30.3.20

CORONAVÍRUS E TREINAMENTO: COMO DEVEMOS AGIR?


Invista na recuperação de lesões e no fortalecimento muscular nesse período em casa — Foto: Istock Getty Images

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *
CORONAVÍRUS E TREINAMENTO:
COMO DEVEMOS AGIR?
ALGUNS ASTROS QUE DÃO EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE

- Ortopedista sugere que período de quarentena da pandemia de Covid-19 seja usado para tratar as lesões e dores que todos os atletas têm, além de manter algum nível de treinos em casa.
- Com o patógeno do coronavírus chegando ao Brasil, as ligas e esportes em geral se preparam para interromper suas atividades até essa onda passar. O senso comum é essencial.
- As Olimpíadas de verão no Japão já foram mudados para julho de 2021. Os demais jogos esportivos e provas de todos os seguimentos estão provisoriamente suspensos ou adiados ou cancelados/encerrados.
- Recomendamos que espere e acompanhe as notícias, mas que seja mantido o condicionamento indoor, ou seja, no seu confinamento, em sua casa.
- Monitore as redes sociais e os jornais, acompanhe seu treinamento online. Mas - mantenha-se preparado, pois já já tudo será retomado.
- Estamos respeitando as políticas oficiais nos esportes baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, e o momento hoje é de manutenção e trabalho de base: aproveite para fortalecer e tratar as lesões e dores que todos os atletas têm. Embora essa situação seja grave, ela também é desconhecida e especulativa, e temos que ter bom senso em tudo.
- No esporte você pode se contaminar através de:
* Gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e da própria respiração;
* Contato pessoal próximo, como beijo, abraço, toque ou aperto de mão;
* Contato com objetos de treino em comum ou superfícies contaminadas,
* Todos seguidos de contato com a sua boca, nariz ou olhos.
- Qualquer outra forma de contágio que estão me perguntando, como suor, roupa suada, piscina e outros não citados acima, ainda não foi comprovada.
- A recomendação é "distanciamento social" para retardar a disseminação de novos coronavírus, mas isso não significa ficar parado e sem atividade física. As equipes em quarentena permanecem em treinamento à distância e de forma adaptada.
- Devemos priorizar a segurança pública e os mais vulneráveis. Há consequências muito mais graves do que adiar um evento esportivo. Adiamos jogos o tempo todo por mau tempo e outras complicações relativamente pequenas. Eventos podem ser organizados. Ou não. Isto é bom. São esportes. A perspectiva é essencial. Mas estamos indo para tempos de introspecção. Espere e tenha paciência. Corra! Sim o ar livre está liberado pra você. Mas volte e não toque em nada, se tocar higienize-se antes de levar a mão ao rosto. Monitore, mas prepare-se. Parece uma abordagem contraditória, mas o que na vida não é?
- Bom senso e bons treinos !
EXERCÍCIOS PARA CASA TRABALHAM TODA A MUSCULATURA
-  A pandemia de coronavírus deixou todo mundo em isolamento, cada um em sua casa. Por isso, o EU Atleta está publicando uma série de treinos que podem ser feitos durante quarentena por causa do Covid-19, para ninguém ficar parado.
- Os vídeos apresentam exercícios que não exigem nenhum equipamento especial, somente o peso corporal. A série de nove vídeos forma três conjuntos que trabalham a musculatura por inteiro, de pernas, braços, ombros, abdômen e core, além de força, resistência e equilíbrio. Para garantir que o cardiovascular não seja negligenciado e haja trabalho aeróbico, Lapa recomenda que se pule corda ou, caso não tenha, faça polichinelos. Lapa tem procurado ainda dar aulas em lives, sempre às 17h, no instagram @lapateam, geralmente com algum convidado, cada um na sua casa.
O TREINO
AERÓBICO
- Antes de começar, faça três minutos de polichinelo ou corda.
EXERCÍCIOS
- Devem ser feitos com um minutos de intervalo entre as sequências. Seguem:
Elevação pélvica unilateral solo - três séries de 15 em cada perna,
- Elevação pélvica unilateral solo.
- Extensão de quadril com elástico em ponte - três séries de 15 em cada perna. Observação: pode ser feito sem elástico.
- Extensão de quadril com ou sem elástico em ponte.
- Flexão total de tronco - três séries de 20.

Fonte: Eu Atleta / globo.com