24.12.14

BRASILEIRO MELHORES DO MUNDO EM SEUS ESPORTES



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 24 DE DEZEMBRO DE 2014 * QUARTA-FEIRA – DIA NACIONAL DO ORFÃO
BRASILEIRO MELHORES DO MUNDO EM SEUS ESPORTES
QUATRO BRASILEIROS SÃO ELEITOS COMO MELHORES DO MUNDO EM 2014
- Nas últimas décadas, o Brasil chegou ao topo em vários esportes e campeonatos, principalmente em esportes coletivos – como o handebol, vôlei, sem falar no futebol. Mas também já como resultado de planejamento e recursos apoiados pelo Ministério do Esporte, atletas de modalidades individuais passaram a se destacar – e agora não apenas em um torneio, mas de toda uma temporada. Assim, o Brasil fecha o ano com quatro “melhores do mundo” apontados por suas respectivas Federações Internacionais – e curiosamente em modalidades que competem na água: Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo, das maratonas aquáticas, e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze, da classe 49er. da vela.
- Mas o país ainda tem chance de contar em 2014 com dois outros “melhores entre os melhores” (votações ainda não encerradas): Ana Sátila Vargas – também “das águas” - concorre a melhor canoísta júnior de slalom do mundo e Marcus Vinícius d’ Almeida, de apenas 16 anos, é candidato a melhor arqueiro do planeta, já na categoria adulta.
- Os seis fazem parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte na categoria mais alta: a Bolsa Pódio – criada para complementar os treinamentos daqueles que têm chance de medalha olímpica nos Jogos do Rio 2016.
- Mas também recebem apoio, de forma indireta, de vários programas do governo federal, por meio de convênios com suas confederações, com equipamentos, equipes multidisciplinares, treinamentos, viagens e também recursos das loterias com a Lei Agnelo/Piva e empresas que se valem de renúncias fiscais com a Lei de Incentivo ao Esporte.
- Com esse apoio nos últimos anos, visando aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016, mas também a montar uma Rede Nacional de Treinamento bem estruturada no país como legado, vários esportes antes desconhecidos do grande público já estão mostrando resultados, em maior número e em excelência.
Fonte: Ministério do Esporte do Brasil