14.6.11

JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 14 de JUNHO de 2011 * TERÇA-FEIRA


FIM DA REGIONAL DOS ESCOLARES

- Outras 416 equipes classificaram-se na fase regional dos 58º Jogos Escolares do Paraná (Jeps), em mais 16 Núcleos Regionais de Educação (NRE), com o encerramento da segunda etapa, nessa quinta-feira (9/6). Com as que garantiram vaga na primeira etapa, de 20 a 26 de maio, também em 16 núcleos, são no total 832 equipes que seguem na competição para as fases macrorregional e final, ou mais de 8 mil alunos dos mais de 55 mil que disputaram a fase regional nos 32 núcleos de Educação.
“Completamos a fase mais difícil em termos de organização, pelo número de alunos envolvidos, mais de 55 mil, e estrutura limitada para a programação de milhares de confrontos nas 32 sedes utilizadas, algumas até em dois municípios para atender as necessidades. Graças ao apoio e colaboração de todos, concluímos a fase regional com sucesso. Daqui para frente, os atletas encontrarão melhores condições para mostrar seu potencial, quando teremos também mais equilíbrio técnico”, analisa o secretário de Esporte do Paraná, Evando Rogério Roman.
- Na segunda etapa da fase regional, realizada de 3 a 9 de junho, as sedes foram: Colombo, Colorado, Fazenda Rio Grande, General Carneiro, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Mamborê, Pinhão, Pitanga, Ponta Grossa, Salto do Lontra, São João, São João do Ivaí, Siqueira Campos, Telêmaco Borba e Umuarama. As modalidades disputadas na regional, nas duas etapas, são: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
Das modalidades coletivas na fase regional só os campeões seguem na competição, nas quatro categorias: Feminino A (15 a 17 anos), Feminino B (12 a 14 anos) e Masculino A e B. No atletismo também continuam só os campeões por provas e categorias. Já no tênis de mesa e xadrez disputarão a macrorregional os dois primeiros por provas e categorias – individuais e duplas no tênis de mesa, e relâmpago, rápido e convencional no xadrez. Vale reforçar que os classificados no atletismo e vôlei de praia vão direto para a fase final, portanto, não disputarão a macrorregional como os representantes das demais modalidades.
- A fase macrorregional será de 16 a 21 de junho, em oito sedes (Araruna/Peabiru, Ibaiti, Missal, Paranaguá, Paranavaí, Porecatu, Prudentópolis e Quedas do Iguaçu), e a final, de 2 a 10 de julho, no Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, menos o atletismo em Curitiba. Além das equipes classificadas na fase regional vão participar da macro os representantes das sedes em todas as modalidades e categorias.
Ainda em relação à fase final, entram direto, sem participar da regional e macro, os alunos de algumas provas de atletismo, os de ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, bem como os campeões das modalidades coletivas no ano passado. Os representantes das cidades-sedes também terão classificação automática, na respectiva modalidade, menos no atletismo e vôlei de praia. Além de Ponta Grossa e Curitiba, serão sedes da final as cidades de Carambeí (vôlei e vôlei de praia), Castro (futsal e tênis de mesa), Palmeira (futebol) e Tibagi (judô e taekwondo).
- Os vencedores da fase final dos Jogos Escolares representarão o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em João Pessoa, Paraíba, de 9 a 18 de setembro, para os alunos de 12 a 14 anos, e em Londrina, de 2 a 11 de dezembro, para os alunos de 15 a 17 anos.
Já entre os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) entram direto na final os das modalidades de basquete, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. Na fase regional os especiais disputaram o atletismo e futsal. O futsal entra também na macrorregional.
FASE MACRORREGIONAL
Período: - 16 a 21 de Junho de 2011
SEDES – NÚCLEOS
- PARANAGUÁ – AM NORTE, AM SUL, CURITIBA E PARANAGUÁ
- PRUDENTÓPOLIS – GUARAPUAVA, IRATI, PONTA GROSSA E UNIÃO DA VITÓRIA
- QUEDAS DO IGUAÇU – DOIS VIZINHOS, FRANCISCO BELTRÃO, LARANJEIRAS DO SUL E PATO BRANCO
- MISSAL – ASSIS CHATEAUBRIAND, CASCAVEL, FOZ DO IGUAÇU E TOLEDO
- ARARUNA E PEABIRU – CAMPO MOURÃO, GOIOERÊ, MARINGÁ E PITANGA
- PARANAVAÍ – CIANORTE, LOANDA, PARANAVAÍ E UMUARAMA
- PORECATU – APUCARANA, IVAIPORÃ, LONDRINA E TELÊMACO BORBA
- IBAITI – CORNÉLIO PROCÓPIO, IBAITI, JACAREZINHO E WENCESLAU BRAZ
FASE FINAL
Período: - 2 a 210 de Julho de 2011
Fonte: Governo do Paraná / Secretaria Especial de Esporte do Paraná / Paraná Esporte