30.3.20

FUTEBOL - CORONAVIRUS - ASTROS SOLIDÁRIOS


Emerenciano & Baggio cria time especial de apoio às questões ...

* MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 / MARÇO / 2020 * SEGUNDA-FEIRA *

FUTEBOL - CORONAVIRUS - ASTROS SOLIDÁRIOS
Messi, Cristiano Ronaldo e Pep Guardiola, doadores do futebol no combate ao coronavírus — Foto: Arte: Infoesporte
ALGUNS ASTROS QUE DÃO EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE


- ​Que Cristiano Ronaldo, Messi, Guardiola e Lewandovski são bem-sucedidos milionários do futebol, sabemos todos. O que mostraram ao mundo, recentemente, foi sua generosidade.
- Sei que os dois fora de série que disputam a Bola de Ouro ano a ano têm seus problemas com o Fisco dos países no qual trabalham ou trabalharam. No mundo ideal, quem ganha tanto dinheiro como eles não deveria se preocupar com o quanto de impostos deixam ao país em que atuam, mas cada um cuida da sua vida.
- No momento, prefiro elogiá-los, assim como ao técnico espanhol e ao centroavante polonês, porque abriram mão de grandes quantias de dinheiro para auxílio no combate ao coronavírus.
- Neste sentido, foram exemplares e merecem todos os aplausos. Há outros, como Ibrahimovic, Nadal e Federer, já ampliando o naipe esportivo, que estão doando dinheiro para cuidado aos doentes ou para quem trabalha na missão estoica de conter a doença.
- Há um outro tanto de cientistas do mais alto nível pelo mundo trabalhando por um remédio ou, mais demoradamente, por uma vacina que previna o coronavírus e o transforme, no médio prazo, numa doença como qualquer outra que já temos por aí, daquelas que você toma vacina e pronto, está livre. Por enquanto, existem avanços, não resultados definitivos e positivos. O coronavírus é traiçoeiro porque, via de regra, sua letalidade é baixa. Porém, como a transmissão é velocíssima, números baixos somados pelo mundo inteiro produzem mortandade em grande escala.
- Se na Alemanha há muitos infectados e poucos mortos, a soma dos mortos alemães com espanhois, italianos, iranianos e norte-americanos já vira uma quantidade enorme de vítimas fatais. Diante de algo tão imprevisível, embora já tenhamos boas notícias pelo mundo em relação ao controle do surto, é extraordinário que ídolos do esporte abram mão de parte do dinheiro que ganharam com o suor do seu talento em nome de uma causa humanitária.
- É o que está acontecendo com algumas das estrelas mundiais e, confesso, eu gostaria de estar podendo aplaudir também caso ocorresse entre os nossos milionários da bola.
- Até agora, nada ou quase nada que se saiba. No mundo das artes, Ivete Sangalo doou camas. Xuxa anunciou hoje doações. Entre ex-atletas, o pentacampeão Marcos prometeu assumir por seis meses o pagamento de um salário mínimo para 10 pessoas que percam seus empregos. Como fará isso, com que critério, não sei. Mas é preciso que ícones do esporte e do entretenimento façam sua parte.
- O bom exemplo é o que mais funciona em situações de crise. Se alguém que você admire faz o que é preciso ser feito, estimula seus admiradores a agirem positivamente e a roda gira nesta direção. Enquanto tanta insensatez beirando a insânia grassa onde não devia sequer existir, que se compense de alguma forma. E oremos.
Fonte: globo.com