28.12.14

ATIVIDADES FÍSICAS – BOM DESEMPENHO



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2014 * DOMINGO – DIA DO SALVA-VIDAS

ATIVIDADES FÍSICAS – BOM DESEMPENHO

NÃO FALAR E NEM PRENDER A RESPIRAÇÃO: DICAS PARA BOM DESEMPENHO FÍSICO

eu atleta- Treinadora funcional explica que processo de captação de oxigênio deve acontecer de forma natural e ensina técnica diafragmática para atletas.

- Na prática de atividades físicas, uma ação natural do corpo é mais do que fundamental: a respiração. É de grande importância o ritmo em que o processo acontece para fornecer oxigênio ao corpo. Mas quem pensa que é apenas pelo nariz que o ar deve entrar e sair, está enganado. A treinadora funcional Clarice Pena explica que nem sempre é o suficiente.

- Aprendemos desde criancinhas que a forma correta de respirar é pelo nariz, só que na prática esportiva funciona de forma diferente. O que é respirar corretamente na corrida? É respirar da forma mais natural possível de acordo com a necessidade do corpo. E como a pessoa precisa absorver a maior quantidade de ar, só o buraquinho do nariz não consegue o necessário. Então, em algum momento vai ser preciso o uso da boca. Tem que ser de forma natural.

- Para uma forma eficaz, o ritmo indicado é a frequência 3/3: três inspirações a cada três passos e três expirações a cada três passos. Há também uma técnica útil aos corredores.

- Uma forma boa é a técnica abdominal ou diafragmática, também utilizada por cantores e atores de teatro. Para aprender, basta deitar no chão com uma mão no peito e outra no abdome, tentar encher de ar e não mexer o peito - explica Clarice.

- Outras dicas úteis: caso a pessoa sinta dores laterais, o ritmo deve ser diminuído. O ideal também é não falar durante a prática, para que não saia e não entre mais ar do que preciso. Uma prática que não pode ser feita em hipótese alguma é a de prender a respiração, o que pode gerar aumento de pressão arterial e risco de infarto e AVC.
Fonte: globo.com