7.11.11

LIGA NACIONAL DE FUTSAL 2011 - ADULTO MASCULINO



SANTOS VENCE FLORIANÓPOLIS POR 6x0 E ABRE VANTAGEM NA SEMIFINAL
- O Santos (SP) saiu em vantagem na semifinal da Liga Futsal 2011 contra o Florianópolis Futsal (SC). Nesta quinta-feira (3/11), o time paulista foi melhor na partida realizada no ginásio Jones Minosso, em Lages (SC), e goleou por 6 a 0, ficando mais próximo da vaga na final da competição.
- Agora, o Santos só precisa de um empate na próxima quarta-feira (9/10), às 19h30, na Arena Santos, no litoral paulista para chegar à decisão. O Florianópolis, por sua vez, tem que vencer por qualquer placar no tempo normal, levando o jogo para a prorrogação. No tempo extra, não há vantagem para nenhum time, e o vencedor fica com a vaga. Em caso de igualdade no tempo extra, o classificado sairá nos pênaltis.
- Após o jogo, Djony, destaque santista, elogiou a atuação da partida. “Foi uma partida difícil. O Floripa é uma equipe muito qualificada por chegar até a semifinal. Entramos muito concentrados e fizemos um grande jogo, conseguindo um ótimo resultado e levando uma boa vantagem para o jogo em Santos”, disse ele em entrevista ao Sportv.
- Do outro lado, o goleiro Ney, do Florianópolis, lamentou a atuação do time no jogo.“Não encaixou a nossa maneira de jogar. A gente desconcentrou na partida, mas todos estão conscientes que não é essa a equipe de Florianópolis, pois tomamos dois gols de média por jogo e hoje tomamos seis. Sabemos da nossa capacidade e vamos tentar tudo lá em Santos”, analisou.
O JOGO
A torcida que lotou o ginásio Jones Minosso viu um início de partida cautelosa dos dois times. Florianópolis reforçou a marcação, mas acabou exagerando e, com pouco mais de cinco minutos, o time catarinense já tinha quatro faltas cometidas. O Santos, por sua vez, teve tranquilidade para trabalhar a bola e esperar a hora certa de atacar.
- A estratégia deu certo, e, aos 4min31, Falcão cobrou lateral com rapidez e a bola chegou para Deives, que acertou chute rasteiro e abriu o placar. O Florianópolis tentou reagir na sequência, mas Djony esteve seguro e garantiu a vantagem mínima. Do lado santista, a equipe continuou atuando de forma tranquila e era mais perigoso quando ia ao ataque.
- Marcando muito forte, o Florianópolis logo estourou o limite de faltas. Aos 8min52, Jackson teve um tiro livre direto para cobrar e aumentou a vantagem. A situação repetiu-se aos 16min54, quando os catarinenses fizeram mais uma falta e Jackson chutou com precisão para anotar o terceiro. A um minuto do fim, em contra-ataque rápido, o Santos marcou o quarto com Valdin, fechando o placar parcial em 4 a 0.
- No segundo tempo, Florianópolis voltou mais concentrado e ofereceu mais resistência. Porém, esbarrou em um antigo aliado. O goleiro Djony, que defendeu a equipe até 2010, cresceu no jogo e fez boas defesas, evitando um início de reação dos catarinenses. Para piorar, a equipe errou em uma saída de bola e o Santos, impiedoso, marcou o quinto com Índio, que só completou para as redes depois de receber passe de Valdin.
- Aí o Florianópolis apelou para o goleiro-linha, mas Djony continuou a fazer boas defesas e a impedir a reação catarinense. A 12 segundos do fim, em contra-ataque rápido, a bola chegou até Falcão, que finalizou forte para fechar o placar em 6 a 0.
ACBF SE IMPÕE E SAI NA FRENTE DO CORINTHIANS NA SEMI
- Mesmo jogando em São Paulo (SP), no ginásio do Parque São Jorge, o Carlos Barbosa se impôs diante do São Caetano/Corinthians/Unip e venceu o jogo de ida da semifinal da Liga Futsal 2011. Os gaúchos golearam por 6 a 1 ficando a um empate da conquista da vaga na decisão da competição nacional.
- O confronto da volta ocorre na próxima quinta-feira (10/11), no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa, com transmissão ao vivo do SporTV. Aos corintianos resta a vitória na serra gaúcha, por qualquer placar, o que forçaria a disputa de um tempo extra, com dois tempos de cinco minutos cada, em que nenhuma das equipes carrega vantagem. Em caso de empate na prorrogação a vaga na final será definida por meio das cobranças de tiros livres diretos da marca do pênalti.
- O jogo começou com os gaúchos conseguindo trocar passes e manter a posse de bola por um maior tempo. Isto levou os visitantes à abertura do marcador. Leandrinho aproveitou um rebote e chutou rasteiro, de perna esquerda, fazendo 1 a 0, logo aos 3min46. Com a desvantagem, os alvinegros passaram a pressionar.
- A busca pelo empate, no entanto, gerou a oportunidade do contragolpe para o Carlos Barbosa, que ampliou aos 5min26, quando Marcênio escapou em velocidade e tocou na saída do goleiro Leandro, obrigando o técnico corintiano, PC de Oliveira a fazer um pedido de tempo. No restante da etapa inicial as boas intervenções do goleiro Renan e a trave impediram que os anfitriões descontassem.
- No segundo tempo, a pressão do São Caetano /Corinthians/Unip seguiu forte. A ACBF, no entanto, foi precisa em um contra-ataque, com Marcênio acertando um bom chute de fora da área, fazendo 3 a 0, aos 26min10.
- Já usando o ala Danilo como goleiro-linha, os visitantes fizeram mais um. Carlinhos recuperou a posse de bola e da sua quadra defensiva mandou por cobertura, aos 30min22. Na sequência, foi a vez de Tostão evitar o ataque adversário. A bola se ofereceu para Carlinhos, que rolou para o fundo das redes, aos 31min40: 5 a 0.
- Danilo fez o tento de honra dos paulistas, chutando de fora da área, aos 36min03, mas a reação parou por ai. E em um rebote do fixo Alemão, que estava improvisado como goleiro-linha, a ACBF fechou a vitória, aos 38min37, com Flávio. Repetindo o marcador da primeira fase da competição, também na capital paulista: 6 a 1.
- “Viemos com uma proposta diferente, de subir um pouco a marcação e conseguimos encaixar bem o posicionamento defensivo. O inicio de jogo foi fundamental, saímos com dois gols de vantagem e conseguimos uma boa vantagem”, destacou o fixo Carlinhos, autor de dois dos tentos do Carlos Barbosa.
- Pelos lados do Corinthians, Paulinho Japonês falou sobre o que deve ser feito a partir de agora. “Nossa primeira obrigação é levantar a cabeça. Foi duro, mas já fizemos excelentes jogos em Carlos Barbosa. Temos que nos recuperar psicologicamente esta é a parte mais difícil. Vamos tentar reverter isso na semana que teremos pela frente”, relatou o experiente ala.
EQUIPES CLASSIFICADAS PARA AS SEMIFINAIS
SANTOS/CORTIANA / SP
CARLOS BARBOSA / RS
FLORIANÓPOLIS FUTSAL / SC
S CAETANO/ CORINTHIANSUNIP / SP
RESULTADOS DOS JOGOS DE IDA DAS SEMIFINAIS
QUINTA-FEIRA - DIA 3 DE NOVEMBRO DE 2011 - GINÁSIO JONES MINOSSO - EM LAJES/SC - JOGO DE IDA
FLORIANÓPOLIS FUTSAL / SC 0x6 SANTOS/CORTIANA / SP
SEXTA-FEIRA - DIA 4 DE NOVEMBRO DE 2011 - GINÁSIO DO PARQUE SÃO JORGE - EM SÃO PAULO/SP - 18h20 - JOGO DE IDA
S CAETANO/ CORINTHIANSUNIP / SP 1x6 CARLOS BARBOSA / RS
PROGRAMAÇÃO DOS CONFRONTOS DE VOLTA DAS SEMIFINAIS
QUARTA-FEIRA - DIA 9 DE NOVEMBRO DE 2011 - ARENA SANTOS/SP - 19h30 - JOGO DE VOLTA
SANTOS/CORTIANA / SP x FLORIANÓPOLIS FUTSAL / SC
QUINTA-FEIRA - DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2011 - CENTRO DE EVENTOS - EM CARLOS BARBOSA (RS) - 20h - JOGO DE VOLTA
CARLOS BARBOSA / RS x S CAETANO/ CORINTHIANSUNIP / SP
Fonte: CBFS