6.10.11

7º GRAND PRIX INTERNACIONAL DE FUTSAL



7º GRAND PRIX INTERNACIONAL DE FUTSAL

SORTEIO DEFINE OS GRUPOS DO 7º GRAND PRIX DE FUTSAL
- Manaus (AM) - Os grupos e a tabela de jogos da sétima edição do Grand Prix de Futsal foram definidos na manhã desta quinta-feira (6/10), em sorteio realizado no Centro Cultural Palácio do Rio Negro, em Ma naus, capital amazonense, que será sede da competição deste ano.
- Por pouco mais de meia hora, as atenções do futsal mundial se voltaram para a cidade manauara. Ao todo, foram definidos os quatro grupos do torneio. Os cabeças-de-chave de cada uma das chaves, que foram Brasil, Rússia, Irã e Argentina ficaram nas chaves A, B, C e D, respectivamente, dentro da primeira fase.
- Os grupos do torneio ficaram divididos da seguinte forma:
GRUPO A - BRASIL, GUATEMALA, HOLANDA E ANGOLA
GRUPO B - RÚSSIA, PARAGUAI, COSTA RICA E ZÂMBIA
GRUPO C - IRÃ, BÉLGICA, URUGUAI E ESTADOS UNIDOS
GRUPO D - ARGENTINA, HUNGRIA, MOÇAMBIQUE E REPÚBLICA CHECA
- Os dois mais bem colocados de cada uma das chaves se classificação para as quartas-de-final da competição internacional, enquanto os terceiros e quartos colocados de cada um dos grupos disputarão as colocações inseridas entre a oitava e a décima sexta posições. Todos os jogos da segunda fase serão eliminatórios.
- Estiveram presentes no sorteio o secretário de Desporto e Lazer de Manaus, Fabrício Lima; o secretário de Esportes de Amazonas, Júlio César Soares; o presidente da Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFS), Raimundo Reis, além do vice-presidente Administrativo da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Hideraldo Martins.
- Reis disse que a realização do Grand Prix em Manaus será uma boa oportunidade para que o Brasil e o mundo reconheçam Manaus como centro de excelência do esporte mundial. ?O mundo e o Brasil conhecerão a hospitalidade do amazonense. A federação se sente feliz em ajudar na recepção dos salonistas de todo o mundo em Manaus?, sorriu.
- Lima relembrou que Manaus será uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol e que o Grand Prix será o verdadeiro teste para a competição. O Grand Prix em Manaus será maior que a Copa do Mundo a ser realizada em nossa cidade. Por isso nossa responsabilidade será tão grande nesse mês quanto em 2014?, frisou.
- Para o secretário de Esportes de Amazonas, Júlio César Soares, avaliou como especial a realização do torneio no estado de Amazonas. ?Nosso estado recebe a competição neste dia especial. Temos certeza que estamos preparados para receber um evento de tamanha envergadura?, avaliou.
- Os jogos serão disputados a partir do dia 16/10, um domingo, simultaneamente na Arena Amadeu Teixeira e no Ginásio do Sesi, ambos na capital amazonense. A competição seguirá até o dia 23/10, outro domingo, dia da final que será disputada na Arena Amadeu Teixeira.
NELSON MATHIAS
- Manaus (AM) - O ex-presidente da Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFS), Nélson Mathias, foi relembrado nos discursos realizados durante a cerimônia da realização do sorteio dos grupos do Grand Prix de Fustal 2011, realizado na manhã desta quinta-feira (6/10), em Manaus (AM).< br>
Mathias morreu em maio deste ano por conta de complicações decorrentes de um tumor em seu cérebro. O atual presidente da FAFS, Raimundo Reis, relembrou a memória do ex-dirigente. Além dele, o secretário de Desporto e Lazer de Manaus, Fabrício Lima, e do secretário de Esportes de Amazonas, Júlio César Soares.
- Para Lima, toda a luta de Mathias pelo crescimento do futsal em Amazonas foi coroada na realização do Grand Prix. “Lutamos durante muito tempo para que realizássemos o Grand Prix aqui em Manaus. Sei que Mathias não está aqui em corpo, mas em espírito certamente o está e comemorando juntamente conosco”, disse.
- O secretário de Esportes do Governo de Amazonas, Júlio César Soares, destacou também a luta do ex-presidente na luta pelo crescimento do futsal no estado de Amazonas. Para ele, a vitória na realização do evento também foi dele.
- “Nelson sempre foi um lutador e sua luta maior sempre foi o futsal amazonense. Ele esteve aqui para poder desfrutar desse momento importante no salonismo amazonense, mas certamente ele é um dos vitoriosos neste dia”, disse o secretário.
TÉCNICO BRASILEIRO AVALIA ADVERSÁRIOS DA PRIMEIRA FASE DO GP
- Manaus (AM) - O Brasil conheceu nesta quinta-feira (6/10) seus adversários da primeira fase do 7º Grand Prix de Futsal. A competição, que será disputada em Manaus (AM), entre os dias 16 e 23 deste mês, teve o sorteio dos grupos realizado no Palácio Rio Negro, na capital amazonense. Os brasileiros terão como rivais na primeira fase Angola, Holanda e Guatemala.
- Os primeiros rivais do Brasil serão os guatemaltecos, no dia 16 (domingo). Na sequência, o time comandado pelo técnico Marcos Sorato enfrenta Angola, no dia 17, e no dia seguinte encara a Holanda. Todos os jogos da equipe verde-amarela nesta fase do Grand Prix serão na Arena Amadeu Teixeira.
- “A Guatemala evoluiu após a passagem de treinadores como Fernando Ferretti e José Venancio Lopez (atual técnico da Espanha). Não é mais a Guatemala do inicio dos anos 2000. É um time melhorado e será em uma estréia, em que há sempre uma carga diferente”, comentou o comandante técnico do Brasil, Marcos Sorato, falando sobre o primeiro jogo de sua equipe no 7º Grand Prix.
- Sorato também avaliou os demais adversários da primeira fase. “Depois encaramos Angola, que está entrando agora no mundo do futsal e também vem crescendo, tende a ser um jogo mais tranqüilo, mas temos que ter muito respeito. Já a Holanda não enfrentamos há um bom tempo e não temos referências atuais para poder avaliar, mas como será o último confronto poderemos colher informações”, disse.
- Em relação aos demais rivais do Grand Prix, o treinador do Brasil fez questão de ressaltar forças emergentes do salonismo mundial. “Rússia, Irã e Argentina foram os cabeças de chave e apresentam equipes que estão entre as melhores do mundo. O Paraguai também é uma equipe forte e fazendo uma previsão para a sequência da competição devem ser adversários que lutarão pelo título”, sentenciou.
APRESENTAÇÃO
- O Brasil se apresentará em Manaus na próxima terça-feira (11/10). Dos 14 convocados, 10 estiveram na Copa América. As quatro novidades em relação à lista do torneio sul-americano são o goleiro Franklin, o fixo Ciço, o ala Vinícius e o pivô Fernandinho. O arqueiro, que defende a Krona/Joinville/DalPonte não atua com a camisa verde e amarela há quase um ano.
- A última vez que defendeu a Seleção foi em novembro de 2010, quando atuou nos amistosos diante da Hungria, realizados em Cuiabá (MT) e Joinville (SC). Depois disso, ele chegou a ser convocado para os jogos contra Uruguai e Portugal, em abril deste ano, mas sofreu uma lesão no ombro que o tirou das quadras até o início deste mês.
- Os outros três jogadores atuam no exterior e são convocados com freqüência para a Seleção. O fixo Ciço, que atua no Foolad Mahan, do Irã, esteve nos amistosos contra o Paraguai, realizados em julho deste ano. Vinícius e Fernandinho defendem o MFK Dínamo Moscou, da Rússia, e foram convocados para enfrentar o Kuwait, no início do mês. O ala, por causa de uma lesão, não pode jogar, mas o pivô participou dos jogos e teve bom rendimento.
CONFIRA A LISTA DE CONVOCADAS PARA O 7º GRAND PRIX DE FUTSAL
GOLEIROS
DJONY - SANTOS (SP)
TIAGO - SÃO JOSÉ/VALESUL SHOPPING (SP)
FRANKLIN - KRONA/JOINVILLE/DALPONTE (SC)
FIXOS
CIÇO - FOOLAD MAHAN (IRÃ)
NETO - SANTOS (SP)
RODRIGO - CARLOS BARBOSA (RS)
ALAS
VINÍCIUS - MFK DINAMO MOSCOU (RÚSSIA)
JACKSON - SANTOS (SP)
GADEIA - COPAGRIL/FAVILLE/DALPONTE (PR)
FALCÃO - SANTOS (SP)
VALDIN - SANTOS (SP)
PIVÔS
FERNANDINHO - MFK DINAMO MOSCOU (RÚSSIA)
SIMI - SÃO CAETANO/CORINTHIANS/UNIP (SP)
JÉ - SANTOS (SP)
Fonte: CBFS