20.1.10

LIGA NACIONAL DE FUTSAL MASCULINA

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 20 DE JANEIRO DE 2010 – QUARTA-FEIRA



REUNIÃO DEFINE DETALHES DA LIGA FUTSAL 2010

- São Paulo (SP) - A Liga Futsal 2010 começou a ganhar contornos. Nesta terça-feira (19/1), representantes dos clubes, empresas proprietárias de franquias e dirigentes da CBFS estiveram reunidos em São Paulo (SP) para delinear a próxima edição da competição mais importante do salonismo nacional.
- Vários detalhes foram discutidos, desde a confirmação de participantes, passando pela fórmula e período de disputa, além da aprovação de relatórios referentes à temporada passada da Liga Futsal. Ao todo, a reunião contou com 53 pessoas.
- “A CBFS tem dado a importância que a Liga conquistou durante os anos. Nos jogos finais da Liga do ano passado foi possível perceber a magnitude que o evento ganhou durante os anos”, pontuou o presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos, que comandou o encontro.
- Dezoito equipes confirmaram participação na competição deste ano. Uma das novidades é o retorno do Macaé, detentor de uma das vinte franquias do campeonato e que esteve licenciado em 2009. Além do time fluminense, o Foz Futsal confirmou participação na Liga 2010. O time participará por meio de uma parceria com a Penalty, também dona de uma das franquias.
- O número de participantes na edição deste ano ainda não está fechado. Ficou acordado que até 21 times poderão disputar a Liga Futsal nesta temporada. Os três clubes restantes devem confirmar participação até o dia 1º de fevereiro.
- Dentre os que disputaram a competição no ano passado, o Diplomata/Muffatão/Cascavel-PR e o Álvares/Vitória-ES exercerão o direito de aguardar até o início do próximo mês para confirmar ou não participação na Liga.
FÓRMULA E PERÍODO DE DISPUTA
- Independente do número de clubes, a fórmula de disputa foi mantida em relação à 2009. O campeonato, que deve começar em abril e terminar em novembro, será dividido em cinco fases. Na primeira etapa, todos os times jogam entre si, em turno único, classificando-se os 12 melhores para a segunda fase da competição.
- Na segunda etapa, os classificados serão divididos em duas chaves, com seis times em cada grupo. Os quatro primeiros colocados em cada chave se classificará, após os duelos em turno e returno contra as equipes do mesmo grupo. A partir da terceira fase os jogos passam a ser eliminatórios (ida e volta), passando pelas quartas-de-final, semifinal e final.
CONFIRA OS CLUBES CONFIRMADOS NA LIGA 2010
ATLÂNTICO/ERECHIM (RS)
CARLOS BARBOSA (RS)
COPAGRIL/FAVILLE/DALPONTE (PR)
CORTIANA/AFF (RS)
FLORIANÓPOLIS FUTSAL (SC)
FOZ FUTSAL (PR)
INTELLI/ORLÂNDIA (SP)
KRONA FUTSAL (SC)
MACAÉ (RJ)
MALWEE/CIMED (SC)
POKER/PEC/IKINHA (RJ)
PRAIA CLUBE/PREF. DE UBERLÂNDIA (MG)
RCG/GARÇA/UMBRO (SP)
SÃO CAETANO/CORINTHIANS/UNIP (SP)
SÃO PAULO (SP)
SEGURIDADE/UNISUL (SC)
V&M MINAS (MG)
ZAELI/PENALTY/UMUARAMA (PR)
LIGA FUTSAL 2010 PODERÁ TER 21 PARTICIPANTES
- São Paulo (SP) - A reunião da Liga Futsal ocorrida nesta terça-feira (19/1), em São Paulo (SP), confirmou a participação de 18 clubes na edição 2010 da competição nacional. O número de equipes, no entanto, ainda não está fechado. De acordo com o deliberado na assembléia, até o dia 1º de fevereiro ainda há prazo para confirmação de participação.
- Tal prazo é válido para as equipes do Álvares/Vitória e do Diplomata/Muffatão/Cvel, que disputaram a edição passada da competição. O clube capixaba é detentor de uma das franquias, enquanto os paranaenses estão na dependência de acerto com seus parceiros e mesmo que a franquia a qual ele foi beneficiário em 2009 seja cedida a outro clube, os cascavelenses terão prioridade para receber um convite de participação.
- Caso estes times não participem do campeonato a Administração Executiva da Liga Futsal poderá convidar outras equipes interessadas. “Existem vários times com interesse de participar da Liga. Temos que esperar a definição dos franqueados, para depois sairmos em busca de quem realmente tem interesse e condições de participar do campeonato”, destacou Hideraldo Jorge Santana Martins, diretor executivo da Liga Futsal.
- De acordo com o regulamento da Liga, o clube que for convidado terá que arcar com o pagamento referente a 30% do valor estipulado para uma franquia da competição, que custa R$ 350 mil, com isto, a equipe convidada terá que pagar R$ 105 mil. “Isto é algo de praxe e tradicional na Liga Futsal, serve como proteção e valorização da competição”, concluiu Hideraldo.
- O encontro definiu também que haverá a possibilidade do convite de um 21º time (até então o número limite de participantes era 20 clubes). Com isso, a competição poderá ter 21 participantes, número que seria recorde, já que nas temporadas de 2006, 2007 e 2008 a Liga foi disputada por 20 clubes.
Fonte: Anderson Rios, Fagner Pinho e Rafael Xavier/CBFS