10.12.14

TREINAMENTO: MÚSCULOS OU CORAÇÃO ?



arte/esporte coracao (Foto: eu_atleta)

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2014 * QUARTA-FEIRA – DIA DO PALHAÇO
MÚSCULOS OU CORAÇÃO? SAIBA QUAL
 TREINAMENTO: MÚSCULOS OU CORAÇÃO ?
- A interação dos dois aumenta a capacidade de consumir oxigênio, que potencializa a queima de substratos para produção de energia aeróbica
- Como podemos caracterizar as necessidades e os benefícios do treinamento em relação aos órgãos e sistemas responsáveis pela melhora do desempenho? Sabemos que a corrida é um exercício predominantemente aeróbico, ou seja, um tipo de atividade na qual a energia é produzida pela utilização de oxigênio na queima dos substratos energéticos, principalmente os carboidratos e as gorduras.
- Como o treinamento pode melhorar esta produção de energia, proporcionando ao atleta correr em um ritmo mais forte e melhorando seu desempenho? Podemos focar a discussão em dois fatores determinantes: músculos e coração. Podemos dizer que o coração é o provedor e o músculo é o efetor.
- Quando analisamos os benefícios do treinamento no músculo, ou seja, no efetor do movimento, precisamos entender como se torna possível consumir mais oxigênio para queimar mais substratos e produzir mais energia. As adaptações necessárias compreendem principalmente:
- aumento do número de vasos sanguíneos no tecido muscular. Este efeito proporciona os músculos receber melhor perfusão de sangue
- aumento do número de mitocôndrias (organelas nas quais o oxigênio “queima” os substratos) nas células
- aumento da atividade das enzimas que catalisam as respectivas reações químicas
saiba mais
- Com essas e outras adaptações que decorrem do treinamento de corrida, os músculos efetores do movimento se capacitam a produzir mais energia, gerando melhora progressiva do desempenho, caracterizando os benefícios “periféricos”  do treinamento.
- Por outro lado, existe a absoluta necessidade de melhorar também a eficiência do provedor, ou seja, do coração.  O coração como bomba, tem a função específica de promover um aumento do fluxo sanguíneo aos músculos, aportando tanto o oxigênio quanto os substratos para produção de energia.
- A melhora da eficiência do coração é decorrente principalmente de um fator: A capacidade de aumentar o volume de sangue ejetado em cada sístole (batimento) Este índice é chamado de volume sistólico que o coração pode quase duplicar em decorrência do treinamento.
- Assim, para uma mesma frequência cardíaca, o coração estaria bombeando um volume maior de sangue, caracterizando o benefício ”central” do treinamento. Portanto, melhorar o desempenho significa obter tanto as adaptações periféricas ou musculares do treinamento, quanto as adaptações cardíacas ou centrais.
- O resultado da interação de ambas é um aumento na capacidade de consumir oxigênio, potencializando a maior queima de substratos para produção de energia aeróbica.
Turibio Barros correção (Foto: arte esporte)Fonte: globo.com