16.2.15

CIAGYM MARINGÁ FORA DA CHAVE OURO

Resultado de imagem para CIAGYM MARINGÁ FUTSAL LOGO

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 16 DE FEVEREIRO DE 2015 * SRGUNDA-FEIRA – DIA DO REPORTER
CIAGYM MARINGÁ FORA DA CHAVE OURO
SEM CONDIÇÃO FINANCEIRA A EQUIPE ESTÁ FORA DA CHAVE OURO

- A Federação Paranaense de Futsal (FPFS), por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou que o Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro 2015, terá 15 equipes participantes. Os rumores de que a tradicional equipe do Ciagym Maringá não participaria do certame se confirmaram.
- Outro clube que desistiu da competição foi o Itaipulândia Futsal, vice-campeão da Chave Prata em 2014, que será susbtituido pelo Assaí/Unifil/Colégio Londrinense/Londrina.
- De acordo com o regulamento da competição, equipes ausentes só podem ser substituídas se vierem, no ano anterior, da disputa da Chave Prata. Assim, a vaga do Ciagym fica em aberto e o Itaipulândia será substituído pelo Assaí Futsal, quarto colocado na Chave Prata do ano passado.
ASSAÍ/UNIFIL/COLÉGIO LONDRINENSE.
- O detalhe é que a equipe do norte do estado disputará a competições em conjunto com o Colégio Londrinense, de Londrina, que fica há 50 Km de Assaí. Desta forma, uma equipe que se destacou bastante há alguns anos, chegando às semifinais da Chave Ouro e disputando a Liga Futsal, volta à cena na principal competição estadual. De acordo com as informações da FPFS, a nomenclatura da equipe será Assaí/Unifil/Colégio Londrinense.
EQUIPES CONFIRMADAS                                           MUNICIPIO
1- CAD/GUARAPUAVA FUTSAL                                   GUARPAUVA
2- CASCAVEL FUTSAL                                                CASCAVEL
3- UMUARAMA FUTSAL                                              UMUARAMA
4- CRESOL/MARRECO                                                FRANCISCO BELTRÃO
5- COPAGRIL                                                              MARECHAL CANDIDO RONDON
6- FOZ CATARATAS                                                    FOZ DO IGUAÇÚ
7- AMPÉRE FUTSAL                                                   AMPERE
8- KEIMA FUTSAL                                                       PONTA GROSSA
9- CAMPO MOURÃO FUTSAL                                      CAMPO MOURÃO
10- SÃO LUCAS                                                          PARANAVAÍ
11- ACF / ASSOCIAÇÃO CASCAVELENSE                  CASCAVEL
12- AEC / ASSOCIAÇÃO CLEVELANDENSE                CLEVELANDIA
13- CARAMURU                                                          CASTRO
14- DOIS VIZINHOS FUTSAL.                                       DOIS VIZINHOS
15- ASSAÍ/UNIFIL/COLÉGIO LONDRINENSE.                ASSAI/LONDRINA
REALIDADE DAS EQUIPES
- A exemplo e outros anos teremos equipes com realidades bem diferentes na competição estadual. Enquanto teremos times de alto investimento, como Guarapuava, Cascavel, Umuarama e Copagril (equipes já confirmadas na Liga Futsal), também teremos times semi-profissionais, como Campo Mourão, por exemplo que já confirmou que montará um time com atletas da cidade, que treinarão apenas no período da noite. Assim, é provável que a maioria dos atletas desenvolvam outras funções durante o dia.
- Mesmo assim, a expectativa é de uma competição de alto nível, visto que, além das equipes da Liga Futsal, outros clubes estão fazendo grandes investimentos, como o Keima, que contratou o técnico Baiano (ex-Guarapuava) e o Marreco, que manteve a base e se fortaleceu ainda mais para a competição deste ano. Times como Foz Cataratas, Caramuru e ACF também são fortes candidatos para ir longe na competição.
ITAIPULANDIA DESISTIU
- Segundo o técnico Gelson Lukes, que conduziu a equipe de Itaipulândia ao acesso para a Chave Ouro na temporada passada, a desistência visa manter o projeto vivo. Segundo o treinador, o clube teria muitas dificuldades se entrasse na competição, podendo desistir na metade do campeonato. Por isso, a diretoria optou por retornar à Chave Bronze e reiniciar sua caminhada do zero.
"A gente está deixando de disputar a Chave Ouro por uma previsão de gastos, pois seria mais difícil iniciar a Chave Ouro e, na metade do campeonato, desistir. Acho que isso acabaria com nosso projeto. Podemos ter críticas neste momento, mas pensamos que seria mais viável voltar à Chave Bronze e investir nas categorias de base, para amanhã ter cinco ou seis atletas do município em condições de disputar a Chave Ouro," afirmou.
Recuo estratégico
- Segundo Lunkes, o investimento da 'Ouro' seria muito alto para o município que tem cerca de 10 mil habitantes e poucas indústrias. Com poucas perspectivas de investimento, a desistência acabou sendo a opção escolhida pelo clube.
"Tivemos dificuldades na questão financeira. São muitos clubes que investem muito alto. Infelizmente não conseguimos este recurso e achamos por bem retornar à Chave Bronze e disputar a Taça Paraná Sub 17 ou Sub 20. Às vezes é melhor dar um passo para trás hoje e poder dois à frente amanhã," previu o técnico.
REUNIÃO ARBITRAL NO SÁBADO – DIA 21
- No próximo sábado (21) será realizado o arbitral, quando serão definidos os detalhes sobre a competição. A reunião será realizada na sede da Acig, em Guarapuava (cidade do atual campeão). A expectativa é que a competição inicie no dia 21 de março. Antes do início do estadual será realizado o Torneio dos Campeões da FPFS, também em Guarapuava.
Fonte: Federação Paranaense de Futebol de Salão
A Chave Ouro deste ano teve duas baixas, antes mesmo da reunião de seu arbitral (no próximo dia 21, em Guarapuava). A tradicional equipe do Ciagym Maringá, que sofreu bastante com a falta de patrocínio em 2014, resolveu se licenciar da competição. Outra equipe que ficará de fora, por motivos financeiros, é o Itaipulândia Futsal, atual vice-campeão da Chave Prata. Em sua vaga deverá ser oficializada a equipe do Assaí Futsal/Unifil/Colégio Londrinense, quarto colocado na Chave Prata de 2014.
Fonte: Federação Paranaense de Futebol de Salão