10.12.14

TREINAMENTO: MÚSCULOS OU CORAÇÃO ?



arte/esporte coracao (Foto: eu_atleta)

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2014 * QUARTA-FEIRA – DIA DO PALHAÇO
MÚSCULOS OU CORAÇÃO? SAIBA QUAL
 TREINAMENTO: MÚSCULOS OU CORAÇÃO ?
- A interação dos dois aumenta a capacidade de consumir oxigênio, que potencializa a queima de substratos para produção de energia aeróbica
- Como podemos caracterizar as necessidades e os benefícios do treinamento em relação aos órgãos e sistemas responsáveis pela melhora do desempenho? Sabemos que a corrida é um exercício predominantemente aeróbico, ou seja, um tipo de atividade na qual a energia é produzida pela utilização de oxigênio na queima dos substratos energéticos, principalmente os carboidratos e as gorduras.
- Como o treinamento pode melhorar esta produção de energia, proporcionando ao atleta correr em um ritmo mais forte e melhorando seu desempenho? Podemos focar a discussão em dois fatores determinantes: músculos e coração. Podemos dizer que o coração é o provedor e o músculo é o efetor.
- Quando analisamos os benefícios do treinamento no músculo, ou seja, no efetor do movimento, precisamos entender como se torna possível consumir mais oxigênio para queimar mais substratos e produzir mais energia. As adaptações necessárias compreendem principalmente:
- aumento do número de vasos sanguíneos no tecido muscular. Este efeito proporciona os músculos receber melhor perfusão de sangue
- aumento do número de mitocôndrias (organelas nas quais o oxigênio “queima” os substratos) nas células
- aumento da atividade das enzimas que catalisam as respectivas reações químicas
saiba mais
- Com essas e outras adaptações que decorrem do treinamento de corrida, os músculos efetores do movimento se capacitam a produzir mais energia, gerando melhora progressiva do desempenho, caracterizando os benefícios “periféricos”  do treinamento.
- Por outro lado, existe a absoluta necessidade de melhorar também a eficiência do provedor, ou seja, do coração.  O coração como bomba, tem a função específica de promover um aumento do fluxo sanguíneo aos músculos, aportando tanto o oxigênio quanto os substratos para produção de energia.
- A melhora da eficiência do coração é decorrente principalmente de um fator: A capacidade de aumentar o volume de sangue ejetado em cada sístole (batimento) Este índice é chamado de volume sistólico que o coração pode quase duplicar em decorrência do treinamento.
- Assim, para uma mesma frequência cardíaca, o coração estaria bombeando um volume maior de sangue, caracterizando o benefício ”central” do treinamento. Portanto, melhorar o desempenho significa obter tanto as adaptações periféricas ou musculares do treinamento, quanto as adaptações cardíacas ou centrais.
- O resultado da interação de ambas é um aumento na capacidade de consumir oxigênio, potencializando a maior queima de substratos para produção de energia aeróbica.
Turibio Barros correção (Foto: arte esporte)Fonte: globo.com

PRÊMIO PARALÍMPICOS 2014



Comitê Olímpico Brasileiro - 100 Anos 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2014 * QUARTA-FEIRA – DIA DO PALHAÇO

PRÊMIO PARALÍMPICOS 2014

montagem prêmio Prêmio Paralímpicos (Foto: Editoria de Arte)O BRILHO FINAL: SEIS DESTAQUES DO BRASIL DISPUTAM O PRÊMIO NESTA QUARTA – DIA 10

- Após uma temporada intensa de competições, seis brasileiros que escreveram importantes páginas na história do esporte paralímpico em 2014 disputam nesta quarta-feira o Prêmio Paralímpicos 2014, que premia o melhor atleta do ano no masculino e no feminino. Entre os homens, o nadador Daniel Dias concorre com Leomon Moreno, do goalball, e Ricardinho, do futebol de 5, enquanto entre as mulheres Terezinha Gulhermina, do atletismo, disputa a preferência do público com Márcia Menezes, do halterofilismo, e Bruna Alexandre, do tênis de mesa. 

- A cerimônia de premiação será no Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento também premiará os 22 melhores atletas de cada modalidade em 2014, assim como os melhores técnicos de modalidades individuais e coletivas e o atleta revelação da temporada. O canal SporTV transmite todas as emoções, ao vivo, a partir das 20h30 (de Brasília).

montagem prêmio Prêmio Paralímpicos (Foto: Editoria de Arte)Os seis candidatos ao Prêmio Paralímpicos de 2014 (Foto: Editoria de Arte)

VENCEDORES DO PRÊMIO PARALÍMPICOS

2011 - DANIEL DIAS E TEREZINHA GUILHERMINA

2012 - ALAN FONTELES E TEREZINHA GUILHERMINA

2013 - DANIEL DIAS E SUSANA SCHNARNDORF

2014 - A cerimônia às 20h30 do dia 10 de dezembro, com transmissão ao vivo do canal SporTV

- Dos seis atletas indicados para a votação popular pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), apenas Daniel e Terezinha não disputaram mundiais neste ano (as competições de natação e atletismo ocorrem a cada dois anos, em anos ímpares) – mas acumularam títulos nos principais eventos da temporada e chegam à disputa com o histórico de dois títulos cada no Prêmio Paralímpicos desde sua criação, em 2011. Enquanto Ricardinho e Leomon sagraram-se campeões mundiais do futebol de 5 no goalball com direito à artilharia das respectivas competições, Márcia e Bruno conquistaram inéditos pódios nos mundiais de halterofilismo e tênis de mesa.

- A votação foi encerrada às 23h59m desta terça-feira, e o GloboEsporte.com pediu aos seis candidatos que apresentassem as razões pelas quais se julgavam merecedores da honraria.

- Confira abaixo.

DANIEL DIAS - NATAÇÃO

Data e local de nascimento: 24/05/1988, Campinas/SP

Classes: S5, SB4 e SM5

- Principais conquistas em 2014: Ouro nos 50m livre, 100m livre, 200m livre, 100m peito e 50m borboleta e revezamento 4x50m livre misto no Parapan-Pacific de Pasadena/EUA. Recordes mundiais nos 50m livre e 50m borboleta individual e 4x50m livre misto na mesma competição. 1º lugar geral nos 100m costas, 2º lugar geral nos 200m medley, 1º lugar geral nos 50m livre no Open da Holanda. Recorde mundial nos 200m peito no CanAm Swimming Championship.

- ''Acho que a questão não é se mereço ou não (risos). Acho que, como é uma votação, isso que é bacana, o público escolhe quem foi o melhor do ano. E talvez eu mereça por ter quebrado três recordes mundiais esse ano. A cada ano é especial. Cada ano é diferente, tem uma motivação diferente. Isso mostra que nós estamos no caminho certo para poder sempre representar bem o Brasil. Tudo é uma consequência dos treinamentos e do trabalho que a gente faz. E acho que essa premiação vem para coroar o ano que foi muito bom para mim''.

natação daniel dias CanAm Swimming Championships (Foto: Fernando Maia / CPB)Daniel Dias conquista mais um recorde mundial para a coleção nos 200m peito (Foto: Fernando Maia / CPB)

RICARDINHO - FUTEBOL DE 5

Data e local de nascimento: 15/12/1988, Osório(RS)

Classe: B1

Posição: pivô

- Principais conquistas em 2014: Campeão do Regional Sul de Futebol de 5; Vice-Campeão da Copa Brasil de Futebol de 5 – Série A; Campeão do Quadrinations Cup – Hereford/ENG; Artilheiro do Regional Sul de futebol de 5; Artilheiro e melhor jogador da Copa Brasil defFutebol de 5 – Série A; Campeão do Mundial em Tóquio, além de artilheiro e melhor jogador da competição.

- "Não digo que eu tenha mais merecimento que os outros, mas este ano me superei bastante. No início do ano tive vários problemas particulares, depois tive duas lesões e, poucas pessoas sabem, mas joguei o Mundial com dor no joelho quase todos os dias. Foi no sacrifício. Não foi só um ano onde alcancei uma grande conquista, mas também um ano em que superei vários obstáculos, com a ajuda de Deus".

Ricardinho futebol de 5 brasil x argentina mundial (Foto: Marcio Rodrigues/CPB/MPIX)Ricardinho na final do Mundial de Fut 5 contra a Argentina: artilheiro com seis gols (Foto: Marcio Rodrigues/CPB/MPIX)

LEOMON MORENO - GOALBALL

Data e local de nascimento: 21/08/1993, Brasília/DF

Classe:B2

Posição: Centro

- Principais conquistas em 2014:Campeão mundial em Espoo/FIN. O jogador terminou o Mundial como artilheiro da competição, com 51 gols em dez jogos. Campeão do Regional Nordeste em João Pessoa; Campeão da Copa Brasil em João Pessoa.

- "Esse prêmio seria bastante importante para me ajudar a divulgar o goalball. Ainda é um esporte pouco conhecido dos brasileiros e seria muito bom conseguirmos mais visibilidade para 2016. Nossa medalha no Mundial foi inédita, e esse troféu de artilheiro nunca havia sido dado em mundiais de goalball antes. Foi um feito pessoal grande, mas para mim seria mais importante mesmo para tornar o esporte mais popular e fazer com que mais brasileiros torcessem por nós em 2016".

Leomon Moreno goalball (Foto: Marcelo Brandt/CPB)Leomon Moreno espera que o prêmio possa ajudar a tornar o goalball mais popular (Foto: Marcelo Brandt/CPB)

BRUNA ALEXANDRE - TÊNIS DE MESA

Data e local de nascimento: 29/03/1995, Criciúma/SC

Classe:10

Principais conquistas em 2014: Bronze individual e por equipe no Mundial de Pequim/CHI; Ouro individual e Prata por equipe no Open da Eslovênia; Ouro no Campeonato Brasileiro em Fortaleza; Prata individual no Campeonato Olímpico Brasileiro em Fortaleza; Ouro em equipe e Bronze na dupla no Pan-Americano do México.

- "Acho que é o momento de dar oportunidade para reconhecer também os feitos de novos atletas. Concorro com atletas mais experientes, mas consegui trazer uma medalha inédita para o Brasil em um Mundial. Acho que correspondi ao investimento, que me permitiu ter crescido no esporte. Eu era promessa e hoje já sou realidade. Acho que estou no caminho certo para 2016".

Bruna Alexandre, tênis de mesa paralímpico (Foto: Divulgação)Bruna Alexandre é a mais nova concorrente ao Prêmio Paralímpicos de 2014 (Foto: Divulgação)

MÁRCIA MENEZES - HALTEROFILISMO

Data e local de nascimento: 30/09/1967, Londrina (PR)

Classe: -79,0Kg

- Principais conquistas em 2014: Bronze no Mundial em Dubai/EAU e Bronze no Open de Eger/HUN. Atual recordista Parapan-Americana e brasileira com a marca de 116kg estabelecida no Mundial; primeira medalha brasileira na história da divisão sênior em Mundiais da modalidade.

"Em Londres tive uma boa colocação (6º lugar) e a partir de então tive a oportunidade de me dedicar integralmente ao esporte. Não pensei duas vezes, deixei minha família em Londrina e me mudei para Itu com a cara e a coragem. Em seis meses de preparação consegui uma medalha inédita para o Brasil, algo que outros atletas já tentavam há anos. Ser indicada entre as três melhores do Brasil já foi uma emoção bem parecida com a que senti quando ganhei a medalha no Mundial. Sei que minha jornada não vão em vão. Tudo o que fiz valeu a pena".

Halterofilismo Márcia menezes (Foto: Divulgação / CPB)Márcia Menezes exibe orgulha a medalha e o mascote ganhos no Mundial de Dubai (Foto: Divulgação / CPB)

TEREZINHA GUILHERMINA - ATLETISMO

Data e local de nascimento: 3/10/1978, Esmeraldas (MG)

Classe: T11

- Principais conquistas em 2014: Ouro nos 100m e 200m no Grand Prix de Dubai/EAU; Ouro nos 100m e 200m no Open de Berlim 2014; Ouro nos 100m e 200m no Open de São Paulo/BRA; 2º lugar geral nos 100m e 200m no Meeting de Paris/FRA. 1ª lugar no Ranking Mundial nas provas de 100m e 200m T11.

- "Eu mereço ganhar porque me mantive invicta em todas as 11 competições que participei e me mantive na primeira posição do ranking mundial mesmo tendo surgido novas atletas. Tenho feito isso por um bom tempo. Neste ano tive uma serie de dificuldades para treinar, porque meu guia teve lesões e tivemos que fazer adaptações no treino. Desde Londres sigo invicta. Tenho 36 anos e sigo mantendo o nível que tenho mesmo contra atletas com metade da minha idade. É muita dedicação e trabalho, e não me conformo em estar bem. Busco sempre algo mais".

Fonte: globo.com

CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE



São Silvestre fecha o ano de competições do atletismo brasileiro, em 31 de dezembroMATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2014 * QUARTA-FEIRA – DIA DO PALHAÇO
CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE
NOVO PERCURSO DA SÃO SILVESTRE FAZ CORAÇÃO NO CENTRO DE SÃO PAULO
- Em sua 90ª edição, a tradicional corrida de São Silvestre mais uma vez teve mudanças em seu percurso. E desta vez a novidade criada pela organização foi a inclusão de um coração no trajeto de 15km.
- O coração está localizado no Centro da cidade de São Paulo e envolve a passagem pelas Avenida São João, Avenida Ipiranga, Praça da República, Avenida Vieira de Carvalho e Largo do Arouche.
- A largada e a chegada da prova acontecerão na Avenida Paulista, como já é tradição. A única vez que isso não correu foi em 2011. Naquele ano, a largada ocorreu na Paulista, mas a chegada foi em frente ao Obelisco do Ibirapuera. A alteração foi feita para a dispersão dos corredores não coincidir com a chegada das pessoas para a festa de Réveillon.
- Neste ano, assim como já ocorreu em 2013, a São Silvestre será realizada na parte da manhã, com a primeira largada, para corredores cadeirantes, às 6h50, e para portadores de necessidades especiais, às 6h55. O pelotão de elite feminino terá a largada às 8h40. Logo em seguida, às 9h, é a vez do pelotão de elite masculino, pelotão especial (masculino e feminino) e atletas em geral.
- As inscrições para participar da prova já estão encerradas.
Fonte: uol.com

LIGA NACIONAL DE FUTSAL MASCULINO 2014



Sportv3
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2014 * QUARTA-FEIRA – DIA DO PALHAÇO

LIGA NACIONAL DE FUTSAL MASCULINO 2014

VEJA OS MELHORES ESCOLHIDOS PELA VOTAÇÃO

- Com 2.439 votos ou 38,75% da preferência dos eleitores, o ala Gadeia foi eleito o melhor jogador da Liga Futsal 2014. Catarinense de São Lourenço e com passagens pela seleção brasileira, o atleta do Orlândia desbancou o goleiro Roncaglio, do Blumenau, e o ala Pepita, do Jaraguá, na votação final. Os três atletas foram indicados após uma eleição com jogadores, técnicos, dirigentes e jornalistas especializados em futsal. O prêmio - decidido em votação aberta no SporTV.com - teve mais sete categorias em disputa. Apesar da derrota como melhor jogador, Roncaglio ganhou o prêmio de revelação da temporada, desbancando Luan, do Sorocaba, e Keko, do Jaraguá.

- Na categoria goleiro, Roncaglio também levou o troféu, ficando à frente de Deivd, do Corinthians, e Luan, do Sorocaba. Gadeia também venceu a disputa em sua posição. O camisa 13 do Orlândia levou o prêmio de melhor ala-direito, desbancando Daniel, do Carlos Barbosa, e Nenê, do Jaraguá.

- Os demais jogadores premiados foram: Leco, do Joinville, como melhor fixo; Jamur, do Guarapuava, como melhor ala-esquerdo, e Keko, do Jaraguá, como melhor pivô. Criada este ano, a categoria melhor técnico teve como vencedor Peri Alves, que levou o Blumenau às quartas de final. Os demais treinadores que figuraram na lista foram Vander Iacovino, do Sorocaba, e Sérgio Lacerda, do Jaraguá.

- Ao todo, a eleição recebeu 41.661 votos via internet, número bem superior aos 29.726 votantes do ano passado. Os vencedores foram premiados nesta segunda-feira logo após a partida entre Orlândia e Sorocaba, em Uberlândia (MG), no segundo jogo da final.

CONFIRA O RESULTADO DOS VOTOS PELA INTERNET

MELHOR GOLEIRO:

1º RONCAGLIO (BLUMENAU) - 43,06% OU 3.149 VOTOS

2º DEIVD (CORINTHIANS) - 37,84% OU OU 2.767 VOTOS

3º LUAN (SOROCABA) - 19,1% OU 1.397 VOTOS

MELHOR ALA-DIREITO:

1º GADEIA (ORLÂNDIA) - 39,9% OU 1.487 VOTOS

2º DANIEL (CARLOS BARBOSA) - 36,74% OU 1.387 VOTOS

3º NENÊ (JARAGUÁ) - 23,87% OU 901 VOTOS

MELHOR FIXO:

1º LECO (JOINVILLE) - 51% OU 2.798 VOTOS

2º CIÇO (ORLÂNDIA) 29,18% OU 1.601 VOTOS

3º FERNANDO (SOROCABA) - 19,81% OU 1.087 VOTOS

MELHOR ALA-ESQUERDO:

1º JAMUR (GUARAPUAVA) - 62,45% OU 3.869 VOTOS

2º PEPITA (JARAGUÁ) - 26,65% OU 1.651 VOTOS

3º VINICIUS (ORLÂNDIA) - 10,9% OU 675 VOTOS

MELHOR PIVÔ:

1º KEKO (JARAGUÁ) - 55,1% OU 2.372 VOTOS

2º VANDER CARIOCA (JOINVILLE) - 22,6% OU 973 VOTOS

3º DIEGUINHO (ORLÂNDIA) - 22,3% OU 960 VOTOS

MELHOR TÉCNICO:

1º PERI ALVES (BLUMENAU) - 40,7% OU 1.607 VOTOS

2º VANDER IACOVINO (SOROCABA) - 29,74% OU 1.174 VOTOS

3º SÉRGIO LACERDA (JARAGUÁ) - 29,56% OU 1.167 VOTOS

REVELAÇÃO:

1º RONCAGLIO (BLUMENAU) - 44,66% OU 1.940 VOTOS

2º LUAN (SOROCABA) - 35,93% OU 1.561 VOTOS

3º LEKO (JARAGUÁ) - 19,41% OU 843 VOTOS

MELHOR JOGADOR:

1º GADEIA (ORLÂNDIA) - 38,45% OU 2.439 VOTOS

2º RONCAGLIO (BLUMENAU) - 31,61% OU 1.990 VOTOS

3º PEPITA (JARAGUÁ) - 29,64% OU 1.866 VOTOS

SPORTV DIVULGA MELHORES DA LIGA FUTSAL

- O canal por assinatura Sportv divulgou, nesta segunda (8/12), o resultado da escolha para os destaques da Liga Futsal 2014. A eleição foi feita com a ajuda de jornalistas especializados, técnicos, dirigentes e atletas, além da torcida. Foram escolhidos jogadores de todas as posições, bem como a revelação do campeonato, o melhor técnico e o melhor jogador.

- Ao todo, a eleição recebeu 41.661 votos via internet, número bem superior aos 29.726 votantes do ano passado. Os vencedores foram premiados nesta segunda-feira logo após a partida entre Orlândia e Sorocaba, em Uberlândia (MG), no segundo jogo da final.

CONFIRA O RESULTADO DA SPORTV

MELHOR GOLEIRO

RONCAGLIO (BLUMENAU)

MELHOR ALA DIREITO

GADEIA (INTELLI)

MELHOR FIXO

LECO (KRONA)

MELHOR ALA-ESQUERDO

JAMUR (GUARAPUAVA)

MELHOR PIVÔ

KEKO (JARAGUÁ)

MELHOR TÉCNICO

PERI ALVES (BLUMENAU)

REVELAÇÃO

RONCAGLIO (BLUMENAU)

MELHOR JOGADOR

GADEIA (INTELLI)

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol de Salão