30.3.20

JOGOS OLIMPICOS - 2020/2021


Jogos Olímpicos de Verão de 2020 – Wikipédia, a enciclopédia livreA 500 dias dos Jogos, Tóquio-2020 lança pictogramas das ...
* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *
JOGOS OLIMPICOS - 2020
CONFIRMADA AS DATAS DAS OLIMPIADAS EM 2021

Presidente do COI - Thomas Bach
- As Olimpíadas e as Paralimpíadas de Tóquio têm uma nova data. Nesta segunda-feira, os Jogos Olímpicos foram confirmados para serem realizados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021 na capital japonesa. Os Jogos Paralímpicos serão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro. A decisão foi tomada após estudos e negociações entre o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e dirigentes das federações esportivas e de comitês nacionais. A nova data cumpre a promessa do COI de que os Jogos seriam realizados até o verão de 2021.
- Na tarde desta segunda-feira em Tóquio (madrugada no Brasil), membros do Comitê Executivo do COI e do Comitê Organizador de Tóquio 2020 realizaram o primeiro encontro desde que as Olimpíadas foram adiadas. Em uma primeira coletiva após o encontro, a nova data não foi confirmada. Logo depois, porém, uma nova coletiva foi convocada às pressas para comunicar o anúncio.
Cancelar ou adiar Jogos de Tóquio é "inconcebível", diz presidente ...
Presidente do Comitê Tóquio - Yoshiro Mori
- Presidente do Comitê Tóquio 2020, Yoshiro Mori disse ter recebido uma ligação do Comitê Olímpico Internacional, pedindo para que a nova data fosse confirmada. Pouco antes, Toshiro Muto, diretor-executivo do Comitê Organizador, havia negado que a nova data já estava definida.
- Assim como havia feito no domingo, a TV japonesa NHK, a maior do país, já havia cravado que o novo início para os Jogos estava marcado para 23 de julho, citando fontes internas do comitê. Ao término da reunião, o CEO do Comitê Organizador Tóquio 2020, Thoshiro Muto, enfatizara que ainda não havia uma data para a realização dos Jogos, mas que isso seria resolvido o mais breve possível.
- As Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 foram oficialmente adiadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 24 de março por causa da pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições.
- O orçamento de todos os Jogos terá de ser revisto. O contrato com algumas das sedes esportivas também passará por uma renegociação. Há ainda a preocupação sobre como ficará a questão dos ingressos e devolução de dinheiro para quem não quiser mais ir aos Jogos.
- Em sua 32ª edição, a previsão era de que 11 mil atletas, de pelo menos 204 países, disputassem os Jogos, distribuídos por 33 esportes. Se não bastasse esse contingente de pessoas, o COI e o Comitê Organizador do Japão tinha por estimativa que as provas recebessem até cinco milhões de espectadores de todo o mundo, nos 43 locais de disputas.
Fonte: globo.com

VÔLEI - SUPERLIGA “B” ENCERRADAS AS DISPUTAS


Barueri e Curitibano decidem a Superliga Feminina da Série B ...

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *
VÔLEI  - SUPERLIGA “B”
ENCERRADAS AS DISPUTAS
DIRIGENTES DECIDEM ENCERRAR O FEMININO E O MASCULINO


TEMPORADA DA SUPERLIGA B FEMININA É ENCERRADA
- A Confederação Brasileira de Vôlei emitiu nota informando a decisão pelo fim da temporada da Superliga B Feminina em decorrência das incertezas geradas pela pandemia do coronavírus no cenário esportivo internacional.
Menino jogando voleibol ilustração, esporte criança voleibol ...- Através de videoconferência, a conversa com sete dos oito clubes da Superliga B feminina e a CBV resultou na decisão conjunta pelo fim da competição, sugerido pela própria Confederação.
- Pensamos acima de tudo na saúde dos envolvidos. E entendemos que pelo bem de todos, o melhor seria pelo encerramento do campeonato justamente pela indefinição do que está por acontecer.
- Apresentamos essa proposta e tivemos a aprovação dos clubes. Então, a partir de do dia 18 de março de 2020, a Superliga B feminina 2020 está finalizada respeitando a classificação de momento - explicou o Superintendente de Competições Quadra da CBV, Renato D´Avila.
- Com a definição, a classificação final da temporada 2020 da Superliga B feminina será a do momento, com Brasília Vôlei e Itajaí Vôlei, o onde joga a campeã olímpica Sassá, garantidos na divisão principal do vôlei feminino na próxima temporada. Único "time de camisa" da competição, Sport Club Recife termina na lanterna.
TEMPORADA DA SUPERLIGA B MASCULINA É ENCERRADA
- A Superliga Masculina B 2020 está oficialmente encerrada. Em reunião por videoconferência a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e os oito clubes participantes, ficou decidido pelo fim da edição 2020 do campeonato em virtude do risco gerado pelo coronavírus. Foram cinco votos a favor e três contra.
Voleibol Vetores gratis para baixar- Com isso a classificação final fica como terminou a primeira fase, da seguinte forma: Vôlei Guarulhos, Academia do Vôlei, Anápolis Vôlei, Brasília, JF Vôlei, Canoas, Lavras e São José.
- Passamos por esta mesma situação mais cedo, com o fim da Superliga B feminina, e agora com a masculina. Estamos tristes pela situação, por ter que finalizar a competição desta forma, sem a oportunidade de ver a final depois de uma temporada tão equilibrada. Estamos privados de ver o que aconteceria no playoff, com uma disputa bonita e decidida na quadra, mas foi preciso ser decidido na mesa. É para o bem de todos – declarou o superintendente de competições de quadra da CBV, Renato D'Avila.
- Autora da proposta de encerramento da competição, a CBV justificou a preocupação com a saúde e recomendou que todos os clubes liberem seus atletas de treinamento e que os mesmos permaneçam em casa, seguindo as recomendações das autoridades da saúde.
Fonte: CBV - Confederação Brasileira de Volei

CORONAVÍRUS E TREINAMENTO: COMO DEVEMOS AGIR?


Invista na recuperação de lesões e no fortalecimento muscular nesse período em casa — Foto: Istock Getty Images

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *
CORONAVÍRUS E TREINAMENTO:
COMO DEVEMOS AGIR?
ALGUNS ASTROS QUE DÃO EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE

- Ortopedista sugere que período de quarentena da pandemia de Covid-19 seja usado para tratar as lesões e dores que todos os atletas têm, além de manter algum nível de treinos em casa.
- Com o patógeno do coronavírus chegando ao Brasil, as ligas e esportes em geral se preparam para interromper suas atividades até essa onda passar. O senso comum é essencial.
- As Olimpíadas de verão no Japão já foram mudados para julho de 2021. Os demais jogos esportivos e provas de todos os seguimentos estão provisoriamente suspensos ou adiados ou cancelados/encerrados.
- Recomendamos que espere e acompanhe as notícias, mas que seja mantido o condicionamento indoor, ou seja, no seu confinamento, em sua casa.
- Monitore as redes sociais e os jornais, acompanhe seu treinamento online. Mas - mantenha-se preparado, pois já já tudo será retomado.
- Estamos respeitando as políticas oficiais nos esportes baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, e o momento hoje é de manutenção e trabalho de base: aproveite para fortalecer e tratar as lesões e dores que todos os atletas têm. Embora essa situação seja grave, ela também é desconhecida e especulativa, e temos que ter bom senso em tudo.
- No esporte você pode se contaminar através de:
* Gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e da própria respiração;
* Contato pessoal próximo, como beijo, abraço, toque ou aperto de mão;
* Contato com objetos de treino em comum ou superfícies contaminadas,
* Todos seguidos de contato com a sua boca, nariz ou olhos.
- Qualquer outra forma de contágio que estão me perguntando, como suor, roupa suada, piscina e outros não citados acima, ainda não foi comprovada.
- A recomendação é "distanciamento social" para retardar a disseminação de novos coronavírus, mas isso não significa ficar parado e sem atividade física. As equipes em quarentena permanecem em treinamento à distância e de forma adaptada.
- Devemos priorizar a segurança pública e os mais vulneráveis. Há consequências muito mais graves do que adiar um evento esportivo. Adiamos jogos o tempo todo por mau tempo e outras complicações relativamente pequenas. Eventos podem ser organizados. Ou não. Isto é bom. São esportes. A perspectiva é essencial. Mas estamos indo para tempos de introspecção. Espere e tenha paciência. Corra! Sim o ar livre está liberado pra você. Mas volte e não toque em nada, se tocar higienize-se antes de levar a mão ao rosto. Monitore, mas prepare-se. Parece uma abordagem contraditória, mas o que na vida não é?
- Bom senso e bons treinos !
EXERCÍCIOS PARA CASA TRABALHAM TODA A MUSCULATURA
-  A pandemia de coronavírus deixou todo mundo em isolamento, cada um em sua casa. Por isso, o EU Atleta está publicando uma série de treinos que podem ser feitos durante quarentena por causa do Covid-19, para ninguém ficar parado.
- Os vídeos apresentam exercícios que não exigem nenhum equipamento especial, somente o peso corporal. A série de nove vídeos forma três conjuntos que trabalham a musculatura por inteiro, de pernas, braços, ombros, abdômen e core, além de força, resistência e equilíbrio. Para garantir que o cardiovascular não seja negligenciado e haja trabalho aeróbico, Lapa recomenda que se pule corda ou, caso não tenha, faça polichinelos. Lapa tem procurado ainda dar aulas em lives, sempre às 17h, no instagram @lapateam, geralmente com algum convidado, cada um na sua casa.
O TREINO
AERÓBICO
- Antes de começar, faça três minutos de polichinelo ou corda.
EXERCÍCIOS
- Devem ser feitos com um minutos de intervalo entre as sequências. Seguem:
Elevação pélvica unilateral solo - três séries de 15 em cada perna,
- Elevação pélvica unilateral solo.
- Extensão de quadril com elástico em ponte - três séries de 15 em cada perna. Observação: pode ser feito sem elástico.
- Extensão de quadril com ou sem elástico em ponte.
- Flexão total de tronco - três séries de 20.

Fonte: Eu Atleta / globo.com

FUTEBOL - CORONAVIRUS - ASTROS SOLIDÁRIOS


Emerenciano & Baggio cria time especial de apoio às questões ...

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *

FUTEBOL - CORONAVIRUS - ASTROS SOLIDÁRIOS
Messi, Cristiano Ronaldo e Pep Guardiola, doadores do futebol no combate ao coronavírus — Foto: Arte: Infoesporte
ALGUNS ASTROS QUE DÃO EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE


- ​Que Cristiano Ronaldo, Messi, Guardiola e Lewandovski são bem-sucedidos milionários do futebol, sabemos todos. O que mostraram ao mundo, recentemente, foi sua generosidade.
- Sei que os dois fora de série que disputam a Bola de Ouro ano a ano têm seus problemas com o Fisco dos países no qual trabalham ou trabalharam. No mundo ideal, quem ganha tanto dinheiro como eles não deveria se preocupar com o quanto de impostos deixam ao país em que atuam, mas cada um cuida da sua vida.
- No momento, prefiro elogiá-los, assim como ao técnico espanhol e ao centroavante polonês, porque abriram mão de grandes quantias de dinheiro para auxílio no combate ao coronavírus.
- Neste sentido, foram exemplares e merecem todos os aplausos. Há outros, como Ibrahimovic, Nadal e Federer, já ampliando o naipe esportivo, que estão doando dinheiro para cuidado aos doentes ou para quem trabalha na missão estoica de conter a doença.
- Há um outro tanto de cientistas do mais alto nível pelo mundo trabalhando por um remédio ou, mais demoradamente, por uma vacina que previna o coronavírus e o transforme, no médio prazo, numa doença como qualquer outra que já temos por aí, daquelas que você toma vacina e pronto, está livre. Por enquanto, existem avanços, não resultados definitivos e positivos. O coronavírus é traiçoeiro porque, via de regra, sua letalidade é baixa. Porém, como a transmissão é velocíssima, números baixos somados pelo mundo inteiro produzem mortandade em grande escala.
- Se na Alemanha há muitos infectados e poucos mortos, a soma dos mortos alemães com espanhois, italianos, iranianos e norte-americanos já vira uma quantidade enorme de vítimas fatais. Diante de algo tão imprevisível, embora já tenhamos boas notícias pelo mundo em relação ao controle do surto, é extraordinário que ídolos do esporte abram mão de parte do dinheiro que ganharam com o suor do seu talento em nome de uma causa humanitária.
- É o que está acontecendo com algumas das estrelas mundiais e, confesso, eu gostaria de estar podendo aplaudir também caso ocorresse entre os nossos milionários da bola.
- Até agora, nada ou quase nada que se saiba. No mundo das artes, Ivete Sangalo doou camas. Xuxa anunciou hoje doações. Entre ex-atletas, o pentacampeão Marcos prometeu assumir por seis meses o pagamento de um salário mínimo para 10 pessoas que percam seus empregos. Como fará isso, com que critério, não sei. Mas é preciso que ícones do esporte e do entretenimento façam sua parte.
- O bom exemplo é o que mais funciona em situações de crise. Se alguém que você admire faz o que é preciso ser feito, estimula seus admiradores a agirem positivamente e a roda gira nesta direção. Enquanto tanta insensatez beirando a insânia grassa onde não devia sequer existir, que se compense de alguma forma. E oremos.
Fonte: globo.com

MAIOR ATLETA OLÍMPICO DO BRASIL


Esporte Espetacular | Logopedia | FandomCOB muda de endereço como medida para cortas custos | Gente Boa ... 

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *
MAIOR ATLETA OLÍMPICO DO BRASIL
ROBERT SCHEIDT FOI ELEITO NA VOTAÇÃO OS MAIORAIS

O REI DOS MARES
- Robert Scheidt se encantou pelos Jogos Olímpicos quando assistiu à vitória de Joaquim Cruz nos 800m na edição de Los Angeles 1984.
- Já praticante de vela, o ainda jovem paulistano, à época com 11 anos, viu-se tomado por uma euforia que parecia não entender graças àquela medalha de ouro. Botou na cabeça que, dali a alguns anos, seria ele a brilhar naquele megaevento esportivo.  
Robert Scheidt Maiorais - Reuters
Robert Scheidt
- Pelo currículo e por sua trajetória, Scheidt foi eleito pelo super júri de Os Maiorais, série especial do Esporte Espetacular e do GloboEsporte.com, como maior atleta olímpico brasileiro em todos os tempos. O velejador recebeu três votos em dez possíveis e ficou à frente de Adhemar Ferreira da Silva (2), Giba (1), Sheilla (1), Torben Grael (1), Joaquim Cruz (1) e Oscar (1), que também foram votados.
- A ambição moveu Scheidt por entre os mares e os pódios até que se ele tornasse o atleta brasileiro mais condecorado em Jogos Olímpicos.  
- Da estreia em Atlanta 1996, o velejador colecionou cinco medalhas, das quais duas de ouro (1996 e 2004), duas de prata (2000 e 2008) e uma de bronze (2012), além de um quarto lugar nos Jogos do Rio, em 2016.
- O mais incrível é que Scheidt ainda não terminou sua caminhada em Olimpíadas. Aos 46 anos, ele já está classificado para os Jogos de Tóquio, que serão realizados em 2021.
O ATAQUE CERTEIRO DE SHEILLA
- Sheilla, uma das principais atletas do Brasil em todos os tempos, concorreu como a maioral do país na série promovida pelo GloboEsporte.com e o Esporte Espetacular. E, com uma votação expressiva, acabou eleita pelo público a maior atleta olímpica do Brasil em todos os tempos, com 40% dos votos populares. Vencedor no Esporte Espetacular, Scheidt também se mostrou firme na votação, na segunda colocação, com 31%.
Sheilla vôlei Maiorais - FIVB- O vôlei feminino brasileiro estava combalido com as sentidas derrotas para a Rússia na semifinal dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, para a mesma rival na final do Campeonato Mundial de 2006 e para Cuba na decisão dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. Com as jogadoras e o técnico José Roberto Guimarães tachados de "amarelões", o desafio era dobrado às vésperas das Olimpíadas de Pequim.
- Contra muitos prognósticos, a seleção feminina foi soberana nos Jogos da China e levou a medalha de ouro com apenas um set perdido. Em uma equipe com tantas craques, uma jogadora se diferenciou pela classe e poder de decisão incríveis: Sheilla Castro. A oposto liderou a seleção não apenas ao ouro em Pequim, mas também ao bicampeonato olímpico em Londres - quem se esquece da revanche contra a Rússia, nas quartas de final, com o triunfo por 19 a 17 no quinto set?
- Sheilla segue na ativa, atuando pelo Minas Tênis Clube, e está na briga para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram remarcados para 2021 pelo Comitê Olímpico Internacional e pelo governo do Japão. Ou seja, sua trilha de glórias ainda pode ir além.
- Qual o maior atleta olímpico brasileiro da história?
OS CANDIDATOS DO POVO
ADHEMAR FERREIRA DA SILVA
- Primeiro e único bicampeão olímpico consecutivo do Brasil, foi ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque 1952 e de Melbourne 1956. Inaugurou uma tradição nacional na prova que segue até hoje e passou por Nelson Prudêncio, João do Pulo, Jadel Gregório e Almir dos Santos Jr.
ROBERT SCHEIDT
- Maior medalhista brasileiro, o velejador paulistano soma dois ouros, duas pratas e um bronze em seis Olimpíadas disputadas e centenas de títulos internacional na classe Laser, que disputou pela maior parte de sua carreira.
CESAR CIELO
- Único campeão olímpico da história da natação brasileira, foi ouro nos 50m em Pequim 2008. Além disso, tem mais dois bronzes, um nos 100m em Pequim 2008 e outro nos 50m em Londres 2012. Cielo também é o único tricampeão mundial dos 50m livre em toda a história.
JOAQUIM CRUZ
- O meio-fundista levou um ouro nos 800m em Los Angeles 1984, com uma marca excepcional e até hoje forte (1min43s00), e uma prata em Seul 1988. Até hoje é um dos cinco atletas mais rápidos da história nos 800m.
TORBEN GRAEL
- Lenda da vela brasileira e mundial, soma cinco medalhas olímpicas, com dois ouros, uma prata e dois bronzes em três décadas diferentes. É pai da também campeã olímpica Martine Grael e irmão de outro medalhista olímpico, Lars Grael.
ISAQUIAS QUEIROZ
- Ainda muito jovem, o baiano destaca-se entre os astros olímpicos do país por ter sido o único na história a conquistar três medalhas em uma mesma Olimpíada (2016) e despontar como um pioneiro da modalidade, antes sem tradição dentro do Brasil.
OSCAR
- O Mão Santa não chegou a conquistar uma medalha olímpica, mas foi cinco vezes aos Jogos e se consolidou como maior cestinha da modalidade em todos os tempos (1.093 pontos). Está no Hall da Fama do basquete e é geralmente citado como um dos maiores jogadores da história
SHEILLA
- A oposta foi o expoente da seleção feminina de vôlei bicampeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012, sempre com papel de liderança e decisiva em quadra. Assim como ela, Fabi, Fabiana, Jaqueline e Thaísa são as únicas com dois ouros.
GIBA
- O ponteiro levou o ouro em Atenas 2004 e duas pratas, em Pequim 2008 e Londres 2012. Também foi tricampeão mundial com a seleção em 2002, 2006 e 2010. Além disso, foi eleito várias vezes o melhor do mundo e, em 2008, entrou para o Hall da Fama do vôlei
MARTA
- Seis vezes vencedora do troféu de melhor jogadora do mundo, a craque tem duas medalhas de prata conquistadas em Atenas 2004 e Pequim 2008 e é amplamente considerada a maior atleta do futebol feminino em todos os tempos
ARTHUR ZANETTI
- Único brasileiro campeão olímpico na ginástica artística (Londres 2012)
HORTÊNCIA
- Integrante do Hall da Fama do basquete mundial e medalhista de prata nos Jogos de Atlanta 1996
JACKIE SILVA
- Primeira mulher do país a conquistar um ouro em Jogos Olímpicos (ao lado de Sandra Pires)
VANDERLEI CORDEIRO
- Bronze na maratona em Atenas e único brasileiro a ter a Pierre de Coubertin
BERNARDINHO
- Prata como atleta em 1984 e seis vezes medalhista como técnico (1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016)
SERGINHO
- Maior líbero de todos os tempos e dono de quatro medalhas olímpicas (dois ouros e duas pratas)
MAURREN MAGGI
- Ouro em Pequim 2008 e única brasileira campeã olímpica do atletismo
RESULTADO DA VOTAÇÃO DO POVO
SHEILLA                                                         40%
ROBERT SCHEIDT                                        31%
ADHEMAR FERREIRA DA SILVA                 9%
GIBA                                                               5%
CESAR CIELO                                                4%
ISAQUIAS QUEIROZ                                      3%
TORBEN GRAEL                                            3%
JOAQUIM CRUZ                                             2%
MARTA                                                            2%
OSCAR                                                            2%
Fonte: globo.com