24.12.14

CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 DE DEZEMBRO DE 2014 * TERÇA-FEIRA – DIA DO ATLETA AMADOR

CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE

PROVA TERÁ ESTRELAS INTERNACIONAIS

 
- São Paulos (SP) - Se depender da qualidade dos atletas que participarão da 90ª Corrida Internacional de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, a edição será a melhor de todos os tempos. Mais quatro nomes de peso no segmento de corridas de rua estarão na prova, considerada a mais importante da América Latina. São eles os quenianos Maurine Kipchumba, campeã da prova em 2012, Stanley Biwott, vencedor da Maratona de São Paulo em 2013, Stanley Koech, campeã da Maratona de São Paulo em 2010, e a etíope Netsanet Kebede, vice-campeão da São Silvestre no ano passado. Com se vê, a disputa deste ano estará repleta de atletas com títulos e que prometem muito equilíbrio.

- A programação de horários de largadas no dia 31 de dezembro, na Avenida Paulista, em São Paulo, tem a categoria Cadeirantes começando às 7h45. O pelotão de Elite feminino terá a largada às 8h40. Logo em seguida, às 9 horas, será a vez do pelotão de Elite masculino, Pelotão Especial (masculino e feminino), atletas em geral e com outras deficiências.

- Maurine Kipchumba tem competido bastante no país nos últimos anos. Em 2012, além da São Silvestre, venceu a Volta Internacional da Pampulha. No ano seguinte, repetiu o topo do Pódio na Pampulha, venceu a Corrida Eu Atleta 10K Rio e foi vice na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Sua presença faz com que a prova deste ano reúna, nada menos, que as três últimas vencedoras - Priscah Jeptoo (11), Maurine (12) e Nancy Kipron (13).

- Outra atração no feminino será a vice-campeã de 2013. A etíope Netsanet Kebede é mais um nome forte que estará no pelotão de Elite, sem dúvida como uma das favoritas ao título. Em 2013 ela venceu a Coca-Cola Race Series, a Great Ethiopean Run, com 10k, no tempo de 33min23seg, e terminou o ano como segunda mais bem colocada da São Silvestre.

- No masculino, Stanley Koech chega trazendo na bagagem o título de campeão da Maratona de São Paulo no ano passado, quando também ficou com o quarto lugar na Meia Maratona Internacional de São Paulo e foi terceiro colocado na Corrida de São Silvestre. A temporada 2014 começou bem para o atleta, que retornou à Capital Paulista para vencer a Meia Maratona Internacional da cidade. Já seu "xará" Stanley Biwott tem no currículo o título da Maratona Internacional de São Paulo.

RETIRADA DO KIT

- A retirada do kit e do chip acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de dezembro das 9h às 19h, e no dia 30 de dezembro, das 9h às 16h, no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida - Rua Manoel da Nóbrega, 1361, em São Paulo. O atleta deverá comparecer pessoalmente, uma vez que não haverá entrega de kits para terceiros. Vale lembrar que também não serão entregues kits no dia da prova e nem após a mesma.

- A organização pede a todos os atletas de São Paulo que antecipem a retirada para os dias 27, 28 e 29, evitando a grande concentração de público do dia 30, quando chegam os competidores de outros estados.

PRINCIPAIS RESULTADOS DE 2013

MASCULINO

1) Edwin Rotich (Quênia), 43min47seg

2) Mark Korir (Quênia), 44min08seg

3) Stanley Koech (Quênia), 44min29seg

4) Giovani dos Santos (Brasil), 44min49seg

5) Abderrahime El Asri (Marrocos), 45min28seg

6) Joseph Aperumoi (Quênia), 45min43seg

7) Gemechu Kelu (Etiópia), 45min57seg

8) Altobeli da Silva (Brasil), 46min02seg

9) Gilmar Lopes (Brasil), 46min04seg

10) Jesper Van Der Wielen (Holanda), 46min05seg

FEMININO

1) Nancy Kipron (Quênia), 51min58seg

2) Netsanet Kebede (Etiópia), 52min08seg

3) Jackline Sakilu (Tanzânia), 52min29seg

4) Sara Makera (Tanzânia), 52min40seg

5) Delvine Meringor (Quênia), 52min46seg

6) Sueli Pereira da Silva (Brasil), 53min00seg

7) Cruz Nonata (Brasil), 54min06seg

8) Ednah Mukhwaba (Quênia), 54min21seg

9) Jaciane Araújo (Brasil), 54min30seg

10) Failuna Matanga (Tanzânia), 54min43seg

- A 90ª Corrida Internacional de São Silvestre é uma realização e organização da Fundação Cásper Libero, através da GazetaEsportiva.Net, com transmissão exclusiva da TV Globo e TV Gazeta. Apoio especial do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura da Cidade de São Paulo. A supervisão técnica é da CBAt, FPA e AIMS, e a organização técnica é da Yescom. O patrocínio é de Caixa, Rexona, Netshoes, Coca-Cola, Sesi e Fila, com apoio de Montevérgine, Carbup e Café Três CoraçõesMAIS INFORMAÇÕES

site www.saosilvestre.com.br
Fonte: agazetaesportiva.net

JOGOS OLIMPICOS RIO 2016

Início

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 24 DE DEZEMBRO DE 2014 * QUARTA-FEIRA – DIA NACIONAL DO ORFÃO

JOGOS OLIMPICOS RIO 2016

CONHEÇA O PARQUE OLÍMPICO, O CORAÇÃO DOS JOGOS RIO 2016

- O Parque Olímpico é o coração dos Jogos Rio 2016. Ocupa uma área de 1,18 milhão de metros quadrados, onde ocorrerão disputas de 16 modalidades olímpicas (basquete, ciclismo de pista, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol, judô, luta greco-romana, luta livre, nado sincronizado, natação, polo aquático, saltos ornamentais, taekwondo, esgrima e tênis) e nove paralímpicas (basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, golbol, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas).

- Atendido por duas das novas linhas de BRT, a Transolímpica e a Transcarioca, o Parque Olímpico também será o local do principal legado esportivo dos Jogos Rio 2016: o Centro Olímpico de Treinamento (COT), voltado para atletas de alto rendimento.

- Para a construção do Parque Olímpico foram feitas duas parcerias. Uma Parceria Público-Privada (PPP), entre a prefeitura do Rio de Janeiro e o consórcio Rio Mais, permite a construção e manutenção (por 15 anos) da infraestrutura do Parque Olímpico, além das Arenas Cariocas 1, 2, e 3, do Centro Principal de Mídia (MPC), do Centro Internacional de Transmissão (IBC), do hotel e da infraestrutura da Vila dos Atletas (que também está sendo erguida na Barra).

- Para viabilizar a construção das demais instalações — Estádio Aquático, Centro de Tênis, Velódromo e Arena do Futuro —, a prefeitura assinou um acordo de cooperação técnica com o Governo Federal. A União aporta os recursos e a prefeitura, através da RioUrbe e da Empresa Olímpica Municipal, é responsável pela execução das obras.

INFRAESTRUTURA

SITUAÇÃO ATUAL

- O trabalho nas redes subterrâneas chegou a 70% de conclusão. Foram colocados 10,5 km de redes de drenagem (extensão equivalente a 3,5 vezes a praia de Ipanema), 5,3 km de redes de esgoto, 8,3 km de redes de água, 5 km de redes de incêndio, 5 km de rede de iluminação, 9,9 km de rede de média tensão e 21,9 km de redes de telecomunicações. Estão em andamento as obras dos estacionamentos, da Via Olímpica, dos terraços para espectadores e a recuperação das margens da lagoa.

ARENAS CARIOCAS 1, 2 E 3

Arenas Cariocas 1, 2 e 3 (Foto: EOM/ Divulgação)SITUAÇÃO ATUAL

- Fase final de montagem das estruturas de concreto pré-moldado e da cobertura. Nos pavilhões 2 e 3, as áreas de competição estão prontas e no pavilhão 1, em andamento. Na Arena Carioca 3, a cobertura já começou a ser colocada. O trabalho de montagem da estrutura metálica começou no solo, com a formação de módulos que começaram a ser içados com uso de guindastes. Os serviços de alvenaria e instalações estão em andamento nos três pavilhões.

Conclusão: Terceiro trimestre de 2015

ARENA CARIOCA 1

Capacidade: 16.000 lugares

Modalidades: Basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas

Eventos-teste: Janeiro de 2016 (basquete e rúgbi em cadeira de rodas)

ARENA CARIOCA 2

Capacidade: 10.000 lugares

Modalidades: Judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica

Eventos-teste: Janeiro de 2016 (judô, taekwondo e luta livre)

ARENA CARIOCA 3

Capacidade: 10.000 lugares

Modalidades: Esgrima, taekwondo e judô paralímpico

Eventos-teste: Abril de 2016 (levantamento de peso e esgrima)

CENTRO DE TÊNIS

SITUAÇÃO ATUAL

- As fundações foram concluídas. A primeira etapa da montagem da estrutura de concreto pré-moldado das arquibancadas da arena principal está praticamente concluída. Os serviços de alvenaria e armação do fosso dos fotógrafos da arena principal foi iniciada. Nas quadras de 5 mil e 3 mil lugares, as lajes das arquibancadas temporárias estão em fase final de construção. A execução da base dos pisos das áreas de competição e as redes de infraestrutura estão em andamento.

Capacidade: 19.750 lugares

Conclusão: Quarto trimestre de 2015

Quadra 1: 10.000 lugares

Quadra 2: 5.000 lugares

Quadra 3: 3.000 lugares

Treze quadras de treino e aquecimento: 250 lugares cada

Modalidades: Tênis, tênis em cadeira de rodas e futebol de 5

Evento-teste: Dezembro de 2015 (tênis)

VELÓDROMO

SITUAÇÃO ATUAL

- As obras de fundação estão em fase final. A montagem da estrutura de concreto pré-moldado está em andamento e já foram colocados os primeiros pilares.

Conclusão: Quarto trimestre de 2015

Capacidade: 5.000 lugares

Modalidades: Ciclismo (pista) e paraciclismo de pista

Evento-teste: Março de 2016 (ciclismo pista)

ARENA DO FUTURO

Foto: EOM/ DivulgaçãoSITUAÇÃO ATUAL

- As fundações e a montagem da estrutura metálica (pilares principais, vigas principais da cobertura e treliças) foram concluídas. Estão em andamento a montagem das telhas da cobertura, da estrutura metálica da arquibancada, da estrutura do fechamento lateral, a colocação das lajes pré-moldadas, a concretagem da laje de piso da arena e a execução das redes internas de infraestrutura.

Conclusão: Quarto trimestre de 2015

Capacidade: 12.000 lugares

Modalidades: Handebol e golbol

Eventos-teste: Abril (handebol) e maio (golbol) de 2016

ESTÁDIO AQUÁTICO

SITUAÇÃO ATUAL

- As fundações estão na fase final. Estão em andamento a concretagem da laje de piso; a montagem da estrutura metálica da arquibancada e a cobertura da piscina principal; e os serviços de instalação e alvenaria.

Conclusão: Primeiro trimestre de 2016

Capacidade: 18.000 lugares

Modalidades: Natação, polo aquático e natação paralímpica

Evento-teste: Maio de 2016 (natação olímpica e paralímpica)

PARQUE AQUÁTICO MARIA LENK

SITUAÇÃO ATUAL

- A instalação está pronta e precisa apenas de adaptações, como a construção de uma nova piscina de aquecimento. As obras vão começar no primeiro trimestre de 2015.

Conclusão: Primeiro trimestre de 2016

Capacidade: 5.000 lugares

Modalidades: Saltos ornamentais e nado sincronizado

Evento-teste: Fevereiro (saltos ornamentais) e março (nado sincronizado) de 2016

ARENA RIO

Foto: EOM/ DivulgaçãoSITUAÇÃO ATUAL

- A instalação está pronta e precisa apenas de adaptações, que vão começar no primeiro trimestre de 2015.

Conclusão: Quarto trimestre de 2015

Capacidade: 12.000 lugares

Modalidades: Ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica e basquete em cadeira de rodas

Evento-teste: Abril de 2016 (ginástica artística)

CENTRO INTERNACIONAL DE TRANSMISSÃO (IBC)

SITUAÇÃO ATUAL

- A montagem da estrutura metálica do prédio e concretagem das lajes estão na fase final. Estão em andamento a montagem da cobertura (telhas) e a construção dos reservatórios, sanitários, instalações, escadas metálicas internas e paredes internas. Galerias técnicas estão sendo montadas nas fachadas leste e oeste.

Conclusão: Terceiro trimestre de 2015

CENTRO PRINCIPAL DE MÍDIA (MPC)

SITUAÇÃO ATUAL

- As obras de fundações, contenções e concretagem do segundo pavimento foram finalizadas. Estão em andamento as estruturas de concreto (pilares, vigas e lajes) dos níveis subsolo, térreo e mezanino; a concretagem do terceiro pavimento da torre sul; e a montagem da fachada de vidro.

Conclusão: Quarto trimestre de 2015

HOTEL

SITUAÇÃO ATUAL

- As obras de fundações e contenções estão finalizadas. Estão em andamento as estruturas de concreto dos núcleos de elevadores e escadas, e a montagem da estrutura metálica do prédio.

Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Fonte: Empresa Olímpica Municipal

BRASILEIRO MELHORES DO MUNDO EM SEUS ESPORTES



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 24 DE DEZEMBRO DE 2014 * QUARTA-FEIRA – DIA NACIONAL DO ORFÃO
BRASILEIRO MELHORES DO MUNDO EM SEUS ESPORTES
QUATRO BRASILEIROS SÃO ELEITOS COMO MELHORES DO MUNDO EM 2014
- Nas últimas décadas, o Brasil chegou ao topo em vários esportes e campeonatos, principalmente em esportes coletivos – como o handebol, vôlei, sem falar no futebol. Mas também já como resultado de planejamento e recursos apoiados pelo Ministério do Esporte, atletas de modalidades individuais passaram a se destacar – e agora não apenas em um torneio, mas de toda uma temporada. Assim, o Brasil fecha o ano com quatro “melhores do mundo” apontados por suas respectivas Federações Internacionais – e curiosamente em modalidades que competem na água: Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo, das maratonas aquáticas, e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, da classe 49er. da vela.
- Mas o país ainda tem chance de contar em 2014 com dois outros “melhores entre os melhores” (votações ainda não encerradas): Ana Sátila Vargas – também “das águas” - concorre a melhor canoísta júnior de slalom do mundo e Marcus Vinícius d’ Almeida, de apenas 16 anos, é candidato a melhor arqueiro do planeta, já na categoria adulta.
- Os seis fazem parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte na categoria mais alta: a Bolsa Pódio – criada para complementar os treinamentos daqueles que têm chance de medalha olímpica nos Jogos do Rio 2016.
- Mas também recebem apoio, de forma indireta, de vários programas do governo federal, por meio de convênios com suas confederações, com equipamentos, equipes multidisciplinares, treinamentos, viagens e também recursos das loterias com a Lei Agnelo/Piva e empresas que se valem de renúncias fiscais com a Lei de Incentivo ao Esporte.
- Com esse apoio nos últimos anos, visando aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016, mas também a montar uma Rede Nacional de Treinamento bem estruturada no país como legado, vários esportes antes desconhecidos do grande público já estão mostrando resultados, em maior número e em excelência.
Fonte: Ministério do Esporte do Brasil