15.12.15

BASQUETE - SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2015 – TERÇA-FEIRA – DIA DO ARQUITETO
BASQUETE - SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA
LUIZ AUGUSTO ZANON PEDE AFASTAMENTO DA SELEÇÃO
- Rio de Janeiro, RJ – A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) comunica o pedido de afastamento do técnico Luiz Augusto Zanon do comando da Seleção Brasileira Adulta Feminina. O treinador pediu desligamento do cargo nesta sexta-feira (dia 11).
img“Venho a público declarar a difícil decisão que tomei para abdicar do cargo de técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina, para preservar meus problemas de saúde, pois temo não permitir a dedicação e a intensidade necessárias para conduzir a equipe brasileira, da forma que entendo, em uma competição da importância que tem o torneio de basquete dos Jogos Olímpicos. Pela história que construí no basquete, modalidade que amo e que trato com o respeito devido, raro hoje em dia, preferi sofrer com esse afastamento voluntário, do que sofrer por não estar em condição momentânea de cumprir uma parte importante e fundamental do projeto, que criamos e desenvolvemos desde 2013 e que, com absoluta certeza, será vencedor no tempo devido. Quero deixar aqui os meus votos de sucesso para o novo treinador que a CBB venha a contratar, já me colocando à disposição para transmitir todas as informações das quais ele venha precisar, embora nossa Comissão Técnica tenha totais condições e competência para isso”, afirmou.
- O treinador também agradeceu à CBB pela compreensão e pelo apoio irrestrito, em todos os aspectos, que sempre teve no comando da seleção.
“Registro, também, que essa decisão é pessoal e contrária à vontade da CBB. Desejo a todos da Confederação o sucesso que merecem. Conheci todas as dificuldades que as pessoas que lá trabalham têm na condução da modalidade e pude comprovar que todo o trabalho é limitado exclusivamente pela falta de recursos e não por falta de conhecimento ou comprometimento. Sempre fui respeitado como pessoa e profissional. Aproveito para agradecer a cada integrante da comissão técnica e as atletas que comandei pelo seu profissionalismo e dedicação”, finalizou Zanon.
ANTONIO CARLOS BARBOSA É O NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO
- Rio de Janeiro, RJ – A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou, nesta segunda-feira (dia 14), que Antonio Carlos Barbosa é o novo técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina. Paulista de Bauru, o treinador assume o comando da equipe nacional pela terceira vez. A primeira foi de 1976 a 1984 e a segunda de 1996 a 2007, quando conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000) e a de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007).
“Estamos trazendo para o comando da seleção brasileira o treinador Antônio Carlos Barbosa. Um profissional experiente e com resultados comprovados na modalidade. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, faltando um pouco mais de sete meses para o início da competição, entendemos que esse é o nome ideal. Acreditamos que conseguirá montar uma equipe competitiva para os Jogos do Rio", analisou Vanderlei Mazzuchini, Diretor Técnico da CBB.
img- Barbosa esteve no comando de Ourinhos (SP) na conquista do vice-campeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2010/11 e 2011/12. Além da conquista do quarto lugar à frente do Maranhão Basquete (MA) na temporada 2013/14 da LBF. Esse ano, o treinador tem realizado Clínicas Técnicas nos quatro cantos do Brasil.
"É um momento em que a Seleção Brasileira passa por uma renovação. Dentro de uma Olimpíada você tem que levar o que tem de melhor. Houve aí um ciclo em que foram bastante trabalhadas jogadoras jovens em Campeonatos Sul-Americanos e no Campeonato Mundial. E agora teremos um tempo de avaliação para vermos quem defenderá o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio. Vejo o Brasil com muitas chances de disputar uma medalha. Tenho o espírito vencedor e não entro em uma competição pensando que não vou conseguir uma medalha. Eu acredito que essas jogadoras tem condições de disputar uma medalha. Eu acho que o Brasil tem uma mescla de jogadoras experientes, outras nem tanto e outras bem jovens. Esse mix pode dar uma boa classificação para o nosso país", declarou Barbosa. “O trabalho começa de fato a partir do dia 6 de janeiro, quando as jogadoras se apresentam para o evento-teste. Vou respeitar a convocação feita pelo Zanon (Luiz Augusto). A única questão que precisamos ver é a da Damiris, que está com uma fratura por estresse na perna e não vem jogando", completou.
- O técnico tem em seu currículo na categoria adulta duas participações nos Jogos Olímpicos (medalha de bronze em Sydney 2000 e quarto lugar em Atenas 2004); cinco Campeonatos Mundiais (Coreia / 1979, Brasil / 1983, Alemanha / 1998, China / 2002 e Brasil / 2006); três medalhas em cinco edições dos Jogos Pan-Americanos (San Juan / 1979, bronze em Caracas / 1983, Winnipeg / 1999, bronze em Santo Domingo / 2003 e prata no Rio de Janeiro / 2007); e oito títulos no Campeonato Sul-Americano.
"Essa é a minha terceira passagem pela Seleção Brasileira. A primeira foi um momento de uma total renovação do basquete feminino. Foi uma geração que contou com a presença de Paula (Magic Paula), Hortência (Marcari), Martha Sobral, Vânia Teixeira e Vânia Hernandes. Retornei em 1996 para o Mundial Juvenil e assumi em 1997 a equipe principal. Novamente tínhamos uma situação difícil, pois era uma equipe que havia sido campeã mundial (Austrália / 1994) e vice olímpica (Atlanta / 1996), em um momento que perdíamos os principais nomes do basquete brasileiro: Hortência e Paula. Seguimos com Janeth que deu uma boa base para esse grupo e conseguimos grandes resultados com a renovação. Fomos à Austrália com seis jogadoras estreantes na Olimpíada de Sydney (2000) e conquistamos a medalha de bronze. Fora o Mundial da China (2002), que foi uma fatalidade quando perdemos dois jogos por um ponto, terminamos em todos os campeonatos entre os quatro primeiros. Sempre trazendo jogadoras jovens para completar o grupo", destaca.
- Nas categorias de base, Barbosa foi quarto colocado no Campeonato Mundial Juvenil (Brasil / 1997), campeão da Copa América Juvenil (México / 1996), da Copa Pan-Americana Juvenil (Peru / 1978), do Sul-Americano Juvenil (Paraguai / 1976) e do Sul-Americano Cadete (Equador / 2001).
ATENDIMENTO PARA A IMPRENSA NA CBB
- O técnico Barbosa será apresentado nesta terça-feira (15) na sede da CBB, no Rio de Janeiro. O atendimento para a imprensa local será feito de 10 às 13 horas, enquanto para a imprensa de outros estados entre 14 e 16 horas pelo telefone (21) 2544.3193. - Endereço: Avenida Rio Branco, 245 - 16º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTA FEMININA
NOME - POSIÇÃO - IDADE - ALTURA - CLUBE - UF
Adriana Moisés Pinto - Armadora - 36 anos - 1,68m - Uninassau/América de Recife (PE) - SP
Clarissa Cristina dos Santos - Pivô - 27 anos - 1,84m - Corinthians/America (SP) - RJ
Damiris Dantas do Amaral - Pivô - 23 anos - 1,90m - Conrinthians/América (SP) - SP
Gilmara Justino - Pivô - 34 anos - 1,83m - Conrinthians/América (SP) - SP
Isabela Ramona Lyra Macedo - Lateral - 21 anos - 1,81m - Sampaio Basquete (MA) - BA
Iziane Castro Marques - Lateral - 33 anos - 1,82m - Sampaio Basquete (MA) - MA
Jaqueline de Paula Silvestre - Lateral - 29 anos - 1,79m - Basketball Santo André (SP) - SP
Joice Cristina de Souza Rodrigues - Ala/armadora - 29 anos - 1,76m - Corinthians/Americana (SP) - SP
Nádia Gomes Colhado - Pivô - 26 anos - 1,95m - Sampaio Basquete (MA) - PR
Tainá Mayara da Paixão - Armadora - 24 anos - 1,72m - Uninassau/América de Recife (PE) - SP
Tássia Pereira de Souza Carvalli - Ala/armadora - 23 anos - 1,80m - Basketball Santo André (SP) - SP
Tatiane Pacheco Nascimento - Lateral - 25 anos - 1,81m - Uninassau/América de Recife (PE) - SP
Média de idade: 27,5 anos
Média de Altura: 1,81m
COMISSÃO TÉCNICA
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistentes técnicos: Cristiano Cedra e Júlio César Patrício
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad 'Vita'
Médico: Jorge Luiz Fernandes Oliva Junior
Fisioterapeutas: Paula Hensel e Tatiane Abruceze dos Santos Cardos
PROGRAMAÇÃO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO 2016
APRESENTAÇÃO
- DATA: 1º DE MAIO
TREINAMENTO
1ª FASE: 1º DE MAIO A 20 DE JUNHO
2ª FASE: 1º DE JULHO A 4 DE AGOSTO
TORNEIO INTERNACIONAL BRASIL
PERÍODO: 14 A 16 JUNHO
CAMPEONATO SUL-AMERICANO ADULTO FEMININO
PERÍODO: JUNHO - À CONFIRMAR PELA ABASU
TORNEIO PREPARATÓRIO BRASIL
PERÍODO: 16 A 19 DE JULHO
JOGOS PREPARATÓRIOS BRASIL
PERÍODO: 26, 27, 30, 31 DE JULHO E 3 DE AGOSTO
31º JOGOS OLÍMPICOS DO RIO 2016
PERÍODO: 5 A 21 DE AGOSTO
Fonte: Confederação Brasileira de Basquetebol