19.8.20

CICLISMO - BENEFÍCIOS EM PEDALARA

 O ciclismo é uma prática esportiva indicada pela OMS nesse momento de pandemia — Foto: Istock Getty Images

* MATÉRIA ATUALIZADA * ATÉ DIA 19-AGOSTO-2020 * QUARTA-FEIRA * DIA NACIONAL DO CICLISTA*

CICLISMO - BENEFÍCIOS

EM PEDALARA

VEJA A LISTA DE BENEFICIOS E PREPARE A BICICLETA

 

 

- Pedalar é uma prática que traz diversos benefícios para a saúde física e mental, seja a bicicleta usada para lazer, locomoção ou como instrumento de um esporte organizado. Essa prática esportiva é tão popular entre os brasileiros que ganhou uma data especial: nesta quarta-feira, dia 19 de agosto, é comemorado o Dia Nacional dos Ciclistas. Pensando nisso, o EU Atleta preparou uma lista de benefícios físicos e psicológicos proporcionados pela modalidade. E para quem deseja iniciar a prática e usar mais a bike, nem que seja para se locomover pela cidade em tempos de coronavírus, o profissional de educação física e treinador de ciclismo Vinícius Arnoudo orienta como inserir a "pedalada" na rotina.

- Neste momento de pandemia de Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda atividades como caminhar e andar de bicicleta como meios de exercício e de locomoção. Em um guia sobre como transitar na cidade durante a pandemia, a OMS sugere: "Sempre que possível, considere andar de bicicleta ou caminhar: isso proporciona distanciamento físico, ajudando a cumprir o requisito mínimo para a atividade física diária, que pode ser mais difícil devido ao aumento do teletrabalho e acesso limitado ao esporte e outras atividades recreativas". Contudo, é necessário fazer algumas adaptações na pedalada ao ar livre para prevenir o contágio pelo novo coronavírus, como utilizar máscara e manter o distanciamento mínimo.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL

- De acordo com o treinador de ciclismo, as investigações sobre os benefícios da atividade física para saúde indicam uma relação fortemente apoiada na prática esportiva consciente e contínua. Dessa forma, é possível relacionar diversos benefícios de pedalar de acordo com o púbico ou a faixa etária.

NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

- Resistência cardiorrespiratória.

- Aptidão muscular.

- Composição corporal.

- Melhoria da saúde óssea.

- Melhoria no desenvolvimento do sistema cardiovascular e biomarcadores de saúde metabólicos.

NOS ADULTOS

- Menor risco de morte precoce por AVC, diabetes tipo 2, pressão arterial elevada, perfis lipídicos adversos no sangue, síndrome metabólica, cólon e cancro do peito;

- Prevenção de peso.

- Perda de peso quando combinado com dieta.

- Melhoria do sistema cardiorrespiratório.

- Melhoria da circulação sanguínea.

- Aptidão muscular.

- Prevenção de quedas.

OUTROSBENEFÍCIOS

* Além dos benefícios físicos citados acima, o ciclismo demonstrou estar associado a benefícios psicológicos, cognitivos e de funcionamento social, como:

- Menor risco de depressão, angústia e estresse;

- Melhor tempo de reação, atenção, coordenação e precisão durante as tarefas diárias;

- Um nível mais alto de interação social percebida e real, respectivamente.

- Além disso, os resultados de uma pesquisa publicada na revista Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports mostram que a atividade física inerente à participação no esporte está ligada ao envelhecimento multidimensional bem-sucedido. Se houver participação em competições na prática escolhida, cumprindo e aplicando regras e habilidades específicas e promovendo interação com outras pessoas, melhor ainda.

MELHOR ENVELHECIMENTO

- Os estudiosos levantaram a hipótese de que fatores específicos da competição, como esses citados, podem promover um envelhecimento multidimensional bem-sucedido acima do que é alcançado apenas por meio do exercício físico. Para os autores, fica claro que a atividade física tem inúmeros benefícios, mas, dentro de uma competição, a prática esportiva demostrou benefícios mais elevados para fatores cognitivos e psicológicos - aponta Vinícius Arnoudo.

- De acordo com um estudo da Universidade Yale, dos Estados Unidos, ao analisar dados de 1,2 milhões de pessoas com 18 anos ou mais entre 2011 e 2015, foi constatado que, de um mês para o outro, os indivíduos que se exercitaram passaram 43,2% dos dias com a saúde mental menos fragilizada do que indivíduos que não se exercitaram. Todos os tipos de exercício foram associados a uma melhora da saúde mental, e o ciclismo foi a segunda atividade física com maior associação de redução de carga mental.

COMO INSERIR O CICLISMO NA ROTINA

- Dentro do ciclismo, existem especificidades que podem causar alguns estresses no início da experiência, assim como em qualquer esporte. Por isso, Vinícius recomenda, principalmente nesse momento de pandemia, pedalar em horários em que os parques estão mais vazios ou em outros locais que favoreçam a condição para a prática.

- Mesmo que o esporte favoreça os passeios ou treinos em grupos, não recomendo a aglomeração nesse momento devido ao risco de contaminação e ao fato da pessoa estar começando. Por isso, é indicado que ela espere um pouco para andar com a turma. O início de uma atividade tem que ser regada de boas orientações, as quais são essenciais para não errar, por exemplo, na hora de adquirir um equipamento que possa dar o suporte necessário para o ciclista durante sua jornada. Recomendo que o praticante atente-se para o tamanho da bicicleta, os equipamentos de segurança (capacete e luvas), os trajes e os óculos com proteção aos raios ultravioleta (UV). Caso a pessoa esteja iniciando a prática do ciclismo, ainda não é hora de se preocupar com as sapatilhas, e se mesmo com todas recomendações houver insegurança, existem diversas opções indoor para pedalar sem sair de casa. Com os recursos tecnológicos em software que existem hoje, o passeio fica muito mais interativo dentro da sala de casa, além de evitar a aglomeração - destaca o treinador.

- Vinícius ainda ressalta que não existe uma receita pronta de como começar, quantas vezes na semana praticar ou quantos quilômetros percorrer. Afinal, o começo de uma prática esportiva é cercada de uma grande dose de motivação, a qual poderá virar uma frustração caso não seja bem planejada com um profissional especializado.

- O meu conselho é sempre construir pequenos degraus: se vai começar com o ciclismo e nunca pedalou, não compre a melhor bicicleta nem os melhores equipamentos e não planeje 100 km de treino na primeira semana. A minha dica para quem já faz a prática de alguma atividade física e tem treinos regulares durante a semana é acrescentar os treinos de ciclismo dentro da sua rotina de exercícios. Mesmo que o tempo seja curto, começar com as atividades indoor é uma boa opção até mesmo para os praticantes de atividade física mais experientes. Caso você queira começar uma atividade física do zero e escolheu o ciclismo como esporte, recomendo uma longa conversa com um treinador experiente, pois só ele poderá te ajudar a compreender o processo de crescimento dentro do esporte - orienta o profissional de educação física.

- Além disso, Vinícius Arnoudo explica que no início é importante esquecer os quilômetros rodados e contabilizar as horas treinadas, entendendo que não é o momento de se preocupar com as competições de aplicativos e recordes dos amigos. Segundo ele, a inclusão do hábito e da consistência é o primeiro passo para o próximo objetivo pessoal do praticante.

Fpnte: EU ATLETA

MMA - UFC APEX - LAS VEGAS

 ᐈ Logotipos de MMA: +20 exemplos de emblemas, dicas de design ...

* MATÉRIA ATUALIZADA * ATÉ DIA 19-AGOSTO-2020 * QUARTA-FEIRA * DIA NACIONAL DO CICLISTA*

MMA - UFC APEX - LAS VEGAS

Pedro Munhoz battles Frankie Edgar in bantamweight thriller and ...

SÁBADO - DIA 22/8 TEREMOS  11  LUTAS

 

PROGRAMAÇÃO DO UFC APEX - LAS VEGAS / EUABN

SÁBADO - DIA 22 / AGOSTO / 2020 - EM LAS VEGAS / EUA

CARD PRELIMINAR - 18h30 - Horário de Brasília

PESO-PALHA:                        AMANDA LEMOS X MIZUKI INOUE

PESO-LEVE:                           AUSTIN HUBBARD X JOE SOLECKI

PESO-MEIO-MÉDIO:                DWIGHT GRANT X JARED GOODEN

PESO-MEIO-PESADO:             IKE VILLANUEVA X JORGE GONZALEZ

PESO-MEIO-MÉDIO:                CARLTON MINUS X MATTHEW SEMELSBERGER

PESO-GALO:                          TIMUR VALIEV X MARK STRIEGL

CARD PRINCIPAL - 21h30 - Horário de Brasília

PESO-GALO:                          PEDRO MUNHOZ X FRANKIE EDGAR

PESO-MEIO-PESADO:             OVINCE ST.PREUX X ALONZO MENIFIELD

PESO-MEIO-PESADO:             MARCIN PRACHNIO X MIKE RODRIGUEZ

PESO-MOSCA:                        MARIYA AGAPOVA X SHANA DOBSON

PESO-MEIO-MÉDIO:                DANIEL RODRIGUEZ X TAKASHI SATO

Fonte: UFC - Ultimate Fighting Championship

FUTSAL - LIGA NACIONAL MASCULINO

 Liga Nacional de Futsal – Wikipédia, a enciclopédia livre

* MATÉRIA ATUALIZADA * ATÉ DIA 19-AGOSTO-2020 * QUARTA-FEIRA * DIA NACIONAL DO CICLISTA*

FUTSAL - LIGA NACIONAL MASCULINO

SERÁ INICIADA NESTA SEXTA - DIA 21/8

 

- A LNF - Liga Nacional de Futsal confirmou que a competição inicia nesta sexta-feira - dia 21 de agosto de 2020.

- Em 2020 a competição completa 25 anos desde a sua primeira edição e nesta temporada por conta da pandemia terá uma primeira fase, diferente de anos anteriores.

- O atual campeão, bi-campeão da LNF é o Pato Futsal, clube da cidade de Pato Branco, localizada no estado do Paraná.

- Na 1º Fase as 21 equipes foram divididas em 3 grupos de 7 equipes cada, onde os 5 primeiros avançam, mais o melhor 6º colocado na classificação geral.

- Na 2º Fase, iniciam os jogos eliminatórios até se conhecer o campeão.

- Dos 9 jogos programados para a 1º rodada, 3 partidas não deverão acontecer, e uma delas envolve o Tubarão Futsal. Por conta da não publicação do protocolo de saúde, jogos de futsal no estado de Santa Catarina estão impedidos de acontecer.

- Por conta disso a FCFS divulgou um manifesto pedindo a máxima atenção da autoridades no estado, mas até o fechamento da matéria, nada havia sido publicado pelo governo do estado. A promessa que seria publicada ontem(segunda-feira), no diário oficial do estado.

- Segue os jogos da 1º rodada, de acordo com a programação da entidade organizadora:

FORMAÇÃO DOS GRUPOS DA 1º FASE

GRUPO “A

ATLÂNTICO ERECHIM / RS

BLUMENAU / SC

CARLOS BARBOSA / RS

CASCAVEL FUTSAL/ PR

FOZ CATARATAS / PR

JOINVILLE/ SC

MARRECO/ PR

GRUPO “B

ASSOEVA / RS

CAMPO MOURÃO / PR

JARAGUÁ FUTSAL / SC

JOAÇABA / SC

PATO FUTSAL / PR

TUBARÃO / SC

UMUARAMA/ PR

GRUPO “C

BRASÍLIA / DF

DRACENA / SP

PRAIA CLUBE / MG

SÃO JOSÉ / SP

SÃO PAULO FC / SP

SC CORINTHIANS/ SP

SOROCABA/ SP

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DA 1º RODADA DA 1º FASE

GRUPO ’A’ – DIA 22/AGOSTO/2020 - SÁBADO

19H00 – MARRECO                            X ATLÂNTICO

19H30 - CASCAVEL                           X JOINVILLE

20H15 – FOZ CATARATAS                 X BLUMENAU

GRUPO ’B’ – DIA 21/AGOSTO/2020 – SEXTA-FEIRA

18H00 – TUBARÃO                            X ASSOEVA (adiado)

19H00 – CAMPO MOURÃO                 X PATO

GRUPO ’B’ – DIA 22/AGOSTO/2020 - SÁBADO

17H00 – UMUARAMA                          X JOAÇABA

GRUPO ’C’ – DIA 21/AGOSTO/2020 – SEXTA-FEIRA

20H15 – BRASÍLIA                             X PRAIA CLUBE

20H15 – CORINTHIANS                      X MAGNUS

GRUPO ’C’ – DIA 24/AGOSTO/2020 – SEGUNDA-FEIRA

19H00 – MINAS                                 X SÃO JOSE

REGULAMENTO

- O formato de disputa sofrerá uma mudança importante. Devido ao calendário prejudicado pela pandemia do novo coronavírus, a tendência é que as 21 equipes sejam divididas em 3 grupos com 7 times cada na 1ª fase.

- Os jogos acontecerão em turno e returno e de uma forma regionalizada.

- Os 5 melhores colocados de cada grupo e o melhor sexto colocado avançam ao mata-mata.

- Os jogos acontecerão sem a presença de público até o fim da competição.

PRINCIPAIS MEDIDAS DE SEGURANÇA

DISTANCIAMENTO SOCIAL

- Atletas e membros da comissão técnica, caso possível, devem permanecer isolados em CT ou hotéis.

MEDIDAS DE HIGIENIZAÇÃO

- Todos os ambientes utilizados devem estar bem ventilados e devem ter seu layout modificado para garantir o distanciamento entre as pessoas.

AJUSTES E SANITIZAÇÃO DOS AMBIENTES

- Constante atualização das informações preventivas e status da COVID-19 em cada clube.

UTILIZAÇÃO DE EPIS

- É obrigatório o uso de máscaras faciais por todos os envolvidos durante todo o período de convivência. Exceção feita aos que estão praticando exercício em alta intensidade.

CONTROLE E MONITORAMENTO

- Realização de testes conforme necessidade. Monitorização de sintomas e temperatura dos envolvidos. Fiscalização do cumprimento das ações preventivas. Monitoramento dos casos de COVID-19 pelos clubes com comunicação imediata e obrigatória à LNF. bem ventilados e devem ter seu layout modificado para garantir o distanciamento entre as pessoas.

Fonte: LNF - Liga Nacional de Futsal

 

* MATÉRIA ATUALIZADA * ATÉ DIA 19-AGOSTO-2020 * QUARTA-FEIRA * DIA NACIONAL DO CICLISTA*

FUTSAL - PARANÁ -

CHAVE BRONZE

ABERTURA SERÁ NESTE SÁBADO - DIA 22/8 COM 5 JOGOS

 

FOTMAÇÃO DOS GRUPOS DA 1 FASE

GRUPO “A

CANDÓI FUTSAL

ADAF / PMCDS

CAC CANTAGALO/ATIVA SPORT

MEC FUTSAL

GRUPO “B

AFI FRIELLA ITAIPULÂNDIA

AFC MATELÂNDIA FUTSAL

CFM MEDIANEIRA

SANTA HELENA FUTSAL

GRUPO “C

SICOOB DANÊS APUCARANA

IPEC/FEL/LONDRINA

PMC-CAFEEIRA DO MARQUINHOS

GRUPO “D

ARAUCÁRIA FUTSAL

FAZENDA FUTSAL

CRUZMALTINA FUTSAL

GRUPO “E

NOVO PALOTINA FUTSAL

GUAÍRA FUTSAL

SÃO LUCAS FUTEBOL CLUBE

GRUPO “F

PAIÇANDU FUTSAL

LOKOMOTIVA FUTSAL

ITAMBÉ FUTSAL

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS - 1ª FASE - CLASSIFICATÓRIA

SÁBADO - DIA 5 / SETEMBROO / 2020 - 1ª RODADA

05.09 18HO0 ARAUCÁRIA FUTSAL      X FAZENDA FUTSAL

05.09 20HO0 SANTA HELENA FUTSAL    X AFI FRIELLA ITAIPULÂNDIA

05.09 20HO0 CFM MEDIANEIRA          X AFC MATELÂNDIA FUTSAL

05.09 20HO0 LOKOMOTIVA FUTSAL     X ITAMBÉ FUTSAL

05.09 20H30 MEC FUTSAL                  X CANDÓI FUTSAL

05.09 20H30 CAC CANTAGALO/ATIVA SPORT   X ADAF / PMCDS

05.09 20H30 IPEC/FEL/LONDRINA     X PMC-CAFEEIRA DO MARQUINHOS

05.09 20H30 GUAÍRA FUTSAL           X SÃO LUCAS FUTEBOL CLUBE

SÁBADO - DIA 12 / SETEMBROO / 2020 - 2ª RODADA

12.09 18HO0 ARAUCÁRIA FUTSAL     X CRUZMALTINA FUTSAL

12.09 19H00 AFI FRIELLA ITAIPULÂNDIA X CFM MEDIANEIRA

12.09 19H15 SÃO LUCAS FC              X NOVO PALOTINA FUTSAL

12.09 20H30 CANDÓI FUTSAL           X CAC CANTAGALO/ATIVA SPORT

12.09 20H30 MEC FUTSAL                 X ADAF / PMCDS

12.09 20H00 SANTA HELENA FUTSAL    X AFC MATELÂNDIA FUTSAL

12.09 20H00 PMC-CAF MARQUINHOS    X SICOOB DANÊS APUCARANA

12.09 20H00 ITAMBÉ FUTSAL            X PAIÇANDU FUTSAL

12.09 20H00 ADAF / PMCDS               X CANDÓI FUTSAL

SÁBADO - DIA 19 / SETEMBROO / 2020 - 3ª RODADA

19.09 19H00 FAZENDA FUTSAL          X CRUZMALTINA FUTSAL

19.09 20H00 CFM MEDIANEIRA           X SANTA HELENA FUTSAL

19.09 20H00 SICOOB DANÊS APUCARANA      X IPEC/FEL/LONDRINA

19.09 20H30 CAC CANTAGALO/ATIVA SPORT      X MEC FUTSAL

19.09 20H30 AFC MATELÂNDIA FUTSAL    X AFI FRIELLA ITAIPULÂNDIA

19.09 20H30 NOVO PALOTINA FUTSAL     X GUAÍRA FUTSAL

19.09 20H30 PAIÇANDU FUTSAL         X LOKOMOTIVA FUTSAL

SÁBADO - DIA 26 / SETEMBROO / 2020 - 4ª RODADA

26.09 19H00 AFI FRIELLA ITAIPULÂNDIA  X SANTA HELENA FUTSAL

26.09 19H15 SÃO LUCAS FC                X GUAÍRA FUTSAL

26.09 20H00 ADAF / PMCDS                X CAC CANTAGALO/ATIVA SPORT

26.09 20H00 PMC-CAF MARQUINHOS     X IPEC/FEL/LONDRINA

26.09 20H00 ITAMBÉ FUTSAL              X LOKOMOTIVA FUTSAL

26.09 20H30 CANDÓI FUTSAL              X MEC FUTSAL

26.09 20H30 AFC MATELÂNDIA FUTSAL     X CFM MEDIANEIRA

26.09 20H30 CRUZMALTINA FUTSAL      X FAZENDA FUTSAL

Fonte: FPFS - Federação Paranaense de Futebol de Salão