15.12.15

CBF - BRASILEIRO DE FUTEBOL FEMININO 2016



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2015 – TERÇA-FEIRA – DIA DO ARQUITETO
CBF - BRASILEIRO DE FUTEBOL FEMININO 2016
COMPETIÇÃO COMEÇARÁ O DIA 20 DE JANEIRO DE 2016
- CBF divulga lista de times do Brasileiro Feminino 2016; Corinthians é estreante
Serão 20 equipes na quarta edição do campeonato, que está marcado para ter início no dia 20 de janeiro. Corinthians, Náutico e Vitória fazem estreias e Vasco retorna
- A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta segunda-feira, 14, as equipes que vão participar da quarta edição do Campeonato Brasileiro Feminino. Serão 20 equipes participantes, sendo três estreantes: Corinthians, Vitória e Náutico.
- A tabela detalhada deve ser divulgada nos próximos dias, já que a edição de 2016, diferentemente dos anos anteriores, está marcada para começar no primeiro semestre. A estreia será no dia 20 de janeiro.
- O atual campeão do nacional feminino é o Rio Preto, do interior de São Paulo, que conquistou o título contra o São José (relembre como foi o jogo). Em três edições do Brasileiro Feminino disputadas até aqui, o estado de São Paulo conquistou os três títulos (Centro Olímpico, 2013; Ferroviária, 2014; e Rio Preto, 2015).
- O GloboEsporte.com apontou curiosidades do Brasileiro Feminino 2015, com a presença do Flamengo, que firmou parceria com a Marinha para entrar em campo. Para a edição 2016, além das estreias, destaque para a volta do Vasco na competição. O time estreou em 2014, mas foi eliminado com quatro derrotas em quatro jogos disputados e não seguiu em 2015.
- Por estado, temos os seguintes representantes: São Paulo (6), Rio de Janeiro (3), Minas Gerais (1), Pernambuco (2), Bahia (2), Ceará (1), Maranhão (1), Amazonas (1), Pará (1), Paraná (1) e Santa Catarina (1) (veja lista completa abaixo).
 Relação de equipes que vão disputar o Brasileiro Feminino (Foto: Reprodução/CBF)
BRASIL JÁ LEVOU MUNDIAL DE CLUBES
- Em 2014, o Brasil conquistou pela primeira vez o Mundial de Clubes de futebol feminino, com o São José. As Meninas da Águia do Vale também têm três títulos da Libertadores no currículo. As Sereias da Vila, com a camisa do Santos, têm duas Libertadores no currículo. O Colo-Colo, do Chile, tem um título da Liberta, assim como a Ferroviária-SP.
KINDERMANN-SC ANUNCIA FIM DAS ATIVIDADES
- O Kindermann não deve disputar o Brasileiro Feminino. Saiba mais. O time de Caçador, Santa Catarina, foi campeão da Copa do Brasil de 2015.
Fonte> globoesporte

SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE FUTSAL



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2015 – TERÇA-FEIRA – DIA DO ARQUITETO
SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE FUTSAL
SELEÇÃO FARÁ TRÊS AMISTOSOS EM FOZ DO IGUAÇU
- A Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Serginho Schiochet, vai se apresentar no dia 25 de janeiro e terá dez dias de preparação visando a disputa das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de Futsal do ano que vem.Os jogos acontecem no Paraguai e o Mundial na Colômbia.
- Serão 10 dias em Foz do Iguaçu e durante a preparação do time verde e amarelo, dois amistosos estão marcados e terão transmissão ao vivo pelo canal Sportv. De acordo com o secretário de esportes de Foz, Anderson de Andrade, Paraguai já estaria confirmado como um dos adversários. Uruguai e Argentina seriam as outras equipes que fariam o segundo amistoso na fronteira. “Estão praticamente tudo certo coma seleção paraguaia. Agora estamos em conversas com os dirigentes de Argentina e Uruguai. Em breve já teremos a confirmação que das duas equipes irá enfrentar o Brasil”, disse Anderson, cuja sua pasta está responsável pela organização dos amistosos em Foz.
BRASIL
– O treinador da Seleção Brasileira, apesar de não considerar apenas dez dias como ideais para a preparação do Brasil, considera que realizar essa pré-temporada em Foz do Iguaçu será importante para o desempenho do selecionado brasileiro na luta por uma das vagas na Copa do Mundo de Futsal.
 “Dia 25 de janeiro nos apresentaremos em Foz do Iguaçu para os treinamentos visualizando as Eliminatórias. Teremos pelo menos 10 dias de treinamento antes da competição, não sei se é o adequado, mas já é alguma coisa”, apontou Serginho, em entrevista ao portal globoesporte.com.
ELIMINATÓRIAS
- As eliminatórias sul-americanas serão disputadas em Assunção, no Paraguai e os grupos já foram definidos pela Conmebol. O Brasil está no grupo A ao lado do Paraguai, time da casa, Venezuela, Peru e Equador.
 “A competição em si foi muito boa, e o Brasil foi crescendo dentro das dificuldades que foram aparecendo. Pegamos o Irã na final, uma seleção que vem sendo trabalhada há muitos anos e nós com algumas dificuldades de planejamento por tudo o que passamos. Esse título vem coroar o trabalho que foi feito, principalmente nessa semana”, concluiu o treinador.
Fonte: shesportes.com.br

PRÊMIO ORGULHO PARANAENSE



Prêmio Orgulho Paranaense 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2015 – TERÇA-FEIRA – DIA DO ARQUITETO

PRÊMIO ORGULHO PARANAENSE

Andrey Godoy, vencedor das categorias Voto Popular e Revelação Esportiva, e o secretário Douglas Fabrício 
VEJA OS MELHORES DO ESPORTE NO ESTADO

- Em uma noite de festa para o esporte paranaense, os atletas que mais se destacaram ao longo do ano receberam, nesta quarta-feira, o Prêmio Orgulho Paranaense 2015, homenagem concedida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET). O evento é realizado em parceria com a RPC TV e contou com a presença do secretário Douglas Fabrício, entre outras autoridades e convidados.

- Atletas, amigos e parentes de todo o estado acompanharam com expectativa a solenidade de premiação e vibravam a cada nome revelado. Cada uma das sete modalidades teve três indicados. Já na categoria voto popular, dez atletas disputaram a preferência do internauta, em votação realizada no site do Globo Esporte. O vencedor em cada categoria recebeu uma estatueta com o nome da premiação e os outros selecionados, uma placa.

- Um dos destaques da noite foi o jovem velejador Andrey de Oliveira Godoy, de Foz do Iguaçu. Campeão Sul-Americano na Classe Laser 4.7, vice-campeão brasileiro 2015 e vice-campeão da Copa da Juventude 2015, Andrey venceu a categoria votação popular, em uma disputa acirrada com o atirador Cássio Rippel, que ganhou as duas últimas edições. O atleta de Foz obteve 119.965 votos (44%), contra 95.711 (35%) de Rippel. “Ao ganhar esse prêmio vejo a importância de divulgar a prática da vela em Foz e no Paraná, principalmente ao saber que a premiação veio da aceitação popular. Fiquei surpreso com o resultado”, comentou Andrey. Além da Votação Popular, o atleta venceu também a categoria Revelação Esportiva.

- O principal concorrente, Cássio Rippel, não ficou sem premiação. Ele foi o vencedor da categoria Desporto de Rendimento. Medalhista de ouro e recordista da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, ele também é tricampeão brasileiro de carabina deitado; campeão brasileiro de carabina 3x40; e quinto colocado na Copa do Mundo de Munique, Alemanha. Rippel é um dos brasileiros com vaga garantida nas Olimpíadas de 2016. “Essa premiação, além de reconhecer o trabalho dos atletas do estado, confirma que o Paraná é o estado que mais dá apoio aos atletas, especialmente por meio do TOP”, afirmou.

- Para o secretário Douglas Fabrício, o Prêmio Orgulho Paranaense é a oportunidade de reconhecer os talentos do esporte no estado, que divulgam o Paraná nacional e internacionalmente. “O objetivo desse prêmio, criado há cinco anos pelo governador Beto Richa, é homenagear aquelas pessoas que dedicam sua vida a levar o nome do Paraná mundo afora por meio do esporte”, disse. “Podemos chamar de o Oscar do esporte porque cada atleta aqui está sendo homenageado pelo seu talento, sua capacidade de vencer e de superar desafios. É um reconhecimento que o Governo do Paraná, através da Secretaria do Esporte e do Turismo, oferece aos atletas por tudo o que fizeram pelo estado ao longo do ano”, comentou.

HOMENAGENS ESPECIAIS

- Pela primeira vez, o Prêmio Orgulho Paranaense homenageou também atletas do Programa Talento Olímpico do Paraná - TOP 2016. O programa concede bolsas de auxílio que variam de R$ 150 a R$ 4 mil mensais a 1.600 atletas e técnicos que se destacam em suas modalidades. Vinte atletas do TOP receberam placas como homenagem.

- A Copel, principal patrocinadora do TOP, e o Centro de Equoterapia do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio da Polícia Militar, que trabalha com paratletas com deficiência motora, também foram homenageados, assim como o radialista Ilivaldo Duarte, apresentador do programa Tocando de Primeira, da rádio Colméia, de Campo Mourão.

CONHEÇA OS VENCEDORES EM CADA CATEGORIA

JOGOS OFICIAIS

Jogos Universitários do Paraná

Tatiane Raquel da Silva, Curitiba (atletismo)

Artur Langowski Terezan, Maringá (atletismo)

Jogos Abertos do Paraná

Nadine do Amaral Luvizzeto, Maringá (karatê)

Arthur Diego Mariano, Maringá (vôlei de praia)

Jogos Escolares do Paraná

Vanda Gabriele Giroto, Salto do Lontra (vôlei de praia)

Matheus Moraes de Assis, Maringá (judô)

Revelação Esportiva

Rafaela Trevisan Raurich, Curitiba (natação)

Andrey de Oliveira Godoy, Foz do Iguaçu (vela)

Paradesporto de Rendimento

James Walter Neto, Curitiba (técnico de tiro)

Cinthya da Silva Oliveira, Toledo (parabadminton)

Claudiomiro Segatto, Curitiba (tênis de mesa)

Desporto de Rendimento

Anita Inês Klemann, Toledo (técnica de ginástica ritmica)

Cássio Rippel, Ponta Grossa (tiro esportivo)

Teliana Pereira, Curitiba (tênis)

Mérito Esportivo

Mauro Ribeiro, Curitiba (ciclismo)

Fernando Madureira, Londrina (taekwondo)

Gisele Miro, Curitiba (tênis e vôlei)

Produção Literária

Dartagnan Pinto Guedes, Londrina (livro Burnout em Atletas Jovens)

Federações Esportivas

Taekwondo (projeto Unidade Paraná Seguro - UPS)

Ciclismo(projeto Clube Internacional da Bicicleta)

HOMENAGEADOS DO TOP

Cássio Rippel (tiro esportivo)

Claudiomiro Segatto (tênis de mesa)

Daniel Jorge da Silva (vêlei sentado)

Ana Sátila (canoagem slalon)

Lorraine dos Santos Oliveira (ginástica ritmica)

Márcia Menezes (levantamento de peso)

Teliana Santos Pereira (tênis)

Haline Scratut (rugby)

Moises Domingues Batista (rugby em cadeira de rodas)

Darlan França (técnico de judô)

Marcelo dos Santos (bocha)

Vander Rogério Pereira (canoagem)

Amanda Simeão (esgrima)

Ana Paula Vergutz (canoagem velocidade)

Carlos Henrique Procopiak (tiro esportivo)

Leandro Martins (taekwondo)

Rogério Batista Carvalho (vôlei)

Sandro Colaço de Lima (esgrima em cadeira de rodas)

Rafaela Raurich (natação)

Márcio Santos (natação)

Fonte: Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná

PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO



Prêmio Brasil Olímpico 2013 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2015 – TERÇA-FEIRA – DIA DO ARQUITETO
PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO
PROJETO HOMENAGEIA NESTA TERÇA-FEIRA OS MELHORES ATLETAS DE 2015
- O Comitê Olímpico do Brasil (COB) homenageia nesta terça-feira (15) os melhores atletas do ano, na 17ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro. Na cerimônia serão entregues os troféus Melhor Atleta do Ano, Atleta da Torcida, Troféu Adhemar Ferreira da Silva, Melhores Atletas dos Jogos Escolares da Juventude, entre outras premiações. Os medalhistas nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, realizados em julho, também receberão homenagem especial. Além disso, serão premiados os melhores em cada uma das 49 modalidades esportivas.
- Entre os destaques de 2015 está uma jovem paranaense: a ciclista Amanda Kunkel, de 13 anos, que conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Escolares da Juventude, etapa para estudantes de 12 a 14 anos, realizados pelo COB em Fortaleza, em setembro. Estudante do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, de Maringá, Amanda receberá a homenagem como destaque dos Jogos Escolares ao lado do judoca Leonardo Santana. Na etapa de 15 a 17 anos, os premiados serão Stephany Gonçalves, da ginástica rítmica, e Paulo de Oliveira, do atletismo.
- Os seis atletas mais votados pelo colégio eleitoral do Prêmio Brasil Olímpico 2015 que concorrem ao prêmio de Melhor Atleta do Ano são: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Ágatha e Bárbara (vôlei de praia) e Fabiana Murer (atletismo), no feminino, e Alison e Bruno (vôlei de praia), Isaquias Queiroz (canoagem) e Marcelo Melo (tênis). A escolha dos melhores em cada modalidade, assim como a definição dos dois atletas (ou duplas) que receberão o Troféu Melhor Atleta do Ano, foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.
- Além dos seis mais votados para o troféu Melhor Atleta do Ano, o COB premiará os melhores atletas de 2015 em cada uma das 49 modalidades (ver lista abaixo). Entre eles estão os paranaenses Cassio Rippel, do tiro esportivo, e a canoista Ana Satila. Os três atletas que representam o estado são bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná - TOP 2016. O TOP, criado pelo Governo estadual em 2011, beneficia 1.600 atletas na atual edição, com bolsas que variam de R$ 150 a R$ 4 mil.
- Para o prêmio de Atleta da Torcida, o COB selecionou atletas ou duplas, quatro no masculino e quatro no feminino, que se destacaram durante a temporada, marcando o esporte brasileiro em 2015. O destaque pode ter sido por sua performance esportiva, suas atitudes e condutas, seu exemplo de superação, conquista inédita ou proximidade e identificação com público.
- Concorrem ao prêmio Atleta da Torcida 2015: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Erika Miranda (judô), Fabiana Murer (atletismo - salto com vara), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Marcelo Mello (tênis), Thiago Pereira (natação), Yane Marques (pentatlo moderno) e Alison e Bruno (vôlei de praia). Em 2014, primeiro ano em que se premiou o atleta da torcida, a vencedora foi a ginasta Flávia Saraiva.
- Cada fã pode votar uma vez em seu atleta preferido e participar da campanha compartilhando a enquete com seus amigos. A votação do Atleta da Torcida está sendo feita exclusivamente através do Facebook, em enquete publicada na página facebook.com/timebrasil e no site cob.org.br/pt/pbo, onde os fãs do Time Brasil poderão escolher entre os oito concorrentes ao troféu.
- Quinze anos depois de alcançar o primeiro lugar do ranking mundial do tênis profissional, o catarinense Gustavo Kuerten receberá no Prêmio Brasil Olímpico o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que homenageia atletas que perpetuam os valores do esporte olímpico.
- Para o Prêmio de Melhor técnico do ano, o COB indicou o croata Ratko Rudic (modalidades coletivas), do polo aquático, e Leandro "Brachola" Andreão (individual/ duplas), do vôlei de praia. Técnico mais vitorioso da história do polo aquático mundial, Ratko Rudic comanda a Seleção Brasileira masculina da modalidade, enquanto Brachola é técnico da dupla Alison e Bruno Schmidt, campeões mundiais em 2015.
OS MELHORES DE 2015 EM CADA MODALIDADE
Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Lohaynny Vicente
Basquete - Leandro Barbosa
Boliche - Marcelo Suartz
Boxe - Robson Conceição
Canoagem Slalom - Ana Satila Vargas (de Primavera do Leste-MT, federada pelo Paraná)
Canoagem Velocidade - Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX - Renato Rezende
Ciclismo Estrada - Flavia Paparella
Ciclismo Mountain Bike - Henrique Avancini
Ciclismo Pista - Kacio Freitas
Desportos na Neve - Michel Macedo
Desportos no Gelo - Edson Bindilatti
Esgrima - Renzo Agresta
Esqui Aquático - Marcelo Giardi
Futebol - Lucas Lima
Ginástica Artística - Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim - Camilla Gomes
Ginástica Rítmica - Natália Gáudio
Golfe - Lucas Yu Shin Lee
Handebol - Ana Paula Rodrigues
Hipismo Adestramento - João Victor Oliva
Hipismo CCE - Ruy Leme
Hipismo Saltos - Pedro Veniss
Hóquei sobre Grama - André Luiz Couto
Judô - Érika Miranda
Karatê - Valéria Kumizaki
Levantamento de Peso - Fernando Reis
Lutas - Aline Ferreira da Silva
Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha
Natação - Thiago Pereira
Nado Sincronizado - Luisa Nunes Borges e Maria Eduarda Miccuci
Patinação Artística - Marcel Stürmer
Pentatlo Moderno - Yane Marques
Polo Aquático - Felipe Perrone
Remo - Fabiana Beltrame
Rugby - Paula Ishibashi
Saltos Ornamentais - Giovanna Pedroso e Ingrid de Oliveira
Softbol - Martha Murazawa
Squash - Giovanna Veiga de Almeida
Taekwondo - Iris Silva Tang Sing
Tênis - Marcelo Melo
Tênis de Mesa - Hugo Calderano
Tiro com Arco - Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo - Cassio Rippel (de Ponta Grossa, residente em Campinas-SP)
Triatlo - Manoel Messias
Vela - Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de Praia - Alison Cerutti e Bruno Schmidt
Voleibol - Sérgio Dutra dos Santos
Fonte: Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná