa-fé objetiva. Tais transcrições feriram direitos (eleitorais) dos associados, inclusive da autora – Liga Parnanguara.

TONINHO, candidato da oposição
- Segundo os interessados em concorrer às eleições, o atual presidente da FPFS, deixou de cumprir com os estatutos e, trabalhou na chamada “calada da noite”, sem qualquer comunicação aos filiados, assim como aos possíveis candidatos oposicionistas, não dando nenhuma informação a respeito de como se faria as inscrições das chapas. Antonio Carlos Moreira Filho, ex-funcionário e com 30 anos de trabalhos para a FPFS, é o candidato mais forte de oposição, não conseguiu obter inscrição de sua chapa por falta de informações da Federação, razão que gerou a ação na Justiça Cível.

DESPACHO

- Recebido os autos do processo, a MM. Juíza Substituta Carolina Gabriele Spinardi Pinto, acatou as alegações apresentadas pelo advogado Glaucio Antonio, exarado o seguinte despacho.

“Relatei. Decido.

- Embora o autor tenha nomeado a presente ação de "cautelar", a natureza do provimento pretendido é, na verdade, de antecipação de tutela. Isto porque o que o autor quer é, de imediato, o resultado útil que a demanda lhe trará, qual seja, o impedimento da realização das eleições de acordo com as normas definidas em assembleia que considera nula.

- Esta natureza diversa não impede, contudo, o conhecimento do pedido porquanto o §7º do art. 273 do Código de Processo Civil estabeleceu verdadeira fungibilidade entre os provimentos jurisdicionais de urgência, gênero do qual a cautelar e a antecipação de tutela são espécies.

- Pois bem, para a antecipação dos efeitos da tutela o art. 273 do Código de Processo Civil exige a presença de prova inequívoca capaz de fazer surgir um juízo de verossilimilhança das alegações. Conquanto frequentemente se equipare a verossimilhança ao , não há fumus boni iuris equivalência entre os institutos na medida em que a verossimilhança se mostra mais densa do que a mera fumaça do bom direito.

- No caso dos autos, tenho que a prova inequívoca constitui-se nos documentos juntados com a inicial, em especial a Ata de Assembléia Geral Extraordinária realizada em 06/12/2014 (mov. 1.15) e o edital de convocação publicado em 15/12/2014 (mov. 1.16). Estes documentos permitem verificar que entre a data da assembleia convocada para a definição do regimento eleitoral e a realização do pleito não se chegou a alcançar o intervalo de 30 (trinta) dias.

- Ora, é certo que qualquer processo eleitoral deve ser orientado, entre outros, pelo princípio da ampla publicidade. Ocorre que em menos de 30 (trinta) dias é absolutamente impossível que se garanta tal publicidade.

- Não só isso. Da análise do edital de convocação, publicado em 15/12/2014 (mov. 1.16), vê-se que o prazo concedido para o registro de chapas foi de três dias - dia 18/12/2014 - o que também aponta para uma ofensa aos princípios eleitorais.

CONCEDIDO O PEDIDO

- A decisão praticamente impossível a divulgação das propostas dos concorrentes de forma a permitir que os eleitores possam escolher de forma consciente.

- Tenho, portanto, que restaram plenamente demonstradas a prova inequívoca e a verossimilhança das alegações. Entretanto, não considero útil a determinação de imediata exibição da relação dos filiados com direito a voto. Isto porque a exibição poderá ser requerida no curso do processo de conhecimento e não surtirá efeitos ante a concessão da ordem de suspensão das eleições.

1. Pelo exposto, para o fim de defiro parcialmente a liminar pleiteada suspender as eleições designadas para o dia 29/12/2014, até ulterior deliberação judicial.

- Intimem-se os réus da presente decisão.

2. Citem-se os réus para que, querendo, ofereçam contestação no prazo de 05 (cinco) dias, o qual terá início apenas após o reinício do fluxo normal dos prazos perante este E. Tribunal de Justiça.

3. Distribua-se e registre-se.

4. Decorrido o prazo sem a apresentação de contestação, façam-se os autos conclusos.

Curitiba, 19 de Dezembro de 2014.

Carolina Gabriele Spinardi Pinto

Juíza de Direito Substituta”

- Assim, a R. decisão faz com que novos editais sejam publicados designando nova data para o pleito, assim como, a atual presidente da FPFS terá que revelar as normas para as inscrições dos futuros candidatos e a composição de suas chapas. Tudo deverá ocorrer no próximo ano.
Fonte: Radiogol / cliqueespote.com

FUTSAL – FALCÃO PODE IR PARA O VASCO



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2014 * DOMINGO – DIA DO SALVA-VIDAS
FUTSAL – FALCÃO PODE IR PARA O VASCO  
CRAQUE CALCULA EM 30% AS CHANCES DE IR PARA O VASCO EM 2015
Reprodução / Facebook- Considerado o maior jogador de futsal do mundo, o astro Falcão voltou a admitir a possibilidade de se transferir para o Vasco em 2015 juntamente com os seus demais companheiros do Sorocaba, equipe campeã da Liga deste ano.
- De acordo com o jogador, que também é gestor do time do interior paulista, já há um prazo para uma definição, que pode resultar numa parceria entre os dois clubes.
- "Com relação ao Vasco, realmente evoluiu muito uma conversa, mas sabemos que o Sorocaba está buscando situações para que possamos jogar na cidade (não há um ginásio disponível). Só que tem até o dia 15 de janeiro para isso acontecer.  Nossa intenção é continuar em Sorocaba, até porque toda nossa estrutura está lá. Hoje é 70% Sorocaba e 30% Vasco, mas que existe essa conversa, existe", avaliou antes de participar do evento 'Jogo das Estrelas', neste sábado, no Maracanã.
Divulgação / Facebook- Quem conduz a negociação em nome do Vasco é Carlos Gandola, assessor da presidência cruzmaltina, e seus filhos. O trio foi responsável por trazer Falcão para disputar algumas partidas da equipe de Fut 7 do Madureira em 2014. Ambos administravam o time do Tricolor Suburbano antes do ingresso à nova diretoria vascaína.
- Assim como o Sorocaba, o clube de São Januário também enfrenta problemas em relação a ginásio. O atual passa por reformas e uma das possibilidades seria utilizar o Maracanãzinho.
- Em 2000, o Vasco foi campeão brasileiro de futsal com o ex-craque Manoel Tobias.
Fonte: uol.com

ATIVIDADES FÍSICAS – BOM DESEMPENHO



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2014 * DOMINGO – DIA DO SALVA-VIDAS

ATIVIDADES FÍSICAS – BOM DESEMPENHO

NÃO FALAR E NEM PRENDER A RESPIRAÇÃO: DICAS PARA BOM DESEMPENHO FÍSICO

eu atleta- Treinadora funcional explica que processo de captação de oxigênio deve acontecer de forma natural e ensina técnica diafragmática para atletas.

- Na prática de atividades físicas, uma ação natural do corpo é mais do que fundamental: a respiração. É de grande importância o ritmo em que o processo acontece para fornecer oxigênio ao corpo. Mas quem pensa que é apenas pelo nariz que o ar deve entrar e sair, está enganado. A treinadora funcional Clarice Pena explica que nem sempre é o suficiente.

- Aprendemos desde criancinhas que a forma correta de respirar é pelo nariz, só que na prática esportiva funciona de forma diferente. O que é respirar corretamente na corrida? É respirar da forma mais natural possível de acordo com a necessidade do corpo. E como a pessoa precisa absorver a maior quantidade de ar, só o buraquinho do nariz não consegue o necessário. Então, em algum momento vai ser preciso o uso da boca. Tem que ser de forma natural.

- Para uma forma eficaz, o ritmo indicado é a frequência 3/3: três inspirações a cada três passos e três expirações a cada três passos. Há também uma técnica útil aos corredores.

- Uma forma boa é a técnica abdominal ou diafragmática, também utilizada por cantores e atores de teatro. Para aprender, basta deitar no chão com uma mão no peito e outra no abdome, tentar encher de ar e não mexer o peito - explica Clarice.

- Outras dicas úteis: caso a pessoa sinta dores laterais, o ritmo deve ser diminuído. O ideal também é não falar durante a prática, para que não saia e não entre mais ar do que preciso. Uma prática que não pode ser feita em hipótese alguma é a de prender a respiração, o que pode gerar aumento de pressão arterial e risco de infarto e AVC.
Fonte: globo.com