20.5.15

CURSO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS




MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 20 DE MAIO DE 2015 – QUARTA-FEIRA – DIA DO COMISSÁRIO DE MENORES
CURSO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS
INSCRIÇÕES COMEÇAM NESTA  SEXTA-FEIRA - DIA 22 EM MARINGÁ
- Visando capacitar profissionais para atuarem no planejamento e gestão de eventos esportivos, inclusive nos Jogos Oficiais do Paraná, a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), com apoio do Conselho Regional de Educação Física (CREF9/Pr) e realização da Unicesumar/Maringá, estará realizando o 1º Curso de Planejamento e Gestão de Eventos Esportivos.
- Inicialmente o curso será ofertado na cidade de Maringá e abrangerá municípios que fazem parte daquela região. Profissionais e acadêmicos de Educação Física que atuem ou desejem atuar na gestão esportiva poderão participar. O primeiro curso será oferecido no dia 13 de junho de 2015 na Unicesumar em Maringá. As inscrições poderão ser feitas no site da instituição a partir de sexta-feira (22).
- Serão responsáveis pelo curso os técnicos da Secretaria do Esporte e do Turismo Agnaldo Luiz Baldo e Vitor Domingos Martinez. Os dois possuem larga experiência nas competições oficiais do Estado do Paraná, além de participarem atualmente da gestão de importantes organizações desportivas. “A realização do curso é um antigo anseio da comunidade esportiva paranaense. Poder capacitar novos profissionais na gestão esportiva é fundamental para que tenhamos a continuidade das competições oficiais do estado”, comentou o professor Agnaldo.
- O objetivo é poder realizar o curso em diferentes regiões do estado, sempre buscando atingir profissionais e acadêmicos. Informações sobre futuros locais de capacitação serão disponibilizados no site da SEET.
- A realização desse 1º Curso de Planejamento e Gestão de Eventos Esportivos vem de encontro a uma das diretrizes propostas pelo governador Beto Richa assim que assumiu o governo do estado: promover a capacitação de gestores do esporte, beneficiando assim toda a comunidade paranaense.
Fonte: SEET - Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná

LNB - LIGA NACIONAL DE BASQUETE MASCULINO



Logo NBB
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 20 DE MAIO DE 2015 – QUARTA-FEIRA – DIA DO COMISSÁRIO DE MENORES PÚBLICO
LNB - LIGA NACIONAL DE BASQUETE MASCULINO
CLIMA DE DECISÃO: ÚLTIMA VAGA PARA A FINAL SAI HOJE
- Após muita emoção e duelos eletrizantes, Bauru e Mogi decidem vaga na Final do NBB 7 nesta quarta-feira, no Panela de Pressão, ao vivo nos canais SporTV
- A partida é válida pela semifinal, mas o clima é de decisão. Depois de quatro partidas e duas vitórias para cada lado, Paschoalotto/Bauru e Mogi das Cruzes/Helbor definirão, nesta quarta-feira (20/05), quem será o segundo finalista da sétima edição do NBB e decidirá o título com o atual bicampeão Flamengo. O duelo derradeiro será às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), e será transmitido ao vivo pelos canais SporTV.
“Esse jogo representa a primeira final de NBB da nossa equipe e vamos jogar mais uma vez com o coração e com a alma. É preciso jogar com inteligência. O campeonato é muito forte, todas as equipes estão evoluindo e crescendo. O fator quadra mostrou nesta série que ajuda, mas não decide, então temos que jogar basquete. Evoluímos muitos dessa série para a anterior e vamos tentar fechar e buscar a primeira final do Bauru”, declarou o técnico do Bauru, Guerrinha.
- Líder e quarto colocado da fase de classificação, bauruenses e mogianos fizeram uma série recheada de fortes emoções e partidas de tirar o fôlego. A equipe da cidade de Mogi das Cruzes abriu a disputa com vitória como visitante, por 81 a 73, mas não o feito no Jogo 2 e sofreu o empate logo na sequência ao ser derrotado, também no interior do Estado de São Paulo, pelo placar de 84 a 81.
- Já no Alto Tietê, no fervoroso Ginásio Hugo Ramos, os comandados de Paco contaram com o tornaram a ficar em vantagem na série ao vencerem o Jogo 3 em seus domínios, pelo placar de 85 a 78. No entanto, os atuais campeões das Américas não se renderam e, em jogo épico que certamente ficará marcado na história do basquete nacional, levaram a melhor sobre o Mogi de maneira eletrizante, após duas prorrogações, por 98 a 91.
“Playoff é assim mesmo. Não conseguimos fechar a série em casa e agora precisamos vencer lá no Panela de Pressão. Temos que acertar pequenos erros que cometemos no Jogo 4 para conseguirmos essa vitória. Nosso time é muito guerreiro e vamos lutar forte até o final por essa vaga na decisão do NBB”, comentou o ala e capitão do Mogi, Guilherme Filipin, autor de 22 pontos na última partida da série.
- A série por enquanto teve dois protagonistas, um para cada lado. A favor dos mogianos, o craque norte-americano Shamell, cestinha da atual temporada e também da história do NBB, que registrou 27, 13, 23 e 18 pontos nos respectivos quatro primeiros jogos contra Bauru e está com média de 20,3 tentos na presente semifinal. Do lado bauruense está Alex Garcia, que anotou 19, 22, 13 e 18 tentos nos jogos da série contra Mogi e possui média de 18,0 pontos nesta semi.
“Temos que estar focados e bem definidos no que vamos fazer dentro de quadra. No Jogo 5 o emocional é fundamental. Temos que estar muito fortes mentalmente para tomar as decisões certas. No quinto jogo não tem muito segredo, as duas equipes se conhecem bem, então é estar forte mentalmente e focado para poder vencer”, comentou o ala Alex Garcia, jogador que mais disputou e venceu Jogos 5 na história do NBB, com seis vitórias em oito oportunidades.
- Agora empatados em 2 a 2, Bauru e Mogi das Cruzes farão o Jogo 5 da série semifinal e protagonizarão mais uma decisão a seus currículos. No início da temporada, no mesmo Ginásio Panela de Pressão, os dois times estiveram frente a frente decidindo o título da Liga Sul-Americana 2014, que no fim, ficou com os bauruenses, que venceram a final por largos 79 a 53 e se sagraram campeões da competição da América do Sul.
- No entanto, os mogianos espantaram um “fantasma” nesta série frente ao Bauru. Antes da semifinal, a equipe de Paco García havia disputado seis partidas contra os bauruenses na temporada, contando jogos de Campeonato Paulista, Sul-Americana e fase de classificação do NBB. O resultado: havia perdido todos. Mas logo no primeiro jogo, o Mogi quebrou esta escrita e ganhou ainda mais força para o restante da disputa.
 “Sabíamos desde quando passamos por Macaé que Bauru era uma grande equipe e, assim como nós ganhamos na casa deles, eles poderiam vir aqui e retomar o mando. Estamos em busca do nosso sonho e esse sonho ainda está vivo dentro de nós, independente do resultado do Jogo 4. Continuamos acreditando e pedimos que a nossa torcida também acredite em nós”, disse o armador Alexandre Pinheiro, do Mogi, autor da linda bola de 3 que levou o Jogo 4 para a segunda prorrogação.
Hettsheimeir_BAURU e Wagner_MOGI
- A situação de um Jogo 5 já não é novidade para nenhuma das equipes. Nas quartas de final, Bauru e Mogi precisaram de cinco jogos para avançarem à disputa da vaga na decisão do campeonato. Os comandados do técnico Guerrinha suaram para passar pelo rival Franca Basquete, assim como a agremiação do Alto Tietê, que precisou do quinto jogo para superar o surpreendente Macaé Basquete.
- Tirando a experiência desta edição, os dois times disputaram somente um Jogo 5 em suas histórias nos playoffs do NBB, ambos em quartas de finais. Na temporada 2012/2013, os bauruenses levaram a melhor novamente sobre seu arquirrival Franca. Já os mogianos conseguiram a proeza de vencer um Jogo 5 na temporada passada, quando, mesmo saindo perdendo a série para a Winner/Limeira por 2 a 0, conseguiu a virada histórica para 3 a 2.
- Mas se o assunto é Jogo 5, o histórico do campeonato divide opiniões. Em toda as edições da maior competição do basquete brasileiro, somente 68 séries de playoff foram realizadas, e 28 delas decididas no quinto jogo, mas somente cinco vencidas pela equipe que jogou fora de casa. Porém, apenas nove destes 28 tiveram como ganhador o time que ganhou o Jogo 4, neste caso o Bauru.
RESULTADOS DOS JOGOS DAS SEMIFINAIS
SÁBADO - DIA 9 / MAIO / 2015 – 1ª RODADA
09/05/2015 16:00 LIMEIRA                                              78 x 85  FLAMENGO
DOMINGO - DIA 10 / MAIO / 2015 – 1ª RODADA
10/05/2015 13:00 BAURU                                               73 X 81 MOGI DAS CRUZES
SEGUNDA-FEIRA - DIA 11 / MAIO / 2015 – 2ª RODADA
11/05/2015 19:00 LIMEIRA                                              73 x 92  FLAMENGO
TERÇA-FEIRA - DIA 12 / MAIO / 2015 – 2ª RODADA
12/05/2015 21:00 BAURU                                               84 x 81  MOGI DAS CRUZES
QUINTA-FEIRA - DIA 14 / MAIO / 2015 – 3ª RODADA
14/05/2015 20:30 FLAMENGO                                       76 X 67 LIMEIRA
SEXTA-FEIRA - DIA 15 / MAIO / 2015 – 3ª RODADA
15/05/2015 19:30 MOGI DAS CRUZES                         85 X 78 BAURU
DOMINGO - DIA 17 / MAIO / 2015 – 4ª RODADA
17/05/2015 13:00 MOGI DAS CRUZES                         91 X 98 BAURU
PLACAR DOS CONFRONTOS DAS SEMIFINAIS
LIMEIRA                                                                          0 x 3  FLAMENGO
BAURU                                                                           2 x 2  MOGI DAS CRUZES
PROGRAMAÇÃO DO ÚLTIMO JOGO  DAS SEMIFINAIS
QUARTA-FEIRA - DIA 20 / MAIO / 2015 – 5ª RODADA
20/05/2015 19:30 BAURU                                             X MOGI DAS CRUZES
Fonte: CBB - Confederação Brasileira de Basquetebol

FIBA: MUNDIAL SUB-18 DE BASQUETE 3X3



FIBA landscape

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 20 DE MAIO DE 2015 – QUARTA-FEIRA – DIA DO COMISSÁRIO DE MENORES
FIBA: MUNDIAL SUB-18 DE BASQUETE 3X3
DIVULGADOS OS GRUPOS E DO MUNDIAL 3X3 SUB-18 DA HUNGRIA
- Debrecen, Hungria – A Federação Internacional de Basketball (FIBA) divulgou os grupos e a tabela do 4º Campeonato Mundial 3x3 Sub-18, que será disputado em Debrecen, na Hungria, de 4 a 7 de junho. Atualmente, o Brasil é o terceiro colocado no masculino e quinto no feminino no Ranking da FIBA na categoria Sub-18.
- A equipe nacional formada por Fabrício Veríssimo (RJ), Gabriel Rodrigues (SP), Lucas Moreira (PE) e Renan Cortez (SP) está no Grupo “C” e terá como adversários na primeira fase as seleções do Vietnã e da França (dia 4), Estônia e Turquia (5) e Nova Zelândia (6).
- Já Letícia Josefino (RJ), Mariana Dias (SP), Mayara Cristina Marins (RJ) e Wytalla Motta (SP) irão enfrentar na primeira fase do Grupo “D” a República Tcheca e a Indonésia (dia 4), Bélgica e Turquia (5) e Holanda (6). As seleções do Brasil serão comandadas pelo técnico Christiano Pereira.
- Segundo o Departamento Técnico da CBB, a Seleção Brasileira foi convocada de acordo com os critérios da FIBA: dois homens e duas mulheres entre os dez primeiros do ranking nacional e que os oito atletas tenham disputado pelo menos duas competições homologadas pela FIBA nos últimos doze meses.
GRUPOS DO MUNDIAL 3X3 SUB-18 ANOS
MASCULINO – EM DEBRECEN (HUNGRIA)
GRUPO “A”
HUNGRIA (1), POLÔNIA (8), CAZAQUISTÃO (9), URUGUAI (16), FILIPINAS (17) E RUSSIA (24)
GRUPO “B”
ANDORRA (2), ALEMANHA (7), ROMÊNIA (10), EGITO (15), LITUÂNIA (18) E GUATEMALA (23)
GRUPO “C”
BRASIL (3), NOVA ZELÂNDIA (6), TURQUIA (11), ESTÔNIA (14), FRANÇA (19) E VIETNÃ (22)
GRUPO “D”
ESPANHA (4), ESTADOS UNIDOS (5), GEÓRGIA (12), INDONÉSIA (13), PORTO RICO (20) E ARGENTINA (21)
(*) Entre parênteses a posição no Ranking da FIBA.
FEMININO – EM DEBRECEN (HUNGRIA)
GRUPO “A”
HUNGRIA (1), ESPANHA (8), ALEMANHA (9), ISRAEL (16), VENEZUELA (17) E ESLOVÁQUIA (24)
GRUPO “B”
POLÔNIA (2), CHINA (7), NOVA ZELÂNDIA (10), ESTÔNIA (15), FRANÇA (18) E GUAM (23)
GRUPO “C”
ESTADOS UNIDOS (3), ANDORRA (6), EGITO (11), ITÁLIA (14), ROMÊNIA (19) E SUIÇA (22)
GRUPO “D”
HOLANDA (4), BRASIL (5), INDONÉSIA (12), TURQUIA (13), REPÚBLICA TCHECA (20) E BÉLGICA (21)
MASCULINO – EM DEBRECEN (HUNGRIA) - JOGOS DO BRASIL NA 1ª FASE
DIA 4 DE JUNHO – VIETNÃ (11H30) E FRANÇA (16H10)
DIA 5 DE JUNHO – ESTÔNIA (11H30) E TURQUIA (16H10)
DIA 6 DE JUNHO – NOVA ZELÂNDIA (9H10)
OBS: HORÁRIO DE BRASÍLIA.
FEMININO – EM DEBRECEN (HUNGRIA) - JOGOS DO BRASIL NA 1ª FASE
DIA 4 DE JUNHO – REPÚBLICA TCHECA (12H40) E INDONÉSIA (15H30)
DIA 5 DE JUNHO – BÉLGICA (13H) E TURQUIA (15H30)
DIA 6 DE JUNHO – HOLANDA (10H20)
OBS: HORÁRIO DE BRASÍLIA.
SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-18 FEMININO
NOME – POSIÇÃO – ALTURA – IDADE – CLUBE – UF
LETÍCIA CRISTINA SOARES JOSEFINO – PIVÔ – 1,83M – 17 ANOS – INSTITUTO MANGUEIRA DO FUTURO (RJ) - RJ
MARIANA MOURA QUEIROZ DIAS – PIVÔ – 1,86M – 17 ANOS – APAB/BARRETOS (SP) - SP
MAYARA CRYSTINA LEÔNCIO MARINS – ALA – 1,73M – 17 ANOS – INSTITUTO MANGUEIRA DO FUTURO (RJ) - RJ
WYTALLA TAYNARA MOTTA – ALA – 1,77M – 17 ANOS – ADC BRADESCO/OSASCO (SP)
SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-18 MASCULINO
NOME – POSIÇÃO – ALTURA – IDADE – CLUBE – UF
FABRÍCIO DA SILVA VERÍSSIMO – ALA/ARMADOR – 1,90M - 17 ANOS – BOTAFOGO FR (RJ) – RJ
GABRIEL MARTINS RODRIGUES – ALA – 1,90M – 18 ANOS – FRANCA BASQUETE (SP) – SP
LUCAS LEONARDO MOREIRA – ALA/PIVÔ – 1,98M – 18 ANOS – SPORT CLUB RECIFE (PE) – PE
RENAN CORTEZ FANCELLI CORREA – ALA/PIVÔ – 1,95M – 18 ANOS – CEM POÁ (SP) - SP
Fonte: FIBA – Federação Internacional de Basquete e CBB